Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Teste e Aditivo de Potássio?

Teste e Aditivo de Potássio?

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 03/set/2012, 01:24

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Boas,

Que kit de teste químico de Potássio recomendam, que seja fiável e de fácil leitura?

E aditivos de Potássio, quais recomendam?
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Olá Artur,

Sem duvida o novo teste da Salifert; mais económico, mais fiável e mais fácil.

Abraço


Já comprei as verrumas no Leroy Merlin; obrigado.
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos


Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Ainda não experimentei o teste da Salifert, mas os que já experimentei - ELOS e Korallen-zucht - também são bons, embora a leitura não seja muito fácil.
Agora fiquei curioso em experimentar o da Salifert.

Em relação a aditivos, o K-Balance da Zeovit é o que costumo utilizar, caso tenha níveis de K+ baixos.
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Ricardo Pinto Escreveu:
Ainda não experimentei o teste da Salifert, mas os que já experimentei - ELOS e Korallen-zucht - também são bons, embora a leitura não seja muito fácil.
Agora fiquei curioso em experimentar o da Salifert.

Em relação a aditivos, o K-Balance da Zeovit é o que costumo utilizar, caso tenha níveis de K+ baixos.


Olá Ricardo,

Eu também uso o da KZ, mas como o achava demasiado complicado de interpretar e os resultados, estranhamente estavam sempre entre os 380 e os 400, resolvi comprar o da Salifert para comparar.

Os resultados do teste KZ foram confirmados (Salifert= 390), mas verifiquei que o teste da Salifert, para além de mais barato, é muito mais simples e preciso na interpretação dos resultados.

Fico no entanto com uma dúvida: ao longo de mais de um ano de testes (quinzenais), os consumos de potássio foram sempre compensados pelas TPAs (15% semanais)???

Grande pontaria!!!

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos


Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Idade: 46
Localização: Lousada
Salifert sem qualquer sombra de duvida!!
Metade do preço, MUITO mais fácil de ler o resultado e mais testes por caixa.
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

I like to glue animals to rocks and put disturbing amounts of electricity and saltwater next to each other.

My reef: viewtopic.php?f=7&t=531


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Boas,

Obrigado pelas dicas. De facto, dentro das três marcas, o da Salifert parece ser o mais em conta (€€€) e se é de fácil leitura ainda melhor. :-bd

Ontem fiz de novo testes (Kh, Ca, Mg, NO3 e PO4), o último tinha sido a 11 de Maio... LOL :D ... e houve algumas surpresas...
Tinha o Kh baixíssimo (5ºd) e o Cálcio altíssimo (465ppm). O Magnésio ok (1335ppm), o PO4 também ok (~0.015ppm). Os nitratos é que fico sempre na dúvida (teste Salifert, não sei se são 100ppm ou 10ppm)... Tinha um consumo praticamente constante de Ca e Kh, mas com a saída de alguns corais deve ter baixado e então ao manter as doses semanais entrou excesso de Ca e o Kh foi-se precipitando... vou voltar aos testes semanais, é o melhor :)

Entretanto como a última TPA generosa que fiz já foi a 19 de Janeiro (segundo LOL :D ), e a Caulastrea verde anda com um aspecto longe do habitual, pensei que este parâmetro do Potássio possa estar em falta. Gostava de poder adicionar uma quantidade de gotas diariamente/semanalmente com segurança sem adquirir o teste, mas li que só devemos adicionar após testar o valor (que a sobredosagem coloca em perigo os vivos), então estou inclinado a arranjar o teste Selifert Potássio e um aditivo provavelmente o da Korallen Zucht. Como os elementos-traço adiciono com aditivos, não fazendo TPA's, provavelmente adicionar Potássio se estiver em falta seja bom para os corais. B-)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Idade: 46
Localização: Lousada
Artur Fonseca Escreveu:
Boas,

Obrigado pelas dicas. De facto, dentro das três marcas, o da Salifert parece ser o mais em conta (€€€) e se é de fácil leitura ainda melhor. :-bd

Ontem fiz de novo testes (Kh, Ca, Mg, NO3 e PO4), o último tinha sido a 11 de Maio... LOL :D ... e houve algumas surpresas...
Tinha o Kh baixíssimo (5ºd) e o Cálcio altíssimo (465ppm). O Magnésio ok (1335ppm), o PO4 também ok (~0.015ppm). Os nitratos é que fico sempre na dúvida (teste Salifert, não sei se são 100ppm ou 10ppm)... Tinha um consumo praticamente constante de Ca e Kh, mas com a saída de alguns corais deve ter baixado e então ao manter as doses semanais entrou excesso de Ca e o Kh foi-se precipitando... vou voltar aos testes semanais, é o melhor :)

Entretanto como a última TPA generosa que fiz já foi a 19 de Janeiro (segundo LOL :D ), e a Caulastrea verde anda com um aspecto longe do habitual, pensei que este parâmetro do Potássio possa estar em falta. Gostava de poder adicionar uma quantidade de gotas diariamente/semanalmente com segurança sem adquirir o teste, mas li que só devemos adicionar após testar o valor (que a sobredosagem coloca em perigo os vivos), então estou inclinado a arranjar o teste Selifert Potássio e um aditivo provavelmente o da Korallen Zucht. Como os elementos-traço adiciono com aditivos, não fazendo TPA's, provavelmente adicionar Potássio se estiver em falta seja bom para os corais. B-)


Artur, não percebi... estás com dúvidas se tens 10 ppm ou 100 ppm? A diferença é bastante evidente... e drástica para os vivos também...
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

I like to glue animals to rocks and put disturbing amounts of electricity and saltwater next to each other.

My reef: viewtopic.php?f=7&t=531

Mensagem 03/set/2012, 21:08

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Artur desde maio .. Isso é que é coragem , depois acontecem essas surpresas, isso uma vez por semana não custa nada pelo menos os três,testes principais , eu que o diga, ja tenho pratica ,heheh fiz testes ontem e antes de ontem tinha sido a dois dias ;) ;) ....

De qualquer das formas, ainda vem que abriste este tópico, ando para comprar o teste também e assim sendo vou para o salifert ...

Quanto ao aditivo existe mais algum que utilizem, alem do da KZ ...


Abraço

Sent from my iPad using Tapatalk HD
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Boas César,

Sim, tenho dificuldade em avaliar a cor correspondente no teste de nitratos da Salifert. Indeciso entre 10, 50 e 100ppm...

Boas Paulo,

O reef estava bastante estável e já tinha conhecimento dos consumos semanais de Cálcio e Kh. Mantive a dose e os corais aparentemente sempre bem. Acho que deve ter havido alguma redução no consumo de cálcio... provavelmente uns corais que branquearam ou saíram, e então estava a adicionar demasiado Ca.
Ontem 4 colheres de Tripple Buffer, hoje outras 4, e amanhã o Kh já deverá estar estabilizado nos 7ºd.

Andava nas dúvidas sobre adquirir um Seneye e com esta história trouxe hoje um. Sempre vai ajudar a avisar se o pH sair fora dos parâmetros ideais. B-)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 03/set/2012, 23:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Realmente o teste da salifert de nitratos, nao é facil de ver, mas consegue-se ver , desde que nao seja com a luz do aquario , nao é facil mas consegue-se ...

Quanto ao seneye, penso que sera uma boa ferramenta no futuro, quando fizer mais leituras , por agora penso que vais aproveitar mesmo o ph, mas nao deixa de ser uma boa ferramenta ..

Pois isso de sairem corais ou branquearem, nota.se logo no consumo ... Eu que o diga, que meti aqui uns 10 corais provisoriamente de um amigo, no areão e passados 3 dias comecei logo a notar nos consumos, dai eu ter feito tantos testes, nao penses que sou maníaco dos testes ....

Sent from my iPad using Tapatalk HD
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Boas notícias...

Arranjei o teste de Potássio da Salifert e o valor no meu reef deu exactamente 400ppm. Ou seja, os aditivos que tenho utilizado estão a manter este parâmetro no nível adequado.

O teste de nitratos da Salifert estava-me a deixar dúvidas e adquiri hoje um teste da Sera. As boas notícias é que não tenho os nitratos a 10ppm nem a 100ppm.

As más notícias é que com esse mesmo teste de nitratos da Sera confirmei que o nível de nitratos está elevadíssimo... 50ppm... :-ss @-) ~x( x_x ^#(^ O estranho é que os peixes, invertebrados (Eremitas, Trochus) estão todos bons...

De qualquer forma já estou a salinar água para preparar uma grande TPA nas próximas horas... :-B B-)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Boas de novo,

Fiz os seguintes testes (Salifert) de Potássio durante os últimos meses...

07 Setembro 2012... K = 400ppm

11 Setembro 2012... K = 340ppm

02 Outubro 2012... K = 350ppm

28 Outubro 2012... K = 305ppm

05 Novembro 2012... K = 360ppm

Não usei nenhum aditivo de Potássio específico e fiz apenas algumas TPA's com osmose + Sal Tropic Marin, e utilizei aditivos como o Tropic Marin Tripple Buffer e Sera Marin Componentes 1-7.

Aquele primeiro teste parecia que o nível de Potássio estava perfeito. Mas com os testes seguintes já notei uma variação.

Desde o dia 31 Outubro 2012, deixei de usar o Tripple Buffer + componentes Sera Marin, e passei a deitar as soluções de Balling Light da Fauna Marin. Será por esta adição do Balling Light que o nível de Potássio a 05 Novembro já subiu em relação às medições anteriores?

Valerá então a pena começar a adicionar algum aditivo específico de Potássio? Recomendam o da Korallen Zucht? Salifert?

Obrigado desde já :)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 314
Idade: 48
Localização: Quinta do Conde
Boas!

Eu utilizo o teste da red Sea!

E como me deu sempre dentro dos parametros recomendados nunca fiz adição de potassio!

Conheço da Kz e da Brightwell!

Penso que seja reposto pelas tpas semanais de 10% - 200L!

Cumps


Voltar para Discussão Geral