Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Paines Solares Auto Consumo

Paines Solares Auto Consumo

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 19/jun/2017, 17:04

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Pois eu vou mesmo para os 6 paineis ...

Tenho neste momento a iluminação do meu aquário entre as 8 da manhã e as 8 da noite ... e como montei um contador de energia no circuito do aquário sei que estou a consumir 1400W constantes.

Os paineis que vou instalar não são de 250W na realidade são de 275W. São paineis LG que serão ligados a microinversores involar!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 22/jun/2017, 17:59

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 59
Localização: Seixal
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas,

Pois eu vou mesmo para os 6 paineis ...

Tenho neste momento a iluminação do meu aquário entre as 8 da manhã e as 8 da noite ... e como montei um contador de energia no circuito do aquário sei que estou a consumir 1400W constantes.

Os paineis que vou instalar não são de 250W na realidade são de 275W. São paineis LG que serão ligados a microinversores involar!

Abraços,
Rui


Boas, Rui
E quantos Watt´s pretendes ter disponivéis para consumo em 230V ?
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil

Mensagem 22/jun/2017, 19:21

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Joaquim Galinhas Escreveu:
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas,

Pois eu vou mesmo para os 6 paineis ...

Tenho neste momento a iluminação do meu aquário entre as 8 da manhã e as 8 da noite ... e como montei um contador de energia no circuito do aquário sei que estou a consumir 1400W constantes.

Os paineis que vou instalar não são de 250W na realidade são de 275W. São paineis LG que serão ligados a microinversores involar!

Abraços,
Rui


Boas, Rui
E quantos Watt´s pretendes ter disponivéis para consumo em 230V ?


Pelas contas que estivemos a fazer com a empresa que vai instalar ... 1200/1300W em média no ano inteiro!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 22/jun/2017, 19:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Joaquim Galinhas Escreveu:
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas,

Pois eu vou mesmo para os 6 paineis ...

Tenho neste momento a iluminação do meu aquário entre as 8 da manhã e as 8 da noite ... e como montei um contador de energia no circuito do aquário sei que estou a consumir 1400W constantes.

Os paineis que vou instalar não são de 250W na realidade são de 275W. São paineis LG que serão ligados a microinversores involar!

Abraços,
Rui


Boas, Rui
E quantos Watt´s pretendes ter disponivéis para consumo em 230V ?


Boas Rui.
Para quem como eu nao percebe nada disso, e vamos aqui aproveitar a preciosa ajuda do Joaquim, esses 1200w, sao hora ou dia?
E segundo mencionas trata-se de uma média, valida para todo o ano é isso?

Abc

Pelas contas que estivemos a fazer com a empresa que vai instalar ... 1200/1300W em média no ano inteiro!

Abraços,
Rui

Mensagem 23/jun/2017, 09:58

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 59
Localização: Seixal
Atenção a uma coisa, o rendimento do sistema é apresentado em Wp (pico) ou seja reunidas as melhores condições de captação o sistema pode gerar o máximo para que está projectado, no caso 1500W.
Para que isto fosse real, os painéis teriam de estar instalados com seguidor, o que implica um custo acrescido e que torna o investimento menos interessante.
A juntar a estas contas devemos também ter em mente o seguinte, os painéis solares de qualidade garantem um rendimento acima de 90% nos primeiros 10 anos de utilização vindo depois a assegurar somente 80% nos anos seguintes + - 15 anos. depende da qualidade da célula utilizada.
Daí que seja sempre aconselhado uma margem de 20% acima do que vai ser consumido e fazer-se uma divisão dos pontos de consumo.
Outra forma de contornar todas estas variáveis de rendimento é a utilização de baterias mas aí as coisas mudam em termos de investimento e manutenção do sistema.
As médias anuais servem apenas de indicador de poupança € / W porque o rendimento óptico do sistema nunca é igual de um dia para outro.
A titulo de curiosidade um kit de 1500W / 6 módulos pode ter uma rentabilidade média anual de 500,00€ ou seja 41,67€ mês.
Tudo isto são previsões, existem sempre variáveis como a região, a poluição e exposição solar, que na prática vão dar valores diferentes de sistema para sistema.
O que eu quero que fique claro é que isto não é a solução para o consumo electrico de um aquário mas sim uma ajuda na redução de custos do mesmo.
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil

Anterior

Voltar para Discussão Geral



cron