Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Paines Solares Auto Consumo

Paines Solares Auto Consumo

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 07/abr/2017, 22:25

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Boas Malta,

Alguem tem ou ja pensou colocar paines solares de autocosumo para poupar na fatura da luz a final do mes?

abraços

Mensagem 07/abr/2017, 22:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 52
Localização: Albufeira

Eu :) , 500W ... já é uma boa ajuda !!


Tapatalk
Imagem

Mensagem 07/abr/2017, 23:24

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Pedro Alves Escreveu:
Boas Malta,

Alguem tem ou ja pensou colocar paines solares de autocosumo para poupar na fatura da luz a final do mes?

abraços


Eu ... este verão depois de saber quanto vou ter que pagar pela porcaria do IRS ... estou a pensar colocar 1800w ...

de tudo o que já vi até agora a SunDeals foi a que apresentou os melhores paineis pelo melhor preço!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 08/abr/2017, 00:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 149
Idade:
Localização: cascais
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Pedro Alves Escreveu:
Boas Malta,

Alguem tem ou ja pensou colocar paines solares de autocosumo para poupar na fatura da luz a final do mes?

abraços


Eu ... este verão depois de saber quanto vou ter que pagar pela porcaria do IRS ... estou a pensar colocar 1800w ...

de tudo o que já vi até agora a SunDeals foi a que apresentou os melhores paineis pelo melhor preço!

Abraços,
Rui

boas Rui
parece que ja andas-te a fazer os trabalhos de casa ehehhe eu tambem estou a pensar partir para uma situaçao semelhante será que podes dar alguns promenores?
abraço

Mensagem 08/abr/2017, 15:01

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Quem tem, notou redução na fatura?

Compraram em empresas da área ou a EDP?

Enviado do meu LG-D802 através de Tapatalk

Mensagem 08/abr/2017, 15:20

Grupo: Utilizadores Mensagens: 314
Idade: 47
Localização: Quinta do Conde
Boas!

Por enquanto só tenho Colector solar, para aquecimento da água!

Mas também pondero essa hipótese!

Mensagem 08/abr/2017, 19:05

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 52
Localização: Albufeira

Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Pedro Alves Escreveu:
Boas Malta,

Alguem tem ou ja pensou colocar paines solares de autocosumo para poupar na fatura da luz a final do mes?

abraços


Eu ... este verão depois de saber quanto vou ter que pagar pela porcaria do IRS ... estou a pensar colocar 1800w ...

de tudo o que já vi até agora a SunDeals foi a que apresentou os melhores paineis pelo melhor preço!

Abraços,
Rui

Boas rui,
Não gastes dinheiro desnecessário, 1800w parece-me um pouco demais, não é que faça mal ( só a carteira ) mas vais estar a oferecer se calhar mais de 50% a edp a custo 0 e depois compras ao preço que sabemos !!
Tenta saberes o consumo que tens constante durante o dia e das mais 20% para as quebras ;)


Tapatalk
Imagem

Mensagem 08/abr/2017, 19:06

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 52
Localização: Albufeira

Pedro Alves Escreveu:
Quem tem, notou redução na fatura?

Compraram em empresas da área ou a EDP?

Enviado do meu LG-D802 através de Tapatalk

Os painéis comprei na república Checa o inversor comprei cá, não compensava.



Tapatalk
Imagem

Mensagem 08/abr/2017, 19:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 120
Idade:
Localização: Portel
Também já tinha pensado nessa solução de meter 2 paines solares 500w. Deve rondar uns 600€. Mas autoconsumo penso que seja ate 1500w a partir dai acho que é já considerado micro produtor e é necessário licensas. Os da Edp se fizerem as contas aos meses que se fica a pagar sai mais caro.

Mensagem 08/abr/2017, 20:59

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
O autocomsumo não é ilegal?

Ou de outra forma, qualquer solução de paineis fotovolteicos não tem obrigatoriamente (ou melhor, legalmente) de passar pelo fornecedor de eletricidade? :-s

Mensagem 09/abr/2017, 08:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Hugo

Pelo que sei até 1500w Não precisas de registos nem nada e comprar, montar e usufruir.

A própria EDP vebde estes kits em regime de aluguer.

A minha dúvida é se compensa realmente a poupança na fatura versus a mensalidade dos países ou a compra própria dita.

Enviado do meu LG-D802 através de Tapatalk

Mensagem 09/abr/2017, 10:49

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Pedro Alves Escreveu:
Hugo

Pelo que sei até 1500w Não precisas de registos nem nada e comprar, montar e usufruir.

A própria EDP vebde estes kits em regime de aluguer.

A minha dúvida é se compensa realmente a poupança na fatura versus a mensalidade dos países ou a compra própria dita.

Enviado do meu LG-D802 através de Tapatalk

Onde é que isso está escrito?

Bom, vamos lá ver, há aqui 2 coisas:

1- ter um sistema fotovolteico independente da rede elétrica.
2- tem um sistema fotovolteico integrado com a rede elétrica.

A primeira opção é tranquila e o fornecedor de energia nem tem nada a ver com isso. As autocaravanas por exemplo usam sem problemas. A questão está na opção 2. A ideia que tenho é que legalmente não se pode interceptar a rede elétrica (como a da água já agora). Ou seja se é um sistema independente da rede ninguém tem nada a ver com isso é eu coloco a potência que quiser, agora para ter um sistema fotovolteico e de backup (quando este não tem potência) usar a rede, aqui é que tenho ideia que qualquer solução passa obrigatoriamente pelo fornecedor de energia.

E aqui a EDP manda e faz o que quer. Mais, na altura que andei a ver isto, o sistema era tão perverso ao ponto de não usarmos a nossa própria energia que produzíamos. Nos gerávamos a energia, "vendiamo-la" á rede, e depois esse valor era descontado na fatura. b-(

Quando for possível eu ter um sistema ligado à rede e usar a energia que produzir para consumo próprio, então sou mais um interessado. ;)

Mensagem 09/abr/2017, 15:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 12
Idade: 33
Localização: Palmela
Na minha opinião os paineis solares numa escala "pequena" e ligados à rede compensam na minha opinião dimensionados para absorver o consumo standby da casa. Ou seja.. um consumo +- minimo que têm sempre. Que no caso da malta com aquarios é maior com bombas e etc e se tentarem aproveitar por exemplo usar iluminação enquanto tens sol. Porque se não vais estar a oferecer electricidade à EDP. Uma vez que os contadores mais recentes só contam para um dos lados. Caso ainda tenham os analógicos estes andam nos dois sentidos (Mas é uma questão de tempo até ser tudo dos digitais). Eu consigo arranjar bons negócios em painéis solares. Se alguém estiver interessado mande PM.

Até um certo limite em potencia não é necessário esse jogo de compra e venda à EDP.
Editado pela última vez por brunotrdd em 09/abr/2017, 15:35, num total de 1 vez.

Mensagem 09/abr/2017, 15:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Hugo

Foi o que o rapaz que trabalha aqui numa empresa em Évora que produz e vende os paines etc.. Me disse.

Fui pesquisar a net e realmente é verdade até 1500w Não precisas de nada, mais que isso tens que fazer registos etc..

E a legislacao.

Bruno eu tenho interesse!

Enviado do meu LG-D802 através de Tapatalk

Mensagem 09/abr/2017, 16:48

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
[quote="brunotrdd"]Na minha opinião os paineis solares numa escala "pequena" e ligados à rede compensam na minha opinião dimensionados para absorver o consumo standby da casa. Ou seja.. um consumo +- minimo que têm sempre. Que no caso da malta com aquarios é maior com bombas e etc e se tentarem aproveitar por exemplo usar iluminação enquanto tens sol. Porque se não vais estar a oferecer electricidade à EDP. Uma vez que os contadores mais recentes só contam para um dos lados. Caso ainda tenham os analógicos estes andam nos dois sentidos (Mas é uma questão de tempo até ser tudo dos digitais). Eu consigo arranjar bons negócios em painéis solares. Se alguém estiver interessado mande PM.

Até um certo limite em potencia não é necessário esse jogo de compra e venda à EDP.[/
É isto mesmo! E o que é caro são as baterias se queremos armazenar a energia. Se é para consumir quando está sol (eu até prefiro a eólica por causa disto) não é coisa assim tão cara. Agora, volto a perguntar: podemos interceptar atende elétrica sem dar cavaco a ninguém? Há coisa de uns 5 anos não podíamos...

Mensagem 09/abr/2017, 19:36

Grupo: Utilizadores Mensagens: 12
Idade: 33
Localização: Palmela
Se nada mudou, até à uns tempos li que até 1,5 kW não era necessário dar cavaco a ninguém. Basicamente é ligar o sistema com paineis/aerogerador e um inversor para ligar a nossa casa e tá feito. Mas mais uma vez, repito, acumular tendo em conta o preço das baterias na minha opinião nao compensa, e produzir a mais é só oferecer dinheiro aos chineses. Portanto acho que é direccionar os paneis para eliminação do nosso consumo standby que pode ser maior ou menor consoante direccionarmos o consumo de coisas basicas e que no caso da aquariofilia pode ser bastante facil e depois vamos buscar à rede o que precisamos em extra. Acho que é o modelo que compensa em Portugal para autoconsumo. Estou a aguardar uns valores para os paineis, pois o contacto que tenho é em espanha e depois comunico.

Isto é uma coisa que alguém com noções e conhecimentos básicos de electricidade consegue facilmente montar e poupa uns bons cobres, e faz com que realmente valha a pena pois recuperam o investimento mais depressa.

Para inversores procurem por Enphase são dos mais eficientes embora um pouco mais caros. Acho que o que se usa mais são os Involar, mais baratos mas de qualidade inferior.

Mensagem 09/abr/2017, 19:41

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Se assim é, vou rever os meus links de há uns anos atrás. :ymhug:

Mensagem 10/abr/2017, 09:01

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 52
Localização: Albufeira

Boas,
Desmistificando um pouco a coisa :)
Qualquer tipo de ligação à rede elétrica carece de uma comunicação a edp ( registo prévio) faz se o registo e indica se o material a instalar. Podemos ser nós a fazer tudo desde o registo a instalação do material.
A partir dos 1500w, aí já entra as empresas especializadas e a burocracia normal.
É claro vale sempre a pena.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Imagem

Mensagem 13/jun/2017, 16:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 59
Localização: Seixal
Boas,

Vamos lá tentar simplificar as coisas:
Auto consumo, de acordo com a legislação em vigor, só é permitido o auto consumo em zonas onde a rede nacional de distribuição não tenha cobertura ou havendo cobertura esta não consiga fornecer a potencia necessária ao consumidor.
Qualquer projecto de implementação precisa de autorização, fiscalização e licenciamento.

Micro produção, destinada a consumidores permanentes de energia electrica segundo um projecto e aceitação por parte do fornecedor, pode ser produzida até 50% do consumo médio anual e injectada na rede. Funciona segundo o principio de vender tudo o que é produzido e comprar tudo o que é consumido. (já foi mais interessante) actualmente é mau negócio, é que este tipo de instalações também encargos de manutenção que normalmente são ocultados pelo instalador.

Actualmente e para dar seguimento a uma directiva europeia de energia limpa, foi consentido a instalação de pequenas unidades de produção fotovoltáica para consumo directo. Não é necessário projecto até 1500W sendo que é obrigatória a comunicação da instalação a partir de 750W. Estes kit´s servem p. ex. para baixos consumos permanentes como por exemplo um frigorifico, funcionam segundo a regra de que enquanto for possivel produzir a energia ao mesmo tempo que é consumida esta provém do sistema solar, quando tal não é possivel o equipamento passa a ser abastecido pela rede, isto aconteçe de forma automática e sem interferência do utilizador. Para isso existem kit´s prontos com inversor para intercalar com a tomada de consumo.

Atenção que este tipo de equipamentos solares tem de ser sempre instalados por profissionais pois existem requisitos legais que estão implicitos para a sua utilização. Não confundir com a possibilidade de compra, a compra é livre até aos 750W.

Não se deixem enganar também nos preços dos painéis, quando comprados em separado o valor é muito semelhante (cêntimos) pois trata-se de produto cotado em bolsa e o valor é atribuido por W produzido, logo a diferença de preço advém da capacidade de produção e não do tamanho p. ex.

Antes de instalarem seja o que for devem medir o consumo efectivo no ponto de ligação (tomada) e instalar um dispositivo que produza em média + 15% isto porque nem sempre o Sol vai estar na mesma orientação e as nuvens também podem atrapalhar a quantidade de energia produzida.

Um equipamento muito acima do consumo também é prejudicial já que vai estar mais tempo em off do será desejável, visto que tem limites de funcionamento pré-determinados pelo fabricante.

Divirtam-se e boas instalações.
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil

Mensagem 13/jun/2017, 18:35

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 59
Localização: Seixal
:)
Alguma informação que pode ser útil para quem pensa em fazer este tipo de investimento:


Dec. Lei nº 153/2014, de 20 de Outubro

Instalação inferior a 200W não necessita de comunicação às autoridades competentes
Instalação entre 200W - 1500W necessita de comunicação prévia
Instalação acima de 1500W necessita de licença de produção e de licença de exploração

Na realidade como a maioria dos kit´s começa em 250W :-w

Por parte dos distribuidores foi solicitada a isenção de comunicação até aos 750W... aguardemos melhores dias. No entanto é melhor prevenir pois a falta da dita comunicação implica sanções que por vezes são "violentas"
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil

Próximo

Voltar para Discussão Geral