Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Na vossa óptica, o que seria uma 'sump inteligente' ?

Na vossa óptica, o que seria uma 'sump inteligente' ?

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Boa tarde

Apetece-me arranjar uma discussão.
Pesquisei na net e não encontrei nada de significativo...

Na vossa óptica, o que seria uma 'sump inteligente' ?

Obrigado
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna


Grupo: Fundadores Mensagens: 745
Idade: 52
Localização: rua dr.mota pinto 633 4505 495 lobão

boas



uiiiii que raio de pergunta tão baga,ou então não percebi :D

para mim a melhor sump é apenas um quadrado de vidro ou um recipiente de plastico sem mais nada :)
O valor das coisas não está no tempo que eles duram,mas na intensidade com que acontecem.
"por isso,existem momentos inesquecíveis ,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

"Fernando Pessoa"

Cumprimentos

Carlos Mota


Grupo: Utilizadores Mensagens: 106
Idade: 28
Localização: Braga
Oi!

Uma "sump inteligente" (smartsump) seria, penso eu, uma sump totalmente automática. Tpas automáticas, adição de produtos automática, testes de todos os parâmetros automáticos, normalizar os parâmetros automaticamente, avisos em caso de não conseguir solucionar algum problema automaticamente...

Se bem que me parece tirar alguma piada à coisa, mas sem dúvida que se obtinham melhores resultados.

Gostei do nome "smartsump"! :D


Sent from my iPad using Tapatalk HD


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas ;) ,

Carlos Mota Escreveu:
boas

uiiiii que raio de pergunta tão baga,ou então não percebi :D

para mim a melhor sump é apenas um quadrado de vidro ou um recipiente de plastico sem mais nada :)


Carlos, eu acrescentaria-lhe uma divisória para poder garantir o nível de água para o escumador.


Armando Queirós Escreveu:
Oi!

Uma "sump inteligente" (smartsump) seria, penso eu, uma sump totalmente automática. Tpas automáticas, adição de produtos automática, testes de todos os parâmetros automáticos, normalizar os parâmetros automaticamente, avisos em caso de não conseguir solucionar algum problema automaticamente...

Se bem que me parece tirar alguma piada à coisa, mas sem dúvida que se obtinham melhores resultados.

Gostei do nome "smartsump"! :D


Sent from my iPad using Tapatalk HD


Não te esqueças então da limpeza automática tipo aspirador ...

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 283
Idade: 23
Localização: Mariana Trench
Pedro Ferrer Escreveu:
Boa tarde

Apetece-me arranjar uma discussão.
Pesquisei na net e não encontrei nada de significativo...

Na vossa óptica, o que seria uma 'sump inteligente' ?

Obrigado
Pedro Ferrer


Tens o Mar ou o Oceano que se enquadram-se bem nessa categoria

depois tens aqui umas coisas ... caseiras







e há mais aqui

quanto menos "tralha" tiver, melhor, assim tenho a mesma ideia que o Carlos Mota, uma caixa vazia e bem grande com um anti-transbordo e uma torneira de escoamento, tudo manual, nada de automatismos. Uma cisterna com a água fresca que se transfere para a caixa seja por gravidade, seja ligando manualmente uma bomba, a mesma que usamos para arejar/oxigenar/homogeneizar a água fresca, seja esta sintética ou natural.
Из Бездны Марианской впадины
Педро Нуно
отправленные с моего Феликс механический компьютера (Sent from my Феликс (Felix) - mechanical computer)
Imagem =:) (*) *-:) :ymparty:


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
uma Sump inteligentemente construída... ;)

Imagem

Fonte http://denadai-reef.com/2012/06/12/skimmer-e-sump-com-led%C2%B4s/
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 312
Idade: 48
Localização: S.Domingos de Rana

Boas,

Uma "sump inteligente"... na minha óptica ter sump já é inteligente, quando possível claro!

Uma sump inteligente deve adequar-se ao volume de água do aquário e às dimensões do móvel de suporte do mesmo, favorecendo por exemplo a co-existência de depósitos igualmente inteligentes para água de osmose água salgada nova a ser utilizada nas trocas de água. Deve também permitir a colocação de todo o equipamento que se planeie usar e o outro que aparece mais tarde longe do planeamento inicial. Em caso de falha de energia eléctrica deve a "sump inteligente" acomodar o volume de água em circulação quando a bomba está a funcionar. A circulação de água na "sump inteligente" inicia-se num quebra-bolhas (contém os salpicos e impede a formação de crostas de sal nos bordos adjacentes), passando posteriormente na câmara do escumador ou reactor fluidizado de carvão activado, de seguida passa no filtro biológico, termostatos e por último na câmara da bomba de retorno, onde devem estar os eléctrodos de monitorização da água (Temp., pH, Redox, Oxigénio, Cond., etc.) devidamente instalados na posição vertical. Também neste útlimo compartimento deve estar a bóia de nível do osmorregulador (reposição automática de água). Pode usar-se um computador para ajudar a sump e o aquário a tornarem-se ainda mais inteligentes e comunicativos, eu uso o GHL ProfiLux Plus II e respectivo módulo SMS, quando estou longe e sinto saudades do aquário envio-lhe SMS e ele, amiguinho como é, responde sempre, sempre... a assim durmo descansado :)

Esqueci-me só de referir que uma sump inteligente deve também ter espaço para aqueles pedaços de rocha que se tornam grandes demais para estarem no aquário, para aquele peixe que anda sempre a chatear os outros e que até arranjarmos nova casa vai ficando por lá - daí ser importante ter na cabine do aquário uma luz que dê para ligar ao temporizador, para o desgraçado não se tornar no "Batfish".

Para mim uma sump é muito mais que um quadrado de vidro, pode ser o verdadeiro coração do nosso aquário.
facebook.com/zoacorals


Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Bom dia

Obrigado pelas vossas participações.
Uma nota para a intervenção do 'Ricardo Rodrigues', uma intervenção académica, onde qualquer leigo fica a perceber o que é uma sump. :ymapplause:
Quanto ao 'Artur Fonseca', não considero uma sump inteligentemente construída. Esteticamente bonita, apenas e só.
Ao 'Pedro Nuno' obrigado pelo exemplos.

Vou continuar a magicar. Estou mais focado na arquitectura da mesma para empregar no novo projecto.

Algumas notas dos nossos amigos brasileiros.
http://www.ipaq.org.br/vb/showthread.ph ... nteligente

Um destaque para quem tem grandes espaços para albergar sumps.
http://www.ipaq.org.br/vb/showthread.ph ... post905145


Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna


Grupo: Fundadores Mensagens: 234
Idade: 39
Localização: Penafiel
Boas.
Como não confio muito no equipamento electrónico(apesar de pertencer a essa área), falhas de luz, curtos de circuito, condensadores fora do limite de vida, para mim uma sump inteligente seria ter possibilidades para colocar uma ou duas ou três pessoas de vigia de preferência com o conhecimento do Carlos Mota.... =)) Assim os testes eram feitos de hora em hora, escumadores limpos de hora em hora, Reactores ajustados de hora em hora, TPAS de hora em hora, verificação do material ao minuto e por ai fora...O único problema era arranjar um banco confortável para o "vigilante" e um bocadinho de pão e de água para o homem não morrer... =)) .
Agora em relação ao verdadeiro teor do tópico:
Não acham que em parte o nosso hobbie perdia um bocado de interesse? Já nos imaginaram a depender inteiramente das máquinas... Eu gosto de molhar as mãos carago!!!!! :))


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Para mim, que tenho a mania de ter os quários muito baixos, a melhor sump que poderia ter é aquela que não fosse por baixo do aquário :D

Por exemplo, como o Carlos tem a sump no fragário, para mim é o ideal!

Um contentor serve, ou um aquário, mas total acesso e sem nada por cima! :D


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Ainda sobre este tema e como tenho de resolver o problema de nível baixo na minha sump, estou a estudar designs de sumps para eventualmente mudar a minha, mantendo o mesmo aquário!

Estes links são interessantes...

A ver vamos! :-B


Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Boa tarde Hugo

Tenho andado de alguma forma afastado da aquariofilia. Tipo 'Guardiola'... cansado...
Estou a recuperar ânimo para os projectos que tenho em mente.
Tenho 1 ideia muito concreta para um novo design de uma sump, mas ainda não passam de linhas numa folha em branco.
Espero passar para 3D até este fim-de-semana e colocar à discussão.

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Pedro Ferrer Escreveu:
Boa tarde Hugo

Tenho andado de alguma forma afastado da aquariofilia. Tipo 'Guardiola'... cansado...
Estou a recuperar ânimo para os projectos que tenho em mente.
Tenho 1 ideia muito concreta para um novo design de uma sump, mas ainda não passam de linhas numa folha em branco.
Espero passar para 3D até este fim-de-semana e colocar à discussão.

Abraço
Pedro Ferrer

Fico a aguardar, Pedro! :ymhug:


Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Bom dia

Bom, junto segue a minha ideia... rascunhada...
Criar um plano inclinado em vidro... cuja inclinação é definida tendo em conta que o topo ficaria a 10cm de altura.
Criar uma plataforma para apoiar o escumador e a bomba de retorno.
No final da inclinação, uma bomba Tunze 9/12V para aspiração automática.

Imagem 958

Imagem 959

Com esta solução, as impurezas depositam-me mais facilmente no mesmo espaço, facilitando a sua aspiração.
Pessoalmente, não gosto muito dos filter sockets...

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna


Grupo: Utilizadores Mensagens: 283
Idade: 23
Localização: Mariana Trench
Pedro Ferrer Escreveu:
Boa tarde Hugo

Tenho andado de alguma forma afastado da aquariofilia. Tipo 'Guardiola'... cansado...
Estou a recuperar ânimo para os projectos que tenho em mente.
Tenho 1 ideia muito concreta para um novo design de uma sump, mas ainda não passam de linhas numa folha em branco.
Espero passar para 3D até este fim-de-semana e colocar à discussão.

Abraço
Pedro Ferrer


Olá Pedro
Sugiro que desenvolvas o ASPIRASUMPS FERRER
ainda na semana passada propus ao Carlos Mota a solução que a seguir menciono ... o aspirador automático de piscina ou um seu equivalente. No caso do sistema do Carlos Mota, o que se pode fazer agora que já não tem areão, seria criar uma estrutura de suporte onde assentariam as bases da decoração e um ou outro coral e Tridacnas, o que se pode fazer com grelha de plástico (egg crate) e por baixo fica um aspirador automático de piscina que limpa os detritos sempre que for tele accionado directamente ou segundo a tele programação que se pretender efectuar. Agora "engenhocas" como és e entendido em geringonças electrónicas, etc... só tens de elaborar os planos e desenvolver esse robô de limpeza sub-aquático dimensionado à medida das necessidades. Alias já existe algo de semelhante mas para limpar vidros dos aquários

Tens aqui um exemplo real actualmente disponível para limpeza de vidros de aquários, o Robô Snail



Olha exemplos de robôs de piscina:









Agora só tens de combinar os robôs aspiradores de piscina com o robô snail e obtens um híbrido dimensionado para aquários, portanto mais pequeno do que um aspirador de piscina que poderá ter o nome comercial de aspirasumps (tudo pegado) Ferrer ... ASPIRASUMPS FERRER ... voilá ;;) ;;) ;;) ;;)
Из Бездны Марианской впадины
Педро Нуно
отправленные с моего Феликс механический компьютера (Sent from my Феликс (Felix) - mechanical computer)
Imagem =:) (*) *-:) :ymparty:


Grupo: Utilizadores Mensagens: 38
Idade: 39
Localização: São Paulo, Brasil
Olá!
Pedro, acrescente mais este item as idéias do Pedro Nuno.

http://www.kickstarter.com/projects/ope ... video.html

Abraço.
Fernando Garcia
Conheça uma nova opção Open Source para controlar seu aquário.

www.ferduino.com


Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Bom dia

Obrigado pelas vossas participações.
Itens muito bons! eh eh

No IPAQ, a coisa está a ferver. :ymparty:

http://www.ipaq.org.br/vb/showthread.ph ... post923592

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna


Grupo: Utilizadores Mensagens: 379
Idade: 34
Localização: Setúbal
A meu ver isto é uma sump ideal eheh

Imagem
Abraço
Nuno Silva


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Nuno Miguel Silva Escreveu:
A meu ver isto é uma sump ideal eheh

Imagem



Fogo ...

O que me faz muita confusão nestas sumps é:

ONDE QUE RAIO É QUE ESTÃO OS FIOS .... ?????????????
~x( ~x( ~x( ~x( ~x( ~x( ~x( ~x(


Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Pedro Ferrer Escreveu:
Bom dia

Bom, junto segue a minha ideia... rascunhada...
Criar um plano inclinado em vidro... cuja inclinação é definida tendo em conta que o topo ficaria a 10cm de altura.
Criar uma plataforma para apoiar o escumador e a bomba de retorno.
No final da inclinação, uma bomba Tunze 9/12V para aspiração automática.

Imagem 958

Imagem 959

Com esta solução, as impurezas depositam-me mais facilmente no mesmo espaço, facilitando a sua aspiração.
Pessoalmente, não gosto muito dos filter sockets...

Abraço
Pedro Ferrer



Boas Pedro,

Não me parece que isso funcione. Nem essas bombas da tunze tem a capacidade para aspirar como deve de ser todos os detritos para além que reduzes e bastante o tempo de vida delas.

Para nós que temos sump em baixo acho que o melhor mesmo é evitar a entrada de detritos na sump.

Essa ideia seria viável não com a bomba mas com um ralo em baixo caso a sump estivesse mais elevada.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Próximo

Voltar para Discussão Geral