Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Retorno e circulação

Retorno e circulação

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 16/mai/2017, 21:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 49
Idade: 45
Localização: Portugal
Boa noite,

Apos a rocha estar quase à dois meses em água salgada a limpar, tenho o novo sistema quase pronto para iniciar o ciclo(aquário, móvel,....) mas agora tenho dúvidas se posso usar os mesmas bombas de tenho ou será demasiado. O aquário tem 90x70x60. Para retorno estou a pensar numa jebao 5000 para um caudal de 3500. Estará bem? Para a circulação é que se calhar deveria comprar novas bombas. Tenho 2 tunze 6105 disponíveis com o controlador 7095. Penso que mesmo as duas no mínimo será demasiado
O que aconselham? E quais as bombas adequadas para este sistema com atenção ao preço qualidade e ruído?

Obrigado
Cláudio Reis

Mensagem 16/mai/2017, 23:11

Grupo: Utilizadores Mensagens: 143
Idade: 36
Localização: aveiro
Boas esse material da na boa..
Em relação as bombas pata que comprar outras se já tens essas e o controlador..monta e vê se achares que mesmo no minimo tens muita tiras uma mas na minha opinião que vale o q vale,lol, usa as duas,quando a variarem ai sim compras outras

Mensagem 17/mai/2017, 15:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 59
Localização: Seixal
:) Boa tarde, Cláudio

Não percebi bem as tuas duvidas em relação a utilizares as mesmas bombas e qual foi a limpeza da rocha, quanto ao material que tens da Tunze é uma excelente marca e material de referencia. Podes usar e dependendo do tipo de sistema que queres montar pode ser ou não demasiado.
Coloca mais informação e dúvidas para que te possamos ajudar mais.

Cumprimentos
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil

Mensagem 17/mai/2017, 16:13

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
Joaquim Galinhas Escreveu:
:) Boa tarde, Cláudio

Não percebi bem as tuas duvidas em relação a utilizares as mesmas bombas e qual foi a limpeza da rocha, quanto ao material que tens da Tunze é uma excelente marca e material de referencia. Podes usar e dependendo do tipo de sistema que queres montar pode ser ou não demasiado.
Coloca mais informação e dúvidas para que te possamos ajudar mais.

Cumprimentos


continuando o que o Joaquim disse. dependendo muito do lyout e do tipo de corais a colocar... alem do posicionamento das mesmas no aquario....

Mensagem 17/mai/2017, 21:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 49
Idade: 45
Localização: Portugal
Boa noite,

Vou tentar ser o mais explícito possível. Vou iniciar com Rocha morta. Depois de ter lavado a rocha com máquina de pressão esteve 2 semanas em água de osmose com trocas de dois em dois dias. Depois coloquei-as num recipiente com água salgada natural e com uma bomba tunze 6105 a fazer circulação. Troco de água duas vezes por semana. Já está neste recipiente faz dois meses. O aquário vai ter 3 frentes e as bombas vão ficar as duas do mesmo lado. O layout ainda estou a estudar ( ensaia pedra, tira pedra, mete pedra...) mas vai ser com pouca rocha. 7 a 10kg no máximo. Estou a tentar fazer tipo bonsai. Uma das minhas grandes dúvidas é se mesmo com as 2 bombas no mínimo ( 3500L\H cada uma) não será demasiado. Vai ser um aquário misto com LPS mas essencialmente com sps.

Obrigado por toda ajuda que me possam prestar.

Cumprimentos
Cláudio Reis

Mensagem 18/mai/2017, 10:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
Cláudio Reis Escreveu:
Boa noite,

Vou tentar ser o mais explícito possível. Vou iniciar com Rocha morta. Depois de ter lavado a rocha com máquina de pressão esteve 2 semanas em água de osmose com trocas de dois em dois dias. Depois coloquei-as num recipiente com água salgada natural e com uma bomba tunze 6105 a fazer circulação. Troco de água duas vezes por semana. Já está neste recipiente faz dois meses. O aquário vai ter 3 frentes e as bombas vão ficar as duas do mesmo lado. O layout ainda estou a estudar ( ensaia pedra, tira pedra, mete pedra...) mas vai ser com pouca rocha. 7 a 10kg no máximo. Estou a tentar fazer tipo bonsai. Uma das minhas grandes dúvidas é se mesmo com as 2 bombas no mínimo ( 3500L\H cada uma) não será demasiado. Vai ser um aquário misto com LPS mas essencialmente com sps.

Obrigado por toda ajuda que me possam prestar.

Cumprimentos
Cláudio Reis


podes colocar as bombas no mesmo vidro mas uma de cada lado. e ajustar a velocidade e corrente delas para o teu lyout. se vires que é muito forte. o que fazes é com o controlador desligar uma delas a cada x horas , assim elas vao alternando a corrente e fica mais fraco.

Mensagem 18/mai/2017, 11:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 59
Localização: Seixal
Boas,

Qual foi a proveniência das rochas? E porque fizeste essa lavagem à pressão e onde?
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil

Mensagem 18/mai/2017, 21:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 49
Idade: 45
Localização: Portugal
Joaquim Galinhas Escreveu:
Boas,

Qual foi a proveniência das rochas? E porque fizeste essa lavagem à pressão e onde?


Boa noite,

Alguma rocha já tinha adquirido quando montei o primeiro sistema e outra tirei do meu aquário actual. Alguma veio do fragario e outras de um membro aqui do fórum. Apesar de serem Rocha morta ficaram cá por casa. Daí ter lavado em casa com máquina de pressão e ter ficado em osmose para libertarem o máximo de porcaria.

Mensagem 18/mai/2017, 21:25

Grupo: Utilizadores Mensagens: 49
Idade: 45
Localização: Portugal
Bruno Escaleira Escreveu:
Cláudio Reis Escreveu:

podes colocar as bombas no mesmo vidro mas uma de cada lado. e ajustar a velocidade e corrente delas para o teu lyout. se vires que é muito forte. o que fazes é com o controlador desligar uma delas a cada x horas , assim elas vao alternando a corrente e fica mais fraco.



Boa noite,

O aquário tem aproximadamente 380L. O mínimo de as bombas fazem são 3500L cada. As rochas vão ficar perto do vidro onde vão ficar as bombas, o resto é praticamente aberto. Pois, posso sempre alternar :-?

Mensagem 19/mai/2017, 09:24

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 59
Localização: Seixal
:-?

Pelo que eu tinha percebido, primeiro tinhas a rocha em água de osmose e depois foi lavada com a máquina de alta pressão. Se assim foi o facto de ter estado primeiro em água de osmose não serviu de nada pois a lavagem com a máquina com água normal volta a deixar na rocha os contaminantes existentes na rede. Sendo rocha morta de várias proveniências o melhor seria lavar com água da rede para retirar toda a sujidade superficial e depois colocar em água de osmose com uma bomba de circulação e fazer uma troca parcial todos os dias para ir removendo mais algum lixo que a rocha possa largar.
Quando a água deixar de ter resíduos visivéis pode ser colocada para começar a colonização no aquário.
Existem outras formas de limpar a rocha quando esta apresenta muitos detritos, nomeadamente com quimicos que a deixam muito estéril mas penso que no teu caso não haja essa necessidade.
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil

Mensagem 19/mai/2017, 18:10

Grupo: Utilizadores Mensagens: 49
Idade: 45
Localização: Portugal
Olá Joaquim

Mas foi precisamente isso que eu fiz. Lavei com máquina de pressão e depois esteve duas semanas em água de osmose sempre com trocas de água e com uma tunze a bombar 10000L por hora. Agora está há dois meses em água salgada com a mesma bomba e com trocas de água natural. Durante a próxima semana vou colar o layout e no proximo fim de semana devo iniciar o ciclo.

Cumprimentos

Mensagem 19/mai/2017, 18:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Cláudio Reis Escreveu:
Olá Joaquim

Mas foi precisamente isso que eu fiz. Lavei com máquina de pressão e depois esteve duas semanas em água de osmose sempre com trocas de água e com uma tunze a bombar 10000L por hora. Agora está há dois meses em água salgada com a mesma bomba e com trocas de água natural. Durante a próxima semana vou colar o layout e no proximo fim de semana devo iniciar o ciclo.

Cumprimentos



Olá Cláudio,

Já agora e apenas para ficar perfeito, faz uma análise aos fosfatos da água onde está a rocha (com um teste electrónico) e se a água estiver a zero, ou perto, a rocha está mais que pronta para avançar.
É apenas um preciosismo, mas como tiveste a preocupação e a paciência de fazer tudo bem ...

Abraço e boa sorte
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 20/mai/2017, 07:21

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Já disseram tudo ...

Quanto às bombas ... se reparares no transformador tens uns shunts (iluminados quando ligado ficam vermelhos) com a voltagem a que a fonte de alimentação trabalha!

Geralmente tens desde 12V a 24V passando por 15, 18 e 22 se não me engano.

As 6105 são realmente muito grandes mas podes meter o shunt de 15V e tens o problema resolvido.

Ou então se arranjares uma troca com ajuste de valores podes sempre trocar pelas 6095 que serão mais adequadas a esse tamanho de aquário!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 23/mai/2017, 21:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 49
Idade: 45
Localização: Portugal
Boa noite,

Estou seriamente a ponderar esquecer as tunze 6105 para este sistema de 380L. De momento não há €€€€€ para comprar bombas de marca top. Será que fico bem servido com duas jebao sw8? Ou então terei que esperar para trocar\vender as 3 tunze mais o controlador para comprar umas melhores. O que me aconselham? Esperar para ver se consigo algum negócio com as bombas que tenho ou avanço já para as jebao?

Obrigado
Cumprimentos

Mensagem 24/mai/2017, 10:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
Cláudio Reis Escreveu:
Boa noite,

Estou seriamente a ponderar esquecer as tunze 6105 para este sistema de 380L. De momento não há €€€€€ para comprar bombas de marca top. Será que fico bem servido com duas jebao sw8? Ou então terei que esperar para trocar\vender as 3 tunze mais o controlador para comprar umas melhores. O que me aconselham? Esperar para ver se consigo algum negócio com as bombas que tenho ou avanço já para as jebao?

Obrigado
Cumprimentos


eu esperava. tunze é tunze... e estar a gastar dinheiro duas vezes... deixar material top para ir para mais baixo.
primeiro experimentava fazer o que o pessoal disse , e ver como reagia , se não desse ai sim tentar trocar.. mas mesmo assim prefiria uma tunze 6045 sem ser controlável do que uma jebao..


Voltar para Discussão Geral



cron