Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Qualidade da água

Qualidade da água

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 19/jun/2017, 20:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 9
Idade:
Localização: São Paulo
Boas senhores !
Gostaria de saber como fazem aí em Portugal, se usam água do mar ou preparam em casa, e a água de reposição, utilizam algum filtro específico ou somente RO+DI?
Agradeço desde já!
Rob

Mensagem 19/jun/2017, 22:36

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Água do mar... Mas tenho pessoal que usa RO mais sal...

Enviado de meu MI MAX usando Tapatalk
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 20/jun/2017, 14:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Água do mar retirada em locais em que normalmente não está contaminada. Já lá vão 4 anos que não faço tpa com água de osmose +sal.

Local = Praia da Granja

Mensagem 20/jun/2017, 15:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Idade:
Localização: Sobreda
Rob Varela Escreveu:
Boas senhores !
Gostaria de saber como fazem aí em Portugal, se usam água do mar ou preparam em casa, e a água de reposição, utilizam algum filtro específico ou somente RO+DI?
Agradeço desde já!
Rob


Boa tarde Rob,

Respondendo às tuas questões:

Existe quem utilize água natural (NSW) e quem use água osmose com sal sintético.
Eu em particular comecei a obter excelentes resultados desde que comecei a utilizar somente NSW.

Em relação à água de reposição o assunto é diferente. Existem zonas do país onde o valor de TDS da água da rede é baixo (15ppm). Noutras zonas ronda os 300ppm como é o caso da minha. Assim sendo, os filtros comuns aos sistemas de osmose serão sempre de partículas, carvão ativado e membrana osmótica. A resina DI dependerá do valor de TDS.
No meu caso uma vez que tenho os valores de TDS altos, tenho três filtros resina DI de 10 polegadas para manter o TDS a zero durante alguns meses.

Espero ter ajudado.

Mensagem 21/jun/2017, 16:00

Grupo: Utilizadores Mensagens: 9
Idade:
Localização: São Paulo
Filipe, Miguel e Paulo, agradeço até aqui.
Entendi e achei bacana a forma que desenvolvem teus sistemas, natural e artificial.
Meu sogro havia me dito que em algumas regiões a água é bem complicada.
Grande Abraço!
Rob


Voltar para Discussão Geral