Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Reator de Cálcio Funcionamento e Dúvidas

Reator de Cálcio Funcionamento e Dúvidas

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Boa tarde,

Apesar de já andar há algum tempo no mundo dos salgados, nunca usei um reator de cálcio.

O funcionamento é relativamente simples:

Um reator onde se coloca 90% de carbonato de cálcio e 10% de carbonato de Magnésio.
Injecção de CO2 para baixar o PH dentro do reator para derreter essa mídia calcária.
Saída em fluxo regulável da água proveniente do reator rica em carbonato, em cálcio e magnésio.

Regular o fio de água que sai do reator e o fluxo de injecção de CO2 de modo a conseguir equilibrar o consumo dos corais, não me parece difícil....

Até aí tudo bem... Mas surgiu-me uma dúvida:

A água sai ácida do reator PH a baixo dos 7 (para poder derreter a mídia) certo? Ao fim de uma semana eu não vou baixar demasiado o PH? Vale a pena andar a dosear algo para equilibrar essa baixa de PH?

Era isto que gostaria que me respondessem. Obrigado

Miguel Pinho


Grupo: Utilizadores Mensagens: 314
Idade: 47
Localização: Quinta do Conde
Kalk na reposição!


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Pedro Chouriço Escreveu:
Kalk na reposição!


Eu estou a colocar cal na reposição.. =))


Grupo: Utilizadores Mensagens: 314
Idade: 47
Localização: Quinta do Conde
Então pronto!


Cuidado com a subida do Kh!


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Pedro Chouriço Escreveu:
Então pronto!


Cuidado com a subida do Kh!


A cal (hidróxido de cálcio a 100%) é muito potente não aumenta o KH nem o Ca.

Para fazeres ideia eu uso uma água de nascente como água de osmose. Tem 0.5 de NO3 e O,OO de PO4 só que tem PH = 5

Num garrafão de 10 litros eu coloco apenas uma colher de café rasa e o PH sobe para os 8. O KH e o Ca mantém o mesmo valor.

Agora disseram-me que não preciso de me preocupar com isso porque o PH vai ter tendência a subir naturalmente quando a água entrar em contacto com o ar, é por isso que coloquei este post.

Abraço
Miguel


Voltar para Discussão Geral



cron