Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Coralina a desaparecer

Coralina a desaparecer

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 21/jul/2017, 15:32

Grupo: Utilizadores Mensagens: 63
Idade: 49
Localização: Carcavelos
Boa tarde a todos,

Escrevo este tópico para saber se alguém já passou pela situação que passo a descrever e para saber como a resolveu.
Ultimamente tenho visto as minhas rochas a ficarem sem coralina, estão literalmente brancas.. e estou a ficar com muitas algas verdes nos vidros e no substrato, quando tenho os nitratos e fosfatos a zero (ensaios salifert).

Tudo o resto está bem. Alguém já passou por isto?

Obrigado
Nuno Lima

Enviado do meu Aquaris E6 através de Tapatalk

Mensagem 21/jul/2017, 16:04

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Nuno verifica o Kh, normalmente uma oscilação de Kh pode originar a isso, resultante talvez de teres zerado os nutrientes, o consumo dos corais baixou e o nivel de Kh pode ter subido caso nao tenhas ajustado a dose ao actual consumo.

Pode tambem os nitratos e fosfato terem subido repentinamente, ja mediste?

Mensagem 22/jul/2017, 20:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 63
Idade: 49
Localização: Carcavelos
A última vez que medi tinha kh=7 (a semana passada). Entretanto percebi que há 4 anos que não mudo a membrana do aparelho de osmose... Pode ser excesso de silicatos?

Hoje já mudei a membrana e vou fazer a tpa, amanhã é dia de medir parâmetros e vou ver a questão do kh ( mas tem estado constante em 7 há uns meses).

Enviado do meu Aquaris E6 através de Tapatalk

Mensagem 24/jul/2017, 12:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Olá viva Nuno!

Pela minha experiência, os testes Salifert dão valores incorrectos - principalmente de NO3 e Po4 (mas não só). Aconselho-te a levares a tua água a testar a casa de um amigo / loja de aquariofilia para testares isso como deve ser e tirares dúvidas (desde que eles não usem salifert.. he he he).

Tive (e tenho) stresses recentes com o meu aquário exatamente por causa de valores errados desses testes - e consequentes acções correctivas inadequadas.

Abraço!
PG

Mensagem 24/jul/2017, 16:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 44
Idade: 47
Localização: Santarém
Desculpem a minha intromissão no post, mas Confirmo aquilo que o Pedro Gama disse em relação a alguns testes da Salifert, o mesmo já se passou comigo, alguns nao apresentam valores reais e exactos, mas ja agora descrevo o que me aconteceu, que por acaso a algumas semanas atrás também tive uma oscilação no KH para valores entre 5.8 e 6.8 que me originou branqueamento de alguns frags e inclusive também o branqueamento da alga coralina. Posto isto, aumentei adição de KH através de Balling e consegui equilibrar esse valor... no entanto desconheço qual terá sido o factor que originou tal descida do KH, que actualmente mantenho a 7.3 medido com teste da salifert.

cumps

Mensagem 24/jul/2017, 22:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 63
Idade: 49
Localização: Carcavelos
Boa noite, hoje medi o kh e estou com 7,7 teste da salifert.
Pelo que penso que não será do kh. Vou ver agora se melhora com as TPAs, se melhorar o problema estava na água de osmose...

Enviado do meu Aquaris E6 através de Tapatalk


Voltar para Discussão Geral



cron