Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Ajuda Doença Palhaço

Ajuda Doença Palhaço

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 19/set/2012, 22:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 89
Idade: 50
Localização: Funchal
Boas noites.
Agradecia a ajuda de todos os que possam contribuir com alguma informação.
Há +- 3 semanas introduzi os primeiros peixes no meu aquário. 2 palhaços percola. Ao chegarem ao aquário fiz uma aclimatização cuidada e introduzi-os no aquário principal. De inicio apercebi-me que um dos palhaços tinha uma "ferida" abaixo da boca, mas sem relação com ela, que pensei ser secundária ao hábito de andarem a "roçar" em corais. Desde há +- 1 semana ou um pouco mais comecei a notar lesões nodulares, tipo algodonosas, al longo do corpo e cabeça. Desde há uns dias apareceu uma lesão mais exuberante na barbatana caudal. Fiz um video onde penso que se consegue ver as lesões.
Pensei inicialmente em ictio marinho, mas pelo que li seria de esperar pior estado geral, dificuldade respiratória ou que tivesse morrido neste espaço de tempo. Penso que pode ser um fungo, mas não tenho a certeza. Gostava da opinião de aquarofilistas mais experientes, porque o diagnóstico tem interesse terapêutico e até o que devo fazer em relação ao outro palhaço, que para já me parece estar bem. De notar que tenho um aquário de recife, com vários invertebrados.
Entretanto reforcei a alimentação que está enriquecida com alho.
Se puderem contribuir será muito agradecido.

http://s1148.photobucket.com/albums/o566/Drimike/Aquario/?action=view&current=file_zpsa0ea36d3.mp4

No Youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=nEL_kGSzJ1M

Abraço a todos,
Miguel Silva

Mensagem 20/set/2012, 01:59

Grupo: Utilizadores Mensagens: 122
Idade:
Nao sou propriamente a pessoa mais indicada para te ajudar neste aspecto, mas até teres uma ajuda mais acertiva estás a fazer tudo correcto! Manter o peixe bem alimentado, se possivel com alho, e sobretundo nao fazer grandes alteraçoes no aquario ( mexer nas rochas, trocas de agua muito grandes e etc.) para no causar stress no peixe!
O stress pode inibir o peixe de comer e depois é uma porta aberta e o caminho facilitado para tudo o que seja doença...

Mensagem 22/set/2012, 01:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Idade: 46
Localização: Lousada
Olá mike

Isso são linfocistos. Aparecem por diversas razões, desde stress até fraca qualidade da água. Por norma não são perigosos e raramente mortais se o peixe comer bem. Se continuar a comer bem, daqui a umas semanas isso desaparece.

Sent from my GT-I9100 using Tapatalk 2
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

I like to glue animals to rocks and put disturbing amounts of electricity and saltwater next to each other.

My reef: viewtopic.php?f=7&t=531

Mensagem 22/set/2012, 09:08

Grupo: Utilizadores Mensagens: 89
Idade: 50
Localização: Funchal
César Soares Escreveu:
Olá mike

Isso são linfocistos. Aparecem por diversas razões, desde stress até fraca qualidade da água. Por norma não são perigosos e raramente mortais se o peixe comer bem. Se continuar a comer bem, daqui a umas semanas isso desaparece.

Sent from my GT-I9100 using Tapatalk 2


Antes de mais um muito obrigado ao Alexandre e ao César pelas respostas.
O peixe continua a comer muito bem o que me deixava menos preocupado, mas precisava de saber do que se tratava para saber o risco de colocar outros peixes. Em relação aos parâmetros que meço, que são pH, amónia, nitratos, nitritos e fosfatos, tem estado tudo muito bem desde há várias semanas. A restante vida no aquário também está a evoluir bem, por isso penso que estará relacionado com o stress das viagens e ambientacoes. Os palhaços passam de facto quase todo o tempo à superfície, não tendo uma referencia de proximidade como uma anémona (que ainda não tenho) ou um coral.
Vou insistir na alimentação!
Mais uma vez mt obrigado e um Gd abraço,
Miguel Silva

Mensagem 14/Oct/2012, 20:32

Grupo: Utilizadores Mensagens: 89
Idade: 50
Localização: Funchal
Só para actualizar e poder ser encerrado o tópico.
Os palhaços desde há vários dias que não apresentam qualquer lesão e comportam-se como se estivessem felizes.
Efectivamente a evolução foi a esperada.
Muito obrigado pela ajuda!
Abraço a todos
Miguel Silva


Voltar para Discussão Geral