Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Brown Jelly

Brown Jelly

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 28/jan/2018, 17:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 5
Idade:
Localização: Coimbra/Setúbal
Boa tarde, o problema que venho apresentar penso que já foi presenciado por bastantes pessoas.
Há cerca de dois meses comprei uma euphyllia e passados dois dias de a colocar no aquário com a devida aclimatação notei que os pólipos ainda não estavam a abrir, comecei a ver uma massa acastanhada e um dia depois tinha perdido a colónia toda.
Esta semana já num aquário diferente, comprei vários corais inclusive outros lps e uma euphyllia parancora.
No primeiro dia deixei a luz do aquário desligada e deixei a euphyllia numa zona sem corrente, hoje a colónia estava toda morta devido a brown jelly enquanto os outros lps estão todos melhores que nunca.
Pedia uma opinião com mais experiencia sobre o que posso estar a fazer mal ou o que posso fazer para impedir que isto volte a acontecer, adoro o aspeto das euphyllias mas nunca mais quero perder nenhuma.

Mensagem 28/jan/2018, 18:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 238
Idade:
Localização: Póvoa de Varzim
Se isso ocorreu apos a aclimatização pode ser causado por problemas de adaptação e não por doenças especificas. Alias isso - que poderá ser expulsão das zooxantelas e pode ser visto caso se altere a química da agua de forma significativa, i.e. doseamentos. É possível que a química da tua agua e do aquario original sejam diferentes ou algo terá corrido mal durante a mudança de aguas.

A crença que os LPS são todos de dificuldade e adaptabilidade igual é apenas uma simplificação do hobby para quem está a começar...não uma verdade cientifica. O que existem são corais duros em diversas famílias de adaptaçao diversa, alem de que questões especificas no aquario podem enfraquecer um coral especifico (de dificuldade variável) por estar mais fraco. Que outros LPS são esses?

Mensagem 30/jan/2018, 01:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 5
Idade:
Localização: Coimbra/Setúbal
Obrigado, eu sei que o problema está na forma da aclimatação porque o stresse fisiológico para o animal leva-o a libertar as zooxantelas e fica vulnerável a protozoários e certas bactérias.
Os outros lps são acanthastreas e uma micromussa, que não apresentam qualquer stresse fisiológico e estão com uma ótima coloração e extensão dos tentáculos.

Mensagem 01/fev/2018, 09:04

Grupo: Utilizadores Mensagens: 340
Idade: 37
Localização: S. Domingos de Rana
Tenta uma aclimatização muito mais lenta. Pode ser que colmate as diferenças entre os aquários.

Mensagem 01/fev/2018, 10:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 238
Idade:
Localização: Póvoa de Varzim
pode não estar aí o problema todo. convem medir o Kh e o Calcio do aquario que devem estar num intervalo de tolerância, verificar o teu sistema e como os corais chegaram a tua casa, dado que o tecido das euphyllias requer alguns cuidados mínimos, se bem que o mais importante são as duas primeiras questões.

Acan e micromussa são do mesmo género e família de corais, inclusive as lordhoensis são desde há um/ dois anos classificadas como micromussa, são corais diferentes das euphyllias que são de outra família diferente e que requerem atenção diferente, apesar de a nível de dificuldade em aquário serem algo equivalentes, isto é, são LPS. As euphyllias até toleram melhor KH/Ca errados.

A corrente deve ser baixa-media, mas com corrente. Iluminação varia (de fraca a alta).


Voltar para Discussão Geral



cron