Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Baixa rápida de fosfatos

Baixa rápida de fosfatos

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 17/fev/2018, 13:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 143
Idade:
Localização: Porto
Boas
Devo utilizar algum equipamento para esterilizar a água ?
Estilizador UV ?
Tenho um equipamento de ozono da aquamedic com controlador e sonda , devo utilizar ?
Ob


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Mensagem 17/fev/2018, 14:13

Grupo: Utilizadores Mensagens: 238
Idade:
Localização: Póvoa de Varzim
esterilizador: Eu não sou adepto, mas há quem seja... só quem usa e sabe do valor que tem pode dizer algo.
Necessario? nao.
Para o teu caso em particular? com certeza que nao.

estás a apostar em equipamentos em vez de conhecimento e bom manuseamento. Ozono não é popular atualmente em recife, nem é uma necessidade. Serve para aumentar claridade da agua, mas trás alguns problemas para o aquario.

Mensagem 17/fev/2018, 17:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 143
Idade:
Localização: Porto
Boa tarde
Vou seguir a opinião
Neste momento fiz troca de água 15%
Tenho a funcionar
O escumador
O filtro de carvão , troquei hoje com cerca de 50ml
O reator com Biopellets cerca de 50ml
A bomba de circulação gebao rw8 8000lt em modo constante
A bomba de circulação aquamedic 4000lt em modo ondulação

Imagem



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Mensagem 17/fev/2018, 18:53

Grupo: Utilizadores Mensagens: 238
Idade:
Localização: Póvoa de Varzim
é ter paciencia arté porque sarcophytons e lobophytums sao muito lentos na reaçao.

Com tanto mar em frente e possiveis problemas na água, uma TPA de 15% pode ser pouco. Aguarda os resultados do Triton para saberes o que aconteceu aí.

Mensagem 20/fev/2018, 23:09

Grupo: Utilizadores Mensagens: 356
Idade: 43
Localização: Ourem
JAzevedo Escreveu:
Boa tarde
Vou seguir a opinião
Neste momento fiz troca de água 15%
Tenho a funcionar
O escumador
O filtro de carvão , troquei hoje com cerca de 50ml
O reator com Biopellets cerca de 50ml
A bomba de circulação gebao rw8 8000lt em modo constante
A bomba de circulação aquamedic 4000lt em modo ondulação

Imagem



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk



Boas uma pequena questao que biopellets e que tens e que segundo julgo as pellets seram para reduzir algo por norma e no3 mas tambem tens para no3 e po4 e estou curioso em relaçao as pellets e que eu ja tive uma altura que utilizei umas e na altura tive alguns stress com corais ve se nao e das pellets. Muito sinceramente nao alteres nada ate receberes os resultados do triton para perceberes o que se passa e por onde deves comecar a resolver. Tens alguma saco de filtragem a saida do reactor das pellets ou para onde tens a saida direccionada?
Cumprimentos

Rui Vieira

VieiraSpot
http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=902&start=60

Mensagem 21/fev/2018, 10:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 143
Idade:
Localização: Porto
Bom dia
NP Biopellets
Fabricante DVH
A saída está junto à entrada do skimmer




Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Mensagem 21/fev/2018, 11:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 143
Idade:
Localização: Porto
IMG_1365.JPG



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Não tem Permissão para ver os Ficheiros anexados nesta Mensagem.

Mensagem 21/fev/2018, 11:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 143
Idade:
Localização: Porto
IMG_1365.JPG



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Não tem Permissão para ver os Ficheiros anexados nesta Mensagem.

Mensagem 21/fev/2018, 15:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 238
Idade:
Localização: Póvoa de Varzim
se se usar mal as biopellets realmente pode trazer problemas, mas usando-as da forma recomendada e prudente cria alimento para corais e esponjas, reduz nitratos e fosfatos, controla algas, ajuda o escumador...

Mas todas as experiencias sao validas. Eu proprio já vi questoes com biopellets (por desleixo), mas deixar de usar vi desvantagens. Eu uso há quase 3 anos da marca Dupla Marin.

neste caso com reactor, 50 ml e escumador... nao vi qualquer questao de principio. Pois funcionam até sem esses cuidados.

Mensagem 22/fev/2018, 23:35

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Pedro Vidal Escreveu:
As biopellets criam sustento em bacterias, nao retiram sustento. Podem é criar questoes caso o equipamento nao esteja a funcionar bem... convem mudar ou por pouca quantidade. Tirar as biopellets pode levar a um surto de algas e nao ajuda nada.


Desculpem que sei que não venho ao fórum à muito tempo. Infelizmente o trabalho não tem perdoado!

Clarificação ao comentário acima que pode levar a erros graves.

Explicação simples: Pellets são o equivalente a dosear açucares no aquario (vodka, vinagre, acucar, etc.) de libertação lenta. Vão alimentar as bactérias que resulta numa população de bactérias capaz de consumir nitrato e fosfato. Ou seja vão retirar sustento mas é aos corais ...

Em excesso podem provocar um boom de bactérias que é bastante prejudicial. Em pouca quantidade não tem praticamente efeito.

Pelo que li do que tens relatado ... o meu conselho seria:

retirar carvão
retirar biopellets
Fazer TPA de 10% a cada 3 dias com água natural até o sistema estabilizar.

Vais ver que daqui por 2/3 semanas isso está a bombar de vida outra vez.

Carvão está a retirar-te elementos traço, as pellets a retirar alimentos para o aquário (o que faz com que não só os corais sofram mas toda a restante vida dentro do aquário)

Ao fazeres TPA com água natural estás a alimentar o aquário naturalmente e a repôr rápidamente o equilibrio biológico e químico da água relativamente ao Red Field Ratio (relação entre nitrato, fosfato e carbono) que é o que estás constantemente a desiquilibrar com as pellets o carvão e a media de fosfatos.

Alivia um pouco na comida dos peixes. Se estão gordos e bem alimentados não vão morrer por isso.

A questão é que depois quando isso estiver a bombar novamente tens que ir espaçando as trocas de água.

Abraços e as melhoras para esse recife.

Nota: Eu já passei por isso à bem pouco tempo. Esse tipo de produtos "milagrosos" implicam bastante conhecimento para que sejam usados com eficácia e sem prejuízo do equilibrio biológico.

Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 23/fev/2018, 10:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 238
Idade:
Localização: Póvoa de Varzim
Olá Rui,

Mantenho aquilo que disse... cada um fica com a sua verdade.

Biopellets é uma fonte de carbono que visavam substituir vodka, assim nao seria fastidioso dosear todos os dias, mas nao substitui, vodka continua a ter vantagens. Inclusive uso biopellets (para pequeno efeito constante) + vodka (para melhores resultados). Açucar nao é recomendado o seu uso, tras riscos acrescidos, vinagre é optimo para iniciados. As doses podes ir progressivamente aumentando, sem causar enevoamentos quer em biopellets quer em vodka.

hoje em dia há produtos direcionados não apenas para a redução dos nitratos/fosfatos, mas para a criaçao de biomassa que servem para alimento para corais como o sistema da Aquaforest NP-Pro + ProBioS que tem tudo o necessário para processar os nitratos e fosfatos de forma mais imediata, ou seja, fornece a fonte de carbono e as bactérias. https://aquaforest.eu/pt/product/np-pro/ https://aquaforest.eu/pt/product/probios/

O problema com as biopellets é o seu mau uso (ou seja, as biopellets nao tem a circulaçao necessaria, e o uso exagerado na fase inicial para criaçao da colonia que vai processar o carbono. Neste aquario nao parece haver essa questão, é usado com cuidados que nem seriam necessários.

É verdade que muitos corais consomem os nitratos em quantidades minimas, mas as biopellets vao processar os NP, que são prejudiciais pois criam algas e directamente nos corais que calcificam. Estes sistemas produzem biomassa que inicialmente era para ser processada pelo escumador (que é o que ele está a fazer). Mas muita gente viu vantagens nos proprios corais, isto é, as biopellets funcionam até sem escumador e corais como Acans e gonioporas parecem beneficiar com as biopellets, estando mais rechonchudas ou expandidas.

e quanto aos moles morrerem de fome, eu usava escumador acima do limite, biopellets e vodka, e os moles (sarcophyton, lobophytum, sinularias) foram o motivo pelo qual tive que aumentar o aquario, pois crescem muito rápido, mesmo apos frags.

Carvao e elementos traço... ouvia essa historia em agua doce. Primeira vez que ouço em agua salgada. Carvao é básico e necessário no reefing moderno, especialmente para mixed-reef, por causa da alelopatia dos corais moles e outros problemas na água. Não trás malefícios, bem pelo contrário.

Mensagem 24/fev/2018, 10:36

Grupo: Utilizadores Mensagens: 356
Idade: 43
Localização: Ourem
JAzevedo Escreveu:
IMG_1365.JPG



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk


Boas entao e esses resultados do triton ja vieram? As pellets que tens sao para no3.
Trocas o carvao de quanto em quanto tempo?
Se queres que te de a minha opiniao sincera eu seguia o concelho do Rui Gaspar, pois apos muitos anos neste hobby e a experimentar tudo e mais alguma coisa desde zeovits a outros demais dependendo das modas na altura cheguei a uma conclusao agua natural com fartura, mudas certinhas e religiosas todas as semanas e se tiveres um stress umas mudas mais frequentes como te disse o Rui e vais ver resultados a breve prazo.
Cada vez mais sou apologista do simplifica nao complica e andarmos aqui a dizer que as pellets sao para isto e para aquilo nao vai ajudar em nada quem esta a iniciar neste hobby e que ao fim ao cabo a ideia e ajudar quem esta a iniciar e com as nossas experiencias evitar que lhes aconteça o que ja nos aconteceu em tempos quando as tecnologias e informaçao sobre este hobby nao eram o que sao hoje.
Cumprimentos

Rui Vieira

VieiraSpot
http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=902&start=60

Mensagem 24/fev/2018, 14:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 238
Idade:
Localização: Póvoa de Varzim
nisso concordo... pois muito do que ele tinha, não precisava para manter alguns moles simples, e para quem não percebe as situações, o melhor é mesmo isso... TPAs, TPAs e TPAs, faz de pessoas que não percebem patavina, parecerem gurus. Mas a longo prazo será dificil andar com as TPAs certinhas.
Editado pela última vez por Pedro Vidal em 24/fev/2018, 18:24, num total de 1 vez.

Mensagem 24/fev/2018, 15:13

Grupo: Utilizadores Mensagens: 143
Idade:
Localização: Porto
Boa tarde
Neste momento continuo com as trocas semanais de 15%
Mantenho o carvão ativado , com substituição de 50ml semanais
Mantenho o reator de biopellets com 50ml
Limpeza dos filtros semanalmente
A água de reposição já com 0ppm
A água mantém-se um pouco baça , e a areia um pouco castanha


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Mensagem 24/fev/2018, 15:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 143
Idade:
Localização: Porto
Hoje queimou a Bomba de 4000lt da aquamedic
Só a utilizar a 100% a gebao RW8
A aguardar pela nova Bomba


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Mensagem 24/fev/2018, 15:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 143
Idade:
Localização: Porto
Skimmer a funcionar
Imagem


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Mensagem 24/fev/2018, 15:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 143
Idade:
Localização: Porto
ImagemImagem


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Mensagem 24/fev/2018, 15:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 143
Idade:
Localização: Porto
Imagem


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Mensagem 24/fev/2018, 15:24

Grupo: Utilizadores Mensagens: 143
Idade:
Localização: Porto
Imagem


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Mensagem 24/fev/2018, 15:24

Grupo: Utilizadores Mensagens: 143
Idade:
Localização: Porto
Reator biopellets
Imagem


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

AnteriorPróximo

Voltar para Discussão Geral



cron