Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Duvidas!

Duvidas!

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 02/mai/2018, 23:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 53
Idade: 20
Localização: Coimbra
Boas

Tenho um nano de cerca de 30 litros mais/menos, com neste momento um filtro de mochila eheim 130 carregado de rocha viva e alga chaetomorfa com uma luz dentro! Isso basta? Eu nao tenho visto a agua muito cristalina.. Será que devia mudar para skimmer de mochila como aquele da bubble magus?

PS: So tenho isso de circulaçao, basta acho..?

2 ponto, tenho uma kessil 360 , eu queria vende la e arranjar uma mais barata mas que sirva na mesma, pois nao estou com ideias de mudar de aquario, qual me recomendariam? Ps: tenho softs, e talvez intruduza um ou dois lps! Nada de Sps

Obrigado
PicoReef20L
Imagem
Abraço, Diogo

Mensagem 03/mai/2018, 09:33

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Quais as rotinas de manutenção do aquário? fazes TPA?

Quanto ao escumador para um aquário desse tamanho e uma TPA de 2l por semana não deverás precisar.

Iluminação é deixar-te ficar com a kessil a não ser que não estejas contente. Mas qq outra coisa deverás gastar mais dinheiro não só na compra mas também nos consumos.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 03/mai/2018, 16:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 238
Idade:
Localização: Póvoa de Varzim
tenho outra opinião e com alguns fundamentos


-um aquario pequeno NAO é recomendado a novatos por um conjunto de motivos; novatos ou com poucos conhecimentos devem ir sempre para aquario grande.
-a circulação é o mais importante num recife, mais que a luz... deves ter em media, 30 x a litragem.
-tb penso que deves manter essa Kessil
-escumador é importante por um conjunto de motivos: limpeza, oxigenação, correcções que vas fazer, remoção do biofilme... e a diferença nota-se bem nos corais e outros vivos. Faz diferença em TODOS os aquários. Agora não deves é ter muitas opções para aí.

Mensagem 28/jun/2018, 10:28

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Olá Diogo,
ao contrário do Pedro, não partilho da mesma opinião e não concordo com os fundamentos.

Comecei com um nano e já tive 2 ou 3 sem qualquer problemas, tenho alguma experiencia em nanos. Recomedo que comeces por aqui para tirares algumas duvidas:
viewtopic.php?f=4&t=3334

Quanto ás tuas duvidas mais especificas:
O que tens serve... se achas que a água não está muito cristalina aumenta a quantidade das tuas TPAs, no máximo acrescenta carvão activado na mochila, embora eu não seja muito adepto do carvão. Atenção á quantidade da comida que estás a dar, pode estar a influenciar a qualidade da água.
A Kessil é um excelente foco mas sou suspeito no assunto pois já as uso á bastante tempo... eu manteria. E podes colocar sps também se quiseres desde que não sejam demasiadao exigentes.

PS - Dá uma olhada em Nanoreef.com, vais gostar de ver lá uns belos nanos.


Voltar para Discussão Geral



cron