Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Reator de Cálcio - Ajuda na calibração

Reator de Cálcio - Ajuda na calibração

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Ricardo Pinto Escreveu:
Com esses cálculos fizeste-me lembrar de uma calculadora que eu tinha visto em tempos....
Fui à procura no Google e achei:

http://reef.diesyst.com/reactor/reactor.html


Ora confirma a ver se está certo.

Um abraço

Enviado do meu SM-G955F através do Tapatalk


Boa tarde Ricardo,

Obrigado por partilhares a tabela. Já testei e dá IGUAL ou seja 1dkh :-bd


Abraço
Miguel


Grupo: Utilizadores Mensagens: 254
Idade:
Boas
Alguns fabricantes recomendam 6 a 6.5 ph dentro do reactor de modo a dissolver a midia que por sua vez se dissolve uniformemente. ..igual kh ou calcio , quanto muito dependeria da midia ter mais ou menos dum destes itens... o facto de ter mais ou menos gotas por segundo dependerá do tamanho do reactor diria eu :) assim como o ph na agua no interior tb dependera do caudal de saída :) ...de que vale ter 10 gotas segundo se a água sai direto sem ser gota a gota?
Basicamente tudo está interligado.
Relativamente à ligação fluxo/kh/ph tb me parece que esteja ligado ao co2 na saída....
Cumps

Cumprimentos
Nelsom Dias

Sent from my SM-G900F using Tapatalk


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Uso um reactor Deltec PF601 mas mudei o seu modo de funcionamento.

Deixem-me explicar. Ao olhar para reactores como o DasTaCo e os novos PacSun o modo de funcionamento é ligeiramente diferente. Eles usam uma concentração de CO2 medida por um sensor óptico (criam uma bolha de CO2 e medem a sua dimensão) e depois a água a passar por essa bolha é saturada, dissolve a media e doseia à medida no sistema.

Olhando para isto e como o Deltec PF601 tem recirculação interna o que decidi fazer foi configurar o pH dentro do reactor através do controlador de pH e depois doseio aquele líquido saturado à medida das necessidades com uma bomba peristáltica.

É como ter um empregado a fazer constantemente soluções de balling para mim.

Assim estou com pH dentro do reactor a 5.90 a 5.95, uso a mídia ARM Coarse e estou a dosear neste momento cerca de 40l por dia divididos em cerca de 280ml a cada 10m.

Estou com um KH super estável nos 7.2dKH

KH à saída do reactor a 30dKH

Se o KH começa a descer ... então subo o valor de doseamento. Tal como se faria no Balling.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas,

Uso um reactor Deltec PF601 mas mudei o seu modo de funcionamento.

Deixem-me explicar. Ao olhar para reactores como o DasTaCo e os novos PacSun o modo de funcionamento é ligeiramente diferente. Eles usam uma concentração de CO2 medida por um sensor óptico (criam uma bolha de CO2 e medem a sua dimensão) e depois a água a passar por essa bolha é saturada, dissolve a media e doseia à medida no sistema.

Olhando para isto e como o Deltec PF601 tem recirculação interna o que decidi fazer foi configurar o pH dentro do reactor através do controlador de pH e depois doseio aquele líquido saturado à medida das necessidades com uma bomba peristáltica.

É como ter um empregado a fazer constantemente soluções de balling para mim.

Assim estou com pH dentro do reactor a 5.90 a 5.95, uso a mídia ARM Coarse e estou a dosear neste momento cerca de 40l por dia divididos em cerca de 280ml a cada 10m.

Estou com um KH super estável nos 7.2dKH

KH à saída do reactor a 30dKH

Se o KH começa a descer ... então subo o valor de doseamento. Tal como se faria no Balling.

Abraços,
Rui


rui e ao fazeres esse doseamento como repoes a agua no reactor ? do aquario ou osmose ?


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Bruno Escaleira Escreveu:
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas,

Uso um reactor Deltec PF601 mas mudei o seu modo de funcionamento.

Deixem-me explicar. Ao olhar para reactores como o DasTaCo e os novos PacSun o modo de funcionamento é ligeiramente diferente. Eles usam uma concentração de CO2 medida por um sensor óptico (criam uma bolha de CO2 e medem a sua dimensão) e depois a água a passar por essa bolha é saturada, dissolve a media e doseia à medida no sistema.

Olhando para isto e como o Deltec PF601 tem recirculação interna o que decidi fazer foi configurar o pH dentro do reactor através do controlador de pH e depois doseio aquele líquido saturado à medida das necessidades com uma bomba peristáltica.

É como ter um empregado a fazer constantemente soluções de balling para mim.

Assim estou com pH dentro do reactor a 5.90 a 5.95, uso a mídia ARM Coarse e estou a dosear neste momento cerca de 40l por dia divididos em cerca de 280ml a cada 10m.

Estou com um KH super estável nos 7.2dKH

KH à saída do reactor a 30dKH

Se o KH começa a descer ... então subo o valor de doseamento. Tal como se faria no Balling.

Abraços,
Rui


rui e ao fazeres esse doseamento como repoes a agua no reactor ? do aquario ou osmose ?


:-? :-? :-?
Então a doseadora puxa a água do aquário para dentro do reactor e "transborda" para dentro do aquário ...

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Nelsom Dias Escreveu:
Boas
Alguns fabricantes recomendam 6 a 6.5 ph dentro do reactor de modo a dissolver a midia que por sua vez se dissolve uniformemente. ..igual kh ou calcio , quanto muito dependeria da midia ter mais ou menos dum destes itens... o facto de ter mais ou menos gotas por segundo dependerá do tamanho do reactor diria eu :) assim como o ph na agua no interior tb dependera do caudal de saída :) ...de que vale ter 10 gotas segundo se a água sai direto sem ser gota a gota?
Basicamente tudo está interligado.
Relativamente à ligação fluxo/kh/ph tb me parece que esteja ligado ao co2 na saída....
Cumps

Cumprimentos
Nelsom Dias

Sent from my SM-G900F using Tapatalk


Bom dia Nelson,

Obrigado por participares.

Como tens calibrado o teu Reator?

Quantidade de água do sistema, quantidade de mídia, Valores de PH quantidade de gotas, fluxo, etc?

É esse tipo de informação que gostava que partilhassem, porque acho que toda a gente sabe como funciona um RC.

Abraço
Miguel


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas,

Uso um reactor Deltec PF601 mas mudei o seu modo de funcionamento.

Deixem-me explicar. Ao olhar para reactores como o DasTaCo e os novos PacSun o modo de funcionamento é ligeiramente diferente. Eles usam uma concentração de CO2 medida por um sensor óptico (criam uma bolha de CO2 e medem a sua dimensão) e depois a água a passar por essa bolha é saturada, dissolve a media e doseia à medida no sistema.

Olhando para isto e como o Deltec PF601 tem recirculação interna o que decidi fazer foi configurar o pH dentro do reactor através do controlador de pH e depois doseio aquele líquido saturado à medida das necessidades com uma bomba peristáltica.

É como ter um empregado a fazer constantemente soluções de balling para mim.

Assim estou com pH dentro do reactor a 5.90 a 5.95, uso a mídia ARM Coarse e estou a dosear neste momento cerca de 40l por dia divididos em cerca de 280ml a cada 10m.

Estou com um KH super estável nos 7.2dKH

KH à saída do reactor a 30dKH

Se o KH começa a descer ... então subo o valor de doseamento. Tal como se faria no Balling.

Abraços,
Rui


Olá Rui.

Obrigado, é esse tipo de informação que me fez criar este post. Andas muito próximo da minha calibração. eu tenho um bocadinho de mais fluxo e menos valor de KH à saida.

Mas estou a baixar agora o fluxo e a quantidade de co2 na entrada. Neste momento tenho um fluxo de 16 Litros por dia em modo contínuo. O valor do KH ainda não medi só vou fazer isso hoje à noite. :D :D :D

Duas razões levaram-me a reduzir a entrada de CO2:

1- Com excesso de bolha o meu reator baixa o nível de água dentro dele e em menos de uma semana fica ao nível da saída... (deve ser fraco o equipamento ou tem algum defeito)

2 - Poupa-se CO2 =)) =)) =))


Mais uma vez obrigado pela tua Partilha de funcionamento do teu Reator. :-bd

Abraço
Miguel


Grupo: Utilizadores Mensagens: 254
Idade:
Olá Miguel, faço como expliquei...
Manter interior a 6.5 ph .
Verificar o valor cálcio no aquário. ..aumento ou baixo as gotas de saida se necessitar de alterar os valores do calcio no aquário... tenho midia da arm tb com magnésio ( pra regular os 2 valores ) , saida deve estar ccom umas 3/4 gotas segundo e entrada a 1 gota co2 segundo .
Uso um reactor da blau pra 500 litros (que é o meu sistema ) tenho 90 % corais duros .
Ps ocasionalmente adiciono no reactor bocados de corais mortos pra os reaproveitar de algum modo :)

Cumprimentos

Sent from my SM-G900F using Tapatalk


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Nelsom Dias Escreveu:
Olá Miguel, faço como expliquei...
Manter interior a 6.5 ph .
Verificar o valor cálcio no aquário. ..aumento ou baixo as gotas de saida se necessitar de alterar os valores do calcio no aquário... tenho midia da arm tb com magnésio ( pra regular os 2 valores ) , saida deve estar ccom umas 3/4 gotas segundo e entrada a 1 gota co2 segundo .
Uso um reactor da blau pra 500 litros (que é o meu sistema ) tenho 90 % corais duros .
Ps ocasionalmente adiciono no reactor bocados de corais mortos pra os reaproveitar de algum modo :)

Cumprimentos

Sent from my SM-G900F using Tapatalk


Muito Obrigado Nelson,


Neste momentos estou com uma configuração igual ... a avaliar pelas gotas :D

Abraço
Miguel

Anterior

Voltar para Discussão Geral



cron