Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Vermes, nocivo ou benéfico?

Vermes, nocivo ou benéfico?

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 07/Oct/2012, 22:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 8
Idade: 50
Olá a todos,
Após actualização e renovação do meu aquário este fds, passei por efectuar uma limpeza a Rocha do aquario conforme aconselhado pelo amigo Carlos Mota.

Acabei por encontrar um habitante que quando esticou tinha cerca de 1,5m ao retirar parti-o algumas vezes:Imagem

Serão estes habitantes prejudiciais ou benéficos ao sistema?

Tenho conhecimento de algo semelhante que prejudicou a tubagem da circulação no conhecido: "Oregon Reef"
http://www.oregonreef.com/sub_worm.htm



Sent from my iPhone using Tapatalk
Editado pela última vez por Henrique Oliveira em 08/Oct/2012, 11:53, num total de 2 vezes.
Fiquem Bem,

Henrique Oliveira


Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Idade: 46
Localização: Lousada
São vermes eunicides.
Altamente predatórios e prejuciais em sistemas fechados como os nossos, logo, indesejáveis.
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

I like to glue animals to rocks and put disturbing amounts of electricity and saltwater next to each other.

My reef: viewtopic.php?f=7&t=531


Grupo: Utilizadores Mensagens: 8
Idade: 50
César Soares Escreveu:
São vermes eunicides.
Altamente predatórios e prejuciais em sistemas fechados como os nossos, logo, indesejáveis.


Obrigado César.
Já o tinha visto há tempos a circular a noite mas nunca liguei, já vi que fiz mal.

Pelo que pesquisei sao bastante frequentes e a única forma de os extrair e identificando a pedra em que habitam e retira-la a fim de o fazer sair com agua doce.

Já Agora...
Um dia depois, e ao sol, ainda se mexe!


Sent from my iPhone using Tapatalk
Fiquem Bem,

Henrique Oliveira


Grupo: Utilizadores Mensagens: 129
Idade: 43
se eu apanha-se uma coisa dessas no meu aquário acho que metia lexivia lá para dentro .... :ymsick:
O meu Aquário:
http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=754


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Se são aqueles que se escondem no areão, sempre tive disso e ajudam a movimentar o areão...

Nunca tive qualquer problemas com eles, antes pelo contrário!


Grupo: Utilizadores Mensagens: 8
Idade: 50
Hugo viva,
Esses a que te referes sao consideravelmente mais pequenos ao contrario deste como referiu o César e bem, nao remexem o areao mas sim os zoanthus e pólipos dos sps sendo de todo indesejáveis ao nosso hobby.
Abraço



Sent from my iPhone using Tapatalk
Fiquem Bem,

Henrique Oliveira


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Não sei quanto mede esse, mas eu cheguei a ter um de 87cm e outros lá perto...
Mas deve ser outra coisa então!

Se é bicho, MATA!!! :D


Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Idade: 46
Localização: Lousada
Hugo, com esse tamanho qualquer verme pode ser predador de peixes, invertebrados etc.
Acho que o do Henrique tinha cerca de 1,5 m... Eu tive um em tempos que tinha cerca de meio metro (eunicide) e deu-me cabo de uma serie de tridacnas. Já para não falar em desaparecimentos misteriosos que mais tarde percebi qual a causa..
O Duarte Araújo teve um ha uns tempos que arrastava os corais e devorava-os. Desapareciam corais inteiros..
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

I like to glue animals to rocks and put disturbing amounts of electricity and saltwater next to each other.

My reef: viewtopic.php?f=7&t=531


Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Em relação aos vermes depende muita da especie... já tives vários bem grandes e um com 1,50m também. Não fazia mal a nada, apenas comia restos de comida mas era um bristle worm.

Essa que tens ai parece mais fire-worm e ai sim fica bem mais complicado e são bastante chatas, inclusive o veneno que algumas tem na própria pele/espinhos.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 8
Idade: 50
Marco Madeira Escreveu:
Em relação aos vermes depende muita da especie... já tives vários bem grandes e um com 1,50m também. Não fazia mal a nada, apenas comia restos de comida mas era um bristle worm.

Essa que tens ai parece mais fire-worm e ai sim fica bem mais complicado e são bastante chatas, inclusive o veneno que algumas tem na própria pele/espinhos.


Olá Marco, :ympeace:

Parece-me que fire-worm não será. Até porque têm aquele aspecto mais "felpudo" e "fofo" nas patas :ymsick: para além de me dar ideia de que não cresce tanto.

Olhando para um eunicidae worm, aí sim, parece-me muito mais semelhante em caracteristicas fisicas.

E verifiquei na altura do desleixe do aquario varios corais e pequenas pedras "transportados" e "colados" em amontoado á porta de "casa" incluindo clavularia.
Ou seja, pensei que poderia ate ser um caranguejo (que tb la tenho) mas inclino-me agora para o eunicidae worm com aptidoes para a construçao civil =)) =)) =))


Ja agora... esta morto finalmente após tanto tempo fora de agua
Fiquem Bem,

Henrique Oliveira


Voltar para Discussão Geral