Fórum Aquariofilia Marinha Peixes, Corais & Invertebrados Possivel flatworm??

Possivel flatworm??

Fórum para discussão e identificação de peixes, corais e invertebrados. O que colocar, quando colocar, compatibilidade, alimentação, doenças, comportamento e condições de manutenção.
Mensagem 22/jun/2014, 03:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Idade:
Localização: Condeixa a Nova
Viva pessoal,

Depois de uma remodelação no layout dos corais, antes de ir deitar, vim verificar como estavam as coisas. Vi uma coisa idêntica à imagem estatulada no vidro. Tinha cerca de 3mm*2mm. Vim verificar o que poderia ser e vi que pode ser uma possivel flatworm Waminoa sp.

Imagem

Sei que a a pergunta é esquisita, porque se é idêntico à imagem é porque é certo? Mas o que fazer? preocupar-me ou nem por isso?

Ao tentar retirar a coisa com o dedo, esta desfez-se. Digamos dissolveu-se assim que toquei.

Cump

Mensagem 22/jun/2014, 11:01

Grupo: Fundadores Mensagens: 745
Idade: 52
Localização: rua dr.mota pinto 633 4505 495 lobão

Boas

Sim, são Flatworm cuidado que depressa vira praga

,

Enviado do meu SM-N9005 através de Tapatalk
O valor das coisas não está no tempo que eles duram,mas na intensidade com que acontecem.
"por isso,existem momentos inesquecíveis ,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

"Fernando Pessoa"

Cumprimentos

Carlos Mota

Mensagem 22/jun/2014, 20:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Idade:
Localização: Condeixa a Nova
Carlos Mota Escreveu:
Boas

Sim, são Flatworm cuidado que depressa vira praga

,

Enviado do meu SM-N9005 através de Tapatalk


O que fazer neste caso?

Mensagem 23/jun/2014, 13:35

Grupo: Utilizadores Mensagens: 328
Idade: 67
Localização: Charneca de Caparica
Boas Vítor, vai a este link onde tu também participas-te tens lá toda a explicação.

viewtopic.php?f=5&t=3563
Não é triste mudar de ideias, triste é não ter ideias para mudar.

Abraço
José Santos

www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Mensagem 23/jun/2014, 19:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Idade:
Localização: Condeixa a Nova
Pois, mas ainda não vi nenhum coral a ficar mal. Como eide eu saber que coral está a ficar contaminado?

Obrigado pela ajuda

Mensagem 24/jun/2014, 13:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Vitor Pedroso Escreveu:
Pois, mas ainda não vi nenhum coral a ficar mal. Como eide eu saber que coral está a ficar contaminado?

Obrigado pela ajuda



Olá Vitor,

Aparentemente as planárias que tens no aquário, não são as descritas pelo Artur no post dele (AEFWs), até porque penso não tens acroporas neste momento no teu aquário.

Se elas forem e hão ir, para os corais, pois alimentam-se pelo menos do muco dos corais, podes optar por dar um banho ao coral com um produto à base de iodo (para LPSs), ou outro, ou até por mergulhares o coral (só moles e LPSs), em água de osmose, durante 30 segundos no máximo e agitar o coral para soltar as planárias.

Neste momento e como ainda não tens propriamente uma praga, aconselho uma solução mais natural, introduzindo um peixe predador, da família dos Wrasses, tipo Halichoeres crysus, H. melanurus, ou H. marginatus, ou dois deles introduzidos simultaneamente.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 24/jun/2014, 13:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 328
Idade: 67
Localização: Charneca de Caparica
Boas,
Cesar, uma pergunta as planárias só circulam nas acroporas?
Não é triste mudar de ideias, triste é não ter ideias para mudar.

Abraço
José Santos

www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Mensagem 24/jun/2014, 14:05

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Olá José,

As planárias conhecidas como AEFW (Acropora Eating Flat Worm), só existem se houver acroporas; as planárias Waminoa sp., parasitam todo o tipo de corais, mas mais frequentemente LPSs.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 24/jun/2014, 21:25

Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Idade:
Localização: Condeixa a Nova
César Silvério Escreveu:
Vitor Pedroso Escreveu:
Pois, mas ainda não vi nenhum coral a ficar mal. Como eide eu saber que coral está a ficar contaminado?

Obrigado pela ajuda



Olá Vitor,

Aparentemente as planárias que tens no aquário, não são as descritas pelo Artur no post dele (AEFWs), até porque penso não tens acroporas neste momento no teu aquário.

Se elas forem e hão ir, para os corais, pois alimentam-se pelo menos do muco dos corais, podes optar por dar um banho ao coral com um produto à base de iodo (para LPSs), ou outro, ou até por mergulhares o coral (só moles e LPSs), em água de osmose, durante 30 segundos no máximo e agitar o coral para soltar as planárias.

Neste momento e como ainda não tens propriamente uma praga, aconselho uma solução mais natural, introduzindo um peixe predador, da família dos Wrasses, tipo Halichoeres crysus, H. melanurus, ou H. marginatus, ou dois deles introduzidos simultaneamente.

Abraço


Como já disse ainda não tenho nenhum coral que demonstre sinais de algo estár mal. Como posso saber que coral está infectado?

Neste momento tenho uma frag de acropora mas está boa de saude. Como disse ainda nada demonstra sinais de mau estár.
Cheira-me que 3f vou fazer uma visita à fishplanet e trazer uns amigos antes que algo comece a dar para o torto.

(Será que não podia ter acontecido antes de colar os corais?!!!!!)

Mensagem 25/jun/2014, 12:55

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Vitor Pedroso Escreveu:
Pois, mas ainda não vi nenhum coral a ficar mal. Como eide eu saber que coral está a ficar contaminado?

Obrigado pela ajuda


Olá Vitor,

O coral estará a ficar contaminado se vires planárias em cima dele; não te preocupes com a acropora, pois não é o coral mais susceptível a ataques, por parte desse tipo de planárias.

Está atento aos LPSs, tipo euphyllias e catalaphylias e outros carnudos, pois são estes normalmente os principais alvos dessas meninas.

Compra um dos peixes que te recomendei e não te preocupes, para já, muito com isso, pois se prevenires de imediato não vais ter problemas graves.

E compra um produto para dar banho aos corais antes de os introduzires no aquário e se fizeres isso sistematicamente, vais ver que evitas muitos problemas desses e doutros.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 25/jun/2014, 13:24

Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Idade:
Localização: Condeixa a Nova
César Silvério Escreveu:
Vitor Pedroso Escreveu:
Pois, mas ainda não vi nenhum coral a ficar mal. Como eide eu saber que coral está a ficar contaminado?

Obrigado pela ajuda


Olá Vitor,

O coral estará a ficar contaminado se vires planárias em cima dele; não te preocupes com a acropora, pois não é o coral mais susceptível a ataques, por parte desse tipo de planárias.

Está atento aos LPSs, tipo euphyllias e catalaphylias e outros carnudos, pois são estes normalmente os principais alvos dessas meninas.

Compra um dos peixes que te recomendei e não te preocupes, para já, muito com isso, pois se prevenires de imediato não vais ter problemas graves.

E compra um produto para dar banho aos corais antes de os introduzires no aquário e se fizeres isso sistematicamente, vais ver que evitas muitos problemas desses e doutros.

Abraço


Obrigado.

Vou então comprar um Halichoeres Chrysus. Como ainda não vejo sinais de contaminação, possa ser que um surta efeito. Mais tarde compro, se for necessário um H. melanurus pois gostei muito do seu aspecto.
Não comprei este antes porque não encontrei à venda.

Abraços e obrigado

Mensagem 25/jun/2014, 15:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 244
Idade: 41
Localização: Santo Estevão, Benavente
Boas Vítor.
Desculpa usar o teu topico para fazer perguntas mas acho que são relevantes talvez ate para ti.
O chrysus adapta-se bem com pouca areia?
E quanto ao banho nos corais, será que não é demasiado agressivo faze-lo a entrada?
Tendo em conta o stress do transporte e a climatização a um sistema novo?

Abraço
Andrė Salgado
Abraço
André Salgado

Mensagem 25/jun/2014, 16:08

Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Idade:
Localização: Condeixa a Nova
André Salgado Escreveu:
Boas Vítor.
Desculpa usar o teu topico para fazer perguntas mas acho que são relevantes talvez ate para ti.
O chrysus adapta-se bem com pouca areia?
E quanto ao banho nos corais, será que não é demasiado agressivo faze-lo a entrada?
Tendo em conta o stress do transporte e a climatização a um sistema novo?

Abraço
Andrė Salgado


Afinal a compra do chrysus fica adiada. Não há em stock.
Eu também tenho pouca areia, cerca de 1cm em toda a volta. Existem pontos em que há mais mas muito poucos.

Quanto ao banho nos corais, penso que não. Podem talvez demorar mais a expandir.

Mensagem 25/jun/2014, 16:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Olá Vitor,

Se tivesses mais um bocadinho de areia, era melhor, mas se tiveres na rochas alguns esconderijos, também serve.

Quanto aos banhos, são a melhor coisa para prevenir pragas nos aquários; banhos com produtos à base de iodo para moles e LPSs e tipo Ultra Pest Control para SPSs.

Estes tratamentos devem usar-se com precaução, ou não devem ser usados em Acroporas de profundidade, tipo echinatas e afins.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 25/jun/2014, 17:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Idade:
Localização: Condeixa a Nova
César Silvério Escreveu:
Olá Vitor,

Se tivesses mais um bocadinho de areia, era melhor, mas se tiveres na rochas alguns esconderijos, também serve.

Quanto aos banhos, são a melhor coisa para prevenir pragas nos aquários; banhos com produtos à base de iodo para moles e LPSs e tipo Ultra Pest Control para SPSs.

Estes tratamentos devem usar-se com precaução, ou não devem ser usados em Acroporas de profundidade, tipo echinatas e afins.

Abraço


Pois, de todos os peixes que recomendas-te, qual o mais eficaz? Visto que o chrysus só está disponivel depois de 6f.

Mensagem 25/jun/2014, 19:04

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Vitor,

Isso depende de individuo para individuo, mas talvez os mais eficazes sejam o H. melanurus e depois o H. marginatus, mas também são seguramente mais difíceis de arranjar que o H. crysus.

Para um aquário pequeno, o H. crysus, é provavelmente a melhor escolha e a que te limita menos em termos de futuras introduções, pois o H. melanurus é mais sensível/difícil e o H. marginatus mais agressivo.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 25/jun/2014, 20:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Idade:
Localização: Condeixa a Nova
César Silvério Escreveu:
Vitor,

Isso depende de individuo para individuo, mas talvez os mais eficazes sejam o H. melanurus e depois o H. marginatus, mas também são seguramente mais difíceis de arranjar que o H. crysus.

Para um aquário pequeno, o H. crysus, é provavelmente a melhor escolha e a que te limita menos em termos de futuras introduções, pois o H. melanurus é mais sensível/difícil e o H. marginatus mais agressivo.

Abraço


Vou então avançar com a compra do chrysus. O meu aquario só tem 300L e ainda só tem 2meses :D

Obrigado pela ajuda

Mensagem 25/jun/2014, 22:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Idade:
Localização: Condeixa a Nova
Descubri o coral afectado, é a euphyllia hammer head. :(( :-ss

E agora? Que melhor tratamento posso dar para eliminar isto? Sigo o outro tópico ou apenas compro o CHRYSUS? É que se assim for vou avançar com a compra do produto da BAYER a não ser que digam que haverá melhor solução.

Imagem

CUMP

Mensagem 26/jun/2014, 13:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Vitor,

O produto da Bayer destina-se sobretudo a AEFWs, o que não é o teu caso; para esse tipo de planárias qualquer produto à base de iodo (Reef Dip, por exemplo), ou até outro sem iodo tipo Coral RX/Ultra Pest Control, ou até um mergulho da euphyllia, durante alguns segundos em água de osmose, resolve isso.

Vai com calma que isso não é grave e começa a dar banhos a todos os corais antes de os introduzires no aquário; embora não sendo remédio santo, porque os corais também podem trazer ovos, os banhos evitam muitos problemas.

Aos corais com planárias,faz dois ou três banhos com intervalos de cinco/seis dias por causa dos ovos, pois estes produtos não actuam nos ovos.


E compra o H. chrysus!

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 26/jun/2014, 15:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Idade:
Localização: Condeixa a Nova
César Silvério Escreveu:
Vitor,

O produto da Bayer destina-se sobretudo a AEFWs, o que não é o teu caso; para esse tipo de planárias qualquer produto à base de iodo (Reef Dip, por exemplo), ou até outro sem iodo tipo Coral RX/Ultra Pest Control, ou até um mergulho da euphyllia, durante alguns segundos em água de osmose, resolve isso.

Vai com calma que isso não é grave e começa a dar banhos a todos os corais antes de os introduzires no aquário; embora não sendo remédio santo, porque os corais também podem trazer ovos, os banhos evitam muitos problemas.

Aos corais com planárias,faz dois ou três banhos com intervalos de cinco/seis dias por causa dos ovos, pois estes produtos não actuam nos ovos.

Abraço


Entre esse produtos qual o mais indicado para uso geral (e que combata estas amigas)? Deduzo que o Reef Dip seja o que usas por ter sido o primeiro a citar.

Sendo assim, será melhor mergulhar todos os corais ou apenas os mais "carnudos"?

Cump

Próximo

Voltar para Peixes, Corais & Invertebrados



cron