Fórum Aquariofilia Marinha Peixes, Corais & Invertebrados 1ª Postura Casal de Percula e Ocellaris

1ª Postura Casal de Percula e Ocellaris

Fórum para discussão e identificação de peixes, corais e invertebrados. O que colocar, quando colocar, compatibilidade, alimentação, doenças, comportamento e condições de manutenção.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 135
Idade:
Localização: Funchal
Estou a construir uma estação de reprodução/fabrico de phyto ( 7 garrafas de 2 L ), artemia ( 3 garrafas de 2 L ) e Rotiferos ( aqua pequeno e um balde de 25 L. Já adquiri duas calhas para duas t5 54 w, e tenho já os recepientes, as mangueiras de ar, uma «bomba de ar de 4 saidas que faz 758L/h de ar, etc... quando estiver pronto meto fotos.

de qualquer forma a reprodução a sério, só vou iniciar no final de Setembro pois vou de férias e depois tenho provas de pesca que me obrigam a estar 2/3 dias fora de casa, o que não permite iniciaar a criação.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 80
Idade: 64
Localização: Açores

Força nisso Marco, e toda a sorte do Mundo.

:-BD
Cumprimentos

João Jordão

O meu reef http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3450


Grupo: Utilizadores Mensagens: 135
Idade:
Localização: Funchal
Aqui estou a actualizar : Já tenho a plataforma de criação de phyto e artemia pronto, bem como o aquario que vai receber as larvas e o balde para os rotiferos.

Imagem

Quanto ás posturas, estas continuam com uma regularidade impressionante, sendo que na penultima foram 501 ovos. Esta tarde estão a colocar novamente, e num dos azulejos que coloquei, e ainda estão a colocar neste momento. Tal facto irá facilitar e muito a retirada dos ovos.

Estou a preparar o video onde verão claramente a femea a colar os ovos na superficie do azulejo

Edit: Esta é a varanda do meu apartamento, acham que a mulher vai pedir o divórcio, ou por-me as malas à porta lol? Quando entrou a estação de phyto em casa: " para onde vai isso? lol.. errrr vai para a varanda mas só enquanto aliemnto os palhacitos...
Editado pela última vez por Marco Fernandes em 12/set/2012, 22:29, num total de 1 vez.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 135
Idade:
Localização: Funchal
Aqui vai o video : Vão gostar pois dá para ver o ovopositor e a femea a " colar " as larvas . ;)



Grupo: Utilizadores Mensagens: 312
Idade: 48
Localização: S.Domingos de Rana

Olá Marco,

Vais bem lançado na aventura de criação de peixes palhaço, essa estação de cultivo de plâncton está "à maneira" :)

Gostava de saber ao fim de quantos dias é que os ovos eclodem?

Qual o fotoperíodo, pH e Temp. do aquário onde está o casal?

Como é que estás a planear remover os alevins? No meu caso tenho azulejos iguais na sump (para terem biofilme) para quando houver posturas substituir o azulejo com ovos por outro, minimizando o impacto emocional sobre o casal.

abraço e força nisso!
facebook.com/zoacorals


Grupo: Utilizadores Mensagens: 135
Idade:
Localização: Funchal
Tenho 6 x 39wts t5 a ligar ás 13:30 e desligar perto das 22:30

PH - entre 8,50 - 8,65
Temp - nesta altura entre 26,5 e por vezes chega aos 28
Tambem vou colocar um azulejo parecido na sump para posterior troca.

Os ovos levam 10 dias a eclodir e os palhaços voltam a por passados 2 dias.

Vou remover no dia da eclosão o azulejo e coloco num aqua com agua retirada do aquário principal, ligo uma pedra difusora por baixo do azulejo para arear os ovos até à eclosão, e na manha seguinte começo com rotiferos.


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Marco Fernandes Escreveu:
Tenho 6 x 39wts t5 a ligar ás 13:30 e desligar perto das 22:30

PH - entre 8,50 - 8,65
Temp - nesta altura entre 26,5 e por vezes chega aos 28
Tambem vou colocar um azulejo parecido na sump para posterior troca.

Os ovos levam 10 dias a eclodir e os palhaços voltam a por passados 2 dias.

Vou remover no dia da eclosão o azulejo e coloco num aqua com agua retirada do aquário principal, ligo uma pedra difusora por baixo do azulejo para arear os ovos até à eclosão, e na manha seguinte começo com rotiferos.



Boas,

Esse valor de pH não está demasiado elevado?
De resto muitos parabéns por tudo ... Excelente!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 312
Idade: 48
Localização: S.Domingos de Rana

Marco Fernandes Escreveu:
Vou remover no dia da eclosão o azulejo e coloco num aqua com agua retirada do aquário principal, ligo uma pedra difusora por baixo do azulejo para arear os ovos até à eclosão, e na manha seguinte começo com rotiferos.


Um pormenor, não tenhas receio de arejar bem os ovos, eles estão bem fixos ao azulejo e algumas posturas demoram até 24h a eclodir na sua totalidade. É também importante teres toda a cadeia alimentar preparada, nos primeiros tempos precisam de alimento em abundância sempre disponível. Um dos primeiros desafios com que te vais deparar é manter a água com excelente qualidade e comida abundante, só se consegue fazendo trocas diárias e aspirando todos os sedimentos e alevins mortos diáriamente. Podes também arranjar um bidon grande com água salgada à mesma temperatura, pH e salinidade e manteres a maternidade em circuito aberto.

abraço
facebook.com/zoacorals


Grupo: Utilizadores Mensagens: 135
Idade:
Localização: Funchal
Obrigado pelas dicas.

É sempre bom reforçar a confiança no nosso rumo, quando alguem com experiencia na matéria nos incentiva e diz que estamos no bom caminho.

Duas perguntas: como controlas a quantidade de rotiferos que lhes dás, e qual as doses diárias que recomendas? Tou a pensar começar com pouca agua na maternidade ( 5G) e depois durante uma semana, após o segundo dia tiro 1G e meto 2 G de fresca, sendo que a introdução da agua fresca é feita com sistema pingo a pingo

Já agora que iluminação aconselhas? comprei uma lampada de 13 Wts, pois li que pouca eles não conseguem caçar os rotiferos e muita fere a vista e eles não sobem na coluna de água?

Quanto ao PH, eu também acho que está um pouco elevado, mas não acho que seja dramático. Soluções para baixar um pouco?


Grupo: Utilizadores Mensagens: 312
Idade: 48
Localização: S.Domingos de Rana

Marco Fernandes Escreveu:
Quanto ao PH, eu também acho que está um pouco elevado, mas não acho que seja dramático. Soluções para baixar um pouco?


Marco, como é que fazes a medição do pH? Diria que esses valores não devem ser reais, experimenta fazer uma medição com um bom aparelho medidor de pH recentemente calibrado para soluções alcalinas (pH=7 e pH9). Fazes a compensação automática da evaporação com kalkwasser? Qual é a taxa de evaporação semanal?

abraço
facebook.com/zoacorals


Grupo: Utilizadores Mensagens: 135
Idade:
Localização: Funchal
Tenho um medidor bom, mas é capaz de estar descalibrado, vou tentar calibrar. Esta a evaporar cerca de 30 L ( sistema tem cerca de 230 L )semanais nesta altura.
Tenho balling , introduzindo nesta altura cerca de 58 ml dia de KH.

Gostaria que respondesses ás questões que coloquei acerca da criação de palhaços

obrigado


Grupo: Utilizadores Mensagens: 135
Idade:
Localização: Funchal
Vou ver se tento tirar a postura que deve eclodir no outro fim de semana, mas isso está dependente da minha cultura de rotiferos acabadinha de chegar crescer o suficiente até lá, o que acho dificil. Neste momento está com 1 por ml o que é manifestamente pouco.

Infelizmente tive de importar os bichos de UK pois por cá ninguem me conseguiu arranjar.

Aqui fica um videozito que fiz com rotiferos numa gota ao conta-los



Grupo: Utilizadores Mensagens: 135
Idade:
Localização: Funchal
Boas,

Ontem comecei a aventura com a passagem do azulejo com os ovos para o aquário de criação por volta das 17h, e para minha surpresa quando acabava de afinar o ar, vi o meu primeiro palhacito a nadar. Que emoção!!

Até à noite, eclodiram apenas mais 2, e esta manha já vão em doze. Encontrei três mortos o que acho ser normal.

Mal possa coloco foto ou video.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 135
Idade:
Localização: Funchal
Aqui fica o video e entretanto ja são pelo menos 18



Grupo: Fundadores Mensagens: 620
Idade: 36
Localização: Funchal, Madeira & London, UK

Muito bom :D :D à espera para ver quantos é que já terá agora!!?!?!?!

Aguardamos mais um video hehe
Cumprimentos,
Pedro

O meu reef :) The Island Reef


Grupo: Utilizadores Mensagens: 312
Idade: 48
Localização: S.Domingos de Rana

Boas,

Fantástico Marco, andam bem activos. Podes remover o azulejo dessa maternidade. Tens filtragem biológica nesse aquário?

No vídeo parece que tens uma densidade baixa de alimento, podes deitar rotíferos com alga misturada, assim os rotíferos vão-se alimentando da alga. Neste altura é importante manter também a qualidade de água, TPS diárias com aspiração de todos os detritos, usa a mangueira de ar com um tubo rígido na ponta.

O meu casal fez a semana passada a primeira postura.

abraço
facebook.com/zoacorals


Grupo: Utilizadores Mensagens: 135
Idade:
Localização: Funchal
Nao posso remover aindao azulejo, pois ainda lá está metade da postura

Cheguei a casa agora e são já cerca de 30 e tal , contagem por alto

tinha cerca de 30 mortos no fundo mas parecia tipo alguns que nasceram com deficiencia.

Baixei um pouco o ar no azulejo e adicionei mais algum phyto

daqui a pouco aumento a densidade de rotiferos


Grupo: Utilizadores Mensagens: 135
Idade:
Localização: Funchal
Após desligar a luz do aqua de criação, 10pm deu-se uma eclosão massiva de larvas. - Nao consegui contar mas mais de 100 tinha seguramente

a pedido de várias familias já fiz upload do video

Ahh e o aqua tá na varanda lol



Grupo: Utilizadores Mensagens: 16
Idade: 47
Localização: Funchal, Madeira
Fantástico.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 135
Idade:
Localização: Funchal
Novo video com os palhacitos, seguramente entre 100 a 150.

Desde de manha que noa aparece nenhum morto e aparentam estar bastante bem.

Teem comida abundante - cerca de 16 rotiferos por ml, o que pelo que li é o indicado. Eles referem 10 a 15 ml, e visualmente vejo rotiferos por todo o lado.

Aspiro o fundo 2/3 x dia, e amanha começo com TPAs diárias, com agúa do aqua mãe.

Tou igualmente a adicionar gota a gota agua de osmose com phyto por forma a baixar a densidade até chegar a 1.021, pois os palhacos parecem ficar melhor na baixa densidade. Temperatura a 27º

Aqui fica mais um pequeno vídeo :ymparty:


AnteriorPróximo

Voltar para Peixes, Corais & Invertebrados



cron