Fórum Aquariofilia Marinha Peixes, Corais & Invertebrados Mexican Snail

Mexican Snail

Fórum para discussão e identificação de peixes, corais e invertebrados. O que colocar, quando colocar, compatibilidade, alimentação, doenças, comportamento e condições de manutenção.
Mensagem 28/nov/2016, 00:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Olá a todos,

Não sei se já alguém passou pelo mesmo problema que estou a ter actualmente. Há uns dias o meu "esteril" Reef recebeu um turbo mexicano para dar o seu contributo na limpeza das algas típicas de ciclo. Inicialmente tudo muito bem, grande máquina a limpar Rocha e vidros, mas passado uns dias encontro-o sempre na areia de papo para o ar. Mesmo que o coloque no vidro/ rocha passado um tempo vou encontrá-lo na areia imóvel.

Alguma dica?

Obrigado
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 29/nov/2016, 00:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
:-??
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 29/nov/2016, 09:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Idade:
Localização: Sobreda
Qual o sal que usas?

Mensagem 29/nov/2016, 12:55

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
O sal da Red Sea Coral pro
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 16/dez/2016, 18:32

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
O caracol mantém o mesmo comportamento nos últimos 15 dias. Vivo e preguiçoso de papo para o ar.
Ainda não introduzi eremitas na minha equipa de limpeza porque estes certamente lhe faziam a folha.
Ainda não percebi bem o que se passa, nem o que fazer. =:)
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 16/dez/2016, 21:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 238
Idade:
Localização: Póvoa de Varzim
há quanto tempo o aquário está montado e se tiveste questões nele nos ultimos tempos?. Parece sindrome de aquário novo...terás amonia, falta de circulação ou algo toxico na água. verifica estes tres factores

Mensagem 16/dez/2016, 23:36

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Pedro Vidal Escreveu:
há quanto tempo o aquário está montado e se tiveste questões nele nos ultimos tempos?. Parece sindrome de aquário novo...terás amonia, falta de circulação ou algo toxico na água. verifica estes tres factores



Boas Pedro,


O aquario é recente, tem apenas 2 meses e meio e não tive qualquer stres nele desde a montagem.
Passei as fazes normais do ciclo e comecei a introduzir a equipa de limpeza quando amonia a "0" e já depois de surgirem as algas verdes.

Algo tóxico!? Não estou a ver nada que faça ter essa suspeita, nem sei como o verificar.

Os Turbos por exemplo andam 5*
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 17/dez/2016, 00:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Idade:
Localização: Condeixa a Nova
Pela pesquisa breve que fiz, é normal. Ou seja, não é defeito, é feitio. Se eles andarem pelos vidros e acabarem com a alga simplesmente descolam e aterram como aterrarem. Depois cabe à mãe natureza resolver o seu destino.

Simplesmente terás que revira-los sempre que vires :S

Cuidado com os hermitas... Em aquário que volte a ter, nunca mais. Apenas turbos, preferência piramide e nassários.
Os hermitas se apanham um turbo de patas para o ar, esse já éra.

Mensagem 17/dez/2016, 14:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 238
Idade:
Localização: Póvoa de Varzim
Mexican snail é o "turbo", os outros são aparentados. Muitas espécies tem dificuldade em se virar e temos que os ajudar, mas não vão estar sempre às cambalhotas. Os tectos também tem o mesmo problema. O que se vira bem é o Trochus. Mas tudo isso é diferente de estar sempre de pernas para o ar e com ar letargico, indicativo de algo mais grave e motivadado pelo aquario novo, problemas de oxigenação, cobre na água ou até magnésio em excesso.

Com dois meses, parece ser do aquario ser novo. Dois meses a funcionar é pouco em agua salgada.

Mensagem 18/dez/2016, 01:06

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Vitor Pedroso Escreveu:
Pela pesquisa breve que fiz, é normal. Ou seja, não é defeito, é feitio. Se eles andarem pelos vidros e acabarem com a alga simplesmente descolam e aterram como aterrarem. Depois cabe à mãe natureza resolver o seu destino.

Simplesmente terás que revira-los sempre que vires :S

Cuidado com os hermitas... Em aquário que volte a ter, nunca mais. Apenas turbos, preferência piramide e nassários.
Os hermitas se apanham um turbo de patas para o ar, esse já éra.


Boas Vítor,

Também já andei a ler outros testemunhos lá por fora, mas não encontro respostas conclusivas. Na anterior montagem tive igual problema com os turbos, mas aí foi derivado ao surto de Dinoflagelados e as toxinas que libertam. Neste caso ainda não consegui perceber o porquê... E algum motivo deve de existir. Jao tentei coloquei várias vezes encostado ao vídeo e em diferentes zonas e nada. Há uma vez por outra que começa a trepar, passado um bocado vou dar com ele novamente no areao desde papo para o ar.
A alga nunca chegou a acabar!!!


Pedro Vidal Escreveu:
Mexican snail é o "turbo", os outros são aparentados. Muitas espécies tem dificuldade em se virar e temos que os ajudar, mas não vão estar sempre às cambalhotas. Os tectos também tem o mesmo problema. O que se vira bem é o Trochus. Mas tudo isso é diferente de estar sempre de pernas para o ar e com ar letargico, indicativo de algo mais grave e motivadado pelo aquario novo, problemas de oxigenação, cobre na água ou até magnésio em excesso.

Com dois meses, parece ser do aquario ser novo. Dois meses a funcionar é pouco em agua salgada.


Boas Pedro,

É verdade que 2 meses é muito pouco para em água salgada, mas não sei se será esse o problema.
Possivelmente posso excluir problemas de oxigenação e de cobre na água. O magnésio em excesso é uma possibilidade.
Desconhecia que este parâmetro influenciava os turbos, mas é possível que esteja elevado (próximo dos 1400) uma vez que uso sal da red Sea coral pro. Tenho que pesquisar melhor sobre este assunto
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 18/dez/2016, 19:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 238
Idade:
Localização: Póvoa de Varzim
1400 ppm de Mg já deve causar latergia nos turbos. Cobre afectaria também os corais e outros invertebrados... logo aí podes despistar. Já do aquario ser novo... é novo e não retiraria facilmente do campo das suspeitas. Tendo tu conhecimento dos problemas iniciais e já testaste e deu tudo bem...


Voltar para Peixes, Corais & Invertebrados



cron