Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Cubic reef 125l

Cubic reef 125l

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 04/abr/2015, 23:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 8
Viva, Pessoal
Ora, para aqueles que não me conhecem (todos), sou o Hugo Feio, sou estudante a terminar o ensino secundário e em vias de iniciar uma licenciatura em biologia marinha. Mantenho aquários de água doce como hobby desde os 11 anos (2008) e desde então que tenho experimentado de tudo um pouco na água doce, em particular no aquascaping e na criação de camarões. Já tentei entrar no mundo da água salgada no passado, mas acabei por perder a motivação várias vezes por limitações financeiras tipícas de um puto de 13/14 anos que não trabalha. Sou agora um puto de 17(quase 18) anos que continua a não trabalhar mas que já consegue ter alguma independência financeira graças aos vários hobbys aos quais me dedico com alguma afinidade e dos quais me orgulho de ter algum retorno esporadicamente. Comecei então a esboçar um plano para adaptar um cubo de 50cm que já possuo e torná-lo num pequeno reef. A ideia é fazer algum relativamente simples, com alguns corais de manutenção relativamente fácil como zoanthus e xénias (estas pelo menos na fase inicial até me fartar delas), e alguns não tão fáceis de manter mas que espero vir a manter pela sua beleza, como umas acroporas e montiporas, um casal de ocellaris como motivo central e eventualmente alguns outros peixes secundários. Estou a ponderar a possibilidade de manter confortavelmente um flavescens, será talvez um assunto sobre o qual me poderão dar algum feedback (não pretendo roubar muito volume do aquário com rocha e corais, já agora).

Para já é este o setup que tenho em mente:

Aquário: 50x50x50 (125l)
Sump: 45x45x40 (81l)
Iluminação: 4x24w t5
Escumador: Bubble Magus curve 5
Aquecimento: Jager (potencia a definir)
Retorno: Eheim compact+ 2000

Uma foto do aquário e móvel ainda por sofrer a adaptação para reef, que passará pelo furo para outflow e a coluna seca, juntamente com a montagem das tubagens e instalação da sump. Adaptação para a qual vou recorrer ao Ricardo Rodrigues da ZOA, para não correr o risco de fazer asneira :P

Imagem

No que diz respeito a água, pretendo usar água do mar apanhada no Cabo Raso.

Fica feita a introdução daquilo que é um projecto numa fase muito prematura, esperemos que corra tudo bem, manter-vos-ei a par da evolução do mesmo à medida que as finanças e a disponibilidade o permitirem :)

Aos que tiraram tempo para ler o post, obrigado.

Até já.

Mensagem 05/abr/2015, 00:04

Grupo: Fundadores Mensagens: 234
Pena seres de tao longe senao ainda te dava umas coisas para te ajudar a iniciares neste lindo hobby... Forca nisso...

Mensagem 05/abr/2015, 00:10

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Boas Hugo.
Bem vindo.
Muitos de nos passaram pelo mesmo com a tua idade...

Lê muito, pergunta muito e monta isso com calma.
Depois de isso estar com o ciclo feito, passas aqui e arranja-se alguns frags.

Abraco e boa sorte

Mensagem 05/abr/2015, 00:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Muito Bem vindo ...

Alguma duvida apita ...

Abraço
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 05/abr/2015, 00:22

Boa noite.
Antes de mais nada obrigado.
A ideia é mesmo essa. Aproveitar as limitações para aprofundar bem o assunto e fazer as coisas gradualmente e com calma. É caso para dizer que dinheiro a mais era coisa para dar asneira. Se tivesse logo à partida fundos para arrancar com o projeto de uma assentada acabava por me precipitar e fazer as coisas mal.
Agradeço a disponibilidade de ambos para ajudar no projecto. Quanto ao Nuno Ribeirinho, é bom saber que há pessoal aqui na zona disposto a ajudar :) Quando ao Nuno Moreira, realmente é pena a distância porque qualquer ajuda é bem-vinda, eheh :-bd
Por acaso tenho família na zona por isso podia-se sempre equacionar uma visita ;)
Abraço,

Mensagem 06/abr/2015, 12:24

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
bem vindo.

Vai colocando aqui as dúvidas e toma tino no que os "mais velhos" (no hobby pelo menos) te dizem porque já passámos por muita coisa e sabemos dos €uros que estoirámos por más decisões.

Até agora parece-me tudo bem. Quando tiveres tudo montado, se quiseres, vens cá a casa e levas daqui uns corais para iniciar.

A água salgada não é mais complicada ou trabalhosa que a água doce ao contrário do que se julga, é é muito menos tolerante a erros e por isso também a minha dica inicial de absorveres as ideias que aqui são transmitidas. ;)

Também tenho aqui rocha viva (já morta entretanto). Se quiseres também cá podes vir ver e levas o que quiseres. Perguntas ao Rui Manuel Gaspar como a "limpar" e fica um mimo :D

Mensagem 06/abr/2015, 12:45

Olá, Hugo.
Conto com isso. De há uns dias para cá tenho passado os posts do pessoal do fórum a pente fino para absorver o máximo possível e fiquei muito bem impressionado com os projetos de algum pessoal. O Ricardo Rodrigues se aparecer aí também confirma que já passei umas horitas a chagar-lhe o juízo na loja eheh. :))

Mensagem 06/abr/2015, 17:01

Hoje foi dia de retoques na pintura e impermiabilização do móvel e ajustes na porta.
Estou a ponderar também utilizar um aquário que já possuo para a sump. Este tem um volume de 30 litros, face a ao volume de 80 litros que teria a sump que pretendia mandar fazer. Acham que um ganho de 50 litros no volume de água total do sistema justifica uma despesa acrescida de ~50€ ?

Imagem

Mensagem 06/abr/2015, 17:52

Grupo: Utilizadores Mensagens: 328
É um projecto bastante similar ao meu, logo vou acompanhar e tentar ajudar no que puder ;)
Penso que a iluminação não seja suficiente para mais do que corais moles...pois eu tinha a mesma calha e troquei para conseguir manter SPS...

Mensagem 06/abr/2015, 18:56

Viva, Tiago
Tinham-me indicado que seria suficiente. Que calha usas agora? Não consegui encontrar no teu tópico.

Mensagem 06/abr/2015, 21:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 328
Boas Hugo, é esta que eu tenho e tou extremamente satisfeito com ela!

http://reef4life.com/store/led/86-ocean-revive-arctic-t247-led.html

Mensagem 06/abr/2015, 22:22

Estou a ponderar comprar uma ;) Vai atrasar um pouco no projeto, mas sou fã assumido de leds e é muito tentador não ter de andar sempre a substituir as lâmpadas :D

Voltar para Aquários dos Membros