Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros De volta á HQI

De volta á HQI

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 08/mai/2024, 16:29

Grupo: Fundadores Mensagens: 1371
Idade:
Localização: S. Domingos de Rana
Boas malta da pesada.
Há muito que não escrevia aqui, mas decidi tentar (outra vez) que o forum mexa um pouco e tentar guardar o histórico de mais um aquário meu.
Vai ser a oitava montagem de um salgado e desta vez vai ter (uma vez mais) de ser algo ligeiramente diferente para puxar por mais aprendizagem e mais conhecimento e experimentar uma outra maneira de fazer um aquario marinho.

Bem, após algum tempo parado, até porque troquei de casa, comecei novamente a planear um novo aquário mas desta vez vou voltar ao "old school" em termos de iluminação, vou voltar ás HQI, a minha luz favorita. Depois de passar por todas as outras disponiveis acho que esta é a que melhor transmite a iluminação do mar.

Neste aquario vou voltar um pouco á filosofia do meu ultimo aquario mas com mais uma nuance que vai acontecer pela primeira vez nos meus aquarios, que é a ausencia de areia :-s #:-s :(( .
Sem areia, sem sump, sem escumador, muita corrente, muita luz, confiar na natureza, na biodiversidade de organismos, pouca maquinaria e pouca manutenção.

Especificações:
Aqua - 72cm * 82cm * 50cm - 295L / 220L uteis, outro CUBO! :ymhug:
Os ultimos 12cm no fim do aquario são do sexto vidro onde vou esconder o termostato e algumas outras coisas, tipo rocha ou mesmo material filtrante tipo Siporax ou algo parecido (ainda não me decidi).
Reservatorio de água doce: 50 * 35 * 35 - 60L
Termostatos: 2 eHeim 200W (Redundancia)
Controlador de Temperatura da Deltec
Bomba de Retorno: Tunze 1600 l/h
Bomba de Circulação: 2 Jebao MLW 30 - até 13.000 l/h
Iluminação: 1 HQI 250W com lampada 20.000 Radium + 2 barras de 30W Orphek OR3 Blue Plus + 1 Barra RapidLed 20w custom 22K
Reactor de Kalk: Tunze Calcium Dispenser - Mais tarde vai levar doseadora D&D com Kalk via controle de PH, provavelmente um controlador Milwaukee.
Sensor de Nivel - Tunze Nano Osmolator
TPA - 10% Semana

Assim que possivel coloco fotos, estou á espera do aquario e de alguns equipamentos ;) .

Mensagem 11/mai/2024, 10:06

Grupo: Utilizadores Mensagens: 23
Idade:
Localização: Lisboa
Boas Marco.
Boa ideia a de manter o fórum vivo.
Gosto da ideia desse aquário. Temos que falar desse Calcium Dispenser para o kalk, quero copiar!
Abraço

Mensagem 12/mai/2024, 14:35

Grupo: Fundadores Mensagens: 1371
Idade:
Localização: S. Domingos de Rana
Olá Paulo,
é o calcium dispenser da Tunze. Em vez do reactor de kalk vou usar o calcium dispenser e eventualmente completar com Kalk e/ou All for Reef quando necessário.

Mensagem 13/mai/2024, 20:06

Grupo: Utilizadores Mensagens: 309
Idade:
Muito boa sorte ^:)^

Só é pena ser tão dificil colocar aqui fotos nos dias de hoje! é a razão pela qual não tenho publicado nada...

Mas queremos ver o projeto.

\m/


Voltar para Aquários dos Membros