Bem,
vou deixar aqui o meu próximo setup. Hoje em dia o pessoal fala mais por grupos de whatsapp e nas redes sociais mas perde-se muito histórico e não se acompanha os aquários. É algo que falei recentemente com o Ricardo Pinto e achamos os dois que é uma pena perdermos esse valioso histórico quer do aquário quer dos processos envolvidos do mesmo no sentido de passar informação aos demais.
Bem, após algum tempo parado, até porque troquei de casa, começo uma nova aventura, um novo reef que vai ser o sexto ao longo destes anos. Já tive nanos, já tive aquas bem maiores, normalmente cubos que gosto muito, mas desta vez vai ser um pequeno retangulozito pois o espaço disponivel não dá para mais.
Neste aquario vou voltar um pouco á filosofia do meu segundo áqua. Simples simples, confiar na natureza, na biodiversidade de organismos, pouca maquinaria e pouca manutenção espero eu. Vou até ser um pouco mais extremista já que vai ser sem escumador ao contrário de todos os outros até agora. De á uns três anos para cá tenho vindo a manter um aquário com sucesso apenas com um termóstato e uma bomba, forrado de corais e com 6 ou 7 peixes no meu trabalho. Então resolvi aplicar a mesma formula mas com mais fauna, já que vai ter mangues, refugio e DSB (tive uma experiencia muito boa com DSB no meu 2 aqua) e suplementado apenas por um reactor de kalk.
Então vai ser assim:
Aqua - 125cm * 50cm * 35cm - 218L
Sump/Refúgio - 67cm * 35cm * 35cm - 82 L
Reservatorio de água doce: 36 * 34 * 40 - 48L
Termostatos: 2 eHeim 250W
Controlador de Temperatura da Deltec
Bomba de Retorno: Eheim Compact 3000l/h
Bomba de Circulação: 2 IA Nero 5 - até 12.000 l/h
Iluminação: 4 Kessils - 1 A350N + 2 A360X + 1 A360W
Reactor de Kalk: Deltec KM500
Sensor de Nivel - Deltec
Fotos:
Sump/Refugio
Aqua e Sump
Aquario Foto Geral
Teste de Luz
Vou colocando updates assim que possivel .