Boas Ricardo,
Eu estou mais inclinado para uma infeção viral/bacteriana. Testei tudo o que podia e os valores estiveram sempre normais dentro dos limites que costumo manter, ou seja, kh entre 7 e 7.7, CA entre 400 e 430, Mg 1200 e 1300, nitrato nunca acima de 5 e Po nunca acima de 0.08.
Como sabes, fiz o mesmo que tu. Cortei pela base voltei a colar, e aumentei as TPAs para 20% semanal. Adicionei carvão, pois não costumo usar e até baixei um pouco a % e horas de iluminação.
Digo viral porque a impressão que tive foi que quando cortava os corais com problemas, passado uns dias aparecia em outro, ou outros corais, parecia que o problema passava de uns para os outros
. Para alem disso os outros corais que estavam bem continuavam com bons crescimentos (excelentes até) e com boas cores. Por causa disso não me parece que fosse um problema de parametros quimicos ou de excesso/falta de nutrientes.
De momento faz 2 ou 3 semanas que não aparece nada e tudo continua a crescer e com boas cores. Vou fazer fé que o problema tenha passado. Daqui para a frente vou ter ainda o maior controlo sobre tudo o que entra no aquário, o que pode não resolver eventuais problemas semelhantes mas nem que seja por consciencia vou ficar mais tranquilo, sabendo que fiz otudo o que devia e podia para não entrar nada estranho no sistema.
Nós com as nossas trocas de frags para cima e para baixo facilitamos muito... e penso que pode ser por ai, pois aconteceu em alguns aquários que nós conhecemos e mais ou menos na mesma altura. Pode ser por ai...
Quanto ao aquário.... já me parece menos natural do que já esteve, provavelmente porque começa a ficar muito cheio e a perder a defnição de layout que tinha imaginado quando o comecei. Vou ter de tomar coragem e começar a cortar e retirar algumas peças, para que se componha um pouco mais e fique mais ao meu agrado.
abraço!