Obrigado Paulo. Para já estou contente com os Led's... vamos lá ver no futuro. Mas se resultar, volto a dizer, dificilmente existe uma calha melhor do que esta se atendermos à relação qualidade/preço. Mesmo com a recente subida de preço.
Marco Madeira Escreveu:
Quanto á tua afirmação de cima e porque sei que gostas de desafios vou-te sugerir uma abordagem diferente..., não compres peixes!
Deixa isso andar, entope isso de corais, deixa-os crescer um bocado e depois logo colocas mais peixes.
Ou se não tiveres paciencia, no máximo, vai colocando um por mês... não mais que isso! Se conseguires e quiseres experimenta e depois realata os resultados!
Vou comprar peixes, mas é como tu dizes e como eu ainda ontem disse ao telefone - só vou comprar um peixe "grande" por mês ou 1-2 pequenos/mês. Já no outro aquário fiz assim e correu bem.
Sabes.... tenho uma app no telemovel - "Aquarimate" - que dá para registar tudo o que faço no aquário. Sempre que compro um peixe ou coral, coloco a data de compra e o preço. Assim, passado umas semanas consigo ver a data exacta em que adicionei o último peixe. Isto dá-me uma ajuda enorme no "auto-controlo" quando vou comprar peixes. Obrigo-me a esperar 3-4 semanas.
Por falar em peixes, gostava de obter a vossa opinião, em relação a "peixes grandes" estou a pensar adicionar os seguintes:
- Naso elegans (para não abusar da sorte com mais cirurgiões, escolhi esta espécie por ser mais "pacífica").
- Lo magnifica ou siganus uspi
- Casal de Hemitaurichthys polylepis
Que dizem? Alguma outra sugestão?
André Jorge Silva Escreveu:
Tens que acertar esses relógios
Já pensante numa coisa deste género:
Se tiveres os temporizadores das 4 calhas a acender ao mesmo tempo, podia alterar a hora real com 2 minutos a mais em cada uma delas para teres um "acendimento" da esquerda para a direita como fazem as Vertex por exemplo.
Em alternativa, alterar a temporização de cada um deles, mas acho que dá mais trabalho.
Olá André, infelizmente isto não são relógios Suiços e portanto, ao fim de dois meses os relógios estão a ficar descoordenados. Eu inicialmente configurei todas as calhas com a mesma hora, mas aos poucos noto que há umas calhas cujo o relógio "anda" mais rápido.
Em relação à tua sugestão, 99% das vezes eu não vejo a calha a acender ou a apagar. O que fiz foi ligar as calhas alternadamente, tipo liga a 1ª calha e a 3ª, depois ligam a 2ª e 4ª. Primeiro azuis e depois brancos, e ao apagar faço o contrário. Fica um efeito giro quando duas calhas estão só com os azuis ligados e as outras duas já estão com os azuis e brancos.
Helder Ferreira Escreveu:
Está excelente Ricardo. Adoro as medidas com efeito 16:9. Está no meu TOP 5.
A Hystrix teve um ligeiro branqueamento pela base, provavelmente associado às mudanças?
Falta umas fotos das partes técnicas.
Helder, tal como Pedro disse é uma caliendrum rosa e considero este coral dificílimo de se manter. À minima coisa o coral começa a branquear. Há uns tempos atrás foi assim uns ramos atrás, agora foi este à frente. Felizmente não se alastrou mais. No entanto, de vez em quando, este coral faz estas "brincadeiras" e eu fico sempre... "é agora que lhe vai dar o RTN". Mas acho que ainda não foi desta.
Pedro N Torres Escreveu:
Ricardo,
tens mais que razões para estares satisfeito com a mudança!
Correu tudo pelo melhor e a cereja no topo do bolo foi a reação dos corais à nova iluminação... foi Altamente!
Agora com calma é só continuar a adicionar corais e peixes...com moderação!
Abraço
Obrigado Pedro pela ajuda que tens dado. Agora tens de vir cá tirar umas fotos (oups... I said it
), umas macros jeitosas, antes que isto comece tudo a morrer.
Filipe Valente,
Obrigado.
Um abraço