Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros IUPI Reef

IUPI Reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 24/Oct/2012, 16:24

Grupo: Utilizadores Mensagens: 326
Idade: 40
Localização: Porto-Gondomar
Venho aqui deixar as minhas ideias e planos para montar o meu salgado este projecto já começou a ser pensado em 2010 quando fiz obras em casa mas tive medo de arrancar logo com um salgado então mandei fazer um aquário com sump mas comecei com água doce.
Já li muitos setups por aqui por ali já falei com pessoal muito experiente mas muitas duvidas se mantem…

Setup
Aquário: 102x51x56
Sump:86x35x30
Bubble Magnus Nac7
Iluminação: 4x39W T5 (tenho de comprar lâmpadas novas) e tenho mais uma 3x39XT5 que vou guardar para já.
Circulação: 1 Sicce Voyager Stream Pump 3
Bomba de retorno: Sicce Syncra Silent 4.0
Filter bag: 200 micron
Aquecimento: Aheim 300W
Areia: para já 4 Kg TMC oferecida pelo amigo Rui
1L Siporax

Vou arrancar com água natural e todas as tpas vao ser feitas com água natural.

Apenas vou querer corais moles, LPS e peixes para se tornar tudo mais fácil depois com o tempo e aprendizagens e mais investimento talvez avançar mais.
Agradeço as criticas e sugestões pois sou um leigo na matéria :-ss .
Editado pela última vez por Ricardo Maia em 23/nov/2012, 16:05, num total de 2 vezes.

Mensagem 24/Oct/2012, 16:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 326
Idade: 40
Localização: Porto-Gondomar
Imagem
Vista sala jantar

Imagem
Vista sala de estar

Imagem
Vista sala de estar Já tenho o aqua à dois anos e o recuperador nunca influenciou na temperatura por isso penso nao ser um problema para a água salgada.

Mensagem 24/Oct/2012, 16:55

Grupo: Utilizadores Mensagens: 379
Idade: 34
Localização: Setúbal
Bem isso dá para ficar um projecto super porreiro, o aquário esta muito bem pensado ;)


Quantos kilos de rocha estas a pensar colocar?


Como já falamos no meu tópico, penso que a calha que tens é suficiente para o aquário em si, se a agua estiver com bons valores os corais aguentam
Abraço
Nuno Silva

Mensagem 24/Oct/2012, 16:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 23
Idade:
Boas,

Antes de mais bemvindo ao fantastico mundo dos salgados.
Quanto as medidas que tens penso que ja da para fazer uma coisa gira.
Gostei muito da localizaçao embora so tenha a perguntar se nao tens problemas de sobreaquecimento uma vez que esta na parede do recuperador.
Equipamento:
Escumador, boa escolha nao mexas mais.
Circulaçao , ou podes optar pela MP40 ou Tunze, tb nao ha que enganar. A MP40 é um bocado mais cara mas acredita ficas com um bom investimento, mesmo caso depois queiras fazer um upgrade ao aqua.
Reposiçao acho que tb fazes bem em aquirir.
Sinceramente a unica coisa que te ira faltar sera ou uma doseadora ou reactor de calcio. Aqui as opinioes variam.
Nao vejo porque nao poderes apontar aos SPS. O segredo é ires sem pressa , fazer bem o ciclo, e mantendo tudo o mais simples possivel. Sem produtos e invençoes.
Iluminaçao, as 4 T5 ja te permitem ter algo mas o ideal ai seriam mesmo 6xT5.
Sempre podes tentar vender as 2 q tens e comprares uma 6x39w.
Espero poder ter ajudado em algo, qq coisa nao tenhas medo em perguntar

Cumps

Mensagem 24/Oct/2012, 17:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 326
Idade: 40
Localização: Porto-Gondomar
Obrigado pelos comentarios antes de mais ^:)^

Quantos kilos de rocha estas a pensar colocar?

Poucos quilos vou fazer duas ilhas muito simples e nada mais talvez uns 15 a 20 Kg depende das rochas que encontrar.

Carlos as mp40 e a bomba doseadora para já nao queria gastar dinheiro mas sim quando estiver com uns 6 meses de aqua senao tenho de adiar ainda mais o meu projecto€€€€

Quanto à temperatura a separaçao tem um bom material isolante e depois durantye estes dois anos nunca tive problemas...se tiver nao volto a ligar o recuperador :))

Mensagem 24/Oct/2012, 17:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Olá benvindo aos salgados,

O projecto parece bem pensado; o meu unico reparo, para já, será em relação à altura a que tens a iluminação.
Com essa calha, terás que a pôr aí a 25/30 cm de distancia do nível da água, ou menos; ainda por cima o aquário tem vista de dois lados, perdendo a luz por duas faces.
Deverias pensar em fazer um up-grade para 6X39W, mas de qualquer modo terás que baixar a calha.

Boa sorte para a aventura.
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 24/Oct/2012, 18:05

Grupo: Utilizadores Mensagens: 326
Idade: 40
Localização: Porto-Gondomar
César Silvério Escreveu:
Olá benvindo aos salgados,

O projecto parece bem pensado; o meu unico reparo, para já, será em relação à altura a que tens a iluminação.
Com essa calha, terás que a pôr aí a 25/30 cm de distancia do nível da água, ou menos; ainda por cima o aquário tem vista de dois lados, perdendo a luz por duas faces.
Deverias pensar em fazer um up-grade para 6X39W, mas de qualquer modo terás que baixar a calha.

Boa sorte para a aventura.


Obrigado pelo comentario Cesar...eu estava a pensar arrancar com 4X39W e quando o aquario começar a pedir juntava a outra calha e ficava com 7x39W mas para isso tem de ficar presas em cima para nao ficar feio se tiver mesmo que descer para junto da água ai tenho de comprar uma de 6x39W e despachar estas...

Mensagem 24/Oct/2012, 22:32

Grupo: Utilizadores Mensagens: 23
Idade:
BV29 Escreveu:
Obrigado pelos comentarios antes de mais ^:)^

Quantos kilos de rocha estas a pensar colocar?

Poucos quilos vou fazer duas ilhas muito simples e nada mais talvez uns 15 a 20 Kg depende das rochas que encontrar.

Carlos as mp40 e a bomba doseadora para já nao queria gastar dinheiro mas sim quando estiver com uns 6 meses de aqua senao tenho de adiar ainda mais o meu projecto€€€€

Quanto à temperatura a separaçao tem um bom material isolante e depois durantye estes dois anos nunca tive problemas...se tiver nao volto a ligar o recuperador :))



Na minha opiniao, NAO TENHAS PRESSA, BV.
Por 6 meses, acredita que vai compensar. Senao vais gastar 2 ou mais vezes para conseguires ter o efeito que queres.
Pensa assim: o ciclo vai durar-te para ai uns 2 meses, para estar bem feito, algas dentro, algas fora, a coisa do costume.
Nesta fase nao vais precisar da doseadora. Em termos de circulaçao, se daqui a 6 meses podes por a MP40, podes arrajar umas sunsun baratinhas, ve aqui no forum que aparecem coisas baratas.
Nos restantes 4 meses vais querer a comecar a introduzir devagar a equipe de limpeza, e devagar os primeiros habitantes. Portanto ja vais em 3 meses. Ai pelo quarto, vais pondo uns zoanthus, alguns actinodiscus. Entretanto sempre com atençao aos parametros ,e aqui tens a oportunidade de ir fazendo umas asneiras ( que todos nos fazemos/fizemos) e ir acertanto, e arrumando a "casa".
Nesta fase , muitas das vezes nao ficamos completamente contentes com o layout e aqui é a altura boa para ainda mexer na coisa, uma vez que o aqua ainda te da muita margem de manobra nessa fase.
No quinto podes começar a olhar para LPS, mas antes disso vais querer um nivel aceitavel de Calcio. Aqui o simples e barato metodo de adiçao de kalk pelo gota a gota é mais q suficiente.
E voila ja estas no mes 6 e podes por a tua state-of-the art MP40 e talvez a doseadora.
Heheheh, eu bem sei que é mais facil falar, e que a nossa vontade de ver o aquario a compor-se é muita. Mas acredita que tens muito mais a ganhar e muitos anos de aquariofilia marinha com prazer.
Ja agora ja pensas-te na lista de peixes que queres por?

Cumps

Mensagem 24/Oct/2012, 22:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 343
Idade:
O aquario e bem interessante para fazer um salgado :) boa sorte com esse projecto :)

Mensagem 24/Oct/2012, 23:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 721
Idade:
bem vindo, acho que tens um aquario porreiro para ficar 5 estrelas, 1 conselho nem que esperes mais um mes ou mais gasta só dinheiro uma vez, falo por expriencia propria ;) se o recuperador fizer muito calor depois tiras-o e fazes outro aquario =))

Mensagem 25/Oct/2012, 00:28

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas ;) ,

Viva Ricardo. Muito fixe esse aquário divisória.

Com calma tudo vai ao sítio.

Como só queres manter moles no inicio faz como o Carlos Mota te recomendou. TPAs certinhas. Deverá ser mais que suficiente para manter os parâmetros. depois à medida que fores ganhando experiência, lendo muito e decidindo por ti logo vês qual é o método de reposição de Ca, Mg, KH que mais se adequa à tua rotina de manutenção.

Quanto às bombas de circulação ... Uma vez à 5 ou 6 anos atrás o Ricardo Rodrigues disse-me "wave maker é uma questão de mimo para os corais. Com circulação tudo funciona e as funções de wave-maker são um miminho adicional"

Por isso, com calma as coisas vão lá. Tive muita montagem com bombas de circulação de fluxo laminar e tudo funcionou. Agora para esse aquário de 1m se calhar só com o retorno e a sicce 4000 deve chegar. Ainda por cima se meteres a sicce 4.0 que falamos no retorno deverá chegar.

2600l/h + 4000l/h estamos a falar de 6600 l/h ou seja para uma litragem de cerca de 230l de água o que dá um turnover de 23x .... para moles e LPS chega perfeitamente. Verifica só que não tens pontos mortos (acumulação de detritos) e está tudo bem.

Se puderes vender as duas calhas e trocar por uma de 6x 39W melhor. Senão mantêm apenas a de 4x. Logo vês a reacção dos corais. Podes sempre apostar em espécies que não sejam tão exigentes em termos de luz. Agora tenho que concordar com o Carlos Silvério. Vais ter mesmo que baixar a calha.

Como te disse quando cá estiveste. É preciso adequar o aquário à carteira e não o contrário. O mais importante é que gostes dado que tens que olhar para ele todos os dias e não o queres ver desleixado.

Abraços, Força nisso e vai postando a evolução mesmo que pareca que estás a falar sozinho ...

E lembra-te nada de bom acontece rápido.

Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 25/Oct/2012, 09:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 326
Idade: 40
Localização: Porto-Gondomar
Carlos Silva Escreveu:
BV29 Escreveu:
Obrigado pelos comentarios antes de mais ^:)^

Quantos kilos de rocha estas a pensar colocar?

Poucos quilos vou fazer duas ilhas muito simples e nada mais talvez uns 15 a 20 Kg depende das rochas que encontrar.

Carlos as mp40 e a bomba doseadora para já nao queria gastar dinheiro mas sim quando estiver com uns 6 meses de aqua senao tenho de adiar ainda mais o meu projecto€€€€

Quanto à temperatura a separaçao tem um bom material isolante e depois durantye estes dois anos nunca tive problemas...se tiver nao volto a ligar o recuperador :))



Na minha opiniao, NAO TENHAS PRESSA, BV.
Por 6 meses, acredita que vai compensar. Senao vais gastar 2 ou mais vezes para conseguires ter o efeito que queres.
Pensa assim: o ciclo vai durar-te para ai uns 2 meses, para estar bem feito, algas dentro, algas fora, a coisa do costume.
Nesta fase nao vais precisar da doseadora. Em termos de circulaçao, se daqui a 6 meses podes por a MP40, podes arrajar umas sunsun baratinhas, ve aqui no forum que aparecem coisas baratas.
Nos restantes 4 meses vais querer a comecar a introduzir devagar a equipe de limpeza, e devagar os primeiros habitantes. Portanto ja vais em 3 meses. Ai pelo quarto, vais pondo uns zoanthus, alguns actinodiscus. Entretanto sempre com atençao aos parametros ,e aqui tens a oportunidade de ir fazendo umas asneiras ( que todos nos fazemos/fizemos) e ir acertanto, e arrumando a "casa".
Nesta fase , muitas das vezes nao ficamos completamente contentes com o layout e aqui é a altura boa para ainda mexer na coisa, uma vez que o aqua ainda te da muita margem de manobra nessa fase.
No quinto podes começar a olhar para LPS, mas antes disso vais querer um nivel aceitavel de Calcio. Aqui o simples e barato metodo de adiçao de kalk pelo gota a gota é mais q suficiente.
E voila ja estas no mes 6 e podes por a tua state-of-the art MP40 e talvez a doseadora.
Heheheh, eu bem sei que é mais facil falar, e que a nossa vontade de ver o aquario a compor-se é muita. Mas acredita que tens muito mais a ganhar e muitos anos de aquariofilia marinha com prazer.
Ja agora ja pensas-te na lista de peixes que queres por?

Cumps


A minha ideia é mesmo essa é fazer tudo com calma e ir vendo as necessidas do aquario e completar assim vou aprender ao longo do percurso...quanto aos peixes ainda nao pensei nisso ando a estudar o ciclo e os seus picos @-)

Mensagem 25/Oct/2012, 09:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 326
Idade: 40
Localização: Porto-Gondomar
Hugo Rafael Escreveu:
O aquario e bem interessante para fazer um salgado :) boa sorte com esse projecto :)


Obrigado Hugo vamos ver

Mensagem 25/Oct/2012, 09:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 326
Idade: 40
Localização: Porto-Gondomar
Paulo Pinto Escreveu:
bem vindo, acho que tens um aquario porreiro para ficar 5 estrelas, 1 conselho nem que esperes mais um mes ou mais gasta só dinheiro uma vez, falo por expriencia propria ;) se o recuperador fizer muito calor depois tiras-o e fazes outro aquario =))


Obrigado Paulo. Estas a brincar mas já falei isso com a minha mulher sobre o recuperador =))

Mensagem 25/Oct/2012, 10:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 326
Idade: 40
Localização: Porto-Gondomar
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas ;) ,

Viva Ricardo. Muito fixe esse aquário divisória.

Com calma tudo vai ao sítio.

Como só queres manter moles no inicio faz como o Carlos Mota te recomendou. TPAs certinhas. Deverá ser mais que suficiente para manter os parâmetros. depois à medida que fores ganhando experiência, lendo muito e decidindo por ti logo vês qual é o método de reposição de Ca, Mg, KH que mais se adequa à tua rotina de manutenção.

Quanto às bombas de circulação ... Uma vez à 5 ou 6 anos atrás o Ricardo Rodrigues disse-me "wave maker é uma questão de mimo para os corais. Com circulação tudo funciona e as funções de wave-maker são um miminho adicional"

Por isso, com calma as coisas vão lá. Tive muita montagem com bombas de circulação de fluxo laminar e tudo funcionou. Agora para esse aquário de 1m se calhar só com o retorno e a sicce 4000 deve chegar. Ainda por cima se meteres a sicce 4.0 que falamos no retorno deverá chegar.

2600l/h + 4000l/h estamos a falar de 6600 l/h ou seja para uma litragem de cerca de 230l de água o que dá um turnover de 23x .... para moles e LPS chega perfeitamente. Verifica só que não tens pontos mortos (acumulação de detritos) e está tudo bem.

Se puderes vender as duas calhas e trocar por uma de 6x 39W melhor. Senão mantêm apenas a de 4x. Logo vês a reacção dos corais. Podes sempre apostar em espécies que não sejam tão exigentes em termos de luz. Agora tenho que concordar com o Carlos Silvério. Vais ter mesmo que baixar a calha.

Como te disse quando cá estiveste. É preciso adequar o aquário à carteira e não o contrário. O mais importante é que gostes dado que tens que olhar para ele todos os dias e não o queres ver desleixado.

Abraços, Força nisso e vai postando a evolução mesmo que pareca que estás a falar sozinho ...

E lembra-te nada de bom acontece rápido.

Rui


Ok Rui eu vou apostar na calma e na ajuda aqui do pessoal.

Agora quero tratar das coisas para arrancar com o aquario e depois como vou fazer tudo com calma na introduçao de vida no aquario penso que terei tempo para completar todas as carencias...

Queria aqui referir as duas conversas que tive com o Carlos Mota cheguei à fragario do norte cheio de duvidas e sai de lá a pensar " isto afinal é fácil apenas tenho de fazer as coisas com muita calma e fazer tpas certinhas que torna tudo muito mais fácil"

Mensagem 25/Oct/2012, 10:11

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
BV29 Escreveu:
Ok Rui eu vou apostar na calma e na ajuda aqui do pessoal.

Agora quero tratar das coisas para arrancar com o aquario e depois como vou fazer tudo com calma na introduçao de vida no aquario penso que terei tempo para completar todas as carencias...

Queria aqui referir as duas conversas que tive com o Carlos Mota cheguei à fragario do norte cheio de duvidas e sai de lá a pensar " isto afinal é fácil apenas tenho de fazer as coisas com muita calma e fazer tpas certinhas que torna tudo muito mais fácil"



Epá mas pensavas que isto era "Rocket Cience"? :D
Paciência e TPAs é praticamente tudo o que é preciso. O problema é que a malta nem sempre é tão fiel à TPA e precisa de arranjar outros métodos para colmatar essa deficiência!

Grande Carlos ... aquariofilia simples. É assim mesmo!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 31/Oct/2012, 23:04

Grupo: Utilizadores Mensagens: 326
Idade: 40
Localização: Porto-Gondomar
Venho mostrar o que penso fazer com a iluminaçao depois de ouvir as opinioes...

Imagem

Imagem

O resultado sera este penso que tiro mais proveito e claro retiro a antiga...

Confirmo que já tenho o escumador encomendado a bomba de retorno vou comprar uma Sicce Syncra Silent 4.0 em segunda mão tem apenas entre 6 a 12 meses de uso vou buscar a mesma amanha.

Vou aproveitar a desmontagem do aquario para eliminar o ruido da queda de água tenho de arranjar uma soluçao....

Mensagem 23/nov/2012, 16:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 326
Idade: 40
Localização: Porto-Gondomar
Para nao deixar morrer o meu tópico venho aqui dizer que já cá tenho mais material....

Bomba de retorno "Sicce Syncra Silent 4.0" Escumador "BM Nac7".

Estou a pensar em adquirir a rocha morta que irei precisar e colocar em agua do mar com uma bomba de circulaçao para começar a adiantar a "limpeza" da mesma....

E claro vou continuar a ler e ler até as duvidas :-h

Mensagem 26/nov/2012, 22:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 326
Idade: 40
Localização: Porto-Gondomar
Deixo aqui uma foto dos meus intensivos testes entre o aquario e o recuperador e depois de muita lenha gasta em dois dias o aquario nunca passou dos 27 graus penso que a unica diferença foi o aquecedor que trabalhou menos e a evaporaçao da água que foi mais...

http://img849.imageshack.us/img849/7729 ... 191053.jpg

Mensagem 29/nov/2012, 14:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 15
Idade: 54
Localização: Vila do Conde
:- Viva Ricardo!!
Então com vai o este novo projeto?
Ja esta tudo a funcionar ou ainda não montaste!!
Abraço.

Próximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron