Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Aquário do Quim (fotos actualizadas)

Aquário do Quim (fotos actualizadas)

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 19/nov/2012, 17:18

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1048
Idade: 39
Localização: Loulé / Algarve
Armando Fernandes Escreveu:
Bom dia,

Antes de mais, parabéns pelo projecto que estás a executar.

Os reactores maiores da ReefSet é para que litragem? Qual é o modelo dos mesmos? Queria fazer o mesmo esquema no meu, como tenho espaço no WC e a parede em que tenho o aquário fica encostada, irei colocar os reservatórios de reposição de osmose e agua salinada e assim tenho mais espaço para colocar o balling e os respectivos reactores.

Cumprimentos,
Armando


Boas Armando,

Desde já obrigado :ympeace:

A respeito dos reatores podes ver aqui- ReefSet
O site como poderas ver esta em actualização mas tens o contacto do qual podes esclarecer todas as tuas duvidas sem problema, o Fernando é uma pessoa 5* e de certeza que te ira dar todas as informações que precisares

:-bd
Cump.
Anthony

Mensagem 19/nov/2012, 17:19

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1048
Idade: 39
Localização: Loulé / Algarve
André Jorge Silva Escreveu:
Hugo Figueiredo Escreveu:
Anthony, qual o modelo dos reatores de siporax? Ou foi diy?

Podes dar mais pormenores do reator? como é alimentado, por onde entra e sai a água (cima/baixo), etc?

Obrigado!

Não querendo meter a pata em Poça alheia :) acho que os reactores são todos Reefset e a alimentação de todos eles é feita por uma mega bomba TMC.
Mas o Anthony dar-te-á mais pormenores com certeza.
Abraço,


Boas André,

Obrigado e não puseste a pata na poça esta correcto já foi esclarecido acima.

:-bd
Cump.
Anthony

Mensagem 19/nov/2012, 20:06

Grupo: Utilizadores Mensagens: 314
Idade: 47
Localização: Quinta do Conde
Boas!

E com essa limpeza dos reatores não vai resultar na morte das colonias de bacterias?

Cumps

Mensagem 19/nov/2012, 20:11

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1048
Idade: 39
Localização: Loulé / Algarve
Pedro Chouriço Escreveu:
Boas!

E com essa limpeza dos reatores não vai resultar na morte das colonias de bacterias?

Cumps


Sim algumas, por isso é que se vai tirar apenas 1 por mes e lavado com agua do aquario, as ceramicas sempre tem manutenção de que modo for portanto não é preocupante...

:-bd
Cump.
Anthony

Mensagem 21/nov/2012, 20:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 312
Idade: 48
Localização: S.Domingos de Rana

Anthony Neto Escreveu:
Pedro Chouriço Escreveu:
Boas!

E com essa limpeza dos reatores não vai resultar na morte das colonias de bacterias?

Cumps


Sim algumas, por isso é que se vai tirar apenas 1 por mes e lavado com agua do aquario, as ceramicas sempre tem manutenção de que modo for portanto não é preocupante...


Uma lavagem leve usando água do próprio aquário, não havendo alterações de salinidade, pH e Temp, julgo que será até bom para promover a mistura das cerâmicas e eventual colonização de zonas menos expostas à passagem de água. Anthony se me permites uma sugestão, até porque têm um computador GHL no sistema, era útil nesses reactores fluidizados ter uma forma de ligar um eléctrodo de oxigénio (O2) para poderem avaliar a concentração do mesmo promovendo uma melhor eficiência no funcionamento do filtro biológico, pois se houver um desequilíbrio na concentração de bactérias vs. O2 disponível não adianta ter uma área grande de fixação se estas não se podem espalhar por ela.

Porque é que em vez de filtro fluidizado com siporax não usaram filtro seco-húmido? Neste último a questão do O2 disponível não se coloca e em caso de falha de energia prolongada as bactérias aguentam-se mais tempo.

abraço
facebook.com/zoacorals

Mensagem 21/nov/2012, 20:42

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1048
Idade: 39
Localização: Loulé / Algarve
Ricardo Rodrigues Escreveu:
Anthony Neto Escreveu:
Pedro Chouriço Escreveu:
Boas!

E com essa limpeza dos reatores não vai resultar na morte das colonias de bacterias?

Cumps


Sim algumas, por isso é que se vai tirar apenas 1 por mes e lavado com agua do aquario, as ceramicas sempre tem manutenção de que modo for portanto não é preocupante...


Uma lavagem leve usando água do próprio aquário, não havendo alterações de salinidade, pH e Temp, julgo que será até bom para promover a mistura das cerâmicas e eventual colonização de zonas menos expostas à passagem de água. Anthony se me permites uma sugestão, até porque têm um computador GHL no sistema, era útil nesses reactores fluidizados ter uma forma de ligar um eléctrodo de oxigénio (O2) para poderem avaliar a concentração do mesmo promovendo uma melhor eficiência no funcionamento do filtro biológico, pois se houver um desequilíbrio na concentração de bactérias vs. O2 disponível não adianta ter uma área grande de fixação se estas não se podem espalhar por ela.

Porque é que em vez de filtro fluidizado com siporax não usaram filtro seco-húmido? Neste último a questão do O2 disponível não se coloca e em caso de falha de energia prolongada as bactérias aguentam-se mais tempo.

abraço



EHEHEHEH Ricardo para quimica tas ca tu :)) :)) :))

Sabes, tenho uma teoria...talvez (??) errada, quanto menos de quimica, bio ou la o que for souber, mais sucesso vou ter.....

Não leves a mal Ricardo e desde já um muito obrigado a ti e todos que acompanham o tópico e gosto de todo o tipo de opiniões e ou sugestões, mas gostava de saber se todas essas "teorias" ou cuidados (poderão não ser as palavras mais certas) serão tão significantes para um aquario...
É que cada vez gosto mais do "keep it simple" e todas essas medições controles etc etc serão assim tão importantes para o aquario? Não leves isto como uma critica mas sim e como Biologo (corrige-me se tou errado) que és, se achas todas essas coisa tao importantes.

:-bd
Cump.
Anthony

Mensagem 22/nov/2012, 01:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 312
Idade: 48
Localização: S.Domingos de Rana

Viva Anthony :)

Keep it simple...

Imagem

Acredita que "keep it simple" também é a minha filosofia mas numa remontagem como as que nos mostras será de todo importante - e parte do meu gosto por isto está aqui - pensar na melhor forma de criar um ecossistema que potencie ainda mais o crescimento dos corais e segurança para os mesmos e claro está que nos permita também aprender algo mais. Aprendi a fazer muito com pouco mas se passas a ter mais então mais ainda podes fazer. Importante, importante é os bichos crescerem saudáveis e pelo que vi do anterior aquário do Quim certamente estarás no melhor caminho.

abraço
facebook.com/zoacorals

Mensagem 22/nov/2012, 11:10

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1048
Idade: 39
Localização: Loulé / Algarve
Ricardo Rodrigues Escreveu:
Viva Anthony :)

Keep it simple...

Imagem

Acredita que "keep it simple" também é a minha filosofia mas numa remontagem como as que nos mostras será de todo importante - e parte do meu gosto por isto está aqui - pensar na melhor forma de criar um ecossistema que potencie ainda mais o crescimento dos corais e segurança para os mesmos e claro está que nos permita também aprender algo mais. Aprendi a fazer muito com pouco mas se passas a ter mais então mais ainda podes fazer. Importante, importante é os bichos crescerem saudáveis e pelo que vi do anterior aquário do Quim certamente estarás no melhor caminho.

abraço


Pois Ricardo percebo, mas pronto como sabes apenas tou aqui a por fotos do aquario de Quim e explicar algumas coisas do aquario, ele segue o topico na mesma portanto... já será ela a dicidir qualquer alterção.

Bem e novidades, ontem finalmente, e apos 40 dias, entraram os peixes:

-Acanthurus achilles
-Acanthurus sohal
-Acanthurus tennenti
-Naso elegans
-Zebrasoma flavescens
-Zebrasoma xanthurum
-Casal Amphiprion ocellaris
-Pseudanthias squamipinnis (neste momento 9 mas vao vir mais)

Daqui um mes entram os corais.

O aquario entre esses 40 dias esteve a fazer a habituação a luz em sergiram algumas algas castanhas que entretante já só há um pequeno tofo aqui e acolá.

:-bd
Cump.
Anthony

Mensagem 22/nov/2012, 14:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 314
Idade: 47
Localização: Quinta do Conde
Boas!

Esses peixes migram da montagem anterior?

Cumps

Mensagem 22/nov/2012, 14:42

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1048
Idade: 39
Localização: Loulé / Algarve
Pedro Chouriço Escreveu:
Boas!

Esses peixes migram da montagem anterior?

Cumps


Boas Pedro,

Quase, o sohal saltou do sistema onde os peixes estiveram enquanto a mudança e o zebrassoma também que não resistiu a um tratamento de cobre, o resto sim.
Cump.
Anthony

Mensagem 12/dez/2012, 18:49

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1048
Idade: 39
Localização: Loulé / Algarve
Um pequeno update, depois da entrada dos peixes, meteu.se as mideas, carvão e biopellets mas... deduz-se que com as bio pellets vs bio digest vs ceramica ouve uma quantidade de bacterias tao grande mas tao grande que deixou-se conseguir ver de um lado ao outro.... :-o nada que uma UV não resolva, 24h e ficou impec :D

Esperar mais 1 mes e ja deve de haver corais.

:-bd
Cump.
Anthony

Mensagem 12/dez/2012, 19:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 314
Idade: 47
Localização: Quinta do Conde
e fotos?

Mensagem 12/dez/2012, 20:01

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1048
Idade: 39
Localização: Loulé / Algarve
Pedro Chouriço Escreveu:
e fotos?


Boas Pedro de momento não há, quando la for tiro, o movel foi acabado a calha já esta com a altura aconselhada pela vertex deppis tiro fotos para a malta ver e não deixar morrer o topico.

:-bd
Cump.
Anthony

Mensagem 28/dez/2012, 11:26

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1048
Idade: 39
Localização: Loulé / Algarve
Bem como nem tudo é um mar de rosas e acho devemos falar dos pros e contras, dos bons e maus momentos e das burrices aqui vai uma das burrices que depois de estar feita é que se pensou no que se fez...

A dois topicos atras falei do bumm de bacterias no aquario VS a UV, de facto resoltou e o aquario ficou transparente mas.... passado poucos dias houve o desastre... os peixes começaram a ficar mal e começaram a morrer, desde naso elegans, muitas anthias, tennenti, shoal, achilles apenas sobraram 2 palhaços 1 xanthurus e 1 flavescens que já apresentam melhorias.
O problema que foi... a morte dessas milhentas bacterias resoltou a pico de amonia neste momento tem um pouco de nitrito mas já estão mesmo fim...
Como podem ver foi burrice porque era uma coisa normal acontecer, mas na altura nem se pensou nisso...

Teve que atrasar um pouco a entrada dos corais mas o maior problema foi mesmo a perda dos peixes alguns já com mais de 1 ano de aquario....

Sent from my bq Edison using Tapatalk 2
Cump.
Anthony

Mensagem 28/dez/2012, 15:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Lamento a perda dos animais, realmente o pior para um sistema é a mão humana!!! Todos nós fazemos burrices, só temos é que aceitar os erros e aprender com eles para futuramente não o fazermos novamente.

Mensagem 29/dez/2012, 13:42

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1048
Idade: 39
Localização: Loulé / Algarve
Bem parece que não há peixes para contar a historia... morreu tudo.... :-(:oops:

Sent from my bq Edison using Tapatalk 2
Cump.
Anthony

Mensagem 29/dez/2012, 13:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
:(

Mensagem 29/dez/2012, 20:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 312
Idade: 48
Localização: S.Domingos de Rana

Olá Anthony,

Tenho estado a acompanhar o tópico e antes de mais queria salutar a tua frontalidade perante factos menos bons que sucedem na vida de aquariofilista de todos nós, é sempre mais fácil partilhar os sucessos.

Pelo que percebo os peixes entraram todos de uma só vez e após isso foram introduzidas vários substratos com função de suporte biológico e adsorção química (carvão activado). Nesta situação a ordem deveria ter sido a inversa, primeiro o suporte biológico e algum tempo depois os peixes sendo que num aquário "novo" (ou numa remontagem) a introdução dos peixes deveria ter sido mais faseada e espalhada no tempo, 2 ou 3 peixes de cada vez, dessa forma se algo não estivesse bem não se perderiam todos os peixes. O carvão activado poderia atenuar picos de nitritos ou amónia, conforme a quantidade do mesmo, grau de qualidade e exposição à passagem da água (filtro fluidizado).

Não percebi a origem da turbidez da água!?

O meu conselho é deixares estabilizar o aquário até nova introdução de peixes, faz os testes químicos à água e na altura de introduzir peixes começa por espécies mais resistentes, donzelas por exemplo, vão ajudar ao crescimento do filtro biológico e tornar o aquário mais equilibrado preparando-o para a entrada de espécies menos resistentes.

Boa sorte :)
facebook.com/zoacorals

Mensagem 29/dez/2012, 22:17

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Concordo com o Ricardo!

Muita gente fala de remontagens como se fosse uma simples mudança de aquário, mas não é!
Todo o ciclo se quebra, a filtragem biológica sofre e tem de restabilizar, etc.

Eu só fiz uma rmeontagem e fiz como o Ricardo refere: ia colocando os peixes aos poucos que tinha num contentor, corais igual, etc.
Praticamente como se fosse um aquário novo, embora mais rápido...

Seja como for também partilho da opinião que é de louvar o relato, porque isto parece só sucessos, mas há muitos problemas por esses aquários fora...

Força com isso, para uma remontagem mais calma e espaçada no tempo!!! :-bd

Mensagem 29/dez/2012, 23:56

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1048
Idade: 39
Localização: Loulé / Algarve
Ricardo Rodrigues Escreveu:
Olá Anthony,

Tenho estado a acompanhar o tópico e antes de mais queria salutar a tua frontalidade perante factos menos bons que sucedem na vida de aquariofilista de todos nós, é sempre mais fácil partilhar os sucessos.

Pelo que percebo os peixes entraram todos de uma só vez e após isso foram introduzidas vários substratos com função de suporte biológico e adsorção química (carvão activado). Nesta situação a ordem deveria ter sido a inversa, primeiro o suporte biológico e algum tempo depois os peixes sendo que num aquário "novo" (ou numa remontagem) a introdução dos peixes deveria ter sido mais faseada e espalhada no tempo, 2 ou 3 peixes de cada vez, dessa forma se algo não estivesse bem não se perderiam todos os peixes. O carvão activado poderia atenuar picos de nitritos ou amónia, conforme a quantidade do mesmo, grau de qualidade e exposição à passagem da água (filtro fluidizado).

Não percebi a origem da turbidez da água!?

O meu conselho é deixares estabilizar o aquário até nova introdução de peixes, faz os testes químicos à água e na altura de introduzir peixes começa por espécies mais resistentes, donzelas por exemplo, vão ajudar ao crescimento do filtro biológico e tornar o aquário mais equilibrado preparando-o para a entrada de espécies menos resistentes.

Boa sorte :)


Boas Ricardo,

Desde já obrigado pela resposta.

Bem vou tentar explicar da melhor maneira.

O sistema esteve cerca de 40 dias com as ceramicas e a ser intruduzido biodigest e qualquer coisa da red sea tambem para intruduzir bacterias (acho, não sei bem o que foi) e algumas mudanças de agua.

Agora é que acho que foi o problema, ou dias antes ou no dia em que entrou os peixes meteu-se o carvão e as biopellets, passado poucos dias o aquario começa a ficar com a agua turva ao ponto de de não se ver de um lado ao outro... com mudança de agua e apenas melhorava um pouco mas depois voltava ao que estava, retirou-se tambem as biopellets. Aquario apenas com rocha morta e peixes não havia nada que podesse fazer a agua daquela maneira alem das bacterias, visto que elas não saiam de maneira nenhuma a solução foi a UV, uma UV de 20w e em cerca de 24h tava limpo e ai é que comecou as mortes todas.

Hoje claro vemos varios problemas que cometemos mas... tarde de mais.

Neste momente sem peixes vai-se deixar de novo establizar, dos 3 reatores de ceramicas apenas ta um ligado depois quando entrar os peixes liga-se mais um e o 3 fica para quando tiver mais tempo que achas? As biopellets logo se mete em ultimo caso e se necessario.


Hugo Figueiredo Escreveu:
Concordo com o Ricardo!

Muita gente fala de remontagens como se fosse uma simples mudança de aquário, mas não é!
Todo o ciclo se quebra, a filtragem biológica sofre e tem de restabilizar, etc.

Eu só fiz uma rmeontagem e fiz como o Ricardo refere: ia colocando os peixes aos poucos que tinha num contentor, corais igual, etc.
Praticamente como se fosse um aquário novo, embora mais rápido...

Seja como for também partilho da opinião que é de louvar o relato, porque isto parece só sucessos, mas há muitos problemas por esses aquários fora...

Força com isso, para uma remontagem mais calma e espaçada no tempo!!! :-bd


Ola Hugo,

Obrigado tambem pela resposta, e de facto e pena não aparecer muitos problemas por aqui que sei que há... só há os resultados...

Sent from my bq Edison using Tapatalk 2
Cump.
Anthony

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros