Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros White Snow Reef

White Snow Reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 08/mai/2015, 14:53

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Boas pessoal,
As coisas continuam um pouco desequilibradas. Os parâmetros base estão estáveis (Já estou a fazer 2 Part BAlling), mas não consigo baixar os fosfatos de 0,40.
Estou inclinado para colocar um removedor "químico" num reactor para ajudar-me. como o aquário não tem muita litragem, parece-me que dá para ir renovando.
Qual acham o melhor?

Obrigado.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 12/mai/2015, 19:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
Olá André
Já pensaste em colocar a alga chaetomorpha na sump para te ajudar nos fosfatos?
Eu tive os fosfatos também a 0,40, no momento que meti a alga, aquilo foi baixando muito rápido...
Nunca pensei que a alga removia muito fosfato, sempre pensei que ela removeria sim, mas numa forma bastante lenta... mas não, exatamente o contrario... talvez te ajude.

Abraço

Mensagem 15/mai/2015, 18:06

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Nuno Lima Escreveu:
Olá André
Já pensaste em colocar a alga chaetomorpha na sump para te ajudar nos fosfatos?
Eu tive os fosfatos também a 0,40, no momento que meti a alga, aquilo foi baixando muito rápido...
Nunca pensei que a alga removia muito fosfato, sempre pensei que ela removeria sim, mas numa forma bastante lenta... mas não, exatamente o contrario... talvez te ajude.

Abraço

Olá Nuno,
Sim já pensei mas neste momento tenho uma sump ampla e não tenho sitio onde colocar a alga. Este aquário só irá durar mais um ano. Por isso posso optar por uma solução de curto/médio prazo. Quando montar o novo aquário já vou ter refugio com muita alga.

Obrigado pela ajuda.
Abraço.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 15/mai/2015, 19:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 480
Idade: 35
Localização: Braga, centro.
André Jorge Silva Escreveu:
Nuno Lima Escreveu:
Olá André
Já pensaste em colocar a alga chaetomorpha na sump para te ajudar nos fosfatos?
Eu tive os fosfatos também a 0,40, no momento que meti a alga, aquilo foi baixando muito rápido...
Nunca pensei que a alga removia muito fosfato, sempre pensei que ela removeria sim, mas numa forma bastante lenta... mas não, exatamente o contrario... talvez te ajude.

Abraço

Olá Nuno,
Sim já pensei mas neste momento tenho uma sump ampla e não tenho sitio onde colocar a alga. Este aquário só irá durar mais um ano. Por isso posso optar por uma solução de curto/médio prazo. Quando montar o novo aquário já vou ter refugio com muita alga.

Obrigado pela ajuda.
Abraço.



Viva André,
Também estava a ter alguns problemas com os fosfatos, até que recebi uma prenda do Nuno Lima :ymparty: , e mesmo não tendo refugio fiz algo muito simples, um recipiente com muitos furinhos, alga lá para dentro e luz 6500k 3w e resultou de forma impressionante, não faz milagres mas é uma grande ajuda.

Abraço
. . : : Carlos Amorim : : . .

Reef:
http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3725

Mensagem 22/jun/2015, 16:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Boas pessoal.

Actualizando o tópico para não cair assim tanto no esquecimento :D
Finalmente consegui um tempinho para levar o Chiller ao Joaquim Galinhas que fez um excelente trabalho de revisão e pôs o menino a funcar como novo.
Mais uma vez muito obrigado Joaquim.
Aproveitando o facto de ter que montar o chiller de novo e porque as mangueiras têm que passar por um "S" na tubagem que vai para a varanda (onde está o chiller) e as mesmas ficavam um bocado trilhadas e ainda porque a de saída era muito estreita e devia travar ainda mais a água, decidi ir ao AKI procurar mangueira do tipo de máquina de lavar que não dobre nas curvas. Para minha grande surpresa até havia dois tipos. Comprei mangueira de 1'', montei tudo e assim tudo direitinho só preciso de ter a DC 12000 a menos de meio para elevar 3 metros e fazer mais 6 na horizontal. Impecável.

Comprei também um Auriga ao Joaquim para devorar as aptasias. Come de tudo e está óptimo de saúde.

A luta contra os fosfatos continua. Comprei midia da ATI e já consegui baixar de 0,45 para 0,22 ontem.
OS nitratos continuam muito altos, entre 2 e 4.
Todos os restantes parametros estão equilibrados há bastante tempo. 7,3; 420; 1340. SAlinidade 1025 e PH 8,5
Estive uma semana de férias e por alguma razão desconhecida perdi o Ciganus Vulpinus e todas as ricordeas que tinha (cerca de 20 ou 30). :|
Perdi 2 ou 3 SPS's que branquearam a partir da base em 4 ou 5 dias.

Estas perdas são difíceis de entender para mim, porque faço as TPA's certinhas com água natural.
Os níveis de Fosfatos e Nitratos também não me parecem causadores destas perdas.

Vamos aprendendo :)
Abraço.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 24/jun/2015, 15:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Boas,
Ontem medi os PO4 antes da TPa e estavam a 0,11. São boas notícias.
Ao fazer a TPA, faço sempre circulação de água na sump antes de retirar a água e depois deixo rodar um bom bocado para um filter bag. Tenho tido mais tempo para dar atenção aos pormenores e percebi que tenho a sump toda suja.

Vocês têm o hábito de retirar tudo da Sump e limpa-la por completo?

Também não tenho feito limpeza geral à bomba de retorno e escumador mas não passa deste FDS.

Vou também aspirar a areia do aquário, provavelmente para o filterbag de forma a não perder a água, mas as ultimas vezes que tenho feito isto, há muito sitios onde não consigo chegar sem partir corais.
Têm alguma solução para isto?

Abraços.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 24/jun/2015, 16:01

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Relativamente as bombas tenho por hábito limpar de 6 em 6 meses.

A sump só a limpo por completo quando desmonto senão levanto os detritos com uma bomba e faço tpa

Quanto ao areao ... A solução é deixá-lo estar e reforçar a equipa de limpeza


Sent from my iPhone using Tapatalk
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 24/jun/2015, 16:05

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Relativamente as bombas tenho por hábito limpar de 6 em 6 meses.

A sump só a limpo por completo quando desmonto senão levanto os detritos com uma bomba e faço tpa

Quanto ao areao ... A solução é deixá-lo estar e reforçar a equipa de limpeza


Sent from my iPhone using Tapatalk

Obrigado Rui.
Pensando bem, as bombas não devem ser limpas há cerca de um ano, um pouco menos. Vou tratar disso. Não custa nada e até funcionam melhor.
Que tipo de equipa sugeres? Coloquei uma holoturia mas não está a fazer o trabalho que achei que faria :)
Abraço.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 24/jun/2015, 16:20

Grupo: Utilizadores Mensagens: 252
Idade: 35
Localização: Lisboa
André Jorge Silva Escreveu:
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Relativamente as bombas tenho por hábito limpar de 6 em 6 meses.

A sump só a limpo por completo quando desmonto senão levanto os detritos com uma bomba e faço tpa

Quanto ao areao ... A solução é deixá-lo estar e reforçar a equipa de limpeza


Sent from my iPhone using Tapatalk

Obrigado Rui.
Pensando bem, as bombas não devem ser limpas há cerca de um ano, um pouco menos. Vou tratar disso. Não custa nada e até funcionam melhor.
Que tipo de equipa sugeres? Coloquei uma holoturia mas não está a fazer o trabalho que achei que faria :)
Abraço.


Boas André,

A holoturia entrou a quanto tempo ? Atenção que normalmente (pelo menos é a ideia que tenho) o tempo de adaptação delas ainda é consideravel(algumas semanas)

Abraço

Mensagem 24/jun/2015, 16:48

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Com Holothuria não tenho experiência embora esteja bem tentado a tentar ...

Geralmente uso Strombus e Archaster typicus

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 24/jun/2015, 16:52

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
João Ferreira Escreveu:
André Jorge Silva Escreveu:
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Relativamente as bombas tenho por hábito limpar de 6 em 6 meses.

A sump só a limpo por completo quando desmonto senão levanto os detritos com uma bomba e faço tpa

Quanto ao areao ... A solução é deixá-lo estar e reforçar a equipa de limpeza


Sent from my iPhone using Tapatalk

Obrigado Rui.
Pensando bem, as bombas não devem ser limpas há cerca de um ano, um pouco menos. Vou tratar disso. Não custa nada e até funcionam melhor.
Que tipo de equipa sugeres? Coloquei uma holoturia mas não está a fazer o trabalho que achei que faria :)
Abraço.


Boas André,

A holoturia entrou a quanto tempo ? Atenção que normalmente (pelo menos é a ideia que tenho) o tempo de adaptação delas ainda é consideravel(algumas semanas)

Abraço

Olá João,
Uns 6 meses.
Achei é que ela ia ia revolver o areão todo mas trabalha muito devagar... :D
abraço.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 24/jun/2015, 17:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas,

Com Holothuria não tenho experiência embora esteja bem tentado a tentar ...

Geralmente uso Strombus e Archaster typicus

Abraços,
Rui

Tenho que comprar essa Archaster typicus. Sempre achei que faziam um otimo trabalho mas nunca cheguei a comprar.

Obragadão.
Abraço.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 24/jun/2015, 19:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 65
Idade:
Localização: Porto
Boas,

Os nassarius fazem o mesmo trabalho que os Strombus?

Abc
//Nuno Ferreira

Mensagem 24/jun/2015, 20:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
andre a minha loturia tambem nao toca no areao.. tipo va se la perceber... tambem ja me disseram que se areao estiver com algas elas nao vao la..

Mensagem 30/jun/2015, 10:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Nuno Ferreira Escreveu:
Boas,

Os nassarius fazem o mesmo trabalho que os Strombus?

Abc


Olá Nuno,
Penso que os nassários são menos produtivos que os Strombus, mas não tenho a certeza.
Abraço.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 30/jun/2015, 10:25

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Nassarius são mais para restos de comida e porcaria dos peixes.
Os Strombus são para comer algas.

O que ambos tem em comum é que revolvem o areão o que ajuda a espalhar a porcaria ou traze-la para a superficie e a manter assim o areão mais limpo.
Penso que os Strombus são no geral um melhor invertebrado de se ter... os Nassarius em caso de fome ficam muito agressivos e não servem para comer algas. Aliás, se for para algas, são os Strombus e as Cerithes.

Mensagem 30/jun/2015, 10:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Marco Madeira Escreveu:
Nassarius são mais para restos de comida e porcaria dos peixes.
Os Strombus são para comer algas.

O que ambos tem em comum é que revolvem o areão o que ajuda a espalhar a porcaria ou traze-la para a superficie e a manter assim o areão mais limpo.
Penso que os Strombus são no geral um melhor invertebrado de se ter... os Nassarius em caso de fome ficam muito agressivos e não servem para comer algas. Aliás, se for para algas, são os Strombus e as Cerithes.

Muito obrigado pela explicação Marco ;)

Entretanto os fosfatos já estão a 0,05. :D
Os nitratos continuam altos (2-4PPm) mas pelo que tenho visto não é muito mau. certo?

O Auriga que introduzi criou grande stress no aquário e provavelmente vinha com Ictio.
Neste momento tenho todos os cirurgiões cobertos de pontos brancos. Estou a alimenta-los com comida congelada reforçada com alho e muita calma.
Pareceu-me que o Veliferum e o Hepatus estiveram bem em baixo mas agora já estão mais ativos e todos comem muito bem.
Vamos aguardar...

Abraço.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 30/jun/2015, 10:46

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
André... estás com os parametros muito bons, não mexia mais. Esse nitrato está bom, não precisas de o baixar mais (a não ser que querias ir para ULNs)... eu por exemplo tenho 5.

Quanto ao ictio e apesar de já os estares a alimentar bem, para os Tangs tem sempre uma folha de Nori disponivel diariamente, vais ver que ajuda. ;) , e cuidado com o excesso de alimentação senão fosfatos e nitratos vão subir de novo.

Espero que corra tudo bem!

Mensagem 30/jun/2015, 11:20

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Marco Madeira Escreveu:
André... estás com os parametros muito bons, não mexia mais. Esse nitrato está bom, não precisas de o baixar mais (a não ser que querias ir para ULNs)... eu por exemplo tenho 5.

Quanto ao ictio e apesar de já os estares a alimentar bem, para os Tangs tem sempre uma folha de Nori disponivel diariamente, vais ver que ajuda. ;) , e cuidado com o excesso de alimentação senão fosfatos e nitratos vão subir de novo.

Espero que corra tudo bem!

Não vou mexer mais não.
Agora vai ser só monitorização atenta.

Boa ideia a da Nori. Esqueço-me sempre disso. Vou colocar.
Tenho também o Marine Grazer da NEW ERA. Também vou disponibilizar para o bichos :D

Abraço.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 30/jun/2015, 15:58

Grupo: Utilizadores Mensagens: 65
Idade:
Localização: Porto
Obrigado pelas dicas
Está difícil manter o areão branco.
Em algumas zonas do areão, à superfície no horário de luz intensa fica de cor de ferro.
Vou procurar acrescentar esses novos bixinhos:)
Obrigado
Abc
//Nuno Ferreira

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron