Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros White Snow Reef

White Snow Reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 07/jul/2015, 10:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Boas,
Continuo a minha luta contra o cryptocaryon irritans.
Este fim de semana perdi o Naso.
O Hepatus está muito fraco, quase não come e está sempre parado junto aos camarões que o andam a catar.
O Flavence parece o mais afetado mas come bem e está sempre a nadar.
Deixo um video de pouca qualidade mas foi o possível.

[youtube]http://youtu.be/u7VCfLDP3U4[/youtube]

Abraços.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 07/jul/2015, 12:36

Grupo: Utilizadores Mensagens: 471
Idade:
Localização: Lisboa
André, tive um caso bem recente de crytpo e "black ich" simultaneamente. Nada foi introduzido e ambos os zebrassomas ficaram afectados.

Reforcei na comida, tpa´s acertivas e muita alga à disposição.

Estão muito melhor agora.

Boa sorte e abraço

Temos de combinar p devolver o raio da bomba.

Mensagem 07/jul/2015, 12:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 471
Idade:
Localização: Lisboa
nao des muita comida de uma vez mas varias vezes ao dia :-bd

boa sorte com isso

Mensagem 08/jul/2015, 22:41

Grupo: Utilizadores Mensagens: 193
Idade: 41
Localização: Odivelas
Tenta variar na comida desde flocos, granulado, artemia, misys tudo com muito alho concentrado à mistura...


Sent from my iPhone using Tapatalk

Mensagem 08/jul/2015, 22:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 193
Idade: 41
Localização: Odivelas
Se não tiveres anti fosfatos trata de adquirir pois com mais comida os fosfatos vão subir.... ATI são um must:)


Sent from my iPhone using Tapatalk

Mensagem 09/jul/2015, 00:10

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Ricardo Fonseca Escreveu:
nao des muita comida de uma vez mas varias vezes ao dia :-bd

boa sorte com isso

Obrigado Ricardo,
É isso mesmo que tenho feito. Nori sempre disponível, comida congelada e variados flocos e granulados.
No tempo que estou em casa tento dar várias vezes e com intervalos, mas durante o dia é difícil...

Grande abraço.

PS: Combina aí com o Marco e apareçam cá em casa em qualquer dia. Basta darem um toque.
Ele também quer vir cá ver as luzes.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 09/jul/2015, 00:10

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Carlos Assunção Escreveu:
Se não tiveres anti fosfatos trata de adquirir pois com mais comida os fosfatos vão subir.... ATI são um must:)


Sent from my iPhone using Tapatalk

Obrigado Carlos,
É isso mesmo que tenho feito e já tinha o anti fosfatos da ATI a funcionar :)
Obrigado e abraço.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 15/jul/2015, 11:08

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Update:
Os peixes estão a melhorar pouco a pouco. O mais afectado é mesmo o Hepatus que come pouco mas continua gordinho.

Em relação ao aquário:
Testes:
PO4 - 0,02
NO3 - entre 2 e 4ppm
KH - 6,5
CA - 390
MG - 1390
K - 330
Os restantes estão nos parâmetros normais.
Já aumentei um pouco a dose do 2-Part e diminuí a de MG.

Recebi a sempre bem vinda visita do Marco Madeira (Obrigado Marco) que achou que o aquário não está muito bom. Parece ter sido afectado por algum desequilibro. Na realidade já têm havido alguns mas ultimamente até tem estado estável. Certo que as Ricordeas morreram todas numa semana que tive de férias, por isso deve ter-se passado mesmo alguma coisa.
Ontem por coincidência achei que os corais estavam com muito melhor aspecto e muito menos algas no aquário.
Vou tentar postar umas fotos e manter tudo estável e com poucas mexidas.

Abraços.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 20/ago/2015, 15:01

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Update pós férias:

Chegado de férias e como é normal tinha um cenário dantesco na aquário. Um surto de algas enorme numa rocha já a tapar quase por completo 2 corais e o Egg Crate dos frags completamente coberto.
Fiz os testes para ver o que se passava e estava com PO4 a 0,16 e uma queda no KH e CA para 5,4 e 340.
Fiz a alteração no doseamento do 2 Part, TPA, mudança da midia anti fosfatos, mudança de carvão e limpeza da SUMP.
REtirei as algas à mão e felizmente sairam quase todas de uma vez e os corais estavam intactos. Esta alga pelo que consegui perceber agarra-se à parte morta dos corais. Dos frags que estavam na eggcrate, retirei-os e limpei as algas e substituí a eggcrate por outra.
No final da limpeza toda afinal o cenário não era assim tão mau. Zero baixas, os peixes já estão todos bem de saúdee os corais com boas cores.
Fica o video feito ontem:


Comentem à vontade.
Abraços.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 27/ago/2015, 22:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Boas,
Uma dúvida. Os meus corais têm apresentado uma cor muito escura. Normalmente a que se deve este escurecimento do tecido?
Por exemplo a stagorn que veio do Paulo Oliveira já foi verde fluorescente. A confusa não se nota bem mas 80% está castanha em vez de verde.
Os testes de hoje:
Salinidade: 1025
Temp: 26,5
pH: 8,5
CA: 410
KH: 6.1
MG: 1320
PO4: 0,12
NO3: 4
K: 330

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Abraços e obrigado.


Enviado de tlm usando o Tapatalk
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 27/ago/2015, 22:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Olá André, o escuricimento e o acastanhar dos SPS tem claramente a haver com os nutrientes altos (PO4: 0,12;NO3: 4).

Atenção ao Kh!

Mensagem 27/ago/2015, 22:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Obrigado João.
Estou a aumentar as doses do 2-part a pouco e pouco porque tive uma quebra nas férias.
O PO4 estou com mídia ato. O NO3 é que não está fácil baixar com o zeostart, zeobak e zeolitos :(

Muito obrigado pela ajuda!
Abraço


Enviado de tlm usando o Tapatalk
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 27/ago/2015, 22:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
André Jorge Silva Escreveu:
Obrigado João.
Estou a aumentar as doses do 2-part a pouco e pouco porque tive uma quebra nas férias.
O PO4 estou com mídia ato. O NO3 é que não está fácil baixar com o zeostart, zeobak e zeolitos :(

Muito obrigado pela ajuda!
Abraço


Enviado de tlm usando o Tapatalk


Nao te chateies com o nitrato! 4ppm é um bom valor, tens é de baixar esses fosfatos para começarem a aparecer as cores. O kh deves subir mesmo pois esses branqueamentos que vi na foto tem a haver com isso! Esse potassio tambem está estranhamente baixo...mas para já trata do Kh (acima de 7pelo menos) e PO4(abaixo de 0.1 pelo menos)

Mensagem 28/ago/2015, 11:26

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
André... deves andar a alimentar muito, e/ou poucas TPAs e/ou excesso de peixes. Procura a causa de teres valores de PO4 tão alto... assim deixas de usar midia e os corais agradecem. ;)

Mensagem 28/ago/2015, 12:05

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Joao Tomas Escreveu:
Nao te chateies com o nitrato! 4ppm é um bom valor, tens é de baixar esses fosfatos para começarem a aparecer as cores. O kh deves subir mesmo pois esses branqueamentos que vi na foto tem a haver com isso! Esse potassio tambem está estranhamente baixo...mas para já trata do Kh (acima de 7pelo menos) e PO4(abaixo de 0.1 pelo menos)

Olá,
Vou deixar então o Nitrato em paz :)
Já aumentei o fluxo do reator do anti-fosfato a ver se acelera a descida.
O Potássio anda sempre baixo quando não suplemento. Já vem a caminho uma garrafinha ;)
VAmos ver se isto agora vai ao sitio. Tenho estado muito atento.
Abraço.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 28/ago/2015, 12:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Marco Madeira Escreveu:
André... deves andar a alimentar muito, e/ou poucas TPAs e/ou excesso de peixes. Procura a causa de teres valores de PO4 tão alto... assim deixas de usar midia e os corais agradecem. ;)

Olá Marco,
Não sei, acho que até alimento pouco. Só nos dias que dou comida congelada é que exagero um pouco para ver se o Auriga se alimenta bem, porque não toca nos flocos nem no granulado e já não tem aptasias para se deliciar :) O numero de peixes até diminuiu com o surto de cripto que tive. TEnho neste momento:
1 Hepatus;
1 Flavens
1 Veliferum
1 Salária
1 Chromis
1 Palhaço
1 Auriga

Mas o problema do PO4 acho que é mais profundo que isso :( Como sabes já me chegou aos 0,5 sem exageros de comida e com o escumador potente que tenho. Este aquário já teve muitos problemas e é capaz de ter muita porcaria acumulada na rocha. Sinceramente não sei, mas não percebo muito disto.
Agora é aguentar como posso para os corais e peixes não morrerem e estarem bonitos até começar a montagem do novo. Nessa altura com a vossa preciosa ajuda faremos umas coisa bonita desde inicio :)

De qualquer forma vou cortar ainda mais na comida.

Grande abraço.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 28/ago/2015, 13:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Boas amigo ...

o que isso precisa eu sei o que é .. mas penso que vai ser resolvido já no próximo dia 12 ou 13 se tiveres disponibilidade ... falta a visita do padre da paroquia :D :D :D

é realmente estranho esses fosfatos todos que tens , e que nunca os conseguiste baixar , alguma coisa se passa ai amigo ...

eu sei que é chato e um processo complicado mas porque não tentas aquele produto da ATM para remover fosfatos , parece que resultou com algumas pessoas aqui do forum ...

de qualquer das formas responde ai a umas perguntinhas ...

TPA - % de quanto em quanto tempo ??
agua do mas ou salinada ??
ja mediste os fosfatos á água de osmose ??

Abraço
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 28/ago/2015, 15:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Paulo Oliveira Escreveu:
Boas amigo ...

o que isso precisa eu sei o que é .. mas penso que vai ser resolvido já no próximo dia 12 ou 13 se tiveres disponibilidade ... falta a visita do padre da paroquia :D :D :D

é realmente estranho esses fosfatos todos que tens , e que nunca os conseguiste baixar , alguma coisa se passa ai amigo ...

eu sei que é chato e um processo complicado mas porque não tentas aquele produto da ATM para remover fosfatos , parece que resultou com algumas pessoas aqui do forum ...

de qualquer das formas responde ai a umas perguntinhas ...

TPA - % de quanto em quanto tempo ??
agua do mas ou salinada ??
ja mediste os fosfatos á água de osmose ??

Abraço

A sério?
Vou já desmarcar tudo o que tiver para esse FDS. Que venha o Sr. Prior que isto está mesmo a precisar :)
É só dares um toque e aparecer. O frigorífico tem sempre uma prateleira exclusiva para elas :)

TPA de 60 litros todas as semanas. Em Julho tive 2 semanas sem conseguir ir ao mar por isso fiz uma de 120 litros.
Tive de férias a ultima de Julho e as 2 primeiras de Agosto. Quando voltei fiz mais 120 litros.
Sempre água do mar.
Por acaso nunca medi. Controlo o TDS que está a zero. Mas vou fazer esse teste.

em relação ao produto da ATM... não gostei muito do que vi. a midia da ATI parece-me que resulta bem e não se gasta assim tanta.

Muito obrigado pela ajuda e vamos lá por isto no sítio que merece :)

Grande abraço.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 28/ago/2015, 16:06

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Boas,
Já chegou o Potássio da Fauna Marin.
Na embalagem diz para dosear 1ml/100litros.
Duas perguntas ou três :)
Como sabemos qual a dose que mantem o K estável? Só experimentando como com o Balling?
Podemos dosear logo por exemplo 50ml para subir de 300 para 400? E como sabemos qual a dosagem para fazer um aumento de 100 por exemplo num aquário de 600 litros?

Obrigado e abraço.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 28/ago/2015, 16:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
André Jorge Silva Escreveu:
Boas,
Já chegou o Potássio da Fauna Marin.
Na embalagem diz para dosear 1ml/100litros.
Duas perguntas ou três :)
Como sabemos qual a dose que mantem o K estável? Só experimentando como com o Balling?
Podemos dosear logo por exemplo 50ml para subir de 300 para 400? E como sabemos qual a dosagem para fazer um aumento de 100 por exemplo num aquário de 600 litros?

Obrigado e abraço.


Olá André.
Eu doseio, mas não da Fauna Marin. Diluo os sais (Aquahobby) 115g/lt e depois doseio 6ml/100Lts dia até atingir a meta dos 400ppm
Pelo sim pelo não, não ultrapasses os 10ml/100Lts dia.

Demorei uma semana e pouco a repor dos 330 aos 400.

Para o manter terás de fazer exatamente como no bailling, perceber o que é consumido, por forma a dosear.
Também como já vi (senão me engano o Paulo Oliveira) a comentar que o teste salifert tem um pequeno desfasamento percentual.

Contudo iniciei à pouco tempo esta adição, e tenho lido para se ter muito cuidado a dosagem, pelo que estou a faze-lo manualmente, para já...

Há por aí mais pessoal a dosear K, vamos como eles fazem.
Abc

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros