Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Portuguese nano reef

Portuguese nano reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 14/jan/2013, 00:15

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Mauro Pires Escreveu:
Olá amigos,

Eu no sábado há tarde fui à fish planet e comprei o meu primeiro coral que como já disse anteriormente foi um zoanthus. Comprei uma pedra cheio deles e eles adaptaram-se bem! Ficaram fechados umas horas mas depois abriram.


Boas!

De que côr são os zoanthus?

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 14/jan/2013, 01:08

Grupo: Utilizadores Mensagens: 109
Idade: 26
Localização: Lisboa
Olá Rui,
Os zoanthus têm cor de laranja torrado.
Mauro Pires

Mensagem 14/jan/2013, 01:16

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
OK.
Fixe. Entao passas ca em casa e ofereco-te uns verdes se quiseres.

Abracos,
Rui

Sent from my Nexus 7 using Tapatalk 2
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 18/jan/2013, 01:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 109
Idade: 26
Localização: Lisboa
Olá a todos,

Bem tenho umas novidades, umas boas umas más, bem começarei pelas más: Já não tenho equipa de limpeza os meus eremitas foram-se, como nassarius e trochus. E ando todas as semanas com escova de dentes a limpar os vidros do meu aquario já que os mesmos tem algas filamentosas verdes e castanhas mas eu tiro-as e voltam a nascer :( .

As boas! Ontem fui a fish planet e fiz umas boas compras na area da comida, comprei krill pacifica, artemia com alho, berbigao congelado, entre outros! Mas não resisti em levar um peixe que já enamorava à algum tempo! Já não me lembro do nome cientifico mas sei que pertence à familia dos labros. Não é um labroides dimidiatos é um peixe com pintas brancas e esguio mas nao me ocorre agora o nome so me lembro que o nome cientifico começa com o M. Enfim.... vou postar fotos amanha... Como sabem eu informo-me sempre sobre o peixe que compro sei que este peixe precisa de cuidados alimentares especificos e um rigor na qualidade de agua excelentes! Bem...eu posso-lhe oferecer isso alias ja o tem.
Mauro Pires

Mensagem 18/jan/2013, 03:02

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Mauro Pires Escreveu:
Olá a todos,

Bem tenho umas novidades, umas boas umas más, bem começarei pelas más: Já não tenho equipa de limpeza os meus eremitas foram-se, como nassarius e trochus. E ando todas as semanas com escova de dentes a limpar os vidros do meu aquario já que os mesmos tem algas filamentosas verdes e castanhas mas eu tiro-as e voltam a nascer :( .

As boas! Ontem fui a fish planet e fiz umas boas compras na area da comida, comprei krill pacifica, artemia com alho, berbigao congelado, entre outros! Mas não resisti em levar um peixe que já enamorava à algum tempo! Já não me lembro do nome cientifico mas sei que pertence à familia dos labros. Não é um labroides dimidiatos é um peixe com pintas brancas e esguio mas nao me ocorre agora o nome so me lembro que o nome cientifico começa com o M. Enfim.... vou postar fotos amanha... Como sabem eu informo-me sempre sobre o peixe que compro sei que este peixe precisa de cuidados alimentares especificos e um rigor na qualidade de agua excelentes! Bem...eu posso-lhe oferecer isso alias ja o tem.



Mauro,

Perdoa-me a franqueza ... mas se tens algas filamentosas verdes e castanhas tens tudo menos qualidade de água excelente.

Boa sorte para o peixe.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 18/jan/2013, 04:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 26
Idade:
Localização: Ponta Delgada - São Miguel - Açores
fotos disso ;)


Sent from my Galaxy Nexus using Tapatalk HD

Mensagem 18/jan/2013, 10:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 356
Idade: 46
Localização: Lisboa
Mauro Pires Escreveu:
Muito Obrigado pela tua ajuda rui,

Sim é verdade! E tambêm doi-me o braço de estar sempre a fazer já que aquilo para sair.... vejo-me grego para tirar aquilo...
Lámina... desculpa se a pergunta seguinte pode ser estupida... mas pode ser lamina de fazer a barba? Já que tenho estas aos milhares!



Mauro,

Se n quiseres estar a gastar dinheiro numa lamina mesmo própria para aquários podes utilizar esta:

Raspador AKI

É que uso para o meu, e já traz recargas. Já sabes que vais enferrujar, mas tambem pelo preço :)

Vai pondo aqui os parametros (resultados dos testes do teu aquario) para a malta te poder ajudar. Podes utilizar um serviço de registo gratuito com este:

Reefstats.net

Cump
Sérgio Magro Jacinto
A experiência é obtida imediatamente após ter sido necessária!

Mensagem 18/jan/2013, 19:04

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Mauro,
Sou mais um que gosta de ajudar e não gosta de dizer mal, mas acompanho desde inicio neste e em outros foruns a evolução do teu aquário e continua a não me parecer que estejas a fazer as escolhas acertadas.
Dizes que queres ter um aquário de referência mas continuas a comprar peixes, equipa de limpeza, comida e afins sem teres o aquário minimamente estabilizado.
Só para te dar dois exemplos, muitas vezes te disseram para colocares reflectores nas luzes, nunca o fizeste. Apenas dizes que o aquário tem muita luz. O problema é que muita luz pode não ser luz suficiente ou luz boa.
Essas algas têm que ser raspadas como o Rui e o sérgio te têm dito e não com uma escova de dentes.
Tens que fazer TPA e manter a água limpa para estabilizar.

Abraço e boa sorte.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 18/jan/2013, 19:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 109
Idade: 26
Localização: Lisboa
Olá andré,

É o que eu tenho feito andre! Tenho feito 3 em 3 dias tpas! Tenho raspado! tenho feito tudo o possivel para tirar as algas do vidro. Eu nao sabia que comprar equipa de limpeza era mau para o aquario! Sempre me ensinaram que a equipa de limpeza ajuda á estabilização do aquario. Enquanto ao peixe, bem é o 2º eu sei muito bem que só devo por 3 peixes no maximo, agora tenho 2. Neste momento eu ando em reestruturaçoes neste aquario, como obvio sou estudante e nao tenho o tempo todo para este aquario neste caso nao para a manutençao mas sim para comprar as coisas precisas. Eu tambem nao sabia que comprar comida fazia mal ja que se nao a comida os peixes morrem. Eu aceito as criticas que me fazem e adequo-as ao aquario mas os refletores já os tenho à 10 dias agora nao diga que nao os tenho. Enquanto ao zoanthus que comprei à uns 14 dias ele está otimo, e aberto.

Parametros da agua:

Ph:8,4
Kh:10
Ca:410ppm
NO3:5ppm
NO2:0ppm
NH3NH4:0ppm
PO4:0,25ppm
MG:1200ppm

Como virao os parametros estao estaveis e excelentes! Tenho o aquario há quase 5 meses e agoa diga-me como é que o meu aquario nao esta destabilizado!
Mauro Pires

Mensagem 19/jan/2013, 01:31

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Mauro Pires Escreveu:
Olá andré,

É o que eu tenho feito andre! Tenho feito 3 em 3 dias tpas! Tenho raspado! tenho feito tudo o possivel para tirar as algas do vidro. Eu nao sabia que comprar equipa de limpeza era mau para o aquario! Sempre me ensinaram que a equipa de limpeza ajuda á estabilização do aquario. Enquanto ao peixe, bem é o 2º eu sei muito bem que só devo por 3 peixes no maximo, agora tenho 2. Neste momento eu ando em reestruturaçoes neste aquario, como obvio sou estudante e nao tenho o tempo todo para este aquario neste caso nao para a manutençao mas sim para comprar as coisas precisas. Eu tambem nao sabia que comprar comida fazia mal ja que se nao a comida os peixes morrem. Eu aceito as criticas que me fazem e adequo-as ao aquario mas os refletores já os tenho à 10 dias agora nao diga que nao os tenho. Enquanto ao zoanthus que comprei à uns 14 dias ele está otimo, e aberto.

Parametros da agua:

Ph:8,4
Kh:10
Ca:410ppm
NO3:5ppm
NO2:0ppm
NH3NH4:0ppm
PO4:0,25ppm
MG:1200ppm

Como virao os parametros estao estaveis e excelentes! Tenho o aquario há quase 5 meses e agoa diga-me como é que o meu aquario nao esta destabilizado!


Mauro ...

Para com as TPAs de três em três dias ... não estás a dar estabilidade. Antes pelo contrário.

Esses valores estão a ser mascarados pela TPA e pela quantidade de algas que tens.

Faz testes 3/4 dias após a última TPA e coloca aqui os valores.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 19/jan/2013, 02:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 109
Idade: 26
Localização: Lisboa
Olá rui, estes
valores tirei hoje, eu ja nao faço uma tpa há 5 dias(nestes dias o tempo nao tem sido muito) mas vou seguir o teu conselho, vou aumentar o tempo de frequencia de tpas de 3 para 7 dias. Olhem já descobri o nome cientifico do meu novo peixe:Macropharyngodon cyanoguttatus, ele e o frenatus fazem umbocado de faisca, já que o frenatus já tem um territorio defenido e há uma parte do seu territorio que tem 4cm de altura de areia e como é o unico sitio onde ele tem areia disponivel para se esconder ele quer la se enfiar mas o frenatus nao quer. O peixe tem comido bem, dei hoje artémia com alho, e amanha vou dar krill pacifica de manha.
Mauro Pires

Mensagem 26/jan/2013, 03:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 109
Idade: 26
Localização: Lisboa
Ola a todos,

Depois de uns dias desaparecido venho dar-vos boas noticias do aquario,

Como sabem eu andava a ter problemas com surtos de algas indesejaveis, muitas vezes aspirava o areao e ficava limpinho mas na semana a seguir ja havia um relvado castanho. Os vidros do aquario estava cheio de algas filamentosas e diatomaceas! Nao era falta de cuidar do aquario, mas as meninas cresciam sempre! Entretanto tomei medidas drasticas, neste momento estao implementadas a 50%:
- Retirei 90% da areia(como ja sabem)
- tive de aumentar a frequencia de tpas de 15 em 15 para 7 em 7 dias. tpas de 20%.

Medidas a implementar(ainda nao foram implementadas)
- Tenho rocha viva de ma qualidade! Queria trocar pelas fiji premmium, gostaria de saber de o senhor jose manuel dos santos queria me vender uns kilitos!
- adiçao reforçada de equipa de limpeza( a minha morreu toda)

Amanha postarei fotos do aquario, sem falta! :ymhug:
Mauro Pires

Mensagem 26/jan/2013, 16:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 85
Idade: 59
Localização: Massamá
Olá Mauro,

Não mexas mais no aquário, vai com calma, faz as tpa's e deixa o aquário estabilizar.

Quanto mais mexes pior fica...

Tens poucos litros de água, por isso é muito fácil os parâmetros oscilarem muito rápidamente.

Sabes que nisto dos "salgados" mesmo que não tenhas os parâmetros "ideiais" se os tiveres constantes começas a ter bons resultados.

Abraço,
Adérito
cubo: http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=1186

Mensagem 27/jan/2013, 01:53

Grupo: Utilizadores Mensagens: 109
Idade: 26
Localização: Lisboa
Cá vao umas fotos fresquinhas:

-Como vem maior parte das algas desapereceu depois de intensas mudanças de agua e boas escovadelas.
Imagem
Mauro Pires

Mensagem 27/jan/2013, 01:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 109
Idade: 26
Localização: Lisboa
Imagem
Mauro Pires

Mensagem 27/jan/2013, 01:59

Grupo: Utilizadores Mensagens: 109
Idade: 26
Localização: Lisboa
Imagem



Imagem

queria comentarios construtivos sobre o layout


Imagem
Mauro Pires

Mensagem 27/jan/2013, 18:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 109
Idade: 26
Localização: Lisboa
Boa tarde,

Gostava que comentassem as fotos que postei no topico anterior.
Mauro Pires

Mensagem 28/jan/2013, 00:24

Grupo: Utilizadores Mensagens: 89
Idade: 50
Localização: Funchal
Mauro, primeiro as fotografias estão muito pequenas para as podermos ver bem. Existe um tópico sobre como colocar fotos no recife.pt. Depois em relação ao layout tentaria ter mais areão livre, ou seja sem pedras em cima. Talvez dois núcleos de Rocha com alturas distintas ficasse interessante.
Vai escrevendo e pondo fotos.
Abraço
Miguel Silva

Mensagem 28/jan/2013, 01:05

Grupo: Utilizadores Mensagens: 109
Idade: 26
Localização: Lisboa
Obrigado Mike pela tua observação,

Mas se não fosse encómodo e se soubesses fazer, não podias fazer um esboço sobre o layout que referes para o meu nano? Se puderes era uma grande ajuda!

Cá vão outras fotos e maiores :) :

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Editado pela última vez por Rui Manuel Gaspar em 28/jan/2013, 12:04, num total de 1 vez.
Razão: Colocação correcta de imagens!
Mauro Pires

Mensagem 28/jan/2013, 12:08

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas Mauro,

Fiz a alteração do teu post para que se vejam directamente as imagens.

Tens mesmo que ler o tuturial para colocação de fotos que podes encontrar AQUI

Eu faria monte do fundo para a frente do aquário em dois montes distintos.
Vê o que o Hugo Figueiredo fez no dele para teres uma noção!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros