Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Portuguese nano reef

Portuguese nano reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 28/jan/2013, 21:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 89
Idade: 50
Localização: Funchal
Desculpa Mauro, mas não consigo fazer desenhos que se percebam, mas o Ricardo já te deu uma boa sugestão. Leva um amigo que te possa ajudar e vão tentando vários layouts. Como sabes o gosto não se discute. Lol
Vai colocando as questões que há sempre alguém para apoiar.
Abraço
Miguel Silva

Mensagem 29/jan/2013, 19:08

Grupo: Utilizadores Mensagens: 109
Idade: 26
Localização: Lisboa
Nao faz mal eu came arranjo :) !

Só queria saber se tenho de por mais rocha, pelo menos... nao sei.... mais 3 kg? porque se é para fazer ilhas é preciso muita rocha e boa cola(porque nao estou a ver elas umas em cima das outras sem cola). Só mais uma pergunta é normal o meu aquario já com 5 meses(faltam 2 dias para os fazer) nao ter coralina e as rochas nao serem roxas? Quer dizer nunca forao!
Mauro Pires

Mensagem 29/jan/2013, 20:08

Grupo: Utilizadores Mensagens: 26
Idade:
Localização: Ponta Delgada - São Miguel - Açores
boas,

berbekim e umas bracadeiras e nao necessitas de cola ;)
em relacao ao resto vou deixar para os pros responderem.

cumpz


Sent from my Galaxy Nexus using Tapatalk 2

Mensagem 29/jan/2013, 22:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 109
Idade: 26
Localização: Lisboa
Muito Obrigado Paulo pela tua participação!

Vou ver se trato de arranjar as bracadeiras! Sabes onde as posso enocontrar!
Mauro Pires

Mensagem 30/jan/2013, 00:24

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Mauro Pires Escreveu:
Muito Obrigado Paulo pela tua participação!

Vou ver se trato de arranjar as bracadeiras! Sabes onde as posso enocontrar!



Aki, Leroy Merlin, chinês, etc ....

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 30/jan/2013, 00:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 109
Idade: 26
Localização: Lisboa
Ola Rui obrigado por participares!

Achas que devo comprar mais kilos de rocha?
Mauro Pires

Mensagem 30/jan/2013, 00:50

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Mauro Pires Escreveu:
Ola Rui obrigado por participares!

Achas que devo comprar mais kilos de rocha?


Nope!
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 30/jan/2013, 01:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 109
Idade: 26
Localização: Lisboa
Obrigado pela resposta Rui!

Neste caso eu queria nem era adicionar mais mas sim substituir a que tenho a minha é de pessima qualidade! Estava a pensar em aproveitar 1 ou 2 calhaus o resto da rocha vou "matar" e entregar ao meu avô que tem ciclidios. Olha tenho uma boa novidade eu tambem entreguei ao meu avô o meu filtro externo e comprei um filtro cascata de mochila! Eu acho que fiz bem já que é so para tirar as particulas em suspensao. O filtro vem com esponja e carvao ativado mas pode vir com mais materia filtrante neste caso estou a pensar em por siporax e chemi-pur, para reduzir os fosfatos e silicatos. O filtro so me custou 8 euros, neste caso 14 com os portes de envio(comprei na waterevolution)
Mauro Pires

Mensagem 30/jan/2013, 11:41

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
As partículas em suspensão "desaparecem" se houver boa circulação à superfície.
Parece-me que a tua bomba de circulação é demasiado focal (mais adaptada a aquários de água doce), assim como o filtro mochila, que só te poderá servir mesmo se optares por siporax. Em vez de gastares dinheiro em filtros poderias comprar uma bomba de circulação sunsun que são bem baratas e com um poder de "espalho" muito melhor:
http://www.fragariodonorte.com/?id=4&cid=17&pid=352
ou
http://www.fragariodonorte.com/?id=4&cid=17&pid=353

Em relação à rocha, como concerteza já leste todos os tópicos deste forum antes de montar um aquário, já sabes que muita gente utiliza até rocha morta, por isso a rocha que dizes ser de má qualidade não faz sentido. Realmente à rocha viva de melhor qualidade (traz mais vida boa quando a compras), mas no limite o que podes fazer se quiseres é retirar a rocha, colocas num alguidar grande com água de uma TPA e esfrega-la bem com uma escova grossa para retirar as algas.
Com o tempo e TPA's (mais rápido se for com água natural) as rochas vão ganhando cada vez mais vida e o aquário começa a equilibrar.
Para acelerar esse processo podes adicionar bactérias mas com muito cuidado.

A minha conclusão:
- O teu aquário ainda nem começou o ciclo. Mexes demasiado nele, introduzes peixes, corais, filtros, sem qualquer nexo.
- O meu conselho é fazeres tudo como se fosse de inicio e ir com muito mais calma.
- As ultimas fotos que colocaste continua a ver-se muita alga nos vidros. Como já te disseram muitas pessoas aqui, com uma escova de dentes não vais lá, além de dar muito trabalho e não ficar bem feito. Tens que comprar a raspadeira que te aconselharam, barata e boa e vais ver que ficas surpreendido com a rapidez que as algas saltam dos vidros.

Abraço e boa sorte.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 30/jan/2013, 20:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 109
Idade: 26
Localização: Lisboa
Olá andré,

De facto preciso de outra bomba de circulaçao mas uma sun sun de 3000lh acho demasiado! Se a minha bomba prefaz 20x o volume do meu aquario e entao uma de 3000lh que ia ser 50x o volume do aquario! voava tudo! Eu estou a pensar em comprar duas koralia 900lh entao prefaz 25 a 28x o volume. Haaaammmm........ eu estou farto de esfregar as rochas com a escova, ficam limpas mas passado 4 dias ficam outra vez nojentas. E enquanto a tpas com a agua do mar eu ate posso... mas eu so posso ir a fonte da telha aqui em almada eu nao posso deslocar para outros sitios mais longe. Eu nao sei se a agua é das melhores gostaria se alguem tem experiencia com agua da fonte da telha. E o assunto do ciclo do aquario eu deixei o aquario maturar 3 meses sem nada, só , somente rocha viva e equipa de limpeza, só me começou a aparecer estas algas no 4 mes graças a introduçao do 1º peixe graças a introduçao de comida para o peixe e criaçao de grande carga organica! As algas nos vidros derrepente começaram se a descontrolar nos vidros e tentei controlá-las mas sem sucesso. Eu todas as semanas faço 1 tpa ou seja 7 em 7 dias faço uma de 10l e raspo os vidros. As ultimas fotos que mostrei sao do aquario à uns dias e está bastante melhor! O aquario já tem 5 meses e sim já está maturado! Tenho praticamente os parametros estaveis menos os fosfatos e nitratos que estao a dar cabo da cabeça! Mas eu nao desisto de por este aquario nos eixos!
Mauro Pires

Mensagem 30/jan/2013, 23:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 106
Idade: 28
Localização: Braga
Oi!

Eu tenho acompanhado o teu tópico e parece-me estar a rever a história do meu aquário aqui.

O meu aquário tem as mesmas medidas que o teu e esteve durante praticamente um ano cheio de algas, aquilo parecia uma floresta negra ou qualquer coisa do género, era só langonha! :-/

Não sei se o problema poderá ser o mesmo, mas no meu caso a água da torneira vinha cheinha de nitratos (cheguei a ter 50mg/l).

Primeiro deves descobrir qual a origem do problema e depois de estar resolvido tratas de eliminar as algas todas, ou raspando-as fora de água com uma "Sra escova" (não é escova de dentes!) ou com um animal. No meu caso, fiquei com o áqua "limpo" em algumas semanas recorrendo a um ouriço (cuidado com os corais).

Quanto à circulação, se quiseres comparar, eu tenho uma hydor koralya nano evolution 900l/h e garanto-te que tenho movimentação que chegue (claro que depende da disposição das rochas e da localização da bomba).

Espero ter ajudado e não tentes resolver tudo com dinheiro, pensa e presta atenção ao que te dizem. Ah! e não gastes dinheiro em rocha que isso, o mais provável é não ter nada a ver com o assunto.


Sent from my iPad using Tapatalk HD

Mensagem 31/jan/2013, 01:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 109
Idade: 26
Localização: Lisboa
Olá armando,

O problema do aquario nao vêm deste caso da agua que eu uso para tpas nem para reposição, eu uso agua destilada da farmacia propria para aquarios. As algas ando eu num combate furtivo com elas! :D eu vou comprar o raspador que me aconselharam! Eu defacto tenho um desiquilibrio de nitratos e fosfatos originados de carga organica excessiva contida na areia do meu aquario e de areas do aquario com defict de circulação que originava pontos mortos e nitratos. Atualmente esse problema de excesso de carga organica esta resolvido ja que tirei 90% da areia e mudei de posiçao a bomba! Atualmente os nitratos estao mais contidos na ordem dos 5ppm e os fosfatos continuam chatos nos 0.5ppm. De facto rocha eu decidi nao comprar mas com a rocha que tenho ando a fazer tantas tentativas e nunca me fica bem! é por isso que queria comprar mais e tentar cola-las(nao consigo utilizar outro termo especifico). Eu agora estava era num outro forum e dissreram-me que precisava de um filtro externo de mochila para retirar as particulas em suspensao, outros dizem que nao basta escumador e outros dizem que nao é preciso nem um nem outro..... desculpem a expressao.... ja nao estou a compreender a ponta de um corno!
Mauro Pires

Mensagem 31/jan/2013, 02:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 26
Idade:
Localização: Ponta Delgada - São Miguel - Açores
boas eu tambem estou no inicio dos reefs e estive antes na agua doce. os forums realmente ajudam pk podemos ver situacoes ke se passam com outros users mas ha ke saber filtrar o ke é melhor pois e como tudo na vida. se tivermos 5 treinadores na msm ekipa de futebol ninguem se vai intender... mas n ker dizer ke esses 5 sozinhos nao tenham ideias ke façam com ke as ekipas ganhem! essas ideias todas misturadas nao vao dar mt resultado. é apenas um exemplo eu sei ke nao e facil filtrar toda a informacao ke nos dao ou ke lemos. mas ha mt coisa ke como eu digo é para os ditos "prós" e dpx ves pessoal ke sem metade das "marikises" fazem o msm resultado ou melhor. keep it simple!
cumpz paulo ferreira

Sent from my Galaxy Nexus using Tapatalk 2

Mensagem 01/fev/2013, 01:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 109
Idade: 26
Localização: Lisboa
Olá Paulo!

Muito Obrigado pelas tuas palavras! Sim é verdade um forum é um espaço de partilha de informação e ajuda e obvio que cada um tem as suas opinioes eu costumo junta-las e analisa-las! Por exemplo eu fui aconselhado numa loja que o escumador so tirava proteinas e nao residuos solidos e aconselhram me a comprar um filtro externo, comprei, fui aqui ao forum disseram que foi um erro, depois aqui aconselharam-me a comprar um filtro mochila, comprei disseram que nao devia ter comprado, eu estou a seguir as recomendaçoes mas no final dizem que esta enrrado. Faço tpas 8 em 8 dias e dizem que estou a destabilizar o sistema eu sempre aprendi que tpas ajudam a estabiliza-lo.....enfim ando aqui a nora..... Efetuei um plano de controlo de nitratos e fosfatos esta adar resultado neste caso o plano contem mudanças rigorosas de agua, menos distribuiçao de comida e controlo imperativo das algas espereto que isto funcione completamente.
Mauro Pires

Mensagem 01/fev/2013, 02:35

Grupo: Utilizadores Mensagens: 26
Idade:
Localização: Ponta Delgada - São Miguel - Açores
boas mauro

é com muito gosto que sigo o teu topico devido ao setup em geral ser mt parecido com o meu.

espero que consigas dar a volta ao problema, o aquario necessita de estabilidade se fazes tpa de 8 em 8 entao faz sp de 8 em 8 e sp com a msm kantidade de agua se tiveres a mudar tanto a kuantidade como a frequencia de tpa ele vai perder essa estabilidade.

para reposicao de agua usas a da farmacia certo? eu desconheco tal tipo de agua.
agua de osmose sera msm a melhor opcao e ha lojas ke a vendem e nao é caro,isto se n kiseres comprar um kit de osmose claro. na mesma e se tiveres faz o teste de tds a essa agua da farmacia pois o valor deve estar a 0 tal como a agua de osmose.

nao sou nenhum pro na materia e espero que alguem confirme ou corrija alguma coisa de errado que disse.

cumpz
Paulo Ferreira

Sent from my Galaxy Nexus using Tapatalk 2

Mensagem 01/fev/2013, 11:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Paulo Ferreira Escreveu:
boas eu tambem estou no inicio dos reefs e estive antes na agua doce. os forums realmente ajudam pk podemos ver situacoes ke se passam com outros users mas ha ke saber filtrar o ke é melhor pois e como tudo na vida. se tivermos 5 treinadores na msm ekipa de futebol ninguem se vai intender... mas n ker dizer ke esses 5 sozinhos nao tenham ideias ke façam com ke as ekipas ganhem! essas ideias todas misturadas nao vao dar mt resultado. é apenas um exemplo eu sei ke nao e facil filtrar toda a informacao ke nos dao ou ke lemos. mas ha mt coisa ke como eu digo é para os ditos "prós" e dpx ves pessoal ke sem metade das "marikises" fazem o msm resultado ou melhor. keep it simple!
cumpz paulo ferreira

Sent from my Galaxy Nexus using Tapatalk 2

Olá Paulo,
Faz um favor a ti, à humanidade e ao Forum por favor, escreve português. Eu não entendo nada dessas palavras que escreves com K's.
Abraço.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 01/fev/2013, 12:01

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Mauro Pires Escreveu:
eu uso agua destilada da farmácia própria para aquários.

AH?
Em que forum te disseram que na farmácia havia água destilada própria para aquários? Aqui só se fala de água de osmose como a única água boa para reposição ou para fazer água com sal. Há pessoas a usar água da torneira mas elas próprias dizem que é um risco.

Mauro Pires Escreveu:
Eu de facto tenho um desequilíbrio de nitratos e fosfatos originados de carga orgânica excessiva contida na areia do meu aquário

AH?
Como descobriste isso? Um aquário a fazer o ciclo com rocha e areia nova com excesso de Nitratos? Porquê? Só se for pelos peixes que te aconselharam a não por e andares a alimenta-los em excesso.
Mauro Pires Escreveu:
De facto rocha eu decidi nao comprar mas com a rocha que tenho ando a fazer tantas tentativas e nunca me fica bem!

Repito (pela ultima vez), enquanto não parares de colocar as mãos dentro do aquário não vais ter equilíbrio.

Mauro Pires Escreveu:
fui aqui ao forum disseram que foi um erro, depois aqui aconselharam-me a comprar um filtro mochila

Aqui ninguém te aconselhou a comprares um filtro mochila. Aliás, se fores reler todo o teu tópico há conselhos para que não utilizes nenhum tipo de filtro mecânico. Apenas escumador, circulação e opcionalmente um filtro fluidizado para alguns materiais específicos com finalidades especificas :)

Pode-te parecer que só escrevo aqui a criticar e dizer mal, mas é apenas para tentar ajudar.
Eu também estou ainda no inicio e preciso de muita ajuda.
Se não fossem os fóruns estava tramado. Mas é preciso filtrar, entender que há muitos tipos de aquários e muitas metodologias. Tens que saber escolher a tua e mantê-la.
Top of the line: Mantém tudo muitooooooooo simples no inicio.

Abraço
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 01/fev/2013, 12:10

Grupo: Utilizadores Mensagens: 26
Idade:
Localização: Ponta Delgada - São Miguel - Açores
André Jorge Silva Escreveu:
Paulo Ferreira Escreveu:
boas eu tambem estou no inicio dos reefs e estive antes na agua doce. os forums realmente ajudam pk podemos ver situacoes ke se passam com outros users mas ha ke saber filtrar o ke é melhor pois e como tudo na vida. se tivermos 5 treinadores na msm ekipa de futebol ninguem se vai intender... mas n ker dizer ke esses 5 sozinhos nao tenham ideias ke façam com ke as ekipas ganhem! essas ideias todas misturadas nao vao dar mt resultado. é apenas um exemplo eu sei ke nao e facil filtrar toda a informacao ke nos dao ou ke lemos. mas ha mt coisa ke como eu digo é para os ditos "prós" e dpx ves pessoal ke sem metade das "marikises" fazem o msm resultado ou melhor. keep it simple!
cumpz paulo ferreira

Sent from my Galaxy Nexus using Tapatalk 2

Olá Paulo,
Faz um favor a ti, à humanidade e ao Forum por favor, escreve português. Eu não entendo nada dessas palavras que escreves com K's.
Abraço.


Desculpa lá mas não concordo contigo.
Qualquer pessoa consegue ler o meu post e saber o que lá está escrito.
Se me dissesses para eu escrever tudo direitinho como na primária eu até escrevia, mas estou na INTERNET e não sou obrigado a escrever sem "K" e se podes-te verificar na assinatura: "Sent from my Galaxy Nexus using Tapatalk 2" ou seja muito menos a escrever no telemóvel ia escrever tudo direito.
Compreendo o que pediste mas não compreendo a forma como o pediste.
No entanto e para não criar conflitos, porque não é esse o meu objetivo, irei ter mais cuidado no futuro.

cumpz
Paulo Ferreira

Mensagem 01/fev/2013, 12:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Paulo Ferreira Escreveu:
André Jorge Silva Escreveu:
Paulo Ferreira Escreveu:
boas eu tambem estou no inicio dos reefs e estive antes na agua doce. os forums realmente ajudam pk podemos ver situacoes ke se passam com outros users mas ha ke saber filtrar o ke é melhor pois e como tudo na vida. se tivermos 5 treinadores na msm ekipa de futebol ninguem se vai intender... mas n ker dizer ke esses 5 sozinhos nao tenham ideias ke façam com ke as ekipas ganhem! essas ideias todas misturadas nao vao dar mt resultado. é apenas um exemplo eu sei ke nao e facil filtrar toda a informacao ke nos dao ou ke lemos. mas ha mt coisa ke como eu digo é para os ditos "prós" e dpx ves pessoal ke sem metade das "marikises" fazem o msm resultado ou melhor. keep it simple!
cumpz paulo ferreira

Sent from my Galaxy Nexus using Tapatalk 2

Olá Paulo,
Faz um favor a ti, à humanidade e ao Forum por favor, escreve português. Eu não entendo nada dessas palavras que escreves com K's.
Abraço.


Desculpa lá mas não concordo contigo.
Qualquer pessoa consegue ler o meu post e saber o que lá está escrito.
Se me dissesses para eu escrever tudo direitinho como na primária eu até escrevia, mas estou na INTERNET e não sou obrigado a escrever sem "K" e se podes-te verificar na assinatura: "Sent from my Galaxy Nexus using Tapatalk 2" ou seja muito menos a escrever no telemóvel ia escrever tudo direito.
Compreendo o que pediste mas não compreendo a forma como o pediste.
No entanto e para não criar conflitos, porque não é esse o meu objetivo, irei ter mais cuidado no futuro.

cumpz
Paulo Ferreira

Deixa lá, escreve como quiseres e desculpa ter-te chamado a atenção por não estares a escrever português num forum português.
Abraço.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 01/fev/2013, 12:51

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Atenção ao uso de água destilada ... pelo menos garantir que não foi usada tubagem de cobre para a destilação da água!

Pode conter metais perigosos e fatais no ambiente marinho.

Pelo mesmo preço da farmácia se calhar compras aguínha de osmose numa loja ... penso eu de que!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron