Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Portuguese nano reef

Portuguese nano reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 04/jul/2013, 10:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 109
Idade: 26
Localização: Lisboa
Obrigado pelas voças respostas Marco e Armando,

Armando, podes colocar esse tutorial em link? :D

Marco, vou ver se encontro nudibranquios....

Para o Layout achao que preciso de mais rocha? Ou isso é destabilizar o sistema, já estabilizado?
Mauro Pires

Mensagem 04/jul/2013, 11:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Olá Mauro,

Uma ajudinha se quiseres ajeitar o layout:

https://www.youtube.com/watch?v=8BdOqC_6ykU

E a continuação:

https://www.youtube.com/watch?v=4kiJ5bcHvr8

Foi o Adérito Pereira que colocou aqui no fórum.

1 Abraço,
Armando

Mensagem 04/jul/2013, 13:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Olá Mauro,

Concordo com o Marco àcerca de os problemas dos zoanthus, provavelmente não terem nada a ver com a temperatura; deves de qualquer modo tentar baixá-la um pouco seguindo as sugestões do Armando (ventoínha).

Apenas mais uma sugestão e um desabafo:
Baixa um pouco esse Kh, para mais ou menos 8; vais perder alguma coralina, mas vais ganhar saúde para alguns corais.
Penso que a ambição muito generalizada aqui no fórum em ter alga coralina, tem vantagens e desvantagens; por um lado, a alga coralina é bonita e impede, nos pontos onde existe, o aparecimento de outras algas, mas por outro lado, tapa os poros da rocha e impede que esta desempenhe as funções que devia ter nos aquários.

Eu também gosto de ver coralina, mas quando ela aparece em excesso, meto um ouriço para limpar a rocha de uma praga como outra qualquer.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 05/jul/2013, 22:08

Grupo: Utilizadores Mensagens: 109
Idade: 26
Localização: Lisboa
Olá Cesar,

Já consegui baixar a temperatura em 3ºc, depois de ter chegado aos 30ºc consegui colocar uma ventoinha e com ajuda de tpas sem aquecer a agua consegui controlar a coisa! :) . Em relação ao Kh, eu tinha o mesmo á 3 dias por volta dos 9,845, no dia seguinte 8,823, e hoje 8,534, foi uma boa redução em rumo a estabilidade... Espero que seja uma redução sustentavel e que não começe a subir demasiado!

Uma perguntinha, o meu aquário já tem 10 meses e 4 dias e já está estavel, achao que posso começar a colocar corais duros(daqui a 1 mes), 1º tenho de resolver esta situação dos zoanthus.

Uma outra pergunta, eu queria substituir a minha bomba de circulação, já que a mesma tem um fluxo que só é direccionado para a frentre, podem me dar umas dicas de bombas tipo as sun sun mas com caudal de 900lh 2000lh que sejam baratinhas e que o fluxo possa ser ajustado em todas as direçoes. Se tiverem uma a mais e se me quizerem vender podem me contactar por MP.
Mauro Pires

Mensagem 26/ago/2013, 01:20

Grupo: Utilizadores Mensagens: 109
Idade: 26
Localização: Lisboa
Boas!

Depois de algum tempo sem atulizar o tópico devido ás férias, aqui vão algumas novidades:

O aquário está no bom caminho, já tem 1 ano de funcionamento e já está coberto de coralina que até faz impressão... ora era este o problema que vos cria retratar, apesar de ser benéfica para o aquário e retratar o seu equilibrio quimico, os meus vidros da frente estão a ficar cobertos de coralina e estou com medo de deixar de ver o aquário por dentro, não é exagero mas aquilo explodiu de alga coralina! Não á alguma forma de a fazer regredir?
Outra questão, é o meu layout, apesar de já ter feito alterações, continuo a achar que está feio, alias o aquário em sim, transmite-me uma sensação que algo está mal.... E ainda por cima, retirei a minha areia, e assim consegui baixar os nitratos de 10 a 5ppm para 0ppm, a meu ver era essencial já que, era grossa e deixava o lixo acumular-se por baixo.
Estava a pensar em comprar uma bomba de circulaçao nova já que, a minha bomba de circulação, é daquelas que direciona o fluxo numa só parte e as outras partes do aquario ficao cheias de residuos vou comprar uma hydor koralia para que o fluxo se direcione para todo o aquário.

P.S: Devo comprar mais rocha viva para complementar a que tenho para formar um layout melhor?
Mauro Pires

Mensagem 26/ago/2013, 12:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 379
Idade: 34
Localização: Setúbal
Mauro se não limpares os vidros é normal que qualquer dia deixes de ver o aquário.

Raspa a coralina com calma que isso sai na boa (usa uma espátula pequena)
Abraço
Nuno Silva

Mensagem 26/ago/2013, 13:01

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Nuno Miguel Silva Escreveu:
Mauro se não limpares os vidros é normal que qualquer dia deixes de ver o aquário.

Raspa a coralina com calma que isso sai na boa (usa uma espátula pequena)


e não tem problema nenhum.

Quanto ao layout ... vê ... usa a internet. Vê o layout do maior número de aquários possível e depois desenha um esquema e monta! Logo vês se precisas de RV para compôr ou não.

Mas pensa que podes sempre, cortar, partir, furar a RV que ela não se queixa.

Além disso uma coisa que aprendi com o meu layout é a experimentar as pedras de vários angulos e posições e inclusivamente viradas ao contrário.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 27/ago/2013, 01:00

Grupo: Utilizadores Mensagens: 109
Idade: 26
Localização: Lisboa
Boa Noite,

Decidi tirar umas fotos do aquário, para o verem(para verem melhor as fotos cliquem nelas):

Imagem



Imagem




Imagem
Mauro Pires

Mensagem 27/ago/2013, 09:39

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas Mauro,

Raspa essa coralina com um cartão tipo multibanco para não riscares o vidro todo.

No entanto parece-me que tens ainda algumas cianos no areão sinal que alguma coisa ainda não está bem!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 01/set/2013, 18:00

Grupo: Utilizadores Mensagens: 109
Idade: 26
Localização: Lisboa
Boas!

Na Sexta-feira foi dia de compras para o aquário e dia tpa! Comprei no Planeta Aquático(em Massamá), um green star polyps, cujo nome cientifico nao me lembro... introduzi o mesmo no aquário e tem mostrado uma boa adaptação! No mesmo dia ,fiz uma tpa de 10l ,para fazer um novo layout e retirar o resto da areia que tenho. Consegui fazer um layout eficiente, ou seja que nao deixa-se acumular detritos e que projetasse bons esconderijos mas, tambem consegui formar 3 ilhas, a ideia do Rui Gaspar de experimentar as várias "faces" das rochas, permitiu-me encontrar boas surpresas na construçao do novo Layout e na contenção de gastos, já que ia comprar mais rocha e agora já não a compro. Em relação ao green star polyps, quando ele se tornar uma praga, como é que posso conter o crescimento dele? Poís este coral costuma queimar os outros que estão a volta. Estou a pensar tambem, já que o aquário fez 1 ano no dia 31 de agosto , e já estando tambem estável e com niveis de calcio e de magnesio acima do aceitavel(420ppm e 1280ppm respetivamente), posso de aventurar num frag de uma hystrix dentro de 1 mes? Ou será má ideia? Já agora, eu queria trocar as lampadas da minha calha, mas gostaria de ter um espectro de iliminaçao bonito, mas nao consigo encontrar uma combinação boa... Podem me aconselhar?

P.S: Desculpem tantas perguntas... :D
Mauro Pires

Mensagem 01/set/2013, 18:42

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Mauro Pires Escreveu:
Boas!

Na Sexta-feira foi dia de compras para o aquário e dia tpa! Comprei no Planeta Aquático(em Massamá), um green star polyps, cujo nome cientifico nao me lembro... introduzi o mesmo no aquário e tem mostrado uma boa adaptação! No mesmo dia ,fiz uma tpa de 10l ,para fazer um novo layout e retirar o resto da areia que tenho. Consegui fazer um layout eficiente, ou seja que nao deixa-se acumular detritos e que projetasse bons esconderijos mas, tambem consegui formar 3 ilhas, a ideia do Rui Gaspar de experimentar as várias "faces" das rochas, permitiu-me encontrar boas surpresas na construçao do novo Layout e na contenção de gastos, já que ia comprar mais rocha e agora já não a compro. Em relação ao green star polyps, quando ele se tornar uma praga, como é que posso conter o crescimento dele? Poís este coral costuma queimar os outros que estão a volta. Estou a pensar tambem, já que o aquário fez 1 ano no dia 31 de agosto , e já estando tambem estável e com niveis de calcio e de magnesio acima do aceitavel(420ppm e 1280ppm respetivamente), posso de aventurar num frag de uma hystrix dentro de 1 mes? Ou será má ideia? Já agora, eu queria trocar as lampadas da minha calha, mas gostaria de ter um espectro de iliminaçao bonito, mas nao consigo encontrar uma combinação boa... Podem me aconselhar?

P.S: Desculpem tantas perguntas... :D


Foto é que é preciso agora ...

Não te preocupes com o GSP .... Se quiseres passas por cá ou encontramo-nos e arranjo-te um ou dois frags mais simples para testares. Tipo Aequituberculata e calendrium ...

Mas muda as lâmpadas primeiro.

Abraço,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 03/set/2013, 00:32

Grupo: Utilizadores Mensagens: 109
Idade: 26
Localização: Lisboa
Boas

Antes de colocar as fotos amanha gostaria de vos fazer uma pergunta, na tpa que fiz na sexta feira eu retirei todas as rochas que tinha no aquário para lhes limpar e remover o resto do areao que me resta, mas o que eu reparo é que sempre as limpo elas ficam com os mesmos sedimentos que antes, ou seja as minhas rochas tem acumulado poeira e restos organicos que nao consigo eliminar, nao sei se é falta de circulaçao ou mesmo a circulaçao esteja mal destribuida, gostaria da vossa opiniao sobre estes estes restos organicos que insistem em permanecer nas rochas mesmo feito limpezas. Amanha coloco fotos para a melhor analise da situaçao!
Mauro Pires

Mensagem 03/set/2013, 22:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 109
Idade: 26
Localização: Lisboa
Boas,

Como prometido vou postas as fotos, peço desculpa a qualidade das fotos e peço comentarios construtivos e destrutivos ao aquário!

Imagem




tinha acabado de acender a luz e ainda estava fechado:

Imagem



Imagem



Imagem



Imagem



Imagem



Só uma perguntinha :D , eu tenho sedimentos nas rochas que apesar de escovar sai e depois volta outra vez, o que é que eu faço em relação a isto?
Mauro Pires

Mensagem 04/set/2013, 07:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Bom dia

Quanto aos sedimentos...
1. Aumentar a circulação interna
2. Aumentar a escumação

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 12/set/2013, 00:08

Grupo: Utilizadores Mensagens: 109
Idade: 26
Localização: Lisboa
Olá a todos!

Hoje tirei umas fotos do aquário e vou colocar aqui!



Imagem






Imagem





Imagem





Imagem



Imagem


As fotos não são de boa qualidade mas a intenção é boa! :)
Mauro Pires

Mensagem 12/set/2013, 00:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Boas Mauro,

Dá para ver que o reef está cheio de coralina nos vidros, acho que um bom sinal. B-)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 12/set/2013, 11:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
e limpares essa coralina dos vidros ? sempre se conseguia ver melhor para dentro do aquario...

Mensagem 12/set/2013, 21:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 242
Idade: 42
Localização: Mealhada
Realmente coralina tens a pontapés :D :D isso é um bom sinal, agora é ir com calma ;)

Mensagem 24/dez/2013, 03:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 109
Idade: 26
Localização: Lisboa
Boa Noite,

Depois de 3 meses sem atualizar, estou de volta!

O aquário durante estes 3 meses sofreu transformações intensas, as fotos anteriores de setembro mostraram o aquário cheio de coralina. Atualmente o cenário não mudou, pelo contrário, o aquário está pelos cabelos de coralina! Está muito cheio mesmo... Estou a tentar controlar mas aquilo cresce como uma praga!

Bem, enquanto ao peixe(Ocellaris), que vêm na foto anterior(de setembro), esse peixe saltou do aquário... :(( em Novembro... E em dezembro comprei outro. Também tenho um salarias ramosus que está a fazer um bom trabalho ao comer algas que as vezes vão aparecendo no vidro. Continuo a ter só um coral, o green star polyps, pretendo com o natal mesmo a porta colocar uns zoanthus e uma Euphylia. Segundo os parametros quimicos do aquário, parece que posso colocar corais duros uma vez que, o aquário têm 1 ano e 3 meses e não está, na minha perspetiva, a sofrer o "sindrome do aquário envelhecido", e o cálcio e a reserva alcalina(Kh), estão estaveis. O cálcio não têm muitas variações, encontrando-se no grau de 430 a 450 mas, já atingiu os 500mg durante 5 dias... Dai o surto da coralina. Agora, o Kh tem estado entre os 7 e 9, tendo feito ontem testes e deu 8.

Se me permitem, vou passar a fase das perguntas:
- Já tirei á uns meses areia do aquário uma vez que a mesma era grossa de mais. Posso colocar a areia fina da Carib Sea?
- Amanhã colocarei fotos do nano, estou insatisfeito com o layout e a rocha não me consegue proporcionar um melhor layout, posso adicionar rocha morta?
- A coralina está a deixar-me em processo de nervos... :( , o que posso fazer para que ela regrida, além de raspar, que é o que tenho feito... E cresce ainda mais!

Boa Noite! E bom Natal a todos!
Mauro Pires

Mensagem 30/abr/2015, 23:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 109
Idade: 26
Localização: Lisboa
Depois de 1 ano e meio sem atualizar rigorosamente nada.. aqui vai uma atualização e uma bela novidade:

Setup:

Aquário:60x30x30
Termóstato: Jagger 50w
Escumador: TMC Skim 120
Iluminação: Régua t5 2x24w
Circulação: Koralia 900lh

Vivos:

1X Amphiprion Ocellaris
1X Amphiprion Sandaricinos

Corais:

1X Green Star Polyps

Novidades:

Depois deste nano ter servido de cobaia aos meus prazeres iniciais como acontece como todos os aquariofilistas como o "bichinho", vou avançar para outro projeto maior! Vou iniciar uma espécie de "quase cubo" com as seguintes dimensões e materiais:

Aquário: 60x50x50 (150litros)
Termóstato: Jagger 150w/ Newwat
Escumador: TMC Skin 200
Circulação: 2x Seio super flow 620 (2400lh cada)
Iluminação: HQI 150w

Nos vivos as ambições crescem :)) :

1XAmphirion Sandaricinos(existente)
1X Amphiprion Ocellaris(existente)
4X Pseudanthias squamipinnis( a rever talvez 2)
1X Zebrasoma Flavesvens( Ou o Strigosus)
1X Gramma Loreto
1X Ecsenius Stigmatura

Os corais ainda estou a fazer uma lista. O Projeto é para andar no verão entretanto, aguento-me com este nano inicial que já tenho à 3 anos e que passou por muito... bem foi para experiência :D

Enfim.. Estou de volta!
Mauro Pires

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron