Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Aquário Carlinhos

Aquário Carlinhos

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 08/fev/2013, 02:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 51
Idade:
Localização: São Paulo - Brasil
Boas pessoal,

Quero mostrar meu aquário com alguns detalhes de montagem, em outros aquários anteriores eu sempre tive problemas com a durabilidade do aquário que chegava no máximo a 4 anos com o saturamento do substrato, quando chegava a esse ponto o aquário ia decaindo os corais perdiam a cor e paravam de crescer, alguns chegavam a morrer devido ao aumento do fosfato que chegava a níveis muito elevados.

Então resolví fazer uma montagem que o aquário não satura nunca, está sempre como novo.

Não uso mais nenhum tipo de substrato.
No fundo tem uma pequena camada de areia samoa pink compactada com resina de poliester.
As rochas são suspenças para não ter acúmulo de sujeira.
Tem bombas que injetam a água embaixo das rochas.
Tem decantador para que a sujeira fique depositada, com limpeza mensal.
A biologia é feita com siporax que são também montados de uma forma que não para sujeira.

Aquário 140cm x 100cm x 70cm. + sump + decantador

Total de água ~ 2200 litros.

Iluminação:

16 lâmpadas T5 de 54 Watts

Movimentação:

2 bombas Eheim 1262 movimentando a água embaixo das rochas, alternando por wave maker.
4 bombas Eheim 1262 uma em cada canto superior, alternando por wave maker.
Recalque:

1 bomba Eheim 1262 (3400l).

Filtragem:

Quatro caixas com Siporax, total 140 litros.

Skimmer Deltec AP702, com passagem total da água de retorno.

Temperatura:
25.5 C° inverno.
27.5 C° verão.

Reator de Cálcio:

Knop

Tróca de água:

20 % ao mês, com sal.

Àgua evaporada:

Àgua de RO+Deionizador, com Hidróxido de Cálcio, 10 litros ao dia, dosada por bomba dosadora Liter Meter, completando com água pura por gravidade, controlada por bóia mecânica.

Montagem: agosto 2008.

Imagem

Decantador:

Imagem

Com Hqi: julho 2009.

Imagem

Atuais:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Obrigado ao recife.pt pelo convite.
Obrigado a todos.

Abraços.

Mensagem 08/fev/2013, 02:50

Grupo: Fundadores Mensagens: 104
Idade: 39
Localização: Ponta Delgada, Azores / Porto
Em meu nome e em nome da Equipa do Recife.pt damos-te as boas vindas, obrigado por teres aceite o nosso convite e palavras para quê as fotografias falam por si!!
Melhores Cumprimentos
João Santos Silva

Mensagem 08/fev/2013, 11:06

Grupo: Utilizadores Mensagens: 340
Idade: 37
Localização: S. Domingos de Rana
É sempre inspirador olhar para o aquário do Carlinhos :ymapplause:

Mensagem 08/fev/2013, 15:29

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Bem vindo Carlinhos!

Excelente aquário!!! Parabéns!!!
Podes dar mais informações sobre como fizeste essas mistura de areia com resina? Era uma ideia que tinha de fazer no meu mas nunca tinha visto e pensava que era original, mas pelos vistos há quem use!

Se calhar se tivesse conhecimento deste procedimento antes, teria feito isso em vez de colocar areia... :-s porque não gosto de bare bottom.

Só tens mesmo Kalk, reator de calcio e siporax?

Mensagem 08/fev/2013, 18:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 51
Idade:
Localização: São Paulo - Brasil
João Santos Silva Escreveu:
Em meu nome e em nome da Equipa do Recife.pt damos-te as boas vindas, obrigado por teres aceite o nosso convite e palavras para quê as fotografias falam por si!!


Obrigado João Santos.

Abraço.

Mensagem 08/fev/2013, 19:00

Grupo: Utilizadores Mensagens: 51
Idade:
Localização: São Paulo - Brasil
João Seguro Escreveu:
É sempre inspirador olhar para o aquário do Carlinhos :ymapplause:


Obrigado João Seguro.

Abraço.

Mensagem 08/fev/2013, 19:24

Grupo: Utilizadores Mensagens: 51
Idade:
Localização: São Paulo - Brasil
Hugo Figueiredo Escreveu:
Bem vindo Carlinhos!

Excelente aquário!!! Parabéns!!!
Podes dar mais informações sobre como fizeste essas mistura de areia com resina? Era uma ideia que tinha de fazer no meu mas nunca tinha visto e pensava que era original, mas pelos vistos há quem use!

Se calhar se tivesse conhecimento deste procedimento antes, teria feito isso em vez de colocar areia... :-s porque não gosto de bare bottom.

Só tens mesmo Kalk, reator de calcio e siporax?


Hugo,

Eu misturei primeiro a resina com o catalizador, não pode fazer muita quantidade, ele cura muito rápido 5 minutos, preparei 300 ml de cada vez, fui despejando os 300 ml da resina em cima do vidro, cobri tudo com areia, a resina vai encharcando com a areia, retirei o que sobrou da areia, com uma régua antes da resina endurecer vai dando uma desempenada, fui fazendo assim até completar todo o fundo e atingir a espessura desejada.

Eu uso reator de cálcio com mídia de magnésio junto ( 10%), Kalkwasser na água evaporada, e o reator de Siporax.

Reator de Siporax:

Imagem

Imagem

Imagem

Obrigado Hugo,

Abraço.

Mensagem 08/fev/2013, 19:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 204
Idade: 45
Localização: Viseu
Olá Carlos!

Esses corais estão impecáveis...

Essa rocha é deveras impressionante... se alguém a usasse aqui em Portugal e as mostrasse nos fóruns, seria criticado de certo. Mas o que interessa é o resultado final e está excelente. A rocha que usaste é rocha morta?

Também não sou fã dos bare-bottom... mas essa ideia parece engraçada, contudo ainda fica um pouco falsa, mas o que interessa é a eficiência e a durabilidade da mesma.

Essas tridacnas estão impressionantes. Penso é que já não têm tanta harmonia com o layout. Já parecem uma montra de loja... Acho que a zona mais baixa do aquário poderia ser um pouco mais natural... mas de resto, tá tudo excelente.

Mensagem 08/fev/2013, 19:47

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Fantástico Carlinhos!!!
Eu já tinha visto essas imagens do Siporax no IPAQ ;)
A areia é que me tinha escapado, mas percebi a ideia! é um caso a pensar... :-

Mensagem 08/fev/2013, 20:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 51
Idade:
Localização: São Paulo - Brasil
PedroVigario Escreveu:
Olá Carlos!

Esses corais estão impecáveis...

Essa rocha é deveras impressionante... se alguém a usasse aqui em Portugal e as mostrasse nos fóruns, seria criticado de certo. Mas o que interessa é o resultado final e está excelente. A rocha que usaste é rocha morta?

Também não sou fã dos bare-bottom... mas essa ideia parece engraçada, contudo ainda fica um pouco falsa, mas o que interessa é a eficiência e a durabilidade da mesma.

Essas tridacnas estão impressionantes. Penso é que já não têm tanta harmonia com o layout. Já parecem uma montra de loja... Acho que a zona mais baixa do aquário poderia ser um pouco mais natural... mas de resto, tá tudo excelente.


Olá Pedro,

A montagem das rochas no início sem corais alguns estranharam um pouco, mas não sabiam do resultado final, ai todos reconheceram que ficou bom, foi uma montagem que eu fiz para que o aquário não tivesse nenhum ponto de acúmulo de detritos, ao contrário da montagem que a maioria faz sendo um amontoado de rochas, fazendo com que o aquário de muitos problemas com o tempo.
Eu usei rochas naturais, elas foram cloradas, foram moldadas com disco de diamante e encaixadas, só tem uma forma de montagem, se eu desmontar e montar de novo fica tudo igual, como um quebra cabeça.

As tridacnas, o problema delas é o espaço, eu não tenho onde coloca-las, não cabe mais nada, ou eu tiro algumas, ou deixo assím, estou preferindo deixar assím até fazer um aquário maior.

Quanto a areia do fundo também é a mesma coisa, é tudo para o bom funcionamento do aquário.

Obrigado Pedro.

Abraço.

Mensagem 08/fev/2013, 21:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 51
Idade:
Localização: São Paulo - Brasil
Imagem

Mensagem 09/fev/2013, 11:55

Grupo: Fundadores Mensagens: 745
Idade: 52
Localização: rua dr.mota pinto 633 4505 495 lobão

boas

grande carlinhos

os teus aquários ao longo do tempo foi o que sempre me inspirou a um dia ter uma coisa parecida com os teus belíssimos aquários

que tipo de iluminação usas neste momento,ainda tens os hqi?




,
O valor das coisas não está no tempo que eles duram,mas na intensidade com que acontecem.
"por isso,existem momentos inesquecíveis ,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

"Fernando Pessoa"

Cumprimentos

Carlos Mota

Mensagem 09/fev/2013, 13:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 379
Idade: 34
Localização: Setúbal
Boas Carlos, neste momento são 16 lamapadas T5 de 54Wts a iluminar este belo aquario

Esta no setup ;)
Abraço
Nuno Silva

Mensagem 09/fev/2013, 13:09

Grupo: Utilizadores Mensagens: 36
Idade: 49
Localização: Funchal
Olá Carlinhos,

Os corais têm um aspecto excelente, muito bom.

Dizes que o aquário não satura, no entanto para além dos detritos que consegues encaminhar para a sump, há muitos que ficam alojados na rocha (a não ser que essa circulação não permita que isso aconteça...)
O siporax nunca satura? terá de ser substituído alguma vez?

Quanto tempo tem o aquário?
Como funciona o reactor de siporax? a água que circula no reactor passa lentamente ou a grande pressão?
A ideia do siporax é para aumentar a superfície de colonização das bactérias, por ser insuficiente a quantidade de rocha para a carga biológica do aquário?como determinaste a quantidade de siporax?

Quanto a ao tipo de substrato (FSB) deixo um link com uma montagem do género:http://www.reefcorner.org/forum/topic.asp?TOPIC_ID=122603&whichpage=7

Um alerta, pelo que estive a ler em outros fóruns, há relatos do vidro da base de aquários partir com a aplicação directa desta resina, presumem que devido ao aquecimento (quando está a curar).

Parabéns pelo aquário.

Abraço,
Miguel

Mensagem 09/fev/2013, 13:55

Grupo: Utilizadores Mensagens: 249
Idade: 36
Localização: Almeirim
Boas Carlinhos

Fantastico esse aquario..
E um grande exemplo..

Deve ser fantastico chegar a casa cansado e perder uns minutos a olhar para esses peixes e corais, devemos ganhar logo vida..

Cump
Cump
Rui Silva

Mensagem 09/fev/2013, 14:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 51
Idade:
Localização: São Paulo - Brasil
Carlos Mota Escreveu:
boas

grande carlinhos

os teus aquários ao longo do tempo foi o que sempre me inspirou a um dia ter uma coisa parecida com os teus belíssimos aquários

que tipo de iluminação usas neste momento,ainda tens os hqi?




,



Obrigado Carlos, não uso mais Hqi, são todas T5. 16 no total.

6 lampadas Narva 10.000K 54W T5

4 lampadas Narva Blue 2 54W T5

4 lampadas Giesemann Actinic+ 54W T5

2 lampadas Giesemann Aquapink 54W T5

Abraço.

Imagem

Mensagem 09/fev/2013, 14:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 51
Idade:
Localização: São Paulo - Brasil
Nuno Miguel Silva Escreveu:
Boas Carlos, neste momento são 16 lamapadas T5 de 54Wts a iluminar este belo aquario

Esta no setup ;)


Sim Nuno.
Obrigado.

6 lampadas Narva 10.000K 54W T5

4 lampadas Narva Blue 2 54W T5

4 lampadas Giesemann Actinic+ 54W T5

2 lampadas Giesemann Aquapink 54W T5

Abraço.

Mensagem 09/fev/2013, 15:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 51
Idade:
Localização: São Paulo - Brasil
Miguel Correia Escreveu:
Olá Carlinhos,

Os corais têm um aspecto excelente, muito bom.

Dizes que o aquário não satura, no entanto para além dos detritos que consegues encaminhar para a sump, há muitos que ficam alojados na rocha (a não ser que essa circulação não permita que isso aconteça...)
O siporax nunca satura? terá de ser substituído alguma vez?

Quanto tempo tem o aquário?
Como funciona o reactor de siporax? a água que circula no reactor passa lentamente ou a grande pressão?
A ideia do siporax é para aumentar a superfície de colonização das bactérias, por ser insuficiente a quantidade de rocha para a carga biológica do aquário?como determinaste a quantidade de siporax?

Quanto a ao tipo de substrato (FSB) deixo um link com uma montagem do género:http://www.reefcorner.org/forum/topic.asp?TOPIC_ID=122603&whichpage=7

Um alerta, pelo que estive a ler em outros fóruns, há relatos do vidro da base de aquários partir com a aplicação directa desta resina, presumem que devido ao aquecimento (quando está a curar).

Parabéns pelo aquário.

Abraço,
Miguel




Miguel,

O aquário vai para 5 anos, a formação das rochas são com pouca cavidade, a maioria são grandes bases lisas para que a circulação remova, os peixes tambem estão sempre beliscando.
O siporax são montados na posição vertical, são 8 camadas formando um tubo que coincidem com a furação do fundo da caixa, os detritos passam por esse tubo e decantam no fundo do sump, onde eu faço a limpeza. A água passa lentamente.
O siporax é para aumentar a colonização de bactérias, não conheço cálculo para a quantidade, tudo depende da carga de matéria orgânica, como o meu aquário tem muita, coloquei uma boa quantidade, o resultado foi bom, amônia nitrito e nitrato tudo zero. O siporax não satura, mas caso de algum problema de acúmulo de sujeira é só colocar no cloro.

A resina tem um aquecimento na cura, por isso tem que ir aplicando em pequenas quantidades, eu não tive nenhum problema, e também o fundo do meu aquário tem 2 vidros lâminados de 10 mm.
Obrigado.

Abraço

Mensagem 09/fev/2013, 21:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 32
Idade:
Ola Carlinhos!

Para o teu reef simplesmente para mim não há palavras! Eu vou desmontar e montar de novo o meu aquário e uma das minhas dúvida será a colocação ou não de areia.A areia foi uma dos grandes problemas no meu reef ma como nao gosto muito de olhar para um aquário sem areia (não acho natural) a tua ideia é genial. Mas desculpa incomodar outra vez com essa questão mas não entendi que resina utilizaste para fazeres isso. E depois se um dia quiseres tirar isso como fazes? A mistura é só composta por areia e essa resina?

Um abraço

Mensagem 10/fev/2013, 01:09

Grupo: Utilizadores Mensagens: 51
Idade:
Localização: São Paulo - Brasil
RuiSilva Escreveu:
Boas Carlinhos

Fantastico esse aquario..
E um grande exemplo..

Deve ser fantastico chegar a casa cansado e perder uns minutos a olhar para esses peixes e corais, devemos ganhar logo vida..

Cump


Obrigado Rui.

Abraço.

Próximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron