Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros ReefSpot

ReefSpot

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 22/jun/2012, 10:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Vou experimentar Marco ...
So me levou a pensar que fosse da luz por as lâmpadas poderem ser muito velhas, até porque com a coralina que estava nas rochas do cubo se passou a mesma coisa, ou seja, as rochas que estão a sombra, ai da tem a coralina toda, as que estão a apanhar com a luz, a coralina foi-se toda ...
É estranho, mas é verdade, e até os zoanthus e o sarco e a musica, estiveram bem no inicio do aquário , ou melhor depois de as passar como podes ver nesta foto ...

Imagem

Agora sinceramente não sei o que se passa, não alterei nada a não ser o tempo de luz, o que me sugeriste já fiz já os meti em sitio com mais sombra durante uns dias, sitio com mais e menos corrente e nada ...
Mas realmente gostava de saber o que se passa , será que pode ser algum "bicho" que lá possa estar a incomodar e não se veja ??


Abraço

Sent from my iPad using Tapatalk HD
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 28/jun/2012, 01:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Boas ...

Depois da derrota de portugal, uns tiram fotos, eu como ando "doente" e a perder o sono com o problema dos meus lindos zoanthus, decidi após o stress do jogo ir procurarcalguma coisa nas pedras de zoanthus ...
Pois foi ia a contar encontrar nudibranquios, apesar de nao os ter nas montiporas procurei procurei e o que eu encontrei ... Umas aranhas muito bem disfarçadas...
Fui procurar a net e vi que não são nada boas para os zoanthus, como tal amanha ja vão ao banho ...
Devo dizer que tirei de uma pedra com cerca de 4 aranhas destas ... E acredito que nao tenha tirado todas, por isso como disse amanha vão ao banho e vou aproveitar para tirar umas fotos ao reef , que apesar de ter aqui umas alguitas que ainda nao percebi se são cyanos ou dinoflagelados, está a seguir o caminho dele ...

Aqui fica a foto ...

Imagem

Abraço
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 29/jun/2012, 08:08

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Boas amigos ....

depois do banho aos zoanthus , parece que voltaram a normalidade, amanha levam outro e penso que já ficam livres desta praga ...
Agora ando as turras com as algas , tenho o areão com um bocado de dinoflagelados e alguns focos nas rochas também , mas penso que é normal devido a curta idade do aquário , certo ??
Tive um problema com uma acan , a acan que está agora no chão a laranja caiu em cima da outra e ficou por la a noite toda , resultado, metade da acan "queimada", mas isto vai ao sitio ...

aqui fica uma atualização fotográfica de alguns corais, dos peixitos e umas gerais ao aquário ...

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem


Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Umas Gerais ..

Lado ds Acans ...

Imagem

Topo

Imagem

Lado da Catalaphylia

Imagem

Umas comparações

3 de Junho
Imagem
Imagem

29 de Junho
Imagem
Imagem

ja se nota alguma evolução ... ;) ;)


Abraço ..
Editado pela última vez por Paulo Oliveira em 29/jun/2012, 08:41, num total de 1 vez.
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 29/jun/2012, 08:24

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Boas Paulo...
bem visto isso nos zoanthus! Vai controlando, porque se isso for como os nudis das montis, quando pensamos que já acabámos com eles ainda estão lá mais uns quantos para nos chatear a cabeça!

Quanto ás Acans, tens a certeza que são as duas acans? Pergunto isto pois tenho 2 ou 3 juntas e nunca se queimaram umas ás outras.

De resto, está com bom aspecto! :D

Mensagem 29/jun/2012, 08:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Boas amigo ...

Sim a partida são duas acans , ve aqui a foto ...

Imagem

o que aconteceu foi que a que está em cima a laranja, caiu para cima da da esquera, e queimou-lhe metade ... esta acan laranja tem muitooo mau feitio, nao pode estar ao pé de nenhuma... pode se dar o caso de nao ser acan, mas parece, poode é ser uma acan arraçada :D :D

Abraço ...
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 29/jun/2012, 09:59

Grupo: Fundadores Mensagens: 745
Idade: 52
Localização: rua dr.mota pinto 633 4505 495 lobão

Boas

A acans de cima é uma achinata a única espécie que queima todas as outras, super agressiva para tudo que está já a volta


Sent from my GT-I9300 using Tapatalk 2
O valor das coisas não está no tempo que eles duram,mas na intensidade com que acontecem.
"por isso,existem momentos inesquecíveis ,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

"Fernando Pessoa"

Cumprimentos

Carlos Mota

Mensagem 29/jun/2012, 10:50

Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Idade: 46
Localização: Lousada
Como é que fizeste o dip Paulo? Esse aranhiços são um problema e bastante dificeis de detetar.

Eu para zooanfhus faço um dip em água doce de cerca de 5 minutos e resulta uma maravilha!
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

I like to glue animals to rocks and put disturbing amounts of electricity and saltwater next to each other.

My reef: viewtopic.php?f=7&t=531

Mensagem 29/jun/2012, 11:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
foi mesmo assim César, não sei se foi num tópico teu ou do Basaloco que vi essa explicação, e segui , mas primeiro antes de fazer o dip , "catei" os que estavam a vista ...

o que fiz foi o seguinte ...

Água de osmose , reefdip da seachem e depois zoanthus la para dentro 5 minutos, antes de os tirar abanei a pedra para ver se saia mais alguma coisa ... no primeiro dia que fiz saíram 3 meninas destas além das 2 que já tinha catado com a pinça ...
no segundo dia saíram mais 3 , e não detetei mais nenhuma para catar com a pinça , de qualquer maneira hoje vou repetir o tratamento , o que é certo é que agora já se abrem todos ...

Amigo mota Obrigado pela dica , vou afasta-la das outras a ver se não queima mais nenhuma ...

e comentários ou opiniões em relação á coralada não há ?? :D :D :D digam lá alguma coisa para ir evoluindo , quero criticas .. criticas , para poder melhorar isto ...

Abraço ...
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 02/jul/2012, 18:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Boas amigo ....

Como acontece a todos , ando aqui com uma praga de dinoflagelados ...
alguém têm ai uma dica para resolver isto pela melhor maneira , andei a ler mas é tudo muito inconclusivo, e detesto ter os corais já enfeitados para o natal , ainda por cima enfeitados com algas :D :D
já li que TPA Ajuda, mas também já li que não ajuda nada, já vi que reduzir a luz ajuda, já li que o AlgaeX da fauna marina Resolve(mas não queria ir por ai - Químicos) ...
fiz TPA na terça feira e de qualquer maneira tenho água pronta para fazer outra caso seja preciso , agora gostaria de saber a opinião de quem já passou por elas ...

Os resultados dos testes continuam como sempre ...

Fosfatos - 0.2
Nitratos - 0
Nitritos - 0
Amonia - 0
PH - 8.2
Kh - 8.6
Calcio - 440
MG - 1260
Saliidade - 1025

Sei que tenho os silicatos altos , apesar de usar água do mar pelo que tenho visto , os silicatos da água do mar estão nos 1,2 , mas penso que não seja por ai que elas estejam a aparecer, uma vez que o silicato no aquário não está a ser consumido , porque está no mesmo valor 1,2 ...

e que tal ?? alguém tem uma dica ??

Abraço ..
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 04/jul/2012, 11:32

Grupo: Utilizadores Mensagens: 233
Idade: 46
Localização: Margem Sul
Olá Amigo,

Olha a mim nunca me apareceram, mas como tenho alguma experiencia com algas, vou tentar ajudar...
Como sabes os dinoflagelados aparecem e alimentam-se de excesso de nutrientes na água e de luz, ainda que não detectes nenhuns, muito provavelmente é porque os bichos os estão a consumir...pode ser a causa dos teus nitratos e fosfatos a 0?
O que acho que podes fazer...
Tenta fazer TPA's com água de osmose + sal, em vez de fazeres directamente com agua do mar. Na minha experiência a água do mar, pode ter variações de nutrientes, e ainda que o escumador seja uma "besta", os dinos podem conseguir consumir alguns enquanto o escumador não os apanha, funcionando como energia para os mesmos.

Tens filter bag? se não coloca um, sempre apanha detritos na coluna de água e permite agilizar a limpeza. Não mantenhas por muito tempo senão acabas por ficar com uma fábrica de nitratos... eu uso um quando tenho de fazer algumas coisas ou quando verifico que tenho muitas particulas em suspensão na coluna de água, assim que fico com a água limpa, retiro. No máximo um periodo de 15 dias.

Tenta remover o máximo que puderes com a TPA(aspirando), e continua...
Tenho ouvido dizer que nesta fase o uso de carvão activado de boa marca também é importante... pode ajudar?

Seguramente vais conseguir acabar com isso, não conhece-se eu a tua determinação!
Espero que ajude de alguma forma, pelo menos fica a ideia...Sabes que a minha curta experiência neste meio também não ajuda muito :S

Só uma pequena sugestão que vale o que vale... Vais colocar alguma peça no centro do tanque? entre as rochas? essa catalaphyllia ficava lá mesmo bem :P

Abraço e boa sorte com o combate aos bichos!

Mensagem 04/jul/2012, 12:10

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Paulooliveira Escreveu:
Boas amigo ....

Como acontece a todos , ando aqui com uma praga de dinoflagelados ...
alguém têm ai uma dica para resolver isto pela melhor maneira , andei a ler mas é tudo muito inconclusivo, e detesto ter os corais já enfeitados para o natal , ainda por cima enfeitados com algas :D :D
já li que TPA Ajuda, mas também já li que não ajuda nada, já vi que reduzir a luz ajuda, já li que o AlgaeX da fauna marina Resolve(mas não queria ir por ai - Químicos) ...
fiz TPA na terça feira e de qualquer maneira tenho água pronta para fazer outra caso seja preciso , agora gostaria de saber a opinião de quem já passou por elas ...

Os resultados dos testes continuam como sempre ...

Fosfatos - 0.2
Nitratos - 0
Nitritos - 0
Amonia - 0
PH - 8.2
Kh - 8.6
Calcio - 440
MG - 1260
Saliidade - 1025

Sei que tenho os silicatos altos , apesar de usar água do mar pelo que tenho visto , os silicatos da água do mar estão nos 1,2 , mas penso que não seja por ai que elas estejam a aparecer, uma vez que o silicato no aquário não está a ser consumido , porque está no mesmo valor 1,2 ...

e que tal ?? alguém tem uma dica ??

Abraço ..


Boas ... eu tenho ... mas não me chateiem ... sim????

Tive uma praga disso enorme .... mas enorme mesmo.

Como esclarecimento os dinoflagelados não sendo propriamente uma alga tem como base na sua alimentação LUZ, CARBONO e Elementos Vestigiários.

Pelo que qualquer adição de Vodka e coisas do género ... parar imediatamente.
TPAs ... parar imediatamente para não repôr elementos vestigiários.
LUZ podes baixar um pouco a duração mas não precisei disso no final para resolver o problema.

Quando estiveres a fazer tudo o que disse acima: :- :- :-

Água Oxigenada a 3% - Dose? 1ml por cada 40 litros de água. ao fim de 7 dias vês melhorias significativas, ao fim de 15 desaparecem da coluna de água completamente e ao fim de cerca de um mês (se tiveres paciência para levar até ao fim) desaparecem também do areão.

ATENÇÃO ... não excedas a dosagem. Se tens anémonas não doseies pois a água oxigenada é altamente oxidante.

Podes também usar água oxigenada se quiseres em 50% 50% para os banhos dos corais menos sensíveis.

O AlgaeX da Fauna Marin experimentei e tenho para mim que me matou o Diadema Setosum e um Lysmata mas enfim. Se quiseres experiementar até te ofereço o resto da embalagem que cá tenho.


Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 04/jul/2012, 12:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Boas amigo ....

Como se costuma dizer, os Amigos "cuidam" sempre uns dos outros e acabam sempre por dar aquela palmadinha nas costas que faltava ...

é assim amigo , é verdade que a água do mar, traz por vezes coisas que nao interessam , mas posso.te dizer, que continuo a gostar muito da água do mar ...
Quanto as algas , posso-te dizer que está muito mais controlada a "coisa", arrisco mesmo a dizer que está mesmo controlada, mas vamos aguardar mais uns dias a ver como reagem as algas á aplicação da maravilha que o amigo Rui indicou no post Dele ... :D :D

quanto as TPA , tem ajudado e também tem ajudado sinfonar para dentro da sump , passando por um filter bag de pano , assim não perco água nenhuma e as algas acabam por ficar retidas no saco ...

Como se costuma dizer vamos dar tempo ao tempo ... um comprimido de Calmex Por dia e a coisa vai .. :D :D

abraço Amigo ..
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 06/jul/2012, 00:52

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Obrigado Rui ...

Por acaso foi por um tópico teu que vi que comecei com a água oxigenada, Por agora uma ligeira redução , mas ainda vou no quarto dia, uma coisa que fiquei na duvida era o Carvão , continuo com ele ou retiro durante o "tratamento" ??
Vou continuando com a dose de 1 ml por cada 40 Lt , e vou sifonando o fundo e as rochas para dar uma ajuda ...

De resto os corais continuam porreiros , todos sem excepção , penso que será uma alternativa ao apagão de 3 dias , ai penso que os corais se iriam ressentir ...

Abraço e mais uma vez Obrigado Rui ...
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 07/jul/2012, 09:20

Grupo: Fundadores Mensagens: 590
Idade:
Localização: Lisboa
Paulo,

Na minha opinião, se estas a ter algum surto de algum tipo de alga no aquário eu penso que é normal pois o aquário ainda esta em ciclo por isso reforço a ideia de fazer boas TPAS e a redução de adição de algum tipo de nutrientes tipo vitalizer e AA se for o caso!
Os corais como sabes não gostam desses tipos de "quimicos" na coluna de agua.!
Eu penso que existe outras maneiras mais benéficas para contrariar esta fase que faz parte do ciclo do aquario...boa manutenção e tpas.

:-bd
Cumprimentos.

Ricardo Prata

Mensagem 07/jul/2012, 10:43

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Paulooliveira Escreveu:
Obrigado Rui ...

Por acaso foi por um tópico teu que vi que comecei com a água oxigenada, Por agora uma ligeira redução , mas ainda vou no quarto dia, uma coisa que fiquei na duvida era o Carvão , continuo com ele ou retiro durante o "tratamento" ??
Vou continuando com a dose de 1 ml por cada 40 Lt , e vou sifonando o fundo e as rochas para dar uma ajuda ...

De resto os corais continuam porreiros , todos sem excepção , penso que será uma alternativa ao apagão de 3 dias , ai penso que os corais se iriam ressentir ...

Abraço e mais uma vez Obrigado Rui ...


Boas Paulo,

O carvão deveria sair se bem me recordo. Mas ao fim de 4 dias de tratamento deverias já ter a água práticamente livre. A aspiração que fazes é a que eu fazia e ajuda imenso.

O tratamento continuas por mais três dias depois dos dinoflagelados terem desaparecido.

Ainda bem que temos mais um relato. Só gostava que também começassem a fazer banhos aos corais pois desses relatos, embora poucos são todos de sucesso.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 07/jul/2012, 20:36

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Boas amigos...

Ricardo, a manutenção tenho feito o reforço nas tpa, mas acredito seriamente que o meu problema vem do mar , uma vez que como disse a agua do mar vem com 1.2 de silicatos, o que é muito para um reef, penso eu de que, e ao fazer tpa estou a ajudar a repor esses silicatos no aquario, quanto aos AA e ao vitalizer ja parei a uma semana , agora penso que o caminho a seguir era umas tpa com agua salinada livre de silicatos ...

Rui , realmente noto uma redeuçao mas nada de especial, mas vou aguardando pra ver, realmente noto que sinfonar para a "meia" ajuda a remover muitos dinos, porque a "meia" fica cheia de algas.. Mas vou continuando com a manutenção e limpeza pr ver se isto melhora ...

Abraço e obrigado pelas dicas amigos ...
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 07/jul/2012, 22:20

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Paulooliveira Escreveu:
Boas amigos...

Ricardo, a manutenção tenho feito o reforço nas tpa, mas acredito seriamente que o meu problema vem do mar , uma vez que como disse a agua do mar vem com 1.2 de silicatos, o que é muito para um reef, penso eu de que, e ao fazer tpa estou a ajudar a repor esses silicatos no aquario, quanto aos AA e ao vitalizer ja parei a uma semana , agora penso que o caminho a seguir era umas tpa com agua salinada livre de silicatos ...

Rui , realmente noto uma redeuçao mas nada de especial, mas vou aguardando pra ver, realmente noto que sinfonar para a "meia" ajuda a remover muitos dinos, porque a "meia" fica cheia de algas.. Mas vou continuando com a manutenção e limpeza pr ver se isto melhora ...

Abraço e obrigado pelas dicas amigos ...


Boas Paulo, sim não deves notar muita diferença ainda, embora alguma. Onde vais ver diferenças é aos 10 dias. Aí é que se comparares fotos do primeiro dia com o 10 ficas abismado com a diferença.

Agora dinoflagelados não são propriamente considerados algas e os silicatos não tem qualquer influência na sua população.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 07/jul/2012, 22:25

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Boas Rui ..

Pensava que eram algas, com essa tua resposta, deixas-te me curioso , vou investigar mais acerca disso ... não sei porque tinha a ideia que tinha lido que se alimentavam de silicatos , nitratos e luz ...

vou investigar ...

Abraço ...
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 08/jul/2012, 00:11

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Boas amigos ...

Andei aqui com o telemovel a tentar apanhar as algas na melhor posição ;) , aqui ficam umas fotos para identificarem, porque até posso estar a identificar mal ...

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Aqui umas que ate parece que nao tem nada ... Hehe

Imagem
Imagem

Acreditem que apesar de nao parecer, tenho o areao os corais e algumas pedras com muitas algas .. Principalmente o areão ...

Abraço
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 08/jul/2012, 02:41

Grupo: Utilizadores Mensagens: 65
Idade: 54
Localização: Leiria
Viva!

Dinoflagelados são photosinteticos.


Paulo, aqui vão as minhas sugestões:

Redução drastica das horas de luz, 3-4 horas de luz diárias
Parava as trocas de água.(para não adicionar nutrientes)
Parava completamente a adição de macronutrientes, elementos de traço, bacterias zeovites e similares.
Utilizava resinas e carvões anti silicatos e fosfatos em doses a dobrar o aconselhado.
Começava a usar Kalkwasser imediatamente, precisas de subir o ph 8,2 8,4 e de o manter constante ao longo do dia, deves dozear quando o aquario tem as luzes apagadas.
Reduzia a comida dos peixes para pouca e de dois em dois dias.

Quanto ao syporaz ia retirando um bocado de cada vez até não ter nenhum, nao retires tudo de uma vez.
Fiquem bem!
Heitor

"o apendiz"

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron