Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Cubo Millé (ver. 5)

Cubo Millé (ver. 5)

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 23/fev/2016, 16:06

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Marco,
Tens algum explicação para os corais ganharem tanta base no teu aquário e crescerem pouco nos ramos?
Poderá ser ainda adaptação? Mesmo assim tens para aí bases gigantes :)

Abraço.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 23/fev/2016, 17:07

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Boas André..., boa pergunta! ;)
...Geralmente isto acontece muito quando tens HQI.

Atenção que a minha explicação é basicamente fruto de experiencia empirica..., mas na minha opinião, quando os corais não têm necessidade de subir para apahar mais "sol" na cabeça, preferem criar uma boa base e inicialmente é por aqui que crescem muito. Só depois é que começam a subir e a esticar-se em várias direções.

Quando começam a subir, chegam a uma certa altura e param de o fazer e começam a fazer as tão afamadas "plates".
Isto acontece muito com HQI. Se fores ver aquarios "old school" havia muitas plates porque a maior parte da malta usava HQI. Com T5 e Leds não digo que não aconteça, mas é muito menos comum...

Consigo comprovar isso com alguns corais que tenho por aqui... a maior parte começou logo a esticar-se pela base e só depois subiu e pouco...
Os que estão lá mais para baixo não ganham tanta base e vão crescendo mais para cima... um bom exemplo é a Setosa.
De onde veio, a mâe cresce apenas pela base e sobre si própria. Aqui em casa como está quase no areão, está a puxar para cima, parecendo uma M. digitata.

Mensagem 23/fev/2016, 20:11

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Olá Marco,

Tenho pena de ter faltado a esse convívio, mas fica para a próxima... :ymhug: :ymhug: :ymhug:

Parabéns pelo aquário, que está cada vez melhor; parabéns também ao Luís pelo excelente trabalho fotográfico.

A elegans já está pronta para cortes?? :ymsick: :ymsick: :ymsick:

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 24/fev/2016, 09:23

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Olá César..., sim fica para a proxima! Mas a proxima deve ser lá para cima...

A elegans não se safou :( ... foi tipo a speciosa... foi perdendo cor, perdendo cor, até que um dia quando a fui ver estava toda branquinha. Desconfio que seja coral mais de alimento do que de fotosintese e não se aguentam muito tempo. Quem levou também um bocado dela foi o Hugo, tenho de lhe perguntar como está a dele.

Mensagem 24/fev/2016, 10:59

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Marco Madeira Escreveu:
Boas André..., boa pergunta! ;)
...Geralmente isto acontece muito quando tens HQI.

Atenção que a minha explicação é basicamente fruto de experiencia empirica..., mas na minha opinião, quando os corais não têm necessidade de subir para apahar mais "sol" na cabeça, preferem criar uma boa base e inicialmente é por aqui que crescem muito. Só depois é que começam a subir e a esticar-se em várias direções.

Quando começam a subir, chegam a uma certa altura e param de o fazer e começam a fazer as tão afamadas "plates".
Isto acontece muito com HQI. Se fores ver aquarios "old school" havia muitas plates porque a maior parte da malta usava HQI. Com T5 e Leds não digo que não aconteça, mas é muito menos comum...

Consigo comprovar isso com alguns corais que tenho por aqui... a maior parte começou logo a esticar-se pela base e só depois subiu e pouco...
Os que estão lá mais para baixo não ganham tanta base e vão crescendo mais para cima... um bom exemplo é a Setosa.
De onde veio, a mâe cresce apenas pela base e sobre si própria. Aqui em casa como está quase no areão, está a puxar para cima, parecendo uma M. digitata.

Muito obrigado Marco.
Se não tiveres 100% razão, terás no mínimo uns 95% :)
A malta gosta de ver corais a crescer para cima, mas essa bases ficam espectaculares. Então se começar a formar Plates... UIH UIH. Vai REBENTAR!

Obrigado e grande abraço.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 24/fev/2016, 13:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Marco Madeira Escreveu:
Olá César..., sim fica para a proxima! Mas a proxima deve ser lá para cima...

A elegans não se safou :( ... foi tipo a speciosa... foi perdendo cor, perdendo cor, até que um dia quando a fui ver estava toda branquinha. Desconfio que seja coral mais de alimento do que de fotosintese e não se aguentam muito tempo. Quem levou também um bocado dela foi o Hugo, tenho de lhe perguntar como está a dele.



Marco,

Mesmo lá para cima conta comigo; se for para comer e passear, estou lá!! :x :x :x

Que pena a elegans; pode ser que a do Hugo se safe...

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 24/fev/2016, 20:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Luís Fortunato Escreveu:
Boas noites.

Depois de mais uma noite passada em boa companhia, deixo-vos aqui com algumas fotografias das peças que o Marco tem no aquário...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Coisas a ter em consideração... Senhor Marco, toca de trocar de sítio algumas das peças, nem que seja para da próxima as conseguir fotografar :)
Principalmente a acro amarelinha que está tapada de todos os ângulos

Abraço a todos os que marcaram presença, em especial ao Marco por nos ter aturado a todos... a uns mais que os outros :)

Cumprimentos
Luís Fortunato


Marco,

Devias colocar uma mensagem antes de apresentares essas fotos, do género:

"Atenção, as próximas imagens poderão afectar emocionalmente as pessoas mais sensíveis"

MUITO BOM, Parabéns

Abraço
Miguel

Mensagem 24/fev/2016, 21:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 52
Localização: Albufeira

Só veneno, xiça .... depois um gajo fica todo babado só de olhar e sonhar um dia ter algo parecido :)
Imagem

Mensagem 25/fev/2016, 09:52

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Obrigado Nelson, ;)

Miguel...
a culpa é do Luis Fortunato, o homem é cromo das fotos. Ele o Pedro Torres e o Joao Ribeiro não perdoam!! :D :D :D

Felizmente tenho a sorte de os ter como meus amigos e os 3 já terem fotografado os meus aquários... e é sempre assim, de babar!!

Tens alguns bons exemplos de fotos do Pedro e do Luis na página 20...
e do João Ribeiro deixo aqui duas ou três que ele tirou á muito tempo mas que são brutais... :D .

Imagem

Imagem

Imagem

Mensagem 25/fev/2016, 11:09

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 52
Localização: Albufeira

Esta última está lindaaaa :) :)


Sent from my iPhone using Tapatalk
Imagem

Mensagem 25/fev/2016, 15:20

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Esse Aqchiles ficava mesmo bem num aquario que eu ca sei :P

Mensagem 25/fev/2016, 16:36

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
Pedro, no meu ?

=))

Mensagem 25/fev/2016, 23:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 343
Idade:
Gostei muito dos corais e dos peixes um aquário bem bonito. E sinceramente gostei de ver o efeito da HQI já não se usa muito mas é uma excelente iluminação. talvez até diria a melhor nao fosse o preço da luz :D

Mensagem 26/fev/2016, 11:20

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Boas Hugo...,
diria que é mais o preço de trocar a lampada todos os anos. Quanto ao preço da luz não é mais do que 250W de Leds ou de T5s.

Aliás, eu tenho e gasto mais Watts em leds do que em HQI... ;) .

Mensagem 26/fev/2016, 11:24

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Nuno Ribeirinho Escreveu:
Pedro, no meu ?

=))



no meu!!! hahaaha

Mensagem 26/fev/2016, 23:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 343
Idade:
Marco Madeira Escreveu:
Boas Hugo...,
diria que é mais o preço de trocar a lampada todos os anos. Quanto ao preço da luz não é mais do que 250W de Leds ou de T5s.

Aliás, eu tenho e gasto mais Watts em leds do que em HQI... ;) .


Tens toda a razão ;) ... mais uma vez parabens , adorei os corais está mesmo muito bonito. Boa continuação.

Mensagem 12/mar/2016, 12:04

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Tudo a andar e a crescer..., pequeno update feito com o telemóvel. ;)

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Mensagem 12/mar/2016, 13:11

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
Boas Marco.
Não se consegue ver as fotos.
Na volta foram censuradas =))
Abc

Mensagem 12/mar/2016, 13:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 139
Idade: 40
Localização: Évora
O famoso lápis azul...eheheh \m/

Mensagem 12/mar/2016, 19:52

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros