Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Cubo Millé (ver. 5)

Cubo Millé (ver. 5)

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Ricardo Pinto Escreveu:
Marco Madeira Escreveu:
Boas Ricardo... só sumo de limão puro? Espetas a agulha no caule e injectas é isso?


Isso mesmo. Fiquei surpreendido como resulta muito bem. Em apenas 2 aplicações removi todas as aptasias do meu aquario. E acho que só tive de fazer a segunda porque da primeira vez houve aptasias que se fecharam antes de eu conseguir apanhar bem o "caule". É fundamental injectar o sumo de limão no interior da aptasia.
Há alguns anos atrás experimentei kalk e vinagre, mas talvez não foram eficazes porque não injectei dentro da aptasia... Dei como se fosse comida, na "boca" da aptasia.

Um abraço


Epá ... não sei como conseguem ...

Eu já tentei diversas vezes e nunca consegui espetar o raio da aiptaisa. Ela esconde-se demasiado depressa para mim!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 25
Idade: 38
Localização: Queluz
Infelizmente sei o que é uma praga de aiptasias.....

O meu primeiro reef acabou por ceder a essa maldita praga e acabei por desistir do projecto por isso....

Por mais kalk e limao que injectasse havia sempre uma que nao morria e dava origem a mais 1000........

Espero que tu Marco consigas resolver isso sem muito stress.

Entretanto ja vi como colocaste as tuas Tunze! Espetacular a maneira como conseguiste esconder as duas bombas!

No entanto pergunto, isso com bombas de retorno na sump, não ficaria melhor?

Pontos negativos que vejo desde já é o gasto energético, mas a nível de comodidade ficaria impecável. Inclusive podiam ser feitas saidas de água em vários pontos!

Cumps


Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
Luis Rosa Escreveu:
Infelizmente sei o que é uma praga de aiptasias.....

O meu primeiro reef acabou por ceder a essa maldita praga e acabei por desistir do projecto por isso....

Por mais kalk e limao que injectasse havia sempre uma que nao morria e dava origem a mais 1000........

Espero que tu Marco consigas resolver isso sem muito stress.

Entretanto ja vi como colocaste as tuas Tunze! Espetacular a maneira como conseguiste esconder as duas bombas!

No entanto pergunto, isso com bombas de retorno na sump, não ficaria melhor?

Pontos negativos que vejo desde já é o gasto energético, mas a nível de comodidade ficaria impecável. Inclusive podiam ser feitas saidas de água em vários pontos!

Cumps


varias bombas de retorno na sump iria esgostar a agua na sump antes que ela tivesse tempo de descer ou seja inundação .
depois uma bomba de retorno não tem o mesmo efeito que uma bomba de circulação...


Grupo: Utilizadores Mensagens: 25
Idade: 38
Localização: Queluz
Isso com um caudal de agua na sump superior ao normal, não afectaria nada!

Os americanos fazem isso imensas vezes.... Portanto não estou a dar novidade nenhuma.

Bombas a fazer 10.000L/h ligadas a 4 saidas num cubo, dá um caudal enorme! Pode é gastar mais energia.


Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Luis Rosa Escreveu:
Infelizmente sei o que é uma praga de aiptasias.....

O meu primeiro reef acabou por ceder a essa maldita praga e acabei por desistir do projecto por isso....

Por mais kalk e limao que injectasse havia sempre uma que nao morria e dava origem a mais 1000........

Espero que tu Marco consigas resolver isso sem muito stress.

Entretanto ja vi como colocaste as tuas Tunze! Espetacular a maneira como conseguiste esconder as duas bombas!

No entanto pergunto, isso com bombas de retorno na sump, não ficaria melhor?

Pontos negativos que vejo desde já é o gasto energético, mas a nível de comodidade ficaria impecável. Inclusive podiam ser feitas saidas de água em vários pontos!

Cumps


Boas,
não optei por bombas fortes na sump em close loop devido a gasto energético e manutenção. Já usei essa solução no meu antigo cubo de 1000L. Tionha loop com 2 bombas fortes mas não gostei da experiencia. Gosto da solução actual mas se fizesse outro hoje já seria diferente, estamos sempre a aprender e a querer melhorar com os erros nos aquas antigos.


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Marco Madeira Escreveu:
Luis Rosa Escreveu:
Infelizmente sei o que é uma praga de aiptasias.....

O meu primeiro reef acabou por ceder a essa maldita praga e acabei por desistir do projecto por isso....

Por mais kalk e limao que injectasse havia sempre uma que nao morria e dava origem a mais 1000........

Espero que tu Marco consigas resolver isso sem muito stress.

Entretanto ja vi como colocaste as tuas Tunze! Espetacular a maneira como conseguiste esconder as duas bombas!

No entanto pergunto, isso com bombas de retorno na sump, não ficaria melhor?

Pontos negativos que vejo desde já é o gasto energético, mas a nível de comodidade ficaria impecável. Inclusive podiam ser feitas saidas de água em vários pontos!

Cumps


Boas,
não optei por bombas fortes na sump em close loop devido a gasto energético e manutenção. Já usei essa solução no meu antigo cubo de 1000L. Tionha loop com 2 bombas fortes mas não gostei da experiencia. Gosto da solução actual mas se fizesse outro hoje já seria diferente, estamos sempre a aprender e a querer melhorar com os erros nos aquas antigos.


Epá ... fazias diferente?????

Então conta lá ... sabes que estou a fazer o meu com uma implementação ligeiramente diferente do teu com caixas isoladas em vez de ligadas à coluna seca.

O que é que andas a magicar?

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Faria diferente pois apostaria em buracos um pouco maiores (4mm) para maior direcionalidade das bombas e faria as colunas secas em lados diferentes e não apenas de um lado como tenho. Funciona bem mas podeira estar melhor.

Para isso tinha que abdicar de profundidade para colocar uma coluna seca também do lado que está encostado á parede. Com cubos é complicado... 8-}

Bem... cheguei a casa e tenho 2.000 aptasias para matar!, que porr@!... alguns corais estão gigantes e outros mal cresceram. KH desregulado, montanhas de aptasias a queimar as bases dos corais, alguns já estão a branquear!! Setosa mantem-se bonita e já cresceu mais um pouco :D .

Enfim, vais ser uma guerra para colocar isto em pé!


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Alguma coisa que precises já sabes! :-bd


Grupo: Utilizadores Mensagens: 25
Idade: 38
Localização: Queluz
Quero passar em tua casa e ver isso! Aviso já! :))

Acho que tenho guardado o equipamento de matança de aiptasias do meu nano...

De qualquer modo, eu aqui a magicar umas coisas e uns desenhos...... Quase que consigo visualizar a coisa...

As tuas bombas estão fixadas em algum lado?


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Marco Madeira Escreveu:
Faria diferente pois apostaria em buracos um pouco maiores (4mm) para maior direcionalidade das bombas e faria as colunas secas em lados diferentes e não apenas de um lado como tenho. Funciona bem mas podeira estar melhor.

Para isso tinha que abdicar de profundidade para colocar uma coluna seca também do lado que está encostado á parede. Com cubos é complicado... 8-}

Bem... cheguei a casa e tenho 2.000 aptasias para matar!, que porr@!... alguns corais estão gigantes e outros mal cresceram. KH desregulado, montanhas de aptasias a queimar as bases dos corais, alguns já estão a branquear!! Setosa mantem-se bonita e já cresceu mais um pouco :D .

Enfim, vais ser uma guerra para colocar isto em pé!


Ok ...

Então foi o que eu fiz ... :D só que não tenho nenhuma direccionalidade de bombas mas o meu é comprido e não cubo e tem duas bombas de cada lado ao contrário de ti que só tens de um lado..

Vamos ver ...

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
Marco Madeira Escreveu:
Faria diferente pois apostaria em buracos um pouco maiores (4mm) para maior direcionalidade das bombas e faria as colunas secas em lados diferentes e não apenas de um lado como tenho. Funciona bem mas podeira estar melhor.

Para isso tinha que abdicar de profundidade para colocar uma coluna seca também do lado que está encostado á parede. Com cubos é complicado... 8-}

Bem... cheguei a casa e tenho 2.000 aptasias para matar!, que porr@!... alguns corais estão gigantes e outros mal cresceram. KH desregulado, montanhas de aptasias a queimar as bases dos corais, alguns já estão a branquear!! Setosa mantem-se bonita e já cresceu mais um pouco :D .

Enfim, vais ser uma guerra para colocar isto em pé!


Março utiliza o aptasiax da red sea. Muito bom funciona na hora morrem logo


Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Bruno foi esse que usei de inicio e depois deu origem a milhentas...


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Boas,

Ontem tive o prazer de visitar o Marco e conhecer o Cubo Milé - Versão 5.
Cada vez estou mais fã de cubos. Para mim dão uma sensação de espaço muito maior.
Se fosse hoje, sem duvida que montava um cubo com 3 frentes! Fica para o futuro :)

Apesar de o Marco ter dado pouca atenção ao aquário nos ultimos meses, continua impecável.
Vê-se que todo o projecto foi estudado ao pormenor, as caixas das bombas (Excelentes), o vinil, o layout, o móvel, etc.

Realmente está um bocado carregado de aptasias mas com calma tenho a certeza que vão desaparecer.
Devíamos ter um fundo de troca de Chelmon's para limpar aquários, porque realmente foi o melhor que vi a dizimar centenas delas em minha casa.

De resto os corais estão bastante bons, a Setosa está um mimo e adoro a iluminação do aquário.

Parabéns Marco e agora é por as mãozinhas nisso :)

Abraço.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Marco Madeira Escreveu:
Bruno foi esse que usei de inicio e depois deu origem a milhentas...


Marco, eu sei que não és fã principalmente como aquarista conscencioso que és ...

Mas um chelmon durante uns tempo que depois trocavas por uns camarões limpava-te isso num instante.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Atenção que já ouvi relatos de chelmons que nem tocam nelas. Deve depender do espécime...


Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Obrigado pelos comentários André... a ver se coloco isto no sitio!

Chelmon é uma opção de ultimo recurso. Como diz o Hugo até porde nem tocar nelas, um pouco como os folhas.

De momento já consigo ver os meus de vez em quando a dar umas picadelas nelas... pode ser que lhe tomem gosto. Vou também experimentar tirar algumas manualmente com limão/kalk/vinagre o que resultar melhor.

Chelmon só mesmo se mais nada resultar... e depois de ter alguem como fiel depositário se ele acabar com elas!
Continuo a achar que é um peixe que não devia ser comercializado :-s .


Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Os Chelmon Marginalis são bem menos problemáticos de mantêr, mas tambem raramente aparecem no mercado.

O problema dos camarões é que normalmente só atacam as mais pequenas.


Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
E vou experimentar também uma metralhora com aspirador... o Gil diz que funciona bem! Como tenho também para lá umas valonias a aparecer, vou dar uso á metralhadora e depois coloco aqui uns videos para a malta ver. ;)


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Marco Madeira Escreveu:
E vou experimentar também uma metralhora com aspirador... o Gil diz que funciona bem! Como tenho também para lá umas valonias a aparecer, vou dar uso á metralhadora e depois coloco aqui uns videos para a malta ver. ;)


Yep ... bota lá video disso que estou super curioso de ver essa arma a funcionar!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 25
Idade: 38
Localização: Queluz
Que luta essa.......

Força ai!

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron