Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Cubo Millé (ver. 5)

Cubo Millé (ver. 5)

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.

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Boas Marco

Está com bom aspecto.
Essa Euphylia divisa está enorme tens que lhe dar uns cortes hehehe...

Abraço


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Pedro,
sinceramente não me parece que seja algo na água mas posso sempre fazer o teste. Ultimamente tenho alternado entre água do mar e água salinada por falta de tempo de ir ao mar mas não me parece que seja disso porque já acontecia antes, quando fazia apenas 100% tpas com água do mar.
Mas sempre é algo que possa fazer para desempatar as duvidas..., obrigado pelo concelho.

Obrigado João! Por acaso todas as euphilyas tem crescido imenso, estão todas enormes. Essa paradivisa é para crescer mais...! ;)


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Marco Madeira Escreveu:
Exactamente Ricardo... muito bem visto! Também à tempos comecei a reparar nisso e depois decidi baixar ainda mais a % das kessil. Aquela lente de 60 da versão N é mesmo muito forte. Baixei para 20% brancos e 70% azuis. Depois dou feedback.



Olá Marco,

Desculpa meter a colherada, mas isto às vezes quanto mais se lê mais duvidas se tem e parece ser cada vez mais o meu caso.

Quando se verificam formas de crescimento anormais em corais, penso que interpretá-las nem sempre é fácil, pois podem dever-se à luz, às correntes a que estão sujeitos, ou a muitos outros factores.

No teu caso, pergunto: já mediste o par ao aquário? É que quando o Ricardo Pinto refere que alguns corais estão a crescer em prato e liga isso a luz a mais, vem-me à cabeça um artigo que penso que também conheces:

http://www.reef-eden.net/Corals%20Conif ... ective.pdf

e que, segundo a minha interpretação, se bem me recordo, sugere exactamente o contrário:

os crescimentos em prato, aparecem em corais que procuram luz e por isso tentam arranjar maior área de exposição à radiação (ex: corais normalmente de superfície, ocasionalmente encontrados a maiores profundidades) e crescimentos em pico (tipo coníferas), em corais de maiores profundidades que assumem este tipo de crescimento para diminuir as áreas de exposição à radiação (pags. 15 a 18).

Dito isto e se li bem o artigo e com esses níveis de brancos, fico com dúvidas se isso é luz a mais, ou a menos.

Não podes mudar as lentes para 90º, ou até para 120º e aumentar a intensidade da luz?

De qualquer modo e ao contrário do que aqui ainda há pouco tempo foi afirmado, cada vez me convenço mais que o principal dum aquário não é a iluminação, mas sim a qualidade da água e se calhar o teu aquário será ainda novo demais para corais mais exigentes.

Espero ter ajudado e não complicado.

E um abraço para o mestre Marco.
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos


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Boas Cesar, colheradas tuas são sempre bem vindas nem devias pedir desculpa ;) . E mestre aqui não sou eu, é mais tu :D !

Bem, não imaginas a quantidade de vezes que já li esse artigo para tentar explicar o que se passa por aqui em casa, mas o próprio artigo é confuso ao explicar o que acontece e ás vezes até se contraria.

Exemplo... pág 15 ainda antes das figuras:

..." A crossover in the ‘plating’ or ‘table’ form can be found when we look at the structure of
some shallow water species to those found at greater depth. Whereas the deeper water
species commonly grow as a solid flat plate with limited surface texture to disrupt the light
capture process (Image 1a), many shallow water tabling species such as A.millopora will take
on a similar wide table formation that is instead constructed via the fusing of multiple short
vertical branches, giving a spikey appearance similar to that of a pine forest (Image 2a). In
such cases it may be worth considering the possibility that this growth formation may be less
to do with capturing as much light as possible at peak times of intensity, and more to do
with limiting peak exposure by reducing vertical facing surface area in favour of capturing
light at preferred phases in the daily light cycle, ie when peak intensity is at a lower, more
usable level (early to mid-morning or mid to late afternoon) and closer to the corals own
photosaturation threshold
.."...

O problema é que ele explica o que se passa na natureza com o sol a ter diferentes itensidades e diferentes angulos devido á sua rotação natural do nascer ao por do sol. Em nossas casas é tudo diferente, principalmente quando usas HQI e/ou Focos Led porque o ponto de luz é focal e está parado sempre no mesmo sitio (no meu caso sempre com a mesma potencia) o que origina crescimentos e condições completamente diferentes das da natureza.

Aquilo que mencionas é verdade e é o que se passa a grandes profundidades e está explicado no artigo, ou seja, o coral abre no seu crescimento para tentar aproveitar o máximo de luz possivel devido á redução de luz e redução de certos espectros de luz. Já á superficie ele diz que o coral tenta não expandir mas sim manter-se vertical ao máximo para reduzir as áreas de captação de luz e assim reduzir as possibilidades de excesso de luz e conseguente photoinibição e depois diz há e tal isto acontce mas também não acontece... no exemplo que te dei acima com as milleporas (interessante porque a caliendrum que lá tenho está a crescer tipo isso, para os lados, mas depois tem sempre pontas para cima).

Agora o que acho que se passa lá em casa e que tem a ver com o que o Ricardo disse é o seguinte:
Tenho dois pontos focais e um precisamente mais ou menos por cima dessa ilha onde os corais estão a abrir muito comparadamente com o que se vê em outros aquários com as mesmas especies. Exemplo mais critico é o da montipora digitata laranja... aquilo antes de começar a crescer e a ganhar pontas começou a encrostar na rocha. Encrostou por uns dois meses sempre a fugir para os lados e nunca criou pontas. Começou a criar pontas e a crescer precisamente para os lado onde não tem tanta luz, ou seja, em direção ao vidro, a fugir portanto do foco, ou da parte do foco onde a luz é mais forte, mais intensa.

Outro factor importante nestes focos é a sua lente... tem lente bem fechada de 60 graus o que que concentra a luz num circulo de uns 40cm, talvez menos. A minha teoria é que nesses 40, va lá, 30cm a intensidade é tão grande que os corais sofrem e começãm a fugir para os lados, até porque a intesidade é grande e durante muito tempo e sempre da mesma direção, ou seja, mesmo de cima deles, sem diferençã de angulos.
O que me leva a concordar com a observação do Ricardo é que todos eles "fojem" de crescer em direção do foco e adornam para os lados... não vejo nada a crescer verticalmente nessa área. Por outro lado, tudo o que lá coloquei mais exigente ou requintado foi tudo para o espaço, pontas queimadas ou não crescem e acabam por branquear, suspeito de photo-saturação! ...a Setosa que supostamente é chata, está um pouco mais abaixo no plano das outras mas crescer em direção ó foco é pouco, anda a fugir em direção ao vidro também.

Cesar, se reparares na ilha ao lado... a rocha é maior e mais aproximada do meu outro foco, o da esquerda. Nessa rocha o seu topo fica mais ou menos a meio do aquario não há lá nada que vingue a não sei um frag de montipora digitata laranja. Advinha como está a crescer? Encrustada... crescimento vertical muito baixo sempre á procura de zonas com menos luz e sempre encrustada á rocha. Agora começou a ganhar umas pontas mas em direção ao vidro.

Tinha um frag verde lindo da acropora do Paulo... estava a crescer lindamente na parte de trás dessa pedra da esquerda mas estava a fugir do foco e a crescer para o vidro de tráz... Só morreu porque quando tive o aquário invádido de aptasias queimaram a base toda do coral, começou a perder tecido e foi por ai acima, já não consegui fazer nada.

Como bem disseste á já uns meses medi o PAR do aqua mais o João Tomás. Superficie dava qualquer coisa como 800 de Par, meio aquario 400 a 500 e areão andava entre os 150 e os 300 conforme o sensor estava mais próximo dos focos ou não. Penso que é suficiente e em certas áreas até é demais... Qulquer coisa como 180 a 200 PAR de leds aguenta qualquer coral duro segundo as palavras e análises do Dana Riedle.

Depois disto tudo... e aliado a outras coisas que vou lendo e vendo começo a pensar que tenho luz a mais e não a menos... ou melhor, intensidade focal a mais e não a menos devido aos focos e ainda mais devido ás lentes. Os corais não acastanham... ganham pontas queimadas ou entram em STN, fruto de, penso eu, excesso de luz e entram em choque a partir de certa altura. Se verificares no meu aquário antes deste, aquela stag que lá estava enorme no topo, em todos os aquários era verde com pontas azuis. No meu não, era toda azul dos pés á cabeça, penso eu do excesso de iluminção por estar tão perto do foco, e foi a maneira que arranjou de se proteger.
O exemplo mais simples para mim de comparar com o que se está a passar, foi aquele aquário TOTM só de leds com lentes de 40, mas que os mantinha a 1.20 metros do aquário. Os corais lá estávam todos bem, grandes e bonitos, provavelmente porque a altura a que os leds estãvam/estão salvaguardam a intensidade das lentes de 40.

Não posso trocar as lentes..., no meu aqua das duas uma... ou aumento a altura dos leds (mais dificil de conseguir, por causa do chapéu), ou diminuo a intensidade dos focos kessil e vejo como os corais reagem á falta de luz. Espero chegar a alguma conclusão.

Concordo contigo quanto á importancia da quimica e qualidade da água em deternimento da iluminação. 100% de acordo!
Quanto á água e idade do aquário... épa Cesar, vai fazer agora em Dezembro um ano, já devia aguentar pelo menos com uma tenuis ou uma millepora ou algo mais simples como uma válida. Não vou muito por ai, até porque sou rigoroso com as TPAs mesmo quando não tenho muito tempo para o apreciar ou olhar para ele, dar aquela olhada clinica ;) ...

Obrigado pelo teu post :D .


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Olá Outra vez Marco,

Pois, tudo isto é muito confuso.

Eu também já tenho lido sobre canhões e não tenho muita fé com os canhões de leds; penso que concentram demasiado a luz em alguns pontos, por vezes acabam por chamuscar os corais com tecido mais fino (tipo echinatas) e acho que as calhas são melhor solução para distribuir a luz.

Quanto à intensidade penso que tens razão, qualquer coisa com Par 450/500 à superfície e 100/120 no areão, é mais que suficiente para alcançar a zona de foto saturação de qualquer SPS.

Já agora envio-te a ti e ao fórum este link mais recente para novo artigo do Dana Riddle, sobre alimentação de zooxantellea, focando iluminação e nutrientes e onde se confirma que, nem sempre mais luz quer dizer mais crescimentos, antes pelo contrário.

http://www.advancedaquarist.com/2014/11 ... =clickthru

Abraço
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Boas Marco,

Qual é o fotoperiodo do teu aqua?
Abraço
Ricardo Santos


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10 horas... 2 horas a acender 6 full power e mais duas horas para apagar.


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O olho clínico do Dr Ricardo não falha!!!

Bem visto! :-bd
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368


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Ricardo Pinto Escreveu:
Tens razão, acho que tens que dar um "toque" na iluminação. Repara nesta foto....


Eu não disse que era luz a mais. Eu não sei se é luz a mais ou a menos, se é azul a mais ou a menos. Não faço a mínima ideia. Só achei estranho o tipo de crescimento e parece-me relacionado com a luz.
Não me parece de química da água, isso afectaria mais a coloração dos corais ou a "espessura" dos corais... a resistência.

Obrigado ao César pela partilha do artigo (que eu não conhecia) pois fornece teorias/dados interessantíssimos sobre iluminação.

Marco,

Quais são as diferenças da iluminação do teu último aquário para este? No teu aquário anterior esta iluminação parecia estar a funcionar muito bem. Usas os mesmos focos, não é? Em altura diferente, intensidade diferente, nº de projectores diferente?
O teu "feeling" é que isto é provocado por luz a mais? Esquece o PAR... diz-me o que acha o teu "olho"... o teu aquário está mais iluminado agora com LED's ou quando tinhas HQI ou T5?



PS: O mundo tal como o conhecia acabou hoje para mim...... O Marco Madeira a usar sal sintético em esporádicas TPA's. O que é isto?!! O meu mundo está ao contrário... =)) =)) =)) :ymdevil: :ymdevil: :ymdevil:
Cautela! Ainda acabas a utilizar só rocha artificial, sem areia. E qualquer dia ainda vejo aí um reactor de zeolitos. :D
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L


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Localização: Porto
=)) =)) =))

Muito bom! O mundo ao contrario mesmo!

Em relação à luz eu acho que o problema é mesmo esse... existe uma grande diferença entre a perceção que nós temos da luz de leds e aquilo que os corais recebem efetivamente dela e daí alguns corais reagirem mal a esse tipo de iluminação.
Já vi inumeras vezes calhas de leds colocadas a cerca de um metro de altura...
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368


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Lol... tens razão Ricardo. Mas tem de ser... Entre o não fazer Tpas e fazer Tpas com sal tinha de optar he he. Agora tirar areia e o resto das maluquices é que nem pensar... lol. Ja me conheces... KISS.

É a mesma iluminação.... Kessil suplementada com par38. Apenas dupliquei o número de lâmpadas e focos o resto é tudo igual. O aqua é mais baixo 10cm... o outro era de 70cm de altura.

No aqua anterior correu tudo bem, mas se reparares bem também não tinha lá nada por aí além mais exigente...

O problema dos leds é que visualmente parecem sempre mais fracos do que quando olhas para um aqua de t5 e/ou hqi, já para não falar das sombras. Para mim está bem iluminado... e mesmo visualmente considero que está bem iluminado, áreas bem cobertas e espaços bem preenchidos poucas sombras e cores todas no sitio. Entretanto já elevei as kessil 10 cm e baixei os dois canais em 10%.

Agora deixa ver o que dá...


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Ricardo Santos... quando puderes gostava de ouvir a tua opinião e também o porquê da pergunta. Excesso ou deficiência de horas de foto período, era a tua ideia?


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Marco Madeira Escreveu:
Ricardo Santos... quando puderes gostava de ouvir a tua opinião e também o porquê da pergunta. Excesso ou deficiência de horas de foto período, era a tua ideia?

Perguntei pela questão da foto-saturação e foto-inibição.
Tendo em conta a intensidade que essas Kessil (lentes 60º) têm, calculo que os corais sobre a sua luz atinjam a foto-saturação mais rapidamente e assim sendo, usando um fotoperíodo, que noutra iluminação menos intensa seria normal, aqui pode ser excessivo ficando o coral em foto-inibição (stress) tempo de mais.
Esse período de full é onde se encontram as Kessil? Descreve aí melhor o foto-período, acendem as par e depois as Kessil e apagam as 1º as Kessil e por ultimo as par? As Kessil acendem ambas ao mesmo tempo?
O aquário anterior tinha 70 cm de altura (aí 65 cm de coluna de água?) e este tem menos 10 cm certo?
O layout neste parece-me mais baixo, achas que chega a compensar a diferença de altura?
A quantos cm da superficie da água tinhas a Kessil no anterior e agora neste?
Abraço
Ricardo Santos


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Pois, calculei que fosse essa a tua questão... faz muito sentido a questão do tempo a que levam a chegar a photo-inibição levando com os focos, pode até ser por ai a resolução do problema.

Tenho cerca de 5 timers de maneira a fazer o acender das luzes da esquerda para a direita e depois o apagar das luzes da esquerda para a direita outra vez de maneira a fazer tipo uma simulação da rotação do sol entre o nascer e o por do sol.

Então é assim...
18.00 - Par Royal Blue On - Esq e Drt (para ficar o aqua todo azul)
18.30 - Par branca Esquerda On
19.00 - Kessil esquerda On
19.30 - Par Branca Direita On
20.00 - Kessil direita On

6 horas tudo acesso... depois começa a fechar da esquerda para a direita.

02.00 - Par branca esquerda Off
02.30 - Kessil esquerda Off
03.00 - Par branca Direita Off
03.30 - Kessil Direita Off
04.00 - Par Royal Blue Esq e Drt Off

10 horas de luz, 6 com intensidade máxima não me parece demasiado. Agora não quero estar a mexer em mais variaveis senão depois não percebo o que se passou com a redução de % e aumento de altura. Mas, se não verificar nada de diferente posso também reduzir o numero de horas para 8, com 5 de intensidade maxima e observar os resultados.

O layout neste é mais baixo, fiz de proposito já a pensar também na força delas pois no antigo tinha o layout muito alto.
O aquário é 10cm mais baixo também..., tenho as Kessil neste momento a 45cm da água. No outro tinha a 35cm da água e foi o que fiz neste. Agora aumentei mais 10cm para compensar os 10cm a menos que este tem.

No site da kessil eles recomendam este foco para aquários até 2,5/3 metros de profundidade :-\ , dá para ter uma idéia da força da lente.


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É pena não estares com muito tempo para o aquário, merece toda a atenção mas nem sempre dá...

A respeito dos corais eu também me inclino para demasiada luz, tenho uma calendrium rosa que esta debaixo de um reefbranche e fica um pouco a sombra e nota-se que o crescimento dela esta a ser a procura da luz, ai parece ser um pouco ao contrario parece quererem fugir... seria porreiro se alguém te podesse emprestar uma calha por exemplo T5 e testares durante algum tempo para ver se mudava o sentido do crescimento...
Cump.
Anthony


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Boas Anthony...

não tenho duvidas que colocando aqui uma calha de T5s ou mesmo uma HQI quase tudo modaria... cores, crescimentos e mesmo as direções de crescimento iriam variar de certeza. Nunca vi corais destes a crescer desta maneira, geralmente é sempre para cima.

Mas eu sou teimoso... quero colocar o aqua como deve de ser com estes focos, por isso vou tentar todas as opções possiveis até ver ;) .


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Marco Madeira Escreveu:
Boas Anthony...

não tenho duvidas que colocando aqui uma calha de T5s ou mesmo uma HQI quase tudo modaria... cores, crescimentos e mesmo as direções de crescimento iriam variar de certeza. Nunca vi corais destes a crescer desta maneira, geralmente é sempre para cima.

Mas eu sou teimoso... quero colocar o aqua como deve de ser com estes focos, por isso vou tentar todas as opções possiveis até ver ;) .



;)
Cump.
Anthony


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Ricardo Santos e a quem interessar... dois bons artigos sobre PAR, intensidade e horas de iluminação, relacionado com o que estavamos a discutir:

http://www.advancedaquarist.com/2009/5/aafeature

http://www.advancedaquarist.com/2013/9/aafeature


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Marco ...

E mandar um mail à kessil para saber se é possível trocar as lentes?

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"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


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