Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Cubo Millé (ver. 5)

Cubo Millé (ver. 5)

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Boas malta,
ontém tirei umas fotos por cima do aqua... dá para ver os corais a fugir do centro do foco. Até a Histrix parou de crescer para cima e está com muitas pontas novas mas para os lados. A Stag na foto da Histrix também a fugir para o lado esquerdo.
Ficam aqui as fotos, daqui as uns tempos se notar diferença coloco aqui fotos do mesmo sitio para comparar.


Imagem


Imagem


Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Lembrei-me agora também que já vi isso acontecer pontualmente por causa de demasiada corrente laminar contra os corais.
Aumentaste muito a circulação neste aquário? Ou é semelhante aos teus aquários anteriores?
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L


Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Nop... da circulação náo é.
a circulação ali é muito calma. A circulação total do aqua também não é nada de especial. Aquilo é cubo, anda tudo mais ou menos á roda e é calma sem grandes correntes.
As duas Tunze estão a 40% e 60% de potencia, até para a areia (sugar size) não andar toda no ar.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Tens que por esse foco no teto :)


Enviado de tlm usando o Tapatalk
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Idade: 39
Localização: Charneca de Caparica
Marco Madeira Escreveu:
Pois, calculei que fosse essa a tua questão... faz muito sentido a questão do tempo a que levam a chegar a photo-inibição levando com os focos, pode até ser por ai a resolução do problema.

Tenho cerca de 5 timers de maneira a fazer o acender das luzes da esquerda para a direita e depois o apagar das luzes da esquerda para a direita outra vez de maneira a fazer tipo uma simulação da rotação do sol entre o nascer e o por do sol.

Então é assim...
18.00 - Par Royal Blue On - Esq e Drt (para ficar o aqua todo azul)
18.30 - Par branca Esquerda On
19.00 - Kessil esquerda On
19.30 - Par Branca Direita On
20.00 - Kessil direita On

6 horas tudo acesso... depois começa a fechar da esquerda para a direita.

02.00 - Par branca esquerda Off
02.30 - Kessil esquerda Off
03.00 - Par branca Direita Off
03.30 - Kessil Direita Off
04.00 - Par Royal Blue Esq e Drt Off

10 horas de luz, 6 com intensidade máxima não me parece demasiado. Agora não quero estar a mexer em mais variaveis senão depois não percebo o que se passou com a redução de % e aumento de altura. Mas, se não verificar nada de diferente posso também reduzir o numero de horas para 8, com 5 de intensidade maxima e observar os resultados.

O layout neste é mais baixo, fiz de proposito já a pensar também na força delas pois no antigo tinha o layout muito alto.
O aquário é 10cm mais baixo também..., tenho as Kessil neste momento a 45cm da água. No outro tinha a 35cm da água e foi o que fiz neste. Agora aumentei mais 10cm para compensar os 10cm a menos que este tem.

No site da kessil eles recomendam este foco para aquários até 2,5/3 metros de profundidade :-\ , dá para ter uma idéia da força da lente.

Boas Marco,
Eu no meu aquário de propagação tenho dois focos DIY (LED multichip 90w cada), mas não uso lente, o que fica aí com +/- 160º , no entanto o aquário tem apenas 30cm de coluna de água e ainda tenho os corais elevados em plataformas de eggcrate uns 10cm. Os LEDs estão a 30cm da superficie da água.
No inicio estava com medo do impacto que poderia ter, e por isso só os liguei quando tive o controlo por arduino. Meti 12h de foto-período, 4h de subida dos 0% aos 100%, do foco da esq. para o da dir., 4h com os 2 a 100% e depois descida dos 100% para os 0% novamente da esq. para a dir.
Passado 2 semana notei alguns corais pálidos e o tecido da Tridacna derasa que lá tenho também com perda de cor, associei a insuficiência de luz e então aumentei o full time para 6h e ficou com subida e descia de 3h cada, completando na mesma as 12h de foto-período. O que tinha perdido um pouco de cor recuperou e até a data (já lá vão 7/8 meses) está ok.
No aquário principal também já tenho LED (1 mês) mas com um foto-período diferente, porque são calhas com lentes e não tenho este controle, é tudo manual. Ainda não consegui concluir grande coisa porque ando com sérios problemas com a água.

Repara que o que estiver por baixo do foco apanha com 7h30 de luz desse foco, 6h das quais ainda tem mais a luz indirecta do outro.
Também não acho o foto-período exagerando, mas o pormenor da intensidade que essas Kessil têm é que o podem tornar.
Acho que fazes bem em tirar agora primeiro conclusões sobre as alterações que agora fizeste.

Marco Madeira Escreveu:
Ricardo Santos e a quem interessar... dois bons artigos sobre PAR, intensidade e horas de iluminação, relacionado com o que estavamos a discutir:

http://www.advancedaquarist.com/2009/5/aafeature

http://www.advancedaquarist.com/2013/9/aafeature

Obrigado, já os tenho nos favoritos e vou começar a ler um deles ainda hoje. Nos últimos dias andei a ler um que partilhaste em tempos sobre a alimentação de corais, gostei bastante.
André Jorge Silva Escreveu:
Tens que por esse foco no teto :)


Enviado de tlm usando o Tapatalk

Só por curiosidade, a que distancia está o tecto do aquário Marco?
Editado pela última vez por Ricardo Santos em 26/nov/2014, 02:05, num total de 1 vez.
Abraço
Ricardo Santos


www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook


Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Boas Ricardo,
boa pergunta... diria que a distancia ao tecto estará a 1,20m / 1,30m por ai... mas posso medir e depois coloco aqui com precisão. Neste momento estão a 50cm da água.
Entretanto Ricardo, quando tirares conclusões sobre a tua experiência no aquário principal e os focos com lentes diz qualquer coisa.

Ontem esteve lá em casa o Pedro Torres a bater umas chapas e também me deu a indicação que luz não falta lá em casa... o problema só pode ser de excesso dela e quase de certeza devido ás lentes. Já baixei o fotoperiodo e as %s, agora é esperar.


Grupo: Fundadores Mensagens: 590
Idade:
Localização: Lisboa
Marco Madeira Escreveu:
Boas Ricardo,
boa pergunta... diria que a distancia ao tecto estará a 1,20m / 1,30m por ai... mas posso medir e depois coloco aqui com precisão. Neste momento estão a 50cm da água.
Entretanto Ricardo, quando tirares conclusões sobre a tua experiência no aquário principal e os focos com lentes diz qualquer coisa.

Ontem esteve lá em casa o Pedro Torres a bater umas chapas e também me deu a indicação que luz não falta lá em casa... o problema só pode ser de excesso dela e quase de certeza devido ás lentes. Já baixei o fotoperiodo e as %s, agora é esperar.



Ola Marco,

Eu estou de acordo quando dizes algum excesso de intensidade....as lentes são bem diferentes das minhas ou seja tornam-se
bem mais potentes no ponto de vista direcional .

Eu não alterava o fotoperiodo nem na altura em que se encontram os focos, mas sim na percentagem da intensidade (Kessil).

Minha opinião !


Ps: Em breve vou querer ver esse teu novo aqua.

Abraço :ymhug:
Cumprimentos.

Ricardo Prata


Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
Eu estive sim senhor!!!

:ymapplause:
^:)^
:-bd

Imagem 3698

Imagem 3699

Imagem 3700
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368


Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
Antes de qualquer outra coisa quero agradecer publicamente ao Marco a forma fantastica como fui recebido em sua casa!
Cachorro inclusivé!!!

Quanto ao Aqua... Os meus sinceros Parabéns!
O layout é fenomenal! Torna o aqua muito maior do que é pois os peixes circulam à volta das rochas de uma forma muito natural e raramente fazem o mesmo percurso. Tem mesmo muito espaço para mais corais (isso é bom!)
A luz é bastante forte das Kessil. Eu acho que é bastante mais forte do que tinha memoria de ver a versão W. Acho MESMO que a forma estranha de crescimento de alguns corais se deve a excesso de luz e essa sensação é reforçada quando olhamos de cima do aqua.
Não me pareceu nada que tenha excesso de circulação que tambem poderia ser a causa do crescimento achatado de alguns corais.
Os peixes respiram saude!!!
Os LPS também e mesmo muito bem escolhidos!
O efeito de shimering da luz + foto de fundo fica ESPETACULAR!

Fotografar não é facil pois a maquina amaluca na medição pontual pois há uma grande diferença de luz de uns pontos para outros (focos) o que não acontece por exemplo num aqua iluminado com T5s. Eu deixei as fotos com 16000 kelvin porque me pareceu (por memoria) ser a côr mais aproximada ao real (Marco, diz lá de tua justiça!). Mas basta mexer na intensidade dos azuis das kessil e tudo muda!


Finalmente, estou :x pela SETOSA!!!
Que coral bonito!

Abraço e fica desde já marcada nova visita de maquina fotografica em punho para uma nova visita a Lisboa!
Se o homem me receber...
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368


Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Boas Ricardo...

andas desaparecido malandro!! Podes cá vir a casa quando quiseres... sabes com o que contar! Abraço, ve lá se vais aparecendo por aqui mais. Sim, por enquanto reduzi % e aumentei altura em 10cm, vou esperar e analizar.

Pedro,
Obrigado pelas criticas!, foi um prazer receber-te aqui em casa e claro que podes cá voltar sempre que quiseres, de preferencia com mais tempo disponivel mas sei que não era possivel.

Sim, penso que anda pelos 16K, as fotos estão porreiras!, obrigado! :D


Grupo: Utilizadores Mensagens: 253
Idade: 57
Localização: leiria
Bom dia Marco.
Eu de Led's não pesco nada.
Já os observo à uns anos, tem vindo a evoluir.
Penso que já não deve faltar muito para se ter uma luz uniforme como as T5 com rosas e tudo, observa as TRITON LANI LEDs e a galeria de fotos no site triton.de.

As calhas que ele fez já tem uma luz mais harmoniosa;
1. Segundo ele os led´s devem trabalhar uma percentagem funcionamento muito baixa.
2. Os led´s são em maior quantidade por cm quadrado do que as calhas e focos que temos no mercado como se pode observar
3. O aquecimento de funcionamento diminui significativamente

Nesse aqua dá para observar que os crescimentos não são afectados pela luz dos led.

As calhas em pleno funcionamento encostas a mão e estão mornas muito próximo da temperatura corporal.

A na minha opinião o principio de funcionamento deve ser aquele, muitos led's e a funcionar nas suas capacidades mínimas.
Observando os crescimentos dos corais no aqua dele podes ver que estão muito bons.
E surpreendente a millepora rosa que se vê ao centro em cima quase a sair fora da agua, cresceu ali, e, neste aqua segundo o me disseram.
Os rosas que observei estavam muito próximos dos que se consegue com as T5.
Gostei muito destas calhas,.... e do aqua um cubo digno de registo.
Abraço Marco e obrigado pelas dicas.


Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Boas Hernani,

sim, já conhecia essa calha quando falei com o Mota sobre esse sistema, e lembro-me que ele na altura me mostrou o video desse aqua e trocámos impressões sobre os leds e calha que ele usava.
Leds funcionam e disso não tenho duvida... não funcionam é todos da mesma maneira e nem todos os corais gostam e respondem da mesma maneira, principalmente quando se usam lentes.

Mas já me cansei deste sistema como está e com o tempo que tenho de momento para o aqua não dá para continuar assim... dessa maneira já mudei e voltei ao "old school". Já tenho actualmente um Lumenarq com HQI 250 Giesemann 14K mais as 2 Kessil só a fazer azuis...
Vamos ver o que dá... ;)
Obrigado pela tua resposta.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 471
Idade:
Localização: Lisboa
Mas já me cansei deste sistema como está e com o tempo que tenho de momento para o aqua não dá para continuar assim... dessa maneira já mudei e voltei ao "old school". Já tenho actualmente um Lumenarq com HQI 250 Giesemann 14K mais as 2 Kessil só a fazer azuis...
Vamos ver o que dá... ;)
Obrigado pela tua resposta.


Bora lá ver essa HQI a funcionar!![FACE WITH STUCK-OUT TONGUE AND WINKING EYE][FACE WITH STUCK-OUT TONGUE AND WINKING EYE][FACE WITH STUCK-OUT TONGUE AND WINKING EYE][HIGH VOLTAGE SIGN]️[HIGH VOLTAGE SIGN]️[HIGH VOLTAGE SIGN]️[HIGH VOLTAGE SIGN]️


Grupo: Utilizadores Mensagens: 253
Idade: 57
Localização: leiria
Boas Marco,

Quando tiveres tempo visita a pagina de triton.de.
Vê a galeria de fotos do cubo dele (trata-se de um cubo 1,60x1,60).
Se der lê a rubrica triton lani led's.


Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Já conheço bem esse cubo Hernani... o Mota mostrou-me videos ao pormenor desse sistema! ...e também já dei uma olhada no site, obrigado! ;)

Ricardo,
é quando quiseres!... até porque tens uma coisa bonita para mim, certo? Sempre vais mudar para HQI ou queres dar uma olhada lá em casa primeiro?


Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
Hqi, leds, t5... Há de tudo neste fórum! !!
Para mim as Hqi continuam a ser a luz mais "bonita" para se ter num aquário!

O importante é o senhor que toma conta da coisa!
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Estive mesmo mesmo para ir para HQI de 250W !!! Ponderei muita seriamente entre T5+Led ou HQI+T5...não tendo nada contra LED pois eu usei, tenho a minha opinião pessoal e sei que funcionam mas...HQI e T5 são iluminações diferentes!! já muito estudadas no mundo da aquariofilia, optei neste momento pela combo T5+LED mas posso sempre mudar para a HQI...Vai ser engraçado ver como vai se portar o aquario do Marco e o meu, até porque a troca de corais vai se proporcionar e quero ver como se portam em ambas as iluminações (Apesar da iluminação não ser tudo!!!)
Marco vê lá!!! nao me faças mudar de ideias :D


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Mija um português...
:)
Não me digam que também tenho que por HQI. Eheheheh
Realmente soluções de luz não nos faltam.
Espero que isso agora de o arranque que esse aquário merece.
Grande abraço


Enviado de tlm usando o Tapatalk
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Marco como ja tinha sido falado no almoço , acho que esse é o caminho certo ... Back to HQI ...

também adoro as HQI e comecei com elas , não tenciono mudar para breve , mas é uma luz que também me agrada ...
Esperemos que agora comeces a actualizar isso com mais frequência ...

ps. vou querer ver a staghorn a crescer debaixo de HQI , porque debaixo de t5 e leds já vi , so falta HQI ;) ;) ..


Aquele Abraço amigo ..
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt


Grupo: Utilizadores Mensagens: 471
Idade:
Localização: Lisboa
Queria arranjar os reflectores lumenarc ou algo equivalente em qualidade de refleccao e area da mesma.

Ainda nao apareceu nada, caso contrario mudava rapidamente.

Temos de combinar para te entregar isto ou se quiseres deixo na loja do costume.

Abc
Editado pela última vez por Ricardo Fonseca em 02/mar/2015, 18:26, num total de 1 vez.

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros