Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Cubo Millé (ver. 5)

Cubo Millé (ver. 5)

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 06/mai/2016, 10:16

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Fica aqui um pequeno video que fiz ontem..., selecionem a 720p, sempre fica melhorzito. ;)


Mensagem 06/mai/2016, 11:09

Grupo: Utilizadores Mensagens: 192
Idade: 61
Localização: Belas
Boas Marco

Lindo....como sempre, tb de ti não se espera outra coisa.

Um abraço

Mensagem 06/mai/2016, 11:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 161
Idade:
Localização: lisboa
Incrível!
Quem me dera ter isto na sala...
Abraço

Mensagem 06/mai/2016, 12:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Olá Marco.
Muito parabéns pelo que estás a conseguir. Não que não fosse de esperar mas é sempre fantástico de observar.

És um óptimo exemplo de como um excelente aquariofilista se for desleixado consegue deixar o aquário em maus lençois.
E como com dedicação se leva tudo a bom porto e com excelentes resultados.

Esse peixe folha já limpou as apitasias todas? Qual a dieta do menino agora?

Grande abraço e continuação.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 06/mai/2016, 13:43

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Obrigado João e António! ;)

André... lembras o mar de aptasias quando cá estiveste? ...foram 2 semanas para o menino as limpar... ;)
Olha, tenho tido sorte... o "marafado" não toca em mais nada mas não tenho zooanthus nem sou conhecido por deixar os peixes passar fome!

De vez em quando anda muito perto dos sps e faz as suas rondas mas já percebi que anda atrás da bicharada nas rochas... até agora tudo bem mas vamos a ver. Eles ás vezes viram para o Dark Side! :-o

Mensagem 06/mai/2016, 13:49

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Marco Madeira Escreveu:
Obrigado João e António! ;)

André... lembras o mar de aptasias quando cá estiveste? ...foram 2 semanas para o menino as limpar... ;)
Olha, tenho tido sorte... o "marafado" não toca em mais nada mas não tenho zooanthus nem sou conhecido por deixar os peixes passar fome!

De vez em quando anda muito perto dos sps e faz as suas rondas mas já percebi que anda atrás da bicharada nas rochas... até agora tudo bem mas vamos a ver. Eles ás vezes viram para o Dark Side! :-o


Boas Marco !!!

Manda o gajo para cá !!!
Meti um ontem mas nem o vejo.

Quanto ao video ... palavras para quê??? :ymapplause: :ymapplause: :ymapplause:

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 06/mai/2016, 23:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Parabens Marco! Está lindo o aquario ;)

Mensagem 06/mai/2016, 23:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 471
Idade:
Localização: Lisboa
É um aqua q dá gosto ver ao vivo pela sua dinâmica e detalhes.

Muito bom mesmo.

Dá p cá esse folha!!!


Abc


RF

Mensagem 07/mai/2016, 15:58

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Ricardo Fonseca Escreveu:
É um aqua q dá gosto ver ao vivo pela sua dinâmica e detalhes.

Muito bom mesmo.

Dá p cá esse folha!!!


Abc


RF


Mete-te na fila Ricardo ... eu estou primeiro!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 07/mai/2016, 16:05

Grupo: Utilizadores Mensagens: 12
Idade: 49
Localização: Algarve
Só agora vi o vídeo...e estou deliciado!!! Lindo!!!! Tranquilo e harmonioso...são as palavras que me ocorreram.

Cumprimentos

Remígio

Mensagem 09/mai/2016, 09:47

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Obrigado malta,

JMCR obrigado pela observação. Assim que puderes troca o teu nome por favor, nós usamos o nome próprio.
Obrigado.

Mensagem 09/mai/2016, 10:06

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
Muito bom!

:ymapplause:
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 09/mai/2016, 14:13

Grupo: Fundadores Mensagens: 590
Idade:
Localização: Lisboa
Marco,

meu amigo isso esta de arrepiar!

keep up ....
Cumprimentos.

Ricardo Prata

Mensagem 10/mai/2016, 08:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 89
Idade:
Localização: Almada
Olá Marco,

Essa hqi e o fundo azul estão mesmo espetaculares... Old-school mesmo.

Estou a pensar no meu próximo aqua meter fundo azul.

podes fazer um pequeno resumo da manutenção que fazes/adições que fazes actualmente?

Parabéns


Sent from my Aquaris E4.5 using Tapatalk

Mensagem 10/mai/2016, 08:51

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Olá Ruben... obrigado.
não tem muito que se lhe diga. é mesmo KISS!, embora me oriente por alguns principios básicos mas que considero muito importantes.

- 10% semanais com água do mar.
- Uso kalk.
- Poucos peixes, mas muita e boa e variada alimentação.
- Não toco no areão mas providencio boa equipa de limpeza.
- Paciencia e deixar o sistema responder por cada ação ou variavel que se muda.

Mensagem 10/mai/2016, 09:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Qual a equipa limpeza que usas para o areao?

Mensagem 10/mai/2016, 09:50

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Boas Pedro... para o areão tenho:
2 stombus
5 Cerrithes
2 lysmatas e 1 stenopus
ainda tenho bristle worms e spaghetti worms... esses não adicionei mas foram aparecendo e agora são bastantes. A sua população auto regula-se conforme a comida disponivel no sistema.

depois tenho asterinas, turbos, astreas, bumble bee snails e mais outros dois tipos de snails que não sei o nome mas que andam por lá... não ajudam muito no areão mas contribuem nas rochas e vidros.

Mensagem 10/mai/2016, 10:50

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Marco Madeira Escreveu:
Olá Ruben... obrigado.
não tem muito que se lhe diga. é mesmo KISS!, embora me oriente por alguns principios básicos mas que considero muito importantes.

- 10% semanais com água do mar.
- Uso kalk.
- Poucos peixes, mas muita e boa e variada alimentação.
- Não toco no areão mas providencio boa equipa de limpeza.
- Paciencia e deixar o sistema responder por cada ação ou variavel que se muda.



Olá Marco, mais uma vez parabéns pelo teu Aquario.
Não tocas no areão porque consideras prejudicial ou apenas porque não o consideras necessário tendo em conta a equipa de limpeza? Na tua opinião a aspiração do areão pode trazer algumas consequências?

Obrigado
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 10/mai/2016, 14:06

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Boas Helder, boas perguntas... ;). Vais me fazer falar de um dos temas que mais gosto, portanto perdoa-me o longo texto.

A questão do areão foi e é muito debatida e apresenta vantagens e desvantagens conforme o que queres para o teu sistema.
Para perceberes o que vou explicar a seguir tens de perceber que penso desta maneira porque sempre tive sucesso a tratar o areão desta maneira e já tive uma excelente DSB na qual tive uma experiencia muito gratificante por 5 anos.

Esta não é a melhor maneira ou a pior maneira, é apenas uma das variáveis e uma das possibilidades para montar um aquário. Se estudares um pouco sobre a vida presente no areão e em DSBs, bactérias macro e micro vida presentes, camadas de nitrificação e desnitrificação vais perceber que ou se adora ou se adeia e isso tem a ver com o facto de como a mantens ou não.
Dependendo disso consegues ter um aquario brutal em termos de vida biologica ou então o oposto porque andas sempre lá a mexer e não dás tempo para o areão maturar e criar essa vida.

Dentro da minha linha de pensamento do KISS e de ser o mais parecido possivel com a natureza não lhe mexo e deixo amuderecer e ele próprio tratar dos seus problemas com uma pequena ajuda que é o da equipa de limpeza inicial.
Para mim mexer no areão é só desvantagens e tem apenas uma vantagem que é o de estar limpo aos nossos olhos (por determinado tempo até novo procedimento).

Não toco porque o considero muito valioso a nivel biologico para se andar a mexer... comparo isso a por exemplo andar a trocar rocha viva no aquario depois de ele estar maturado. O areão a nivel biologico e a nivel de macro e micro vida é suberbo, largamente superior á rocha viva e gera uma quantidade de vida tal que com o passar dos anos torna-se um espetaculo á parte do resto do aquário. A quantidade e diversidade de bicheza é tál que se torna realemente um areão vivo.

É muito facil quando olhas para um aquário de um amigo ou de uma loja verificares o aspecto arteficial ou não do areão e da rocha e isso tem a ver com isso... quanto mais aspirares e/ou limpares o areão e a rocha mais arteficial fica e menos bicharada cria no aquário. Normalmente nesses aquários, vais encontrar esse tipo de vida no overflow ou na sump/refugio onde estão mais protegidos dessas aspirações/limpezas.

Neste aquário não coloquei DSB, apenas 2 a 3 cm de areão, mas com o tempo que tem já consigo ver muita vida nele. Não vai chegar a uma DSB em termos de vida mas já dá para ver muita coisa e é isso que gosto, para alem de estar sempre limpo claro.
Com a devida paciencia, com a devida equipa de limpeza e com tempo o areão torna-se um mundo dentro do aquário e é isso que me faz ás vezes estar a olhar ainda mais para o aquário, para alêm claro, dos corais e peixes.

Mas como disse de inicio, isto é apenas uma maneira de ver as coisas e é a maneira que eu gosto. Compreendo que o inverso também é ás vezes o melhor para determinadas pessoas... cada aquário é um aquário e o seu dono é que sabe o melhor para ele e para a sua rotina. ;)

Mensagem 10/mai/2016, 14:12

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Pronto ... e é por isto que o Marco para mim (repito PARA MIM) é o melhor aquariofilista em Portugal e tem sido uma grande influência.

Obrigado Marco!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron