Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Cubo Millé (ver. 5)

Cubo Millé (ver. 5)

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 10/mai/2016, 14:42

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
100% de acordo!
já experimentei das duas formas (com e sem areia) e é claro que ambas têm vantagens e desvantagens.
No entanto penso que o aspecto natural que a areia dá ao aquario vale bem a pena a dificuldade inicial em mante-la.
Além disso a vida que ela ganha ao longo do tempo vai ser uma mais valia inclusivé para a alimentação de alguns peixes.
Para além da equipa de limpeza da areia que o Marco falou eu destaco tambem a importância de uma estrela do mar (archaster typicus) para a manutenção de um areão saudavel.
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 10/mai/2016, 15:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 292
Idade:
boas
O aquário está muito bom, com um aspecto bastante natural.

já agora podem dar exemplos de uma boa equipa de limpeza para o areão?

Mensagem 10/mai/2016, 15:55

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas,
Pronto ... e é por isto que o Marco para mim (repito PARA MIM) é o melhor aquariofilista em Portugal e tem sido uma grande influência. Obrigado Marco!
Abraços,
Rui


Boas Rui,
o melhor... lol, isso não existe. Existe pessoal com mais ou menos experiencia/conhecimento sobre determinadas áreas, apenas isso. Influência todos temos uns dos outros... mais daqui ou mais dali, todos nos ajudamos/influenciamos uns aos outros.

Pedro N Torres Escreveu:
100% de acordo!
já experimentei das duas formas (com e sem areia) e é claro que ambas têm vantagens e desvantagens.
No entanto penso que o aspecto natural que a areia dá ao aquario vale bem a pena a dificuldade inicial em mante-la.
Além disso a vida que ela ganha ao longo do tempo vai ser uma mais valia inclusivé para a alimentação de alguns peixes.
Para além da equipa de limpeza da areia que o Marco falou eu destaco tambem a importância de uma estrela do mar (archaster typicus) para a manutenção de um areão saudavel.


Sim... apesar de não ser muito "fan" de manter estrelas nos aquas (a maior parte delas morre mais cedo que tarde) tenho visto algum pessoal com estas estrelas de areia (archaster typicus). Qual o periodo de vida delas em aqua? Tens algumas referencias disso Pedro?... ou alguem tem alguma com muitos anos de vida? Geralmente precisam de áreas grandes de pasto.

Paulo Bio Escreveu:
boas
O aquário está muito bom, com um aspecto bastante natural.
já agora podem dar exemplos de uma boa equipa de limpeza para o areão?


Boas Paulo, obrigado.
Esses que dei exemplo atrás mais as estrelas que o Pedro mencionou e há quem goste também de usar holoturias.

Mensagem 10/mai/2016, 16:08

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Boas amigo Marco ...

Antes de mais isso está brutal , ja tinha visto ao vivo á algum tempo e agora nas fotos nota se bem a evolução da "coisa" está fantástico ...

em relação as estrelas .. tenho uma grande a cerca de 1 ano e quando mudei de aquário adicionei outra mais pequena , e até ver tudo tranquilo , não são "anos" mas pelo menos essa ja tem 1 ano comigo e ja veio grandota de outro aquário ... gosto muito do trabalho que fazem , remexem bem a areia e sim ao que parece precisam de uma grande área , porque elas correm o aquario todo , mas todo mesmo ...

Aquele Abraço amigo ..
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 10/mai/2016, 17:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
Marco Madeira Escreveu:
Sim... apesar de não ser muito "fan" de manter estrelas nos aquas (a maior parte delas morre mais cedo que tarde) tenho visto algum pessoal com estas estrelas de areia (archaster typicus). Qual o periodo de vida delas em aqua? Tens algumas referencias disso Pedro?... ou alguem tem alguma com muitos anos de vida? Geralmente precisam de áreas grandes de pasto.


Boas,
tenho uma há cerca de 2 anos e meio e até agora tudo bem.
Fazem um bom trabalho a remexer a areia, é verdade, mas nada que os cerithes não o façam da mesma forma. Com a vantagem de serem mais pequenos e também subirem aos vidros.

Para mim, optei por uma estrela porque queria diversificar a vida no aquario. Se o motivo da escolha fosse meramente pelo trabalho que fazem, optaria simplesmente por uns quantos cerithes.
Abc

Mensagem 10/mai/2016, 22:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Marco Madeira Escreveu:
Boas Helder, boas perguntas... ;). Vais me fazer falar de um dos temas que mais gosto, portanto perdoa-me o longo texto.


Eu é que agradeço a partilha da tua experiência e opinião. ;) Estas pequenas reflexões acabam por enriquecer os nossos conhecimentos. Concordo em pleno com o que referiste e este também tem sido um princípio que tenho utilizado nos meus aquários. As minhas dúvidas é se esta ausência de manutenção/ limpeza do areao não trazem complicações futuras!!? Não estamos a criar uma bomba relógio? Nunca fui além dos 2 anos de Aquario ;)

Houve um membro aqui no fórum que referiu que na maioria dos nossos aquários não existe desnitrificaçao devido à inexistência de zonas anaeróbias... será que ao remexer o areão para a limpeza estamos a inibir a fixação de bactérias desnitrificantes no areao??
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 11/mai/2016, 01:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Marco Madeira Escreveu:

Sim... apesar de não ser muito "fan" de manter estrelas nos aquas (a maior parte delas morre mais cedo que tarde) tenho visto algum pessoal com estas estrelas de areia (archaster typicus). Qual o periodo de vida delas em aqua? Tens algumas referencias disso Pedro?... ou alguem tem alguma com muitos anos de vida? Geralmente precisam de áreas grandes de pasto.


Marco tenho uma estrela que já vem do aquario antigo...ou seja...já deve andar perto dos 3 anos! O seu periodo de vida tem um pouco a haver com a fonte de comida que elas têm dentros dos aquarios, por exemplo, eu sei que se meter outra estrela neste aquario de 75x75 a competição por comida será muito maior e uma delas morrerá! No teu aquario metia 1 ou 2 maximo. São muito boas para remexer o areão e não deixar em "pedra".

Mensagem 11/mai/2016, 08:46

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Obrigado pelo feedback das estrelas Paulo, Nuno e João. Ok... ao menos não tem históricos maus como as Fromias e as Linckias.

Helder...
Helder Ferreira Escreveu:
Eu é que agradeço a partilha da tua experiência e opinião. Estas pequenas reflexões acabam por enriquecer os nossos conhecimentos. Concordo em pleno com o que referiste e este também tem sido um princípio que tenho utilizado nos meus aquários. As minhas dúvidas é se esta ausência de manutenção/ limpeza do areao não trazem complicações futuras!!? Não estamos a criar uma bomba relógio? Nunca fui além dos 2 anos de Aquario
Houve um membro aqui no fórum que referiu que na maioria dos nossos aquários não existe desnitrificaçao devido à inexistência de zonas anaeróbias... será que ao remexer o areão para a limpeza estamos a inibir a fixação de bactérias desnitrificantes no areao??


A equipa de limpeza e a macro e micro vida que evoluirá no areão vai servir precisamente para o manter e limpar... dai que não irás ter problemas de futuro porque simplesmente não se acumulará porcaria no areão, principalmente em areão fino ou sugar size. Já nos outros é mais complicado porque os restos de comida e detritos passam para baixo facilmente.

Sim... concordo. As zonas de desnitrificação são muito dificeis de recriar no nosso aquário já que são criadas quando existe rareação de oxigénio. Isso só acontece de duas maneiras nos nossos sistemas... ou com DSBs em que a camada do areão tem de ir alem dos 8cm de profundidade (alguns cientistas recomemdam minimo de 12) ou no interior profundo das rochas onde a água pouco se renova e pouco oxigénio existe acabando também por ajudar a criar zonas de desnitrificação. Esta ultima sou mais céptico em relação á desnitrificação principalmente nos nossos dias onde o uso do famoso Old School paredão está pouco em uso... acredito que nos antigos paredões isso seria mais propicio a acontecer.

Ora respondendo á ultima questão... não estarás a inibir a fixação de bactérias desnitrificantes no areão porque elas não existem lá pelo mesmo motivo que mencionei atrás. Nos nossos aquas se não tiveres DSBs não tem bactérias desnitrificantes no areão, tens são nitrificantes que abundam no areão nos primeiro 4 a 6cm. Dai eu ter dito antes poque é que achava errado mexer no areão e comprarei-o a troca de rocha porque no fundo estás a gerar mini-ciclos biologicos cada vez que o fazes.

Mensagem 11/mai/2016, 09:40

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Em relação a bicharada ontem estava um tipo de verme da areia em plena actividade.
Fica aqui um video e foto de um Spaghetti Worm... são detetiveros e este até já estava a esticar-se á rocha em busca de comida.
Se quiserem saber mais sobre este tipo de vermes:
R. Shimek - Spaghetti worms

Imagem


Mensagem 11/mai/2016, 10:18

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
A minha tem 2 anos e tem crescido o que é sinal que se vai alimentando.
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 11/mai/2016, 22:25

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 52
Localização: Albufeira

Muito bom, pena nao podermos por "like" eheheh
Imagem

Mensagem 20/mai/2016, 21:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 89
Idade:
Localização: Almada
Olá Marco,

Do que tenho estudado sobre o assunto de limpar ou não na areia, também sou da tua opinião e optei por não mexer desde inicio.

Depois de ler o tópico todo, e visto que és uma pessoa com muita experiência nisto, gostava de saber o seguinte:

- Quais os parâmetros que tens no teu aquário? ou que valores tens como "objectivo"? (nomeadamente kH, CA, MG, Nitratos, fosfatos, densidade e temperatura)

- Quais os parâmetros que achas mais difíceis de estabilizar, com esta tua abordagem de sistema e manutenção do mesmo?

- Qual a tua opinião em relação à adição de carbono? (pergunto isto, pois fiquei na duvida se usas ou não, e hoje em dia parece-me que a maioria das pessoas o usa)

Obrigado e mais uma vez parabéns.

Mensagem 21/mai/2016, 21:41

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Rúben Miguel Escreveu:
Olá Marco,
Do que tenho estudado sobre o assunto de limpar ou não na areia, também sou da tua opinião e optei por não mexer desde inicio.
Depois de ler o tópico todo, e visto que és uma pessoa com muita experiência nisto, gostava de saber o seguinte:
- Quais os parâmetros que tens no teu aquário? ou que valores tens como "objectivo"? (nomeadamente kH, CA, MG, Nitratos, fosfatos, densidade e temperatura)
- Quais os parâmetros que achas mais difíceis de estabilizar, com esta tua abordagem de sistema e manutenção do mesmo?
- Qual a tua opinião em relação à adição de carbono? (pergunto isto, pois fiquei na duvida se usas ou não, e hoje em dia parece-me que a maioria das pessoas o usa)
Obrigado e mais uma vez parabéns.


Olá Ruben...
Os meus parametros normalmente andam no intervalo em baixo e em frente deles coloco a ultima medição.
- KH: 6.8 a 7.5 - 6.8
- CA: 390 a 420 - 400
- Mg: 1250 a 1350 - 1280
- Nitratos 2 a 5 - 4
- Fosfatos: 0.02 a 0.06 - 0.06
- Densidade: 1027 a 1029 - 1029
- Temperatura: 26 a 26.3 - 26.3 é a norma.

O parametro mais importante e o que verifico todas as semanas é o KH. Tento mante-lo o mais estável possivel, esse é um objectivo muito importante em todos os meus sistemas. Os outros são medidos mensalmente ou testo quando verifico visualmente que algo está estranho.
Em relação ao carbono, eu não uso. Não uso nada nem doseio nada no aqua a não ser as TPA´s, kalk, e os respectivos KH, CA e Mg por balling. A minha filosofia não o permite... lol. É mesmo Kiss. ;).

Penso que com TPA´s certinhas a estabilização e equilibrio do aqua e dos seus parametros é bem facil... nós é que temos tendencia a interromper o equilibrio do sistema quer pelo excesso dos peixes ou introdução muito rápida destes, pelas invenções forçadas da nossa parte (produtos novos ou mudança repentina da manutenção dada) ou ainda a falta de paciencia em não esperar que o sistema evolua e dê feedback.

Mensagem 22/mai/2016, 18:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 89
Idade:
Localização: Almada
Marco Madeira Escreveu:
Olá Ruben...
Os meus parametros normalmente andam no intervalo em baixo e em frente deles coloco a ultima medição.
- KH: 6.8 a 7.5 - 6.8
- CA: 390 a 420 - 400
- Mg: 1250 a 1350 - 1280
- Nitratos 2 a 5 - 4
- Fosfatos: 0.02 a 0.06 - 0.06
- Densidade: 1027 a 1029 - 1029
- Temperatura: 26 a 26.3 - 26.3 é a norma.

O parametro mais importante e o que verifico todas as semanas é o KH. Tento mante-lo o mais estável possivel, esse é um objectivo muito importante em todos os meus sistemas. Os outros são medidos mensalmente ou testo quando verifico visualmente que algo está estranho.
Em relação ao carbono, eu não uso. Não uso nada nem doseio nada no aqua a não ser as TPA´s, kalk, e os respectivos KH, CA e Mg por balling. A minha filosofia não o permite... lol. É mesmo Kiss. ;).

Penso que com TPA´s certinhas a estabilização e equilibrio do aqua e dos seus parametros é bem facil... nós é que temos tendencia a interromper o equilibrio do sistema quer pelo excesso dos peixes ou introdução muito rápida destes, pelas invenções forçadas da nossa parte (produtos novos ou mudança repentina da manutenção dada) ou ainda a falta de paciencia em não esperar que o sistema evolua e dê feedback.


Olá Marco,

Obrigado pela resposta pormenorizada ;)

Qual a razão de usares a densidade tão elevada ? é melhor para os corais/ peixes/sistema?....ou é para não teres de fazer o corte na água do mar, e assim fazeres as TPA's directamente ?

Se a resposta for complexa sempre podes-me indicar algo para ler sobre o assunto, se faz favor :p

Obrigado
Rúben

Mensagem 23/mai/2016, 21:27

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Apenas para não fazer acertos e também para estar mais aproximado aos valores correctos. Existem algumas teorias para ter valores de densidade mais baixos mas de à uns anos para cá tenho mantido assim sem qualquer problema.
Densidade do mar vermelho por exemplo anda nos 1029 - 1030.

Mensagem 24/mai/2016, 09:01

Grupo: Utilizadores Mensagens: 89
Idade:
Localização: Almada
Obrigado Marco

Sent from my Aquaris E4.5 using Tapatalk

Mensagem 24/mai/2016, 18:35

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Boas Marco,

Gosto de acompanhar o teu tópico pois há sempre coisas novas para "discutir" e com isto aprender um pouco mais. Faço minhas as dúvidas do Ruben. Os resultados do teu Aquario saltam à vista e não há dúvidas que está tudo bem, mas o facto de teres uma salinidade tão elevada, não pode pode levar a que os peixes gastem mais energia na regulação osmotica e ionica estando mais susceptíveis a doenças/ alterações da actividade enzimática digestiva/ alterações de crescimento?

Obrigado Marco :-bd
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 24/mai/2016, 18:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
Helder Ferreira Escreveu:
Boas Marco,

Gosto de acompanhar o teu tópico pois há sempre coisas novas para "discutir" e com isto aprender um pouco mais. Faço minhas as dúvidas do Ruben. Os resultados do teu Aquario saltam à vista e não há dúvidas que está tudo bem, mas o facto de teres uma salinidade tão elevada, não pode pode levar a que os peixes gastem mais energia na regulação osmotica e ionica estando mais susceptíveis a doenças/ alterações da actividade enzimática digestiva/ alterações de crescimento?

Obrigado Marco :-bd


boas helder. eu tambem a salinidade como o marco devido a fazer as tpas com agua do mar e assim ser directo. e posso te dizer na experiencia que tenho tido , que nao afecta ou afectou nada ate agora. os peixes crescem na boa comem lindamente e crescem lindamente...

Mensagem 24/mai/2016, 20:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Bruno Escaleira Escreveu:

boas helder. eu tambem a salinidade como o marco devido a fazer as tpas com agua do mar e assim ser directo. e posso te dizer na experiencia que tenho tido , que nao afecta ou afectou nada ate agora. os peixes crescem na boa comem lindamente e crescem lindamente...



Sim, mas como o Hélder diz, pode fazer diferença, pois os peixes estão sujeitos a algum stress acrescido.

Além disso torna ainda mais dificil a aclimatização e adaptação de peixes novos, que vêm das lojas na maioria dos casos a 1020/1021.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 24/mai/2016, 23:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
César Silvério Escreveu:
Bruno Escaleira Escreveu:

boas helder. eu tambem a salinidade como o marco devido a fazer as tpas com agua do mar e assim ser directo. e posso te dizer na experiencia que tenho tido , que nao afecta ou afectou nada ate agora. os peixes crescem na boa comem lindamente e crescem lindamente...



Sim, mas como o Hélder diz, pode fazer diferença, pois os peixes estão sujeitos a algum stress acrescido.

Além disso torna ainda mais dificil a aclimatização e adaptação de peixes novos, que vêm das lojas na maioria dos casos a 1020/1021.

Abraço




Acho que seja uma questão de habito e ambientacao.
Da mesma maneira que o nosso corpo se adapta quando vamos para locais mais altos onde o ar é mais rafeiro.

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron