Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Primeiro Reef (Cubo-125l)

Primeiro Reef (Cubo-125l)

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 17/Oct/2013, 23:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 21
Idade:
Localização: sintra
Olá a todos, estou a montar um cubo de 125L ou seja 50x50x50 e como é o meu primeiro reef as vossas ajudas e opinipoes são sempre uma mais valia.

O meu objectivo agora inicial é essencialmente uma coisa simples com corais moles 2 ou 3 peixinhos e ver como a coisa corre e talvez mais para a frente com a evolução do equipamento pois vou fazendo uns upgrades e tal comece com uns SPS

Já tenho tudo montado o cubo furado a sump e iluminação para já não tenho escumador mas mais para a frente como ainda tenho de fazer o ciclo acho que não e muito importante, agora so falta mesmo meter água e tudo a funcionar.
desde que iniciei a montagem que ando a procurar de onde comprar rocha viva e não tenho encontrado nada não sei se alguem me poderia ajudar.

bem acho que é tudo, amanha já meto umas fotos de como está a situação da coisa.
cumprimentos
Filipe Leonardo

Mensagem 18/Oct/2013, 10:34

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Filipe Leonardo Escreveu:
Olá a todos, estou a montar um cubo de 125L ou seja 50x50x50 e como é o meu primeiro reef as vossas ajudas e opinipoes são sempre uma mais valia.

O meu objectivo agora inicial é essencialmente uma coisa simples com corais moles 2 ou 3 peixinhos e ver como a coisa corre e talvez mais para a frente com a evolução do equipamento pois vou fazendo uns upgrades e tal comece com uns SPS

Já tenho tudo montado o cubo furado a sump e iluminação para já não tenho escumador mas mais para a frente como ainda tenho de fazer o ciclo acho que não e muito importante, agora so falta mesmo meter água e tudo a funcionar.
desde que iniciei a montagem que ando a procurar de onde comprar rocha viva e não tenho encontrado nada não sei se alguem me poderia ajudar.

bem acho que é tudo, amanha já meto umas fotos de como está a situação da coisa.


Boas,

Antes de mais bem vindo ...

O escumador convinha colocares. Dá-te margem de manobra. Vê na secção de vendas que andam por lá uns escumadores baratos para o que queres.

Quanto à Rocha Viva, na área de Lisboa tens a Aquahobby, Aquaplante e outras. Vê na secção de lojistas. Vê também na secção de vendas pois de vez em quando há pessoal a vender RV.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 18/Oct/2013, 13:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 21
Idade:
Localização: sintra
aqui vão umas fotos para verem como está a coisa o movel e um bocado baixo tem 46 cm de altura sei que não e o ideal mas foi o que consegui arranjar =/

Eu sou estudante não trabalho fui "construindo" o aquario com o dinheiro que ia juntando e tal e aos poucos e poucos la vai andando, espero que gostem

Imagem

Imagem

Imagem

tenho uma outra questao, tenho uma bomba de circulaçao que faz 6000l/h que e basicamente igual a esta
http://www.seahorseshop.com/store/image ... P-201-.jpg
e consigo mais ou menos direciona-las em sentidos opostos seá que é muito?
cumprimentos
Filipe Leonardo

Mensagem 18/Oct/2013, 14:32

Grupo: Utilizadores Mensagens: 366
Idade: 34
Localização: Benavente
Boas,

Sou da opiniao do Rui Gaspar de colocares um escumador por causa de erros de principiantes que é normal.
A rocha nas lochas a meu ver so compeça rocha morta porque pela rocha viva pedem um roubo, se vires nos classificados de hoje esta la rocha viva a 5€ o kilo e é de boa qualidade.
No movel so vejo a desvantagem de cada vez que quiseres ver o aquario ou tratar do mesmo tens de te colocar de joelhos mas mais tarde podes trocar.
Quanto a bomba acho demasiado potente, uma de 300l chega perfeitamente porque o movel como é baixo vais ter menos perda de caudal.

Cumpr
Carlos Resende

Mensagem 18/Oct/2013, 15:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Carlos Resende Escreveu:
Boas,

Sou da opiniao do Rui Gaspar de colocares um escumador por causa de erros de principiantes que é normal.
A rocha nas lochas a meu ver so compeça rocha morta porque pela rocha viva pedem um roubo, se vires nos classificados de hoje esta la rocha viva a 5€ o kilo e é de boa qualidade.
No movel so vejo a desvantagem de cada vez que quiseres ver o aquario ou tratar do mesmo tens de te colocar de joelhos mas mais tarde podes trocar.
Quanto a bomba acho demasiado potente, uma de 300l chega perfeitamente porque o movel como é baixo vais ter menos perda de caudal.

Cumpr
Carlos Resende

Carlos,
Ele estava a falar de bomba de circulação :) a altura do móvel não interfere.
De qualquer das maneiras é capaz de servir, talvez um pouco forte demais. Mas só experimentando com água e areão para ver se revolve tudo ou não.
O aquário e as luzes parecem-me estar excelentes.
Boa continuação.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 18/Oct/2013, 15:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Filipe Leonardo Escreveu:
Imagem


Boas Filipe,

Pela imagem o móvel aparenta não ter travamento de oscilação da esquerda para a direita e vice-versa... isso com o aquário cheio poderá ser um perigo...
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 18/Oct/2013, 15:53

Grupo: Utilizadores Mensagens: 36
Idade:
Localização: Vila Nova de Gaia
Olá.

Parabéns pelo empenho.

Parece que a moda dos cubos veio para ficar.

Se a tua intensão é ter uma SUMP e meter lá o escumador, vais ter dificuldades. Normalmente os bons escumadores são granditos e em 46cm vai ser difícil colocar lá qualquer coisa.

O meu móvel tem 56cm de altura úteis, cabe lá o material mas é desconfortável lidar com a falta de espaço… O escumador entra e sai à justa. Só não troco de móvel porque a minha esposa só aceita o aquário de acordo com certos princípios estéticos… Enfim…

Para além disso parece-me que o teu móvel não é seguro. Não vejo nenhum travamento horizontal, costas ou ilhargas, daí resulta que qualquer toque lateral no aquário cheio pode acabar em desastre.

Reforça o móvel, por exemplo com uma placa de contrapalado ou MDF de 20mm a apanhar as costas todas. Se for tua intensão trocar o móvel, troca já, pois mais tarde tens de desmontar tudo se quiseres fazer alterações a esse nível.

Vou continuar atento, adoro cubos.

Abraço,

Zé.

Mensagem 18/Oct/2013, 16:01

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Carlos Resende Escreveu:
Boas,

Sou da opiniao do Rui Gaspar de colocares um escumador por causa de erros de principiantes que é normal.
A rocha nas lochas a meu ver so compeça rocha morta porque pela rocha viva pedem um roubo, se vires nos classificados de hoje esta la rocha viva a 5€ o kilo e é de boa qualidade.
No movel so vejo a desvantagem de cada vez que quiseres ver o aquario ou tratar do mesmo tens de te colocar de joelhos mas mais tarde podes trocar.
Quanto a bomba acho demasiado potente, uma de 300l chega perfeitamente porque o movel como é baixo vais ter menos perda de caudal.

Cumpr
Carlos Resende


Olá

A rocha nas lojas é mais cara, mas se fôr "nova" vale bem o dinheiro; o problema é que às vezes não é, pois também vem de outros aquários.

A rocha dos classificados, é rocha velha, pomposamente chamada de maturada e quase sempre carregada de fosfatos.

Na minha opinião não se deve introduzir num aquário rocha vinda de outro aquário, a não ser que esse aquário tenha os fosfatos absolutamente controlados (<0,1ppm), pois de contrário arriscamos importar carradas de fosfatos impregnados na rocha.

E quando falamos de areia viva, ainda pior; areia (morta, ou viva), é tirar do pacote (nova), lavar (no caso da morta) e pôr no aquário.

Mas isto é só o que eu acho...

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 18/Oct/2013, 19:52

Grupo: Utilizadores Mensagens: 366
Idade: 34
Localização: Benavente
André Jorge Silva Escreveu:
Carlos Resende Escreveu:
Boas,

Sou da opiniao do Rui Gaspar de colocares um escumador por causa de erros de principiantes que é normal.
A rocha nas lochas a meu ver so compeça rocha morta porque pela rocha viva pedem um roubo, se vires nos classificados de hoje esta la rocha viva a 5€ o kilo e é de boa qualidade.
No movel so vejo a desvantagem de cada vez que quiseres ver o aquario ou tratar do mesmo tens de te colocar de joelhos mas mais tarde podes trocar.
Quanto a bomba acho demasiado potente, uma de 300l chega perfeitamente porque o movel como é baixo vais ter menos perda de caudal.

Cumpr
Carlos Resende

Carlos,
Ele estava a falar de bomba de circulação :) a altura do móvel não interfere.
De qualquer das maneiras é capaz de servir, talvez um pouco forte demais. Mas só experimentando com água e areão para ver se revolve tudo ou não.
O aquário e as luzes parecem-me estar excelentes.
Boa continuação.



Boas Andre,

Foi falha minha, sendo assim a circulaçao chega mas pode ser demasiado forte, é uma questao de esprementares.

Cumpr
Carlos Resende

Mensagem 18/Oct/2013, 19:59

Grupo: Utilizadores Mensagens: 366
Idade: 34
Localização: Benavente
César Silvério Escreveu:
Carlos Resende Escreveu:
Boas,

Sou da opniao do Rui Gaspar de colocares um escumador por causa de erros de principiantes que é normal.
A rocha nas lochas a meu ver so compeça rocha morta porque pela rocha viva pedem um roubo, se vires nos classificados de hoje esta la rocha viva a 5€ o kilo e é de boa qualidade.
No movel so vejo a desvantagem de cada vez que quiseres ver o aquario ou tratar do mesmo tens de te colocar de joelhos mas mais tarde podes trocar.
Quanto a bomba acho demasiado potente, uma de 300l chega perfeitamente porque o movel como é baixo vais ter menos perda de caudal.

Cumpr
Carlos Resende


Olá

A rocha nas lojas é mais cara, mas se fôr "nova" vale bem o dinheiro; o problema é que às vezes não é, pois também vem de outros aquários.

A rocha dos classificados, é rocha velha, pomposamente chamada de maturada e quase sempre carregada de fosfatos.

Na minha opinião não se deve introduzir num aquário rocha vinda de outro aquário, a não ser que esse aquário tenha os fosfatos absolutamente controlados (<0,1ppm), pois de contrário arriscamos importar carradas de fosfatos impregnados na rocha.

E quando falamos de areia viva, ainda pior; areia (morta, ou viva), é tirar do pacote (nova), lavar (no caso da morta) e pôr no aquário.

Mas isto é só o que eu acho...

Abraço



Boas Cesar,

Sim é sempre uma questao d risco derivado aos fosfatos ou pragas que possa existir na rocha mas se for bem escolhida pode se poupar muito dinheiro.
Na questao das lojas por vezes é como dizes que a rocha é de aquarios ja com bastant tempo e mesmo assim vendem como rocha nova e sempre da ilha figi. :D

Cumpr
Carlos Resende

Mensagem 18/Oct/2013, 21:05

Grupo: Utilizadores Mensagens: 21
Idade:
Localização: sintra
obrigado a todos pelas opiniões, realmente o movel tenho de meter uns travamentos, mas de momento não consigo mesmo arranjar outro movel.

pois relativamente a rocha agora deixaram me ainda mais confuso não sei mesmo como fazer =/.
cumprimentos
Filipe Leonardo

Mensagem 18/Oct/2013, 23:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
César Silvério Escreveu:
Carlos Resende Escreveu:
Boas,

Sou da opiniao do Rui Gaspar de colocares um escumador por causa de erros de principiantes que é normal.
A rocha nas lochas a meu ver so compeça rocha morta porque pela rocha viva pedem um roubo, se vires nos classificados de hoje esta la rocha viva a 5€ o kilo e é de boa qualidade.
No movel so vejo a desvantagem de cada vez que quiseres ver o aquario ou tratar do mesmo tens de te colocar de joelhos mas mais tarde podes trocar.
Quanto a bomba acho demasiado potente, uma de 300l chega perfeitamente porque o movel como é baixo vais ter menos perda de caudal.

Cumpr
Carlos Resende


Olá

A rocha nas lojas é mais cara, mas se fôr "nova" vale bem o dinheiro; o problema é que às vezes não é, pois também vem de outros aquários.

A rocha dos classificados, é rocha velha, pomposamente chamada de maturada e quase sempre carregada de fosfatos.

Na minha opinião não se deve introduzir num aquário rocha vinda de outro aquário, a não ser que esse aquário tenha os fosfatos absolutamente controlados (<0,1ppm), pois de contrário arriscamos importar carradas de fosfatos impregnados na rocha.

E quando falamos de areia viva, ainda pior; areia (morta, ou viva), é tirar do pacote (nova), lavar (no caso da morta) e pôr no aquário.

Mas isto é só o que eu acho...

Abraço

Boas, acho um exagero dizer que uma rocha vinda de um aquario traz carradas de fosfatos. Talvez num aquario com 8 ou 10 anos tenha algum fundamento. Mas de aquarios praticamente novos nao me parece.
Mas aceito todas as opinioes ;)

Enviado do meu GT-N8010 utilizando o Tapatalk
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 19/Oct/2013, 02:13

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Boas o aqua está a ficar muito porreiro , e acredito que tenhas gosto para fazer ai um belo Reef , MAS , desculpa a minha intromissão , eu não metia nem um litro de água nesse aquário com esse móvel ... esse móvel pura e simplesmente não aguenta , quando tiver cheio qualquer toque lateral e parte a zona onde "topa" uma lateral com outra e la se vai tudo ... Na minha opinião , era preferível esperar mais um tempo e arranjares um movel , do que depois teres que arranjar móvel e aquario novo , ja para nao contar com a água no chão ...

Abração e Pensa nisso amigo ...
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 19/Oct/2013, 04:58

Grupo: Utilizadores Mensagens: 573
Idade:
Paulo Oliveira Escreveu:
Boas o aqua está a ficar muito porreiro , e acredito que tenhas gosto para fazer ai um belo Reef , MAS , desculpa a minha intromissão , eu não metia nem um litro de água nesse aquário com esse móvel ... esse móvel pura e simplesmente não aguenta , quando tiver cheio qualquer toque lateral e parte a zona onde "topa" uma lateral com outra e la se vai tudo ... Na minha opinião , era preferível esperar mais um tempo e arranjares um movel , do que depois teres que arranjar móvel e aquario novo , ja para nao contar com a água no chão ...

Abração e Pensa nisso amigo ...



isto!! são no mínimo 150 kg prai, é melhor pensares nisto que o Paulo disse, se não ainda tens um desgosto...

Mensagem 19/Oct/2013, 11:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 21
Idade:
Localização: sintra
Pedro Sousa Escreveu:
Paulo Oliveira Escreveu:
Boas o aqua está a ficar muito porreiro , e acredito que tenhas gosto para fazer ai um belo Reef , MAS , desculpa a minha intromissão , eu não metia nem um litro de água nesse aquário com esse móvel ... esse móvel pura e simplesmente não aguenta , quando tiver cheio qualquer toque lateral e parte a zona onde "topa" uma lateral com outra e la se vai tudo ... Na minha opinião , era preferível esperar mais um tempo e arranjares um movel , do que depois teres que arranjar móvel e aquario novo , ja para nao contar com a água no chão ...

Abração e Pensa nisso amigo ...



isto!! são no mínimo 150 kg prai, é melhor pensares nisto que o Paulo disse, se não ainda tens um desgosto...



Sim claro têm toda a razão já estou a tratar disso!!
cumprimentos
Filipe Leonardo

Mensagem 19/Oct/2013, 12:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
André Jorge Silva Escreveu:
Boas, acho um exagero dizer que uma rocha vinda de um aquario traz carradas de fosfatos. Talvez num aquario com 8 ou 10 anos tenha algum fundamento. Mas de aquarios praticamente novos nao me parece.
Mas aceito todas as opinioes ;)

Enviado do meu GT-N8010 utilizando o Tapatalk



Olá André,

Talvez eja exajero se o aquário de origem for o teu, que tanto quanto me conste tem os fosfatos a zero, ou perto disso, mas o critério de escolha da origem da rocha, na minha opinião, deve ser mesmo esse: análise aos fosfatos da água onde a rocha está e se PO4 aceitável, tudo bem, se PO4 alto... escolhe outra.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 19/Oct/2013, 13:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 366
Idade: 34
Localização: Benavente
César Silvério Escreveu:
André Jorge Silva Escreveu:
Boas, acho um exagero dizer que uma rocha vinda de um aquario traz carradas de fosfatos. Talvez num aquario com 8 ou 10 anos tenha algum fundamento. Mas de aquarios praticamente novos nao me parece.
Mas aceito todas as opinioes ;)

Enviado do meu GT-N8010 utilizando o Tapatalk



Olá André,

Talvez eja exajero se o aquário de origem for o teu, que tanto quanto me conste tem os fosfatos a zero, ou perto disso, mas o critério de escolha da origem da rocha, na minha opinião, deve ser mesmo esse: análise aos fosfatos da água onde a rocha está e se PO4 aceitável, tudo bem, se PO4 alto... escolhe outra.

Abraço


Isto!!!

Assim acho uma boa escolha de rocha.
Mas como sempre é preciso conhecer o aquario ou o dono para nao sermos enganados ;)

Cumpr
Carlos Resende

Mensagem 19/Oct/2013, 13:58

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
César Silvério Escreveu:
André Jorge Silva Escreveu:
Boas, acho um exagero dizer que uma rocha vinda de um aquario traz carradas de fosfatos. Talvez num aquario com 8 ou 10 anos tenha algum fundamento. Mas de aquarios praticamente novos nao me parece.
Mas aceito todas as opinioes ;)

Enviado do meu GT-N8010 utilizando o Tapatalk



Olá André,

Talvez eja exajero se o aquário de origem for o teu, que tanto quanto me conste tem os fosfatos a zero, ou perto disso, mas o critério de escolha da origem da rocha, na minha opinião, deve ser mesmo esse: análise aos fosfatos da água onde a rocha está e se PO4 aceitável, tudo bem, se PO4 alto... escolhe outra.

Abraço

Boas,
Nao estava a querer defender nem o meu aquário nem a minha rocha.
Tens toda a razão no que dizes. Mas nao se deve generalizar.
Abraço

Enviado do meu GT-N8010 utilizando o Tapatalk
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 28/Oct/2013, 20:09

Grupo: Utilizadores Mensagens: 21
Idade:
Localização: sintra
boas pessoal! vim actualizar o estado da coisa :) já tenho o aquario com água que fui buscar ao cabo raso e apanhei lá também 2 heremitas e 3 nassarius, tambem trouxe uns camaroeszitos não sei se tem algum problema

comprei 8kg de rocha viva a um membro do forum
o escumador vai ser um Bubble-Magus NAC 3.5 Curve que deve chegar amanha
relativamente à água reposta devido à evaporaçao ainda não comprei nenhum sistema de osmose e enquanto não arranjo o que me aconcelham fazer?

Desculpem eu sei que as fotos estao mesmo muito más mas foram tiradas com o telemovél e não consegui melhor.
Imagem
Imagem
Imagem
se alguem tiver umas dicas de como tirar foto com o telemovel xD é um samsung galaxy note2
cumprimentos
Filipe Leonardo

Mensagem 28/Oct/2013, 20:12

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas

Gosto do layout.

Resolveste o problema do móvel?

Água é simples passas numa loja e compras ... a evaporação tb não deve ser muita!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Próximo

Voltar para Aquários dos Membros