Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros !!! Trol's Reef !!!

!!! Trol's Reef !!!

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 11/abr/2014, 17:41

Grupo: Utilizadores Mensagens: 45
Idade: 41
Localização: Lisboa
Bom dia

Estou a iniciar um novo projecto, a mudança de um aqua de 90 x 40 x 50 para um novo aquario e setup. Ha cerca de 3 anos iniciei-me no mundo dos salgados comprando um aquamarine 900 , um kit todo completo (material de fraca qualidade, poucos conhecimentos de aquariofilia) e neste momento e apos ja ter trocado algum equipamento (sistema de lampadas , escumador, sump etc...) estou com um problema grave de algas, ja fiz de tudo no entanto não querem sair.

Tive um deslize (motivos pessoais) ai a cerca de 5 meses , em que durante 6 meses so fazia reposições de agua e dava comida com fartura. Resultado.. algas e algas e a desgraça terminando num surto de ictio quando ja estava a iniciar este projecto!

Como ja tinha pensado em mudar para um aquario maior mas ainda nao tinha arranjado t€mpo, achei que serial altura para tal!

Este aquario foi feito pela GAD. Coluna seca em vidro preto ao comprimento todo do aquario. Estrutura em ferro e tratamento antiferrugem. Portas de vidros e laterais tambem em vidro preto.

Espero conseguir desta forma o aquario que sempre desejei (€), pois claro que os desejos seriam bem maiores se fosse bem maior o capital;)

Quero conseguir resolver os problemas pelo menos de algas e que venham outros diferentes que os consiga resolver e ter um melhor quadro vivo na sala!
Tenho algumas perguntas para ver se inicio da melhor maneira espero que me as consigam esclarecer

Aquário 120 (comprimento) x60 (profundidade) x52 (altura) com coluna seca do lado direito com 3 furos (um de descarga com durso e um de retorno + tubo ladrao)
Sump: 2 divisórias 80x40x40 e um aquario à parte para reposição de agua doce com cerca de 80litros com controlador de nivel, tendo 2 boias para não desferrar a bomba de reposição, uma no aquario de reposição e outra na sump.

Fica aqui o setup o qual vou actualizando sempre nesta parte a medida que faça alguma alteraçao:

Material:

Aquario: 120 x 60 x 52 +- 374 l com coluna seca e pentes ao longo de toda a largura (120cm)
Sump: 80 x 40 x 40
Osmose: TMC V2 50 Pure 4 Estagios
Iluminação: 8X54watts Odyssea
UV: Multimax 1250 - 9W (so vai estar ligada quando existirem problemas nos peixes ou agua) UV ligada a uma bomba de 960l/h na sump
Bombas de Circulação: Jebao WP40 + Jebao WP25
Reposição Automatica: TMC com duas boias de controle
Termostatos: Jager 250w (na sump) + Jager 150 na coluna traseira
Termometro/Controlador Temp: TMC 800+ , ligado aos termoestatos + 6 ventoinhas
Escumador: Buble Magus Curve7
Bomba de Retorno: Jebaco DC-6000 com controlador
Areão/Substrato: 9 Kg Caribsea Arag-Alive Live Fiji Pink
Rocha Morta - 25 KG - porosa mas ja morta e seca + 1 kg viva com frag's zoanthus

Peixes/Invertebrados:

- 2x Amphiprion ocellaris
- 1x Paracanthurus hepatus
- 1x Naso lituratus
- 1x Ctenochaetus tominiensis
- 2x Lysmata seticaudata
- 1x Lysmata debelius

Corais:

- 1 x Euphylia divisa
- 1 x Euphyllia glabrescens
- 2 x Sarcophyton sp.
- 2 x Pocillopora damicornis (green)
- 1 x Seriatopora caliendrum
- 1 x Hydnophora
- 2 x Zoanthus sp.
- 2 x Sinularia sp.

e mais alguns moles que agora nao me lembro o nome ;9

Vou tentando dar updates sempre que possa , e colocar duvidas para ver se obtenho as melhores ideias para conseguir ter sucesso desta vez.

Ficam umas fotos então desde o inicio com o aqua desmontado.
This board requires you to be registered and logged-in before you can view hidden messages


Cumprimentos
Editado pela última vez por Nuno Bexiga em 17/abr/2014, 09:42, num total de 2 vezes.

Mensagem 11/abr/2014, 17:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 45
Idade: 41
Localização: Lisboa
Neste momento o aquario esta assim, após um mes de estar a funcionar, esteve a ciclar durante 2 semanas, antes disso a rocha morta ficou durante outras duas semanas em recipientes com termoestato a 26 graus e fazer trocas diarias de agua (agua da torneira)

Depois das duas semanas a limpar impurezas na rocha, ficou a secar durante 2 dias. so apos isso e que fiz a montagem do setup, primeiramente no chão (usei fita para simular as medidas do aquario) e apos isso coloquei no aquario.

Fiz testes a água e tinha amonia e nitratos a 0, então começei por colocar equipa de limpeza alguns nassarios e ermitas e sensivelmente 5 dias depois começei a coloar os corais que tinha no aquario anterior e 2 peças de rocha do outro aqua que tinha uns zoanthus e um sarco.

Vou começar no fim do mes a fazer bailing automatico com bomba de reposição. Ate a bombar vir vou começar a fazer manualmente (nisto do bailling sou virgem, primeira vez, por isso vamos ver como sai)
Encomendei os sais e trace elements da Fauna Marin, estou a espera que cheguem.

Deixo mais umas fotos..

Cumprimentos
Nuno

This board requires you to be registered and logged-in before you can view hidden messages

Mensagem 11/abr/2014, 18:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 229
Idade: 34
Localização: Vermoim, Vila Nova de Famalicão
Boas

Acho que devias ter feito isso com água de osmose, mas é só a minha opinião.
Um pouco mais de rocha viva não faria mal. Acho 1 kg pouco.

Como estão os restantes valores? MG, kh e CA.
Pelos corais que tens não me parece que venhas a ter grandes consumos e com as tpas acertavas os valores.


Cumprimentos
Ricardo

Mensagem 11/abr/2014, 21:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 45
Idade: 41
Localização: Lisboa
Estou a ter consumos de magnésio e kh e vou por mais corais , dai começar a ter que repor valores. Assim fico já com as cenas de bailling que e para quando quiser começar a por mais corais.
Kh está como quero 7.9, 8. mg a 1109 ca a 400

Isto está com água de osmose! Só coloquei 40 litros de água do mar

Rocha morta quis para fazer o layout todo fora do Aqua e estar a vontade. E por custos também e claro. Mas essencialmente por estar a vontade para o layout fora do Aqua.
A rocha teve bastante tempo a cíclar fora , cíclar, limpar tirar porcaria, como queiras chamar ;)




Sent from my Mobile Terminal using Tapatalk

Mensagem 11/abr/2014, 21:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 45
Idade: 41
Localização: Lisboa
Tenho estado a adicionar provisoriamente líquid Reef da brightwell aquatics, senão o mg baixa muito.


Sent from my Mobile Terminal using Tapatalk

Mensagem 11/abr/2014, 22:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 244
Idade: 41
Localização: Santo Estevão, Benavente
So colocaste 40lt de agua do mar??
O Que o Ricardo quis dizer é a que a rocha devia estar de molho em agua de osmose e não agua da torneira.
Se diluiste a agua do mar com osmose claro que os valores estao em baixo.
Qual a salinidade?

Abraço
André Salgado
Abraço
André Salgado

Mensagem 12/abr/2014, 00:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 229
Idade: 34
Localização: Vermoim, Vila Nova de Famalicão
Boas

Exactamente André foi isso mesmo que eu tentei dizer.

Sim sempre ficas com as coisas para o balling isso é verdade.
Os preço da rocha morta é mais em conta mas no teu lugar eu tentava comprar nem que fosse só mais 1 kg de viva.
Tendo em conta a quantidade de rocha viva deixo uma pergunta, será que o ciclo está feito? Dizes que tem um mês certo?

Mensagem 12/abr/2014, 01:24

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Eu diria pelo aspecto das rochas e dos vidros que o o ciclo propriamente dito ainda nem sequer começou...

Não tiveste algas Nuno ? O aquário parece que está inerte.

Acho que devias deixar agora o magnésio e afins sossegados, valor baixo ou alto, os corais que ai estão não vão morrer por causa do magnésio.. e 3 cirurgiões no 1º mês :-\ , espero que isso não corra mal... O naso não é peixe para esse aquário.

offtopic: já vendeste a bomba?

Mensagem 12/abr/2014, 01:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 721
Idade:
O layout até que esta porreiro agora tudo depende dos corais que iras colocar. Assino por baixo o que o Ricardo disse

Pintos Reefs

Mensagem 12/abr/2014, 10:27

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1048
Idade: 39
Localização: Loulé / Algarve
Boas Nuno,

As medidas do teu sao mesmo quase iguais as minhas e gosto muito...
Acho também que o aquário parece que esta inerte todos os aquários com essa quantidade rocha morta VS rocha viva leva mais tempo a ciclar e estabilizar acho que agora é melhor não dates e nem adicionar nada, so mudas de água se possivel do mar e tentava arranjar mais rocha viva nem que seja emprestada.

A coluna seca apesar de gostar vai ganhar muitos detritos dentro, se desse ponhas uma bomba de circulação dentro para evitar depósitos, no entanto nao te livras da manutenção da mesma.

Cumprimentos e sucesso para o reef

Enviado do meu GT-N7000 através de Tapatalk
Cump.
Anthony

Mensagem 12/abr/2014, 12:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 45
Idade: 41
Localização: Lisboa
Gil Miguel Escreveu:
Eu diria pelo aspecto das rochas e dos vidros que o o ciclo propriamente dito ainda nem sequer começou...

Não tiveste algas Nuno ? O aquário parece que está inerte.

Acho que devias deixar agora o magnésio e afins sossegados, valor baixo ou alto, os corais que ai estão não vão morrer por causa do magnésio.. e 3 cirurgiões no 1º mês :-\ , espero que isso não corra mal... O naso não é peixe para esse aquário.

offtopic: já vendeste a bomba?


Boas..
Algas estou a ter... mas os cirurgioes vao limpando tudo...
Vamos la ver como corre...
Não a bomba ainda nao vendi.. ainda a tenho a ocupar espaço ca em casa. queres comprar?

Mensagem 12/abr/2014, 12:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 45
Idade: 41
Localização: Lisboa
Paulo Pinto Escreveu:
O layout até que esta porreiro agora tudo depende dos corais que iras colocar. Assino por baixo o que o Ricardo disse

Pintos Reefs


As algas ja estao a aparecer ha 4 dias prai... ja esta mas pouquinho...
vamos la ver como corre ;)

Mensagem 12/abr/2014, 12:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 45
Idade: 41
Localização: Lisboa
Anthony Neto Escreveu:
Boas Nuno,

As medidas do teu sao mesmo quase iguais as minhas e gosto muito...
Acho também que o aquário parece que esta inerte todos os aquários com essa quantidade rocha morta VS rocha viva leva mais tempo a ciclar e estabilizar acho que agora é melhor não dates e nem adicionar nada, so mudas de água se possivel do mar e tentava arranjar mais rocha viva nem que seja emprestada.

A coluna seca apesar de gostar vai ganhar muitos detritos dentro, se desse ponhas uma bomba de circulação dentro para evitar depósitos, no entanto nao te livras da manutenção da mesma.

Cumprimentos e sucesso para o reef

Enviado do meu GT-N7000 através de Tapatalk


Boas,

Rocha nao vou colocar mais, pois senao fica o aquario cheio de rocha... tenho rocha tambem na sump. nao viva mas tenho rocha la.
A coluna seca tem bomba de circulaçao... ;) eu tenho feito as trocas de agua pela coluna seca, e a agua que tiro e pela coluna.
assim nao toco no aquario e da-me mais jeito tambem. quando aspirar a sump e que vou tirar agua da sump para fazer trocas.
não e possivel ir buscar agua ao mar....

Mensagem 12/abr/2014, 14:25

Grupo: Utilizadores Mensagens: 229
Idade: 34
Localização: Vermoim, Vila Nova de Famalicão
E porque não trocas por viva?

Nem que seja só uns pedacinhos.
Eu sou da opinião do Gil, não parece ter começado o ciclo. E a começar com os corais e peixes que já tens podes vir a ter problemas. Espero estar errado claro.

E se não usas água natural acho mesmo que mais um pouco de viva não fazia mal nenhum. Nem que fosse temporariamente e depois metias na sump.

Mensagem 12/abr/2014, 14:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 45
Idade: 41
Localização: Lisboa
Espero que fiquem bem os peixes e os corais.
O que e preciso veres para dizeres que o ciclo já começou?
Como dizes que o ciclo ainda não começou? Como te parece?

Por estar ainda branca?
Não meto viva agora porque não tenho agora para colocar nem vou gastar dinheiro agora em rocha quando meti rocha viva do outro Aqua que tinha a secar... Podia ter colocado logo... Mas optei por só morta..



Sent from my Mobile Terminal using Tapatalk

Mensagem 14/abr/2014, 13:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 229
Idade: 34
Localização: Vermoim, Vila Nova de Famalicão
Sim ainda está tudo muito limpo. mesmo na areia.
Não metas mais nada por enquanto, deixa as coisas andarem e também vais vendo, se ficas com areia castanha ou não, etc.
Várias coisas podem acontecer ou não no ciclo, uns ficam com tudo castanho, outros não, apenas começa a ficar a rocha verde. Já vi inclusive pessoas que nunca tiveram areia castanha, penso que dependo um pouco da qualidade da rocha, se tem lixo ou não e da própria areia.

Mensagem 14/abr/2014, 14:08

Grupo: Utilizadores Mensagens: 45
Idade: 41
Localização: Lisboa
Ricardo Ferreira Escreveu:
Sim ainda está tudo muito limpo. mesmo na areia.
Não metas mais nada por enquanto, deixa as coisas andarem e também vais vendo, se ficas com areia castanha ou não, etc.
Várias coisas podem acontecer ou não no ciclo, uns ficam com tudo castanho, outros não, apenas começa a ficar a rocha verde. Já vi inclusive pessoas que nunca tiveram areia castanha, penso que dependo um pouco da qualidade da rocha, se tem lixo ou não e da própria areia.



Ola
Para já nao vou adicionar mais vivos, vou agora deixar pasar algum tempo e ver como as coisas correm.
A rocha ja esta a começar a ficar ver, um verde sujo , nao vivo mas tambem nao e castanho.
Os cirurgioes parecem andar bem de vida, sempre a bicar nas rochas os corais nao estao a crescer a olhos vistos mas tambem nao parecem estar mal de saude.
Estou a pensar trocar as lampadas da calha por ATI's mas queria ver se não "tinha" que trocar ja e ainda aguentavam algum t€mpo mais ;)

Agradeço ao Paulo Pinto a cedencia de dois frags, tive o prazer de visitar o aquario dele e fiquei maluco!
Paulo está mesmo um espetaculo. Adorei, emana saude e muita vida!
;)

Obrigado pelos frags,
Deixo aqui as duas fotos na nova casa! ;)

Imagem
Imagem

Mensagem 14/abr/2014, 14:13

Grupo: Utilizadores Mensagens: 229
Idade: 34
Localização: Vermoim, Vila Nova de Famalicão
Cuidado com essa hydnophora, pensa bem onde vais meter para no futuro não teres problemas. É muito agressiva e se tocar em algum coral queima logo.

Mensagem 14/abr/2014, 14:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 45
Idade: 41
Localização: Lisboa
Obrigado pelo conselho..
neste momento ainda esta pequenina e nao vejo nada em redor dela que possa tocar , mas sim de futuro queria prevenir isso, os polipos nao extendem certo? sao pequeninos?

nessas fotos que tenho ai do aqua onde é que a colocavas em vez de no sitio que esta? pensando ja de futuro?

Mensagem 14/abr/2014, 15:53

Grupo: Utilizadores Mensagens: 229
Idade: 34
Localização: Vermoim, Vila Nova de Famalicão
Muito sinceramente a minha está na areia, mas se fores ver o meu aquário também já não tenho muito espaço.
Ela estava bastante encrostada e tive que tirar a rocha que estava colada com epoxy para a poder remover.
Eu a meter seria numa rocha isolada, mas isto é a minha opinião.

Sim ela tem pólipos pequenos, mas o mal é mesmo que começa a agarrar-se a rocha e a espalhar-se e um dia mais tarde ao pé dela não podes ter nada. É um coral que acho bonito mas é muito agressivo.
Tenta meter numa zona mais isolada.

Próximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron