Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros o meu 1º Reef

o meu 1º Reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 19/abr/2015, 15:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
Diogo, já gosto mais, mas troca essa rocha que tens na direita junto à base, mete uma das outras e mete essa em cima, e o branche encaixa com que fique uma ramificação para um dos lados, para ver como fica... Vais por areia?

Enviado do meu SM-N9005 através de Tapatalk

Mensagem 19/abr/2015, 15:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 46
Idade:
Localização: Barreiro
Nuno vou experimentar.
Sim vou por areia para a semana. Quando meter agua.

Mensagem 19/abr/2015, 15:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 46
Idade:
Localização: Barreiro
Nuno tentei fazer isso o que acha?

ImagemImagem

Mensagem 19/abr/2015, 15:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
Eu acho que é dentro disso, tipo ilha. Como o teu aquário tem um espaço reduzido, uma ilha central era o mais indicado. Aquela pedra no lado direito mais o branche não podiam ficar por baixo do prato? e modo a elevar a ilha?
Tenta, nada custa, caso que não fique bem, retornas.
:-bd

Mensagem 19/abr/2015, 16:41

Grupo: Utilizadores Mensagens: 46
Idade:
Localização: Barreiro
Nuno vou tentar obrigado pela ajuda.
Abraco

Mensagem 26/abr/2015, 01:04

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
Boa noite amigos,

Fiz hoje (dia25) analise à agua, aqui fica o registo:

NH4=0
NO3=0
NO2=0
PH = 8
Ca = 390
KH = 7.3
Mg = 1170
PO4=0.05
Salinidade=1023
Temperatura=24.5Cº

Já tenho alguns frags, por isso alguns consumos de Ca e Mg
para o principio do mês que vem, já começo a dosear o método triton.

abraço
Editado pela última vez por Nuno Lima em 17/mai/2015, 00:20, num total de 1 vez.

Mensagem 02/mai/2015, 00:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
Boa noite amigos,

Hoje (dia 1 Maio) foi dia de mais uns testes.
Estou a gostar das evoluções, os poucos frags que tenho, estão bonitos e já cresceram um pouco.
Como tinha dito na mensagem anterior, comecei a dosear os 4 elementos base do Triton, por ter os valores baixos do KH, Ca e Mg, comecei a dosear 56ml do elemento 1 e do 2, e 28ml do elemento 3A e do 3B, vou esperar 3 dias e ver a evolução. Espero conseguir corrigir os valores com o Triton e com TPA´s.

aqui fica os testes:

NH4=0
NO3=0
NO2=0
PH = 8
Ca = 415
KH = 7.3
Mg = 1200
PO4=0.07
Salinidade=1024
Temperatura=25.5Cº

abraço
Editado pela última vez por Nuno Lima em 17/mai/2015, 00:21, num total de 1 vez.

Mensagem 03/mai/2015, 22:45

Grupo: Fundadores Mensagens: 745
Idade: 52
Localização: rua dr.mota pinto 633 4505 495 lobão

boas



Nuno

estas a proceder mal,os sais triton são para dosear todos por igual




.
O valor das coisas não está no tempo que eles duram,mas na intensidade com que acontecem.
"por isso,existem momentos inesquecíveis ,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

"Fernando Pessoa"

Cumprimentos

Carlos Mota

Mensagem 04/mai/2015, 00:24

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
Olá Carlos
Desde já agradeço a tua mensagem. Eu não fui bem claro na mensagem anterior, mas pelo que me parece estou a dosear correto, os elementos 3A e 3B estou a dosear em separado. Não os misturei. Dividi a quantidade de água para cada um, 4 litros de agua de osmose para cada. Por isso estou a dosear 28ml de cada que faz os 56ml. Agora melhor explicado, continuo a dosear errado?
Grande abraço

Enviado do meu SM-N9005 através de Tapatalk

Mensagem 04/mai/2015, 01:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
Boas
Já agora aproveito para dizer que fiz novamente medições. Os valores melhoraram um pouco, aqui vai
Ca= 420
KH= 8.3
Mg= 1275
PO4= 0.02

Abraço

Enviado do meu SM-N9005 através de Tapatalk
Editado pela última vez por Nuno Lima em 17/mai/2015, 00:21, num total de 1 vez.

Mensagem 04/mai/2015, 14:59

Grupo: Utilizadores Mensagens: 326
Idade: 40
Localização: Porto-Gondomar
Parabéns Nuno muito bom o teu projeto tudo feito com cabeça muito bem orientado estudas te muito bem tudo ou seja vai ser de sucesso esse aquário :ymapplause: :ymapplause: :ymapplause:

Abraço vou acompanhar

Mensagem 04/mai/2015, 21:59

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
Ricardo Maia Escreveu:
Parabéns Nuno muito bom o teu projeto tudo feito com cabeça muito bem orientado estudas te muito bem tudo ou seja vai ser de sucesso esse aquário :ymapplause: :ymapplause: :ymapplause:

Abraço vou acompanhar



Olá Ricardo,
Muito obrigado pelas tuas simpáticas palavras.
O mais fácil já está, vamos ver se consigo estar a altura das necessidades dos corais e dos peixes, se estiver já fico super feliz, e com a certeza que tudo valeu a pena.
Como pudeste ler pelas varias paginas do tópico, tive muitas ajudas para chegar até aqui, vamos ver como corre...
mais uma vez obrigado.

abraço

Mensagem 05/mai/2015, 12:02

Grupo: Fundadores Mensagens: 745
Idade: 52
Localização: rua dr.mota pinto 633 4505 495 lobão

boas


nuno eu não faço assim :)

eu tambem tenho o problema dos elementos 3A e 3B cristalizar o que faço o doseamento separado

mas eu faço a diluição dos cada elemento em 10 litros doseando exatamente o mesmo de cada,penso eu, que assim a unica coisa que adiciono mais é agua doce


.
O valor das coisas não está no tempo que eles duram,mas na intensidade com que acontecem.
"por isso,existem momentos inesquecíveis ,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

"Fernando Pessoa"

Cumprimentos

Carlos Mota

Mensagem 07/mai/2015, 23:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
Olá Mota,
Mais uma vez obrigado.
Sim, vai dar ao mesmo, mas tens o beneficio de ficar mais diluído e de cristalizar muito menos ou mesmo nada. Também deverei optar pelo mesmo para a próxima vez. Eu diluí separado, tive uma bomba de circulação a misturar aquilo bem, ainda não vi cristais mas acredito que os venha a ver a curto prazo...

abraço
:-bd

Mensagem 08/mai/2015, 00:13

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
Olá malta,
continuando aqui as evoluções do meu aquário, como tenho andado a acertar o doseamento, tenho feito medições do Ca, Kh e Mg diariamente.
Portanto, no dia 3 fiz as medições que coloquei no post anterior, e no dia 4 medi só o Kh e estava a 8.6, portanto, estava a ter subidas dos valores muito de pressa, reduzi 8ml em todos os elementos.
Ontem medi novamente e deu-me estes valores:

NH4=0
NO3=0
NO2=0
PH = entre 8 e 8.3
Ca = 420
KH = 8.9
Mg = 1275
PO4=0.02
Salinidade=1024
Temperatura=25.5Cº

Portanto, o único elemento que sobe mais em relação aos outros é o Kh, portanto, hoje, reduzi mais 8ml só no elemento 1 e 2 (doseando assim 40ml, e deixei os elementos 3A e 3B iguais (24ml em cada), para tentar saber em qual dos elementos está o Magnésio... tentar a exclusão de partes e dar com ele :)

Quanto ao meu aquário, está com alguns frags, equipa de limpeza e unicamente com uma salaria pequena para ir comendo umas algas, ela não come, devora :)
Algas verdes, só tenho um punhado unicamente numa rocha da ilha do lado direito, mas coralina ainda não a vi...
quando poder coloco fotos, pois as que tiro, ficam de qualidade muito má.
abraço
Editado pela última vez por Nuno Lima em 17/mai/2015, 00:21, num total de 1 vez.

Mensagem 08/mai/2015, 00:32

Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Idade:
Localização: Condeixa a Nova
Nuno, não sentes que é muito cedo para começar com doseamento de componentes?

Havendo tanta coisa a estabelecer num aquário novo, alterações constantes, carga organica a adicionar, corais que ainda não tens...

Todo esse trabalho de acertar valores, não irá ser em vão/constantemente alterado?

Just my .02$

Abraço

Mensagem 08/mai/2015, 19:52

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
Olá Vitor Pedroso
desde já obrigado pela tua mensagem.
Entendo o teu ponto de vista e dou-te alguma razão, mas se reparares o ciclo do Azoto já deve estar estabelecido, já há algum tempo que tenho NH4, NO3 e NO2 a zeros. O suporte ao meu aquário está a funcionar muito bem, composto por muita rocha na sump e Mídias que já estão colonizadas, ou pelo menos já com alguma vida, alga chaetomorpha que me ajudou a reduzir os fosfatos, nota que os tive a 0,40 e hoje estão ótimos, 0,02 isto tudo tem me dado alguma segurança na qualidade da agua. Sei que fui varias vezes aconselhado a deixar os testes de lado, nesta face, mas não fui capaz, andei sempre em cima das variações que o meu aquário sofreu... E não estou arrependido, aprendi alguma coisa ao acompanhar a evolução que tive até agora...
A partir desta face tenho vindo a adicionar alguns frags, dos corais mais básicos (baratos) para ir percebendo até que ponto o aquário estará apto para introduzir os primeiros peixes.... Recentemente numa visita ao Fragário, o Mota em conversa indicou-me as salarias como uma ajuda na equipe de limpeza e por isso introduzi então uma salaria pequena.
estamos a falar que isto tudo ocorre em quase 3 meses do arranque, sem qualquer rocha viva para acelerar o aparecimento da coralina...
Quando notei alguns consumos foi quando iniciei o doseamento dos elementos base do Triton, penso que comecei na altura certa.
Agora um aparte, que tem me surpreendido, é o facto de não ter feito ainda grande mudas, posso dizer que fiz unicamente uma muda de 100litros com agua natural, há coisa de 1 mês... Ainda não tive qualquer perda de nada que tenha introduzido no aquário, seja coral (frag) ou outro vivo... Por isso, acho que estou, no caminho certo.

um abraço Vitor e diz-me o que farias no meu lugar

Mensagem 08/mai/2015, 20:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Idade:
Localização: Condeixa a Nova
Eu quando começei, pensei logo em começar com balling. Disseram-me para deixar estár quieto, para primeiro pensar em construir a casa e quando estiver tudo mais ou menos balanceado, em termos de vivos, ai sim começar a pensar no balling.

Isto porquê? Certamente vais comprar peixes e ou corais que gostas de ver fora mas no teu aquário não vais gostar. Porque é grande, pequeno, de cor ou sem cor! Logo ai vais andar a ter balanços nos componentes. Balanços estes que podem ser fatais.
Lembro-me de um user que foi de férias e quando voltou, tinha o aquário uma lástima, só porque se não estou em erro um dos tubos entupio.

Ao adicionares corais vais ter fortes oscilamentos. Eu tenho LPS's e alguns duros que vivem tranquilamente só com mudas de água. Claro que não têm crescimento a olho nu, claro que não. Mas também não tenho pressa :D

Quando começáres a meter peixes vais ter aumento de carga organica. Carga essa que vai destabilizar de novo tudo o que andavas a controlar.

Ao inicio sabes que adiciona-se vivos em maior quantidade que quando se tem o aquário à já algum tempo.

Não digo que estejas a fazer mal, muito pelo contrário. Vê-se que tens dedicação e força de aprender mas será isso suficiente para não teres surpresas?

(Estarei eu errado?)

Mensagem 08/mai/2015, 21:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
Compreendo Vitor, e errado não estás... És sem duvida, uma pessoa de sucesso no hobby.
Eu penso um pouco diferente, quanto ao momento do balling. Penso que deve começar mais ou menos na altura da introdução de corais, seja que tipo for. Havendo corais à consumo... Logo entra o Balling para ir estabilizando os parâmetros, com muita ou pouca dosagem, sempre ajuda pra que não haja quebras acentuadas. A introdução de peixes, penso que seja posterior aos corais e sempre de uma forma gradual. Vitor, leigo como eu sou no hobby, o que estou a dizer é o que eu recolho de tudo o que leio e do que vejo e das experiencias deste e daquele...
Mas o que falta verdadeiramente é dinheiro :D
que eu enchia já o aquário a barrotar de corais e de peixes, depois amanhã... regulava-se o que havia para regular :D

abraço

Mensagem 08/mai/2015, 21:59

Grupo: Utilizadores Mensagens: 251
Idade:
Localização: Algarve
Não te esqueças das tpa Nuno.
Cumprimentos
Ana Lúcia da Costa

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron