Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros o meu 1º Reef

o meu 1º Reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 09/mai/2015, 22:32

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
Ana Lúcia da Costa Escreveu:
Não te esqueças das tpa Nuno.


Olá Ana, obrigado :D
Não vou esquecer, pretendo habituar o aquário a mudas quinzenais.
Não queria que fosse semanais.. mas se tiver que ser, será.

:-bd

Mensagem 10/mai/2015, 11:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 86
Idade: 40
Localização: Coimbra
Olá Nuno, parabéns pelo teu trabalho, o projecto parece estar a correr bem, deu para aprender umas coisas a ler os teus posts, vai actualizando que a malta quer acompanhar :) Não te esqueças das fotos :p

Abraço :ympeace:

Mensagem 10/mai/2015, 21:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 46
Idade:
Localização: Barreiro
Boa noite, Nuno so não percebi uma coisa no teu aquario , ao fim de algum tempo a tua rocha morta ficou castanha?
O meu aquario depois de uma semana a funcionar com areia de um dia para o outro as rochas mortas ficaram castanhas, e a areia em algumas partes também.
E normal?
Abraco

Mensagem 10/mai/2015, 22:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
André Dias Escreveu:
Olá Nuno, parabéns pelo teu trabalho, o projecto parece estar a correr bem, deu para aprender umas coisas a ler os teus posts, vai actualizando que a malta quer acompanhar :) Não te esqueças das fotos :p

Abraço :ympeace:


Olá André, obrigado.
Assim continuarei a fazer, atualizar o tópico o mais possível.
Quanto ás fotos, isto com os azuis não é nada fácil e ainda para mais de telemóvel... tenho que fazer uma seleção e colocar. Brevemente....

abraço

Diogo Lopes Escreveu:
Boa noite, Nuno so não percebi uma coisa no teu aquario , ao fim de algum tempo a tua rocha morta ficou castanha?
O meu aquario depois de uma semana a funcionar com areia de um dia para o outro as rochas mortas ficaram castanhas, e a areia em algumas partes também.
E normal?
Abraco


Olá Diogo, sim, penso que sim.
Aconteceu comigo igual, passado duas semanas, comecei a ligar as luzes gradualmente, mas um dia deitei-me mais tarde e desliguei as luzes também mais tarde, no outro dia tinha rocha e partes do areão castanhos...
Tratei de colocar equipa limpeza, 4 eremitas, 3 turbos e alguns nassarius, consegui controlar as algas castanhas... ainda as tenho, mas controlado.
Pensa numa salaria, tenho visto a minha a devorar (o dia todo) as algas castanhas,, nas verdes nem perde tempo a vê-las

abraço

Mensagem 10/mai/2015, 23:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 44
Idade:
Localização: Torres Vedras
Boas Nuno :)

parabéns pelo projecto, parece que tens tudo bem projectado...

Uma sugestão, deverias passar o tópico para o ''aquario de membros''

Abraço

Mensagem 11/mai/2015, 00:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
Olá Ivo, não sei fazê - lo, mais tarde quando o aquário tiver já com alguma maturidade pedirei aos moderadores se o podem fazê - lo. Obrigado Ivo :D

Enviado do meu SM-N9005 através de Tapatalk

Mensagem 11/mai/2015, 15:01

Grupo: Fundadores Mensagens: 745
Idade: 52
Localização: rua dr.mota pinto 633 4505 495 lobão

boas



Tópico Mudado :)


.
O valor das coisas não está no tempo que eles duram,mas na intensidade com que acontecem.
"por isso,existem momentos inesquecíveis ,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

"Fernando Pessoa"

Cumprimentos

Carlos Mota

Mensagem 11/mai/2015, 23:09

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
Obrigado Mota
;)


Aproveito e informo que fiz mais uma medição ao aquário, com estes valores

NH4=0
NO3=0
NO2=0
PH = 8.3
Ca = 425
KH = 9.3
Mg = 1290
PO4=0.02 ou 0.00 (deu-me estes dois valores, pela ordem apresentada, valores ambos com os 3 minutos, Hanna)
Salinidade=1024
Temperatura=26 Cº

Noto que os meus frags estão muito bem, com cores e a crescer.
As algas verdes, estão mesmo quase a desaparecer, só falta mesmo uma área de 7cm2
fim de semana já coloco fotos

abraço
Editado pela última vez por Nuno Lima em 17/mai/2015, 00:20, num total de 1 vez.

Mensagem 11/mai/2015, 23:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Olá Nuno,

Tenho seguido com curiosidade o empenho que tens posto nesse aquário e dou-te os parabéns, pois assim vais concerteza conseguir um bom resultado; continua que vais por bom caminho.

Penso que deves tentar controlar a subida do Kh; aponta para 7/8, pois na minha opinião tudo funciona melhor dentro desses parâmetros; que sal, ou outro aditivo estás a usar e que está a fazer subir a alcalinidade? Será do Triton? Se sim, tenta reduzir um pouco o suplemento, por forma a que o Kh não suba, mesmo que isso implique descer também o cálcio, que pode estar a 400, sem problema.

Talvez também apontar a salinidade para 1025/1026.

Abraço e continua o bom trabalho.
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 12/mai/2015, 00:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
Olá César,
muito obrigado pelas tuas palavras.
não adiciono nada alem do Triton, comecei como eles aconselham, 10ml por cada 100l, como tenho um volume de agua por volta dos 520litros, comecei a dosear 56ml, tenho vindo a baixar, hoje baixei mais 8ml, estou agora a dosear 32ml, sexta feira já meço tudo novamente e vejo se precisa baixar ainda mais. O problema é que não sei o que contem exatamente cada um dos elementos... Mas César, o curioso é que quando pesquiso por corais e peixes, as características indicam que o Kh suportado varia dos 8 aos 12, logo, o meio termo seria o melhor... mas tenho visto tudo com o kh nos 8, e eu não vou ser excepção...
planeio no Sábado ou Domingo fazer uma muda, mas vou medir os parâmetros para saber exatamente o que estou a meter no Aquário. Eu só uso agua natural, compro-a aqui numa loja porque ainda não consegui um sitio para a recolher... tudo muito longe do carro...

abraço

Mensagem 12/mai/2015, 08:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 86
Idade: 40
Localização: Coimbra
Nuno Lima Escreveu:
André Dias Escreveu:
Olá Nuno, parabéns pelo teu trabalho, o projecto parece estar a correr bem, deu para aprender umas coisas a ler os teus posts, vai actualizando que a malta quer acompanhar :) Não te esqueças das fotos :p

Abraço :ympeace:


Olá André, obrigado.
Assim continuarei a fazer, atualizar o tópico o mais possível.
Quanto ás fotos, isto com os azuis não é nada fácil e ainda para mais de telemóvel... tenho que fazer uma seleção e colocar. Brevemente....

abraço



Talvez ajude este video ;)

https://www.youtube.com/watch?v=2mG5_NCHcLI


Abraço

Mensagem 12/mai/2015, 12:55

Grupo: Utilizadores Mensagens: 229
Idade: 34
Localização: Vermoim, Vila Nova de Famalicão
Boas Nuno

Onde compras a água se não é indiscrição?

Cumprimentos
Ricardo

Mensagem 12/mai/2015, 15:25

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Nuno,

Na minha opinião é sempre melhor seguir os valores da água natural: Kh 7/7,5 - Ca 400/420 - Mg 1250/1300.
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 12/mai/2015, 15:52

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
César Silvério Escreveu:
Nuno,

Na minha opinião é sempre melhor seguir os valores da água natural: Kh 7/7,5 - Ca 400/420 - Mg 1250/1300.


Isto ...


Sent from my iPhone using Tapatalk
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 12/mai/2015, 19:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
André Dias Escreveu:
Talvez ajude este video ;)

h**p://www.youtube.com/watch?v=2mG5_NCHcLI


Olá André, obrigado pelo vídeo, já o conhecia :)
Ando a tentar arranjar um tempinho extra para conseguir ir há procura dessa pelicula vermelha, embora não saiba o nome vou tentar encontrar aqui em Braga. Depois vejo se resulta.
:-bd

Ricardo Ferreira Escreveu:
Boas Nuno

Onde compras a água se não é indiscrição?

Ricardo


Olá Ricardo, compro na Loja Bicharada em Braga, procura pelo dono, o Sr. Miguel. Ele todos os Sábados vai buscar 3 mil litros, por isso, nunca é agua que esteja muito tempo armazenada.
https://plus.google.com/111051577740515 ... t&hl=pt-PT

Rui Manuel Gaspar Escreveu:
César Silvério Escreveu:
Nuno,

Na minha opinião é sempre melhor seguir os valores da água natural: Kh 7/7,5 - Ca 400/420 - Mg 1250/1300.


Isto ...


Olá César, Olá Rui

entendo, e faz todo o sentido. Melhor será então deixar de dosear o Triton e esperar que os valores desçam, ou tentar baixar até que pare de subir, uma vez que a coralina assim que aparecer, vai consumir muito Kh.
o que fariam?
mais uma vez agradeço estas preciosas ajudas.

abraço

Mensagem 12/mai/2015, 22:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
Nuno Lima Escreveu:
Talvez ajude este video ;)

Ando a tentar arranjar um tempinho extra para conseguir ir há procura dessa pelicula vermelha, embora não saiba o nome vou tentar encontrar aqui em Braga. Depois vejo se resulta.
:-bd

Ricardo Ferreira Escreveu:
Boas Nuno

Onde compras a água se não é indiscrição?

Ricardo


Olá Ricardo, compro na Loja Bicharada em Braga, procura pelo dono, o Sr. Miguel. Ele todos os Sábados vai buscar 3 mil litros, por isso, nunca é agua que esteja muito tempo armazenada.
https://plus.google.com/111051577740515 ... t&hl=pt-PT

abraço


Nuno,
O que procuras chamam-se filtros de gel, são utilizados em cinema, tanto nas lentes como na iluminação.
Mais facil para identificares é: estas a ver os focos utilizados nas dicotecas e concertos que costumam ter us plasticos de varias cores à frente? É isto.

Se não encontrares, diz-me que te envio, e atenção que nao é qq rosa, é o "minus blue"
Nao me recordo da ref, porque existe o quarter minus blue, half minus, etc....

Tenho aqui ainda um bocado, que utilizava tantos nos focos de video subaquatico, como na lente.
Com upgrade :D deixei de necessitar. Mas atençao que tambem ja experimentei no aqua, e até mesmo o filtro que utilizo em mergulho.....mas os sacanas dos leds continuam a vencer-me.

É isto que te falo e é barato..... http://www.bhphotovideo.com/FrameWork/P ... ilters.pdf

Abraco

Mensagem 12/mai/2015, 23:05

Grupo: Utilizadores Mensagens: 363
Idade: 51
Localização: Braga
Obrigado Nuno, nem sabes como me ajudaste... Amanhã se poder já passo por uma loja de instrumentos. Penso que devem ter.
Valeu Nuno. ;)
Abraço

Enviado do meu SM-N9005 através de Tapatalk

Mensagem 12/mai/2015, 23:53

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Olá Nuno,

Eu não tenho experiencia com o Triton, mas se calhar baixaria a dose e iria seguindo de perto.

A adição de mais água natural ao aquário, provavelmente ajuda a normalizar isso, pois a água natural tem normalmente salinidade mais alta, alcalinidade, cálcio e magnésio mais baixos dis que tu tens no aquário, actualmente; mas o melhor é verificares os parâmetros dessa água antes de a usares.

Certifica-te também que a água natural que compras está a ser passada por um filtro de 5/10 microns, para evitar que entrem algas e outras coisas indesejadas no aquário; se não estiver, compra um saco de 5 microns no Fragário e passa-a antes de a deitares no aquário.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 13/mai/2015, 13:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 109
Idade: 37
Localização: Santo andré
Boas nuno! Quanto ao filtro procura numa papelaria, pede um acetato de cor ambar, amarelado! Eu uso um e gosto do resultado!
Foto tirada com o filtro e telemovel
Cumprimentos

Imagem

Mensagem 13/mai/2015, 14:41

Grupo: Utilizadores Mensagens: 46
Idade:
Localização: Barreiro
Nuno desculpa so responder agora mas o tópico tinha mudado de sitio e eu não o encontrava.
Nuno eu pensei em por uns eremitas e um turbo ou mesmo isso da salaria, mas eu so tenho o aquario a funcionar a 2 semanas e so tenho uma rocha viva.
Eles sobrevivem?
O que comem?
Eu tenho a luz ligada 6 horas por dia.
Abraco

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros