Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Recife396 - Setup e Diário

Recife396 - Setup e Diário

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 11/set/2013, 20:05

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Ricardo Maia Escreveu:
Bom dia Artur o meu refractómetro é igual se limpar um pouco mais de força descalibra logo...

Também tenho o meu magnésio altíssimo mas pensei que fosse da temperatura ter andado nos 30 graus mais de um mês 8-x 8-x 8-x mas vou verificar a salinidade para ver se tenho o mesmo que o teu...

Agora tens de gastar muita água para descer isso não?


Boas Ricardo,

Tenho manuseado o refractómetro sempre com muito cuidado e ao limpar também sem grandes atritos, então espero não descalibrar tão facilmente, mas vou estar atento... :)

Em termos logísticos a TPA máxima mais conveniente tem sido de 20% (90 litros para o total do sistema de 450 litros). Fiz a TPA com o sal Red Sea Salt que tem o Magnésio a 1230ppm. De qualquer forma, ao mesmo tempo também deve reduzir o Cálcio, e pelo que observo no Seneye, a ser verdade, ainda agrava mais a ondulação do pH...
Imagem
Suponho que possa adicionar bio-Cálcio para equilibrar em relação ao Magnésio elevado... mas acho que vou deixar assim e ir fazendo TPA's. O ideal seria também os consumos de Magnésio arrancarem, algo que não noto pois estou a adicionar 0 ml de Magnésio do Balling e o valor no reef não desce... ou arranjar uma forma de fazer precipitar o Magnésio... :ymsmug: :)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 14/set/2013, 03:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Testes da semana... 06 Setembro 2013

Temperatura (Seneye) = 25.8ºC
Ph (Seneye) = 8.11
Densidade (Refractómetro) = 1026 [na realidade a densidade estava a 1030! estas medições são com esta densidade absurda] #-o
PO4 (Hanna Checker) = 0.07ppm
Ca (SF) = 430ppm
Mg (SF) = 1470ppm
Kh (HC) = 139ppm (= 7.784ºd)
K (SF) = 460ppm
Editado pela última vez por Artur Fonseca em 14/set/2013, 03:59, num total de 4 vezes.
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 14/set/2013, 03:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Testes da semana... 13 Setembro 2013

Temperatura (Seneye) = 26.3ºC
Ph (Seneye) = 8.07
Densidade (Refractómetro) = 1025 [calibrado previamente com água de osmose]
PO4 (Hanna Checker) = 0.21ppm
NO3 (Sera) = 0ppm
Ca (SF) = 415ppm
Mg (SF) = 1290ppm
Kh (HC) = 128ppm (= 7.168ºd)
K (SF) = 430ppm (kit II com validade 09/2014)
K (SF) = 420ppm (kit III com validade 09/2015)

Algumas conclusões:
De facto os valores elevados de Magnésio parece estar relacionados com a elevadíssima densidade que estava a manter desde não sei quando (não sei quando o densimetro descalibrou)...
Para o Cálcio a 415ppm o Magnésio deveria rondar os 1245ppm.
E para o Magnésio a 1290ppm o Cálcio devia rondar os 430ppm.
O Magnésio só irá baixar com TPAs então é mais fácil subir o Cálcio e o Kh para tentar atingir o equilíbrio do "Mg = 3 x Ca".
O reactor de biopellets (Deltec FR509) acumula muito lixo e vai perdendo fluxo. Resultado, os reactores de Carvão activado e anti-fosfatos que seguem e estão em série, perdem fluxo também. E com isto os fosfatos desta vez estão bem elevados. Acabei agora de limpar exaustivamente os três reactores fluidizados e estou a ver que tenho de o fazer religiosamente tipo a cada 2 semanas. Não sei se isto é típico em outros sistemas ou se devido a ter uma população exagerada de peixes para a litragem do aquário...
Testei o Potássio com dois testes da Salifert. Um deles, que tinha vindo a usar, deu 430ppm. E o novo, que arranjei por ter suspeitas do primeiro estar estragado, deu 420ppm. Então ambos os testes parecem estar bons e a diferença apenas de precisão. E o Potássio está realmente um pouco elevado. E nas semanas anteriores mais elevado estava (460 / 470ppm) mas devido à salinidade de 1030...
Ainda um pormenor sobre os fosfatos... ainda há 2 ou 3 dias tinha limpado o vidro frontal com o Magfloat e a Easy blade, e hoje, nem 3 dias depois, novamente com algas... e lá está, os fosfatos estão muito elevados, então um bom indicador visual para alertar dos fosfatos a subir... Com bons níveis de fosfatos o vidro aguenta 4 a 5 dias sem algas. ;)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 14/set/2013, 12:50

Grupo: Utilizadores Mensagens: 407
Idade: 44
Localização: Caria

Artur Fonseca Escreveu:
Testes da semana... 13 Setembro 2013

Temperatura (Seneye) = 26.3ºC
Ph (Seneye) = 8.07
Densidade (Refractómetro) = 1025 [calibrado previamente com água de osmose]
PO4 (Hanna Checker) = 0.21ppm
NO3 (Sera) = 0ppm
Ca (SF) = 415ppm
Mg (SF) = 1290ppm
Kh (HC) = 128ppm (= 7.168ºd)
K (SF) = 430ppm (kit II com validade 09/2014)
K (SF) = 420ppm (kit III com validade 09/2015)

Algumas conclusões:
De facto os valores elevados de Magnésio parece estar relacionados com a elevadíssima densidade que estava a manter desde não sei quando (não sei quando o densimetro descalibrou)...
Para o Cálcio a 415ppm o Magnésio deveria rondar os 1245ppm.
E para o Magnésio a 1290ppm o Cálcio devia rondar os 430ppm.
O Magnésio só irá baixar com TPAs então é mais fácil subir o Cálcio e o Kh para tentar atingir o equilíbrio do "Mg = 3 x Ca".
O reactor de biopellets (Deltec FR509) acumula muito lixo e vai perdendo fluxo. Resultado, os reactores de Carvão activado e anti-fosfatos que seguem e estão em série, perdem fluxo também. E com isto os fosfatos desta vez estão bem elevados. Acabei agora de limpar exaustivamente os três reactores fluidizados e estou a ver que tenho de o fazer religiosamente tipo a cada 2 semanas. Não sei se isto é típico em outros sistemas ou se devido a ter uma população exagerada de peixes para a litragem do aquário...
Testei o Potássio com dois testes da Salifert. Um deles, que tinha vindo a usar, deu 430ppm. E o novo, que arranjei por ter suspeitas do primeiro estar estragado, deu 420ppm. Então ambos os testes parecem estar bons e a diferença apenas de precisão. E o Potássio está realmente um pouco elevado. E nas semanas anteriores mais elevado estava (460 / 470ppm) mas devido à salinidade de 1030...
Ainda um pormenor sobre os fosfatos... ainda há 2 ou 3 dias tinha limpado o vidro frontal com o Magfloat e a Easy blade, e hoje, nem 3 dias depois, novamente com algas... e lá está, os fosfatos estão muito elevados, então um bom indicador visual para alertar dos fosfatos a subir... Com bons níveis de fosfatos o vidro aguenta 4 a 5 dias sem algas. ;)


Boas Artur
Tenho seguido o teu aquário e já vi que andas sempre as turras com isso.
A densidade é o primeiro fator a ter em conta no aquario eu tenho densímetro e refratómetro para não haver duvidas.
Sabes que pode fazer muita diferença em todos os outros valores. Podes eventualmente ir baixando um pouco mais a densidade e ires doseando Ca e Kh para diminuires o mg e depois subires gradualmente com pequenos
ajustes. Mas acho que dares conta da densidade é meio caminho andado.
Quanto ao resto...acho que o teu escumador não te esta a dar conta do recado.
Abraço
Ricardo Oliveira
My 3reef setup
FacebookReefhabitat
Imagem

Mensagem 14/set/2013, 20:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Boas,

Estou a preparar uma TPA semanal de 45 litros com sal Tropic Marin Pro Reef e aproveitei a fazer uns testes... não sei se terá sido por ter retirado sal do topo do balde e alguns elementos estarem mais para o fundo mas os resultados foram bem marados... #-o

Densidade = 1025 (refractómetro D&D previamente calibrado com água de osmose)
KH (Hanna Checker = 69ppm ( = 3.864ºd) :-o
Ca (Salifert) = 465ppm
Mg (Salifert) = 1365ppm
K (Salifert) = 290ppm

KH e Potássio baixíssimos, Cálcio e Magnésio elevadíssimos... :-?

Até agora o sal que mais gostei foi o Red Sea Salt (normal).

Proximamente hei-de testar de novo o sal CoralSea e Blau, com densidade corrigida.
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 14/set/2013, 22:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
E com a TPA, terminei também a remodelação do layout no lado esquerdo. Retirei a rocha que tinha dois Rhodactis agarrados, tentei tirá-los à faca, não quiseram sair, meti aquela parte da rocha em água quentinha (a ferver)... hehe... Voltei a colocar no aquário e agora mais na vertical, para ter menos área de apoio em baixo e assim não ficar em cima de tanto areão como antes.

Penso que agora já tenho a rocha viva definitiva e é questão de afinar o layout em pequenas alterações de posição.

O aquário ficou com a água bastante turva, então amanhã tiro umas fotos.
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 14/set/2013, 22:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Ricardo Oliveira Escreveu:
Tenho seguido o teu aquário e já vi que andas sempre as turras com isso.
A densidade é o primeiro fator a ter em conta no aquario eu tenho densímetro e refratómetro para não haver duvidas.
Sabes que pode fazer muita diferença em todos os outros valores. Podes eventualmente ir baixando um pouco mais a densidade e ires doseando Ca e Kh para diminuires o mg e depois subires gradualmente com pequenos
ajustes. Mas acho que dares conta da densidade é meio caminho andado.
Quanto ao resto...acho que o teu escumador não te esta a dar conta do recado.


Boas Ricardo,

A densidade está resolvida. No outro Domingo estava a 1030, a meio da semana a 1027 e agora esta sexta-feira já a 1025. ;) O problema foi eu ter confiado demasiado na fiabilidade do refractómetro e não ter feito uma calibração inicial, nem calibrações periódicas. Agora já percebi que se descalibra facilmente. Ainda ontem o calibrei para 1025 e hoje ao fazer teste do sal Tropic Marin já tinha desviado 1 valor para cima! Voltei a calibrar com água de osmose. Aliás agora guardei um frasquinho com osmose para ir calibrando sempre antes de cada teste semanal. ;)

Quanto ao escumador não estar a dar conta do recado referes-te aos fosfatos? Aqui há tempos arranjei um silenciados para a entrada de ar então o escumador reduziu em muito o ruído, ainda assim tenho de o desligar de noite, então tem trabalhado em média umas 14 horas por dia.
De qualquer forma este pico de fosfatos deveu-se à sujidade acumulada no reactor das biopellets. Até agora o sistema tem estado a reduzir nitratos e a manter fosfatos em níveis razoáveis.
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 15/set/2013, 02:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Fotos... 14 Setembro 2013

O layout da rocha do lado esquerdo já está basicamente prontinho. E os mais recentes frags SPS já colados no lugar. :)

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 17/set/2013, 02:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Testes da semana... 16 Setembro 2013

Temperatura (Seneye) = 25.8ºC
PH (Seneye) = 8.09
Densidade (Refractómetro) = 1025
PO4 (Hanna Checker) = 0.10ppm
NO3 (Sera) = 0ppm
Ca (SF) = 430ppm
Mg (SF) = 1335ppm
Kh (HC) = 136ppm (= 7.616ºd)
K (SF) = 410ppm

Isto! :)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 17/set/2013, 09:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 242
Idade: 42
Localização: Mealhada
Está-se a compor amigo Artur :D :D



Abraço

Mensagem 25/set/2013, 15:36

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Pedro Pereira Escreveu:
Está-se a compor amigo Artur :D :D


Boas Pedro, sim já está no bom caminho. E ontem trouxe mais meia dúzia de frags SPS. :)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 25/set/2013, 15:41

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Seneye e PH... 25 Setembro 2013

O gráfico do PH no Seneye tinha vindo a mostrar valores de pH com picos mínimos abaixo dos 8... mas parece-me que não é muito verídico pois aparentemente desde que se coloca um novo slide Seneye tenho reparado que ao longo do mês de vida útil o pH tem vindo a decrescer no valor médio, então deve ser um problema de "fiabilidade" do slide... Reparem, logo que substituí recentemente por um novo slide, sem qualquer alteração no doseamento de Balling, e a onda do pH:

Imagem

Perfeito. Voilá... B-)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 25/set/2013, 15:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Novos frags de SPS que trouxe da CoralSea... 24 Setembro 2013

Seriatopora Histrix limão, Stilophora Milka, Pocillopora Damicornis amarela/Pocillopora Damicornis rosa, Acropora Batunai?, Acropora Loripes?, Acropora Staghorn verde

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Editado pela última vez por Artur Fonseca em 25/set/2013, 16:20, num total de 1 vez.
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 25/set/2013, 16:13

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Recife396... 24 Setembro 2013

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 25/set/2013, 19:36

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Iluminação LED... 25 Setembro 2013

Umas fotos para um tópico sobre iluminação T5 vs LED vs HQI :)

Imagem
Imagem
Imagem
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 25/set/2013, 19:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Boas Artur,

A tua Sump está muito cheia. :) tanto equipamento.

Aceita isto como uma crítica construtiva, mas eu acho que deverias passar para o método Balling e aliviar a sump.

A sump com muito equipamento é uma obstrução à circulação de água o que resulta numa acumulação de resíduos.

Quanto ao Sal :-bd . Para mim a Redsea tem o melhor sal do mercado, vai ser a minha próxima aquisição. Fizeste uma óptima escolha.

Abraço
Miguel

Mensagem 25/set/2013, 19:58

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Miguel Pinho Escreveu:
A tua Sump está muito cheia. :) tanto equipamento.

Aceita isto como uma crítica construtiva, mas eu acho que deverias passar para o método Balling e aliviar a sump.

A sump com muito equipamento é uma obstrução à circulação de água o que resulta numa acumulação de resíduos.

Quanto ao Sal :-bd . Para mim a Redsea tem o melhor sal do mercado, vai ser a minha próxima aquisição. Fizeste uma óptima escolha.


Boas Miguel,

Isso é verdade. Com os reactores fluidizados ficou quase atestada... preciso é de uma Sump maior. :)

Na realidade já estou a usar Balling Light. A doseadora está no lado direito na foto debaixo de um plástico amarelo. E em baixo dela os três bidons de 5 litros com as soluções. ;)
Realmente a Sump acumula muita sujidade, especialmente desde que tirei o filter bag (para caber o reactor de carvão). Mas aproveito para aspirá-la bem de duas em duas semanas com as TPA. :)

Realmente o sal Red Sea normal parece-me uma boa opção. Níveis mais moderados de Ca, Kh e Mg.
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 25/set/2013, 20:01

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Quando idealizei o refúgio não tive bem a noção das dimensões e então quando o recebi pronto, para instalar, aquilo ocupou praticamente todo o espaço livre que tinha para a zona técnica fora da Sump... hehe... mas pronto, tem outras vantagens. :)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 26/set/2013, 02:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Testes da semana... 25 Setembro 2013

Temperatura (Seneye) = 27ºC
PH (Seneye) = 8.30
Densidade (Refractómetro) = 1024.5
PO4 (Hanna Checker) = 0.09ppm
NO3 (Sera) = 10ppm
Ca (SF) = 440ppm
Mg (SF) = 1320ppm
Kh (HC) = 144ppm (= 8.064ºd)
K (SF) = 410ppm

Isto! :)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 08/Oct/2013, 23:20

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Testes da semana... 03 Outubro 2013

Temperatura (Seneye) = 26ºC
PH (Seneye) = 8.17
Densidade (Refractómetro) = 1025
PO4 (Hanna Checker) = 0.10ppm
NO3 (Sera) = 0ppm
Ca (SF) = 455ppm
Mg (SF) = 1305ppm
Kh (HC) = 151ppm (= 8.456ºd)
K (SF) = 380ppm
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros