Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Recife396 - Setup e Diário

Recife396 - Setup e Diário

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 10/dez/2013, 17:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Testes da semana... 09 Dezembro 2013

Temperatura (Seneye) = 25.5ºC
PH (Seneye) = 7.94
Densidade (Refractómetro) = 1026
PO4 (Hanna Checker) = 0.12ppm
NO3 (Sera) = 0ppm
Ca (SF) = 445ppm
Mg (SF) = 1335ppm
KH (HC) = 139ppm (= 7.784ºd)
K (SF) = 400ppm

Está na altura de reforçar a mídia anti-fosfatos... E finalmente parece haver consumos de Magnésio. :)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 13/dez/2013, 21:35

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Testes intermédios semanais... 12 Dezembro 2013

Temperatura (Seneye) = 25.8ºC
PH (Seneye) = 7.79
PO4 (Hanna Checker) = 0.02ppm (melhor valor até hoje!)
Ca (SF) = 450ppm
Mg (SF) = 1320ppm
KH (HC) = 132ppm (= 7.392ºd)

Com os últimos níveis de fosfatos relativamente elevados (0.13, 0.12), apesar de normalmente os 1000ml de antifosfatos no reactor darem para 2 meses e ainda faltarem umas duas semanas, esta terça-feira, dia 10, resolvi retirar o carvão activado do reactor, coloquei-o num saco de rede na Sump, e coloquei 1000ml de mídia antifosfatos fresquinha nesse reactor que usava o carvão, em simultâneo com os outros 1000ml quase a expirar em duas semanas...
Dia 09 o nível de fosfatos estava em 0.12ppm, e esta quinta-feira fiz novo teste e deu o melhor valor de sempre: 0.02ppm. B-)

Reparei que o PH no Seneye também tem andado muito baixo, e os consumos de KH e Mg parecem ter aumentado.
Estava a dosear 15ml CA/dia; 60ml KH/dia; 1ml MG/dia, desde terça-feira mas os consumos parecem ser superiores, excepto no Cálcio, então esta quinta-feira actualizei as doses do Balling para 15ml CA/dia; 100ml KH/dia; 2ml MG/dia.

No entanto o PH no Seneye está sempre a baixar... terça-feira estava a 7.94, quinta-feira a 7.79, e agora há pouco a 7.58... Também o slide Seneye faltam 11 dias para expirar e normalmente o PH vai descendo ao longo do mês, acho que é um problema de fiabilidade... mas na dúvida amanhã faço outro teste de CA, KH e MG, e se os valores não estiverem a subir no KH e MG, aumento as doses Balling, e/ou quiçá deito umas colheres de Triple Buffer, para subir mais depressa os níveis, antes que os corais "acidifiquem"... :-

Em três dias (dia 9 a dia 12):
CA: 445ppm -> 450ppm
KH: 7.784ºd -> 7.392ºd
MG: 1335ppm -> 1320ppm
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 14/dez/2013, 05:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Vídeos... 13 Dezembro 2013


Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 14/dez/2013, 12:35

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Boas Artur,

Que se passa com o teu Hepatus? Parece-me ter a "pele" bastante irritada

Abraço
Miguel

Mensagem 14/dez/2013, 13:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 312
Idade: 48
Localização: S.Domingos de Rana

Está muito porreiro o teu aquário Artur, peixes grandes e bonitos :)

Esse Labroides sp. tem muito tempo, come o quê?

abraço
facebook.com/zoacorals

Mensagem 14/dez/2013, 22:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Miguel Pinho Escreveu:
Que se passa com o teu Hepatus? Parece-me ter a "pele" bastante irritada


Boas Miguel, acho que é síndrome de Head-And-Lateral-Line-Erosion. Suspeito de restos de pó de carvão activado... pois da alimentação costumo dar granulado, spirulina, congelado, algas, então suponho que não será problema nutritivo...
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 14/dez/2013, 22:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Ricardo Rodrigues Escreveu:
Está muito porreiro o teu aquário Artur, peixes grandes e bonitos :)

Esse Labroides sp. tem muito tempo, come o quê?


Obrigado Ricardo. O Veliferum, Hepatus e Vulpinus estão particularmente enormes... :)

O Labroides tive muita sorte pois come de tudo, desde granulado, cyclopeeze, congelado, até alga Nori bica. :)
Entrou no reef a 28 de Outubro de 2011, então está a durar bué... :)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 15/dez/2013, 22:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 206
Idade:
Localização: Alfornelos
Boas..
Esta porreiro, esse hepatus nunca petiscou nenhum coral?
Abc

Mensagem 16/dez/2013, 23:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Mauro Nogueira Escreveu:
Esta porreiro, esse hepatus nunca petiscou nenhum coral?


Boas Mauro,

Comer corais não vi mas já o vi a dar bicadas numas Caulastreas e Euphyllias...

Por outro lado o Vulpinus já me devorou Zoanthus e a certa altura o Veliferum devorava Xénias...
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 21/jan/2014, 01:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Testes da semana... 27 Dezembro 2013

Temperatura (Seneye) = 25.5ºC
PH (Seneye) = 8.01
Densidade (Refractómetro) = 1025
PO4 (Hanna Checker) = 0.09ppm
Ca (SF) = 430ppm
Mg (SF) = 1305ppm
KH (HC) = 134ppm (= 7.504ºd)

No dia seguinte segui viagem de férias pelo Brasil durante duas semanas e meia...

E o reef ficou com estas doses automatizadas de Balling Light Fauna Marin [27 Dezembro 2013]:
15ml CA/dia
80ml KH/dia
24ml MG/dia

E a minha mãe ficou de ir atestando o balde da água de osmose com água que preparei para os cerca de 18 dias ausente.
Editado pela última vez por Artur Fonseca em 21/jan/2014, 01:39, num total de 1 vez.
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 21/jan/2014, 01:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Testes da semana... 19 Janeiro 2014

Temperatura (Seneye) = 25.5ºC
PH (Seneye) = 8.09
Densidade (Refractómetro) = 1025
PO4 (Hanna Checker) = 0.06ppm
NO3 (Sera) = 5ppm
Ca (SF) = 420ppm
Mg (SF) = 1290ppm
KH (HC) = 118ppm (= 6.608ºd)
K (SF) = 380ppm

Felizmente no regresso basicamente tudo OK com o reef.

Um pequeno susto... no fim-de-semana de dia 5 de Janeiro a minha mãe avisou que um alarme dos controladores Tunze estava a dar sinal "too low". Aparentemente o balde da osmose que tem 20 litros e dá para 4 dias nesta altura do Inverno, deve ter esvaziado completamente e com isso a bomba doseadora Tunze do Osmolator deixa de ferrar e então o sistema de reposição de osmose fica parado. Entretanto como não há reposição da água evaporada, o alarme de baixo nível do Tunze Water Level Alarm começou a apitar. Felizmente o Amigo João Soares passou aqui em casa segunda-feira e ficou resolvido. \m/ :-bd

Dentro dos consumos de Balling penso que apenas o KH desceu bastante, ainda assim nos 6.6ºd não demasiado mau... :)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 21/jan/2014, 01:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Fotografias... 19 Janeiro 2014

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 21/jan/2014, 02:11

Grupo: Utilizadores Mensagens: 292
Idade:
boas

está a ficar composto quando esses corais crescerem vai ficar muito bom ... :-bd

Mensagem 10/mar/2014, 00:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Novidades... Fotos e Vídeos... 08 Março 2014

Sessão fotográfica extensa para documentação do estado actual do reef em geral e em particular dos corais
Álbum no Facebook: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10152379824994416.1073741883.641154415&type=3
Imagem
Imagem

Vídeos...


















Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 10/mar/2014, 00:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Paulo Bio Escreveu:
boas

está a ficar composto quando esses corais crescerem vai ficar muito bom ... :-bd


Obrigado Paulo. :)

Dois ou três corais aparentam estar com problemas de tecido e branqueamento... mas felizmente a maioria parece estar de boa saúde, e algumas das "jóias da coroa", Red Dragon e Echinata, com bom aspecto e crescimento. :)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 10/mar/2014, 00:55

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Nos últimos dois meses e meio, sensivelmente, a manutenção esteve basicamente em serviços mínimos. Duas semanas e meia comigo fora com quase tudo automatizado. Poucas trocas de água.

Perdas mínimas com essa ausência, tipo uma Pocillopora que desapareceu, pouco mais. Porém, já de regresso, fui perdendo alguns vivos... a Fungia foi deteriorando e braqueou... uma das Tridacnas foi desaparecendo... um dos Chromis Viridis morreu... a Acropora Millepora amarela que está no topo do pilar central, que estava a ter crescimento muito bom, ficou pálida, e agora noto os ramos com umas algas e o coral com mau aspecto, apesar que acho que não branqueou totalmente pois ainda vejo uns pólipos vivos acho... Junto à base do pilar, numa rocha à frente deste, uma Seriatopora Calliendrum "limão" também a branquear um pouco pelo centro interior (talvez pelos ramos exteriores taparem luz?) e uma Caliendrum verde ao lado com alguns ramos a branquear / com algas...
Por outro lado a maioria dos corais aparenta estar muito bem, em particular uns que até serão dos mais difíceis de manter: Acroporas Red Dragon e Echinata, que estão com muito bom aspecto e com crescimentos visíveis.
Então não entendo muito bem uns corais estarem a passar mal e a maioria estar a passar muito bem... e as mortes da Fungia e Tridacna Derasa...
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 10/mar/2014, 01:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Seriatopora Caliendrum "Limão"
Imagem

Seriatopora Caliendrum Verde
Imagem

Acropora Millepora amarela
Imagem

Acropora Red Dragon
Imagem

Acropora Echinata
Imagem
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 14/mar/2014, 10:55

Grupo: Utilizadores Mensagens: 236
Idade: 31
Localização: Lisboa
amigo como vais?
estou a pensar adquirir um deltec apf 600 igual ao teu
o que tens a dizer do mesmo? que cuidados tenho de ter na compra?

ja agora, como é que fizes-te o upgrade ao mesmo?
Cumprimentos
Tiago Rocha

Mensagem 14/mar/2014, 11:06

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas ;) ,

Essa Red Dragon cresceu imenso ... Parabéns!

Abraço,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 24/mar/2014, 16:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Tiago Rocha Escreveu:
amigo como vais?
estou a pensar adquirir um deltec apf 600 igual ao teu
o que tens a dizer do mesmo? que cuidados tenho de ter na compra?

ja agora, como é que fizes-te o upgrade ao mesmo?


Boas Tiago,

Desculpa o atraso na resposta...

O APF600 desde que substituí a bomba avariada pela nova, DCS600, ficou a bombar forte e feio. Em termos de rendimento estou bastante satisfeito. Já em outros aspectos, hoje em dia se escolhesse optava por um modelo com apenas uma bomba (para fazer bolhas), pois este APF600 além dessa bomba das bolhas precisa de outra para alimentar (entrada de água no escumador), então mais consumo de energia... e mais espaço ocupado na Sump.

Cuidados a ter na compra de um usado, acho que verificar que os acrílicos e PVCs estejam intactos (não tenham sofrido quebras com colagens posteriores) e a bomba idealmente das novas DCS600 (branca).

Sinceramente, a adquirir escumador acho que optaria pelo novo modelo, Deltec SC1450. É um escumador interno e em termos de rendimento deve ser semelhante ao APF600.

http://www.theaquariumsolution.com/deltec-sc-1455-internal

http://www.sewatec.de/deltec-skimmer-sc-1455-internal.html

O upgrade da bomba fiz na CoralSea. Na altura foi a única loja que encontrei as bombas em stock. Felizmente o Nuno e o José da loja ajudaram e acabou por ser relativamente simples, pois um dos encaixes da bomba antiga era compatível com a nova, e o outro encaixe foi facilmente desenroscado e aplicado na nova bomba. Felizmente não foi necessário "descolar PVC" como temia inicialmente.
Editado pela última vez por Artur Fonseca em 24/mar/2014, 16:53, num total de 1 vez.
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron