Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Escaleira Reef

Escaleira Reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 05/ago/2014, 14:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
Boas Pessoal venho aqui finalmente abrir o tópico do meu aquario. sim esta quase pronto portanto acho que esta na altura de criar o tópico. tendo um aquario de 250 litros 70x60x60 casa antiga não havia espaço para mais. agora com casa nova sala maior logo oportunidade para aquario maior. já estou a tentar montar este aquario grande há um ano mas com o trabalho não tem sido possível adiantar mais.

segue então as características do novo bicho.

aquario : 130x60x60
escumador: deltec SC-1455
iluminação : ATI 8x54W
circulação:
tunze 6055 , tunze 6095 com o controlador tunze 7096.
retorno: DC-3000
sump: 60x40x40
deposito de osmose : o deposito de osmose foi feito no género dos da royal exclusiv em acrílico mas modificado a poder aproveitar o espaço na sump. assim tenho um deposito para 52 litros e os 3 reservatórios para balling com 8 litros cada um.

Estou a usar o Arduino para controlar algunas coisas no aquario: balling , control da calha ATi , control de ventoinhas de refrigeração do armário visto este ser fechado, controlo da reposição de agua osmose.

o aquario vai ser um misto de corais mas maioritariamente SPS.
assim que possa coloco uma fotos de todo o processo ate agora
Editado pela última vez por Bruno Escaleira em 05/jan/2016, 19:06, num total de 1 vez.

Mensagem 05/ago/2014, 15:05

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
Segue então algumas fotos de processo de construção do aquario.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

e venham dai as criticas.

Mensagem 05/ago/2014, 17:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 308
Idade:
Vais deixar só uma queda?

Mensagem 05/ago/2014, 18:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
sim vou o tubo é bastante largo...

Mensagem 05/ago/2014, 20:05

Grupo: Utilizadores Mensagens: 308
Idade:
Não fará mais ruído por ser mais largo?

Mensagem 05/ago/2014, 20:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Boa noite Bruno

Verifica este tópico.

Bean Animal Simplificado By Rui Gaspar
viewtopic.php?f=21&t=1724

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 05/ago/2014, 20:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Idade:
Localização: Sobreda
Boas Bruno,

Parece ser um projeto bem estruturado, força nisso.

Abraço

Mensagem 05/ago/2014, 21:09

Grupo: Utilizadores Mensagens: 203
Idade: 43
Localização: braga
bruno faz 2 tubos de queda e mete uma torneira num deles ,tal e qual o topico que te enviaram,eu so fiz um e estou arependido,vai por mim vais ouvir muito barulho na queda de agua
carlos calheiros

Mensagem 05/ago/2014, 22:45

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Carlos Calheiros Escreveu:
bruno faz 2 tubos de queda e mete uma torneira num deles ,tal e qual o topico que te enviaram,eu so fiz um e estou arependido,vai por mim vais ouvir muito barulho na queda de agua

Isto!

Mensagem 06/ago/2014, 10:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
boas pessoal obrigado pelo conselho. mas vou manter um buraco pois não ouco barulho nenhum , já experimentei o aquario já esteve cheio de agua doce e a funcionar para testar tudo pois a coluna seca fui eu que a fiz. na ponta do tubo tenho uma torneira para controlar o fluxo do ar ao que consigo controlar o fluxo da agua . depois dentro da sump o tubo acaba dentro de uma bio box que ainda estou a acabar cortando o cair da agua. alem que o armário é todo fechado praticamente.

a ver se consigo depois fazer um vídeo a mostrar como funciona.

Mensagem 06/ago/2014, 10:08

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Confesso que não percebi! :-\ controlo de ar no tubo de saída para a sump? :-\

Mas o que importa é que estás contente com o barulho que faz. Se estás confortável com esse barulho, está ótimo! :-bd

Mensagem 06/ago/2014, 10:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
Hugo Figueiredo Escreveu:
Confesso que não percebi! :-\ controlo de ar no tubo de saída para a sump? :-\

Mas o que importa é que estás contente com o barulho que faz. Se estás confortável com esse barulho, está ótimo! :-bd


normalmente so fazemos o furo para o ar na parte de cima do durso certo ? eu fiz o furinho mas coloquei uma torneira daquelas de ar que se coloca nas bombas de ar. para abrir ou fechar mais a entrada de ar que vai para dentro do durso.
se fechar totalmente cria o efeito sifão que faz imenso barulho . mas se for regulando a torneira ele vai regulando o fluxo de agua que puxa logo deixo de ter barulho na queda de agua pois entra menos ar e fica com um fluxo de agua suficiente para não fazer o efeito sifão não fazer barulho la em baixo na queda.

Mensagem 06/ago/2014, 12:35

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Pois mas o que acontece é precisamente o contrário!

Só há 2 formas de haver barulho na queda:
1 - Ar na tubagem (associado ao caudal Vs diametro do tubo).
2 - tubo de queda não está dentro de água.

Se não houver ar na tubagem (sifão perfeito) e o tubo na sump estiver dentro de água, não há barulho absolutamente nenhum. Por isso o sistema BinAnimal funciona sem e tão bem, porque funciona em sifão.

Essa entrada de ar que referes, usa-se (usava-se diria) porque havendo só um único tubo de descarga, se a luz falhasse, havia o perigo dessa descarga fazer sifão e inundar a sump. Essa entrada de ar funciona (funcionava :D ) como forma de quebrar o sifão em termos de falha. Não vejo de que forma, fazer entrar ar na tubagem possa diminuir o barulho, muito pelo contrário!

Mas mais uma vez, se estás confortável com o barulho, é o que importa! ;)
Já viste/ouviste algum sistema com binanimal?

Mensagem 06/ago/2014, 17:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
sim já vi... mas efeito sifão para mim é quando ele suga muita agua e de repente entra ar que corta o escoamento da agua.. isso para mim é o efeito sifão.. o bean animal é simples e silencioso sim.. este como tenho serve perfeitamente para o efeito...

Mensagem 06/ago/2014, 17:48

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 44
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Com ar não há sifão! :D ;)

Mensagem 10/ago/2014, 19:59

Grupo: Utilizadores Mensagens: 480
Idade: 35
Localização: Braga, centro.
Viva Bruno,
Parabéns pelo projecto.
Uma questão, como colaste o acrílico ?
Abraço
. . : : Carlos Amorim : : . .

Reef:
http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3725

Mensagem 11/ago/2014, 10:08

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
Carlos Amorim Escreveu:
Viva Bruno,
Parabéns pelo projecto.
Uma questão, como colaste o acrílico ?
Abraço


boas colei com silicone para aquários. e o próprio passa muros também o segura.

Mensagem 11/ago/2014, 13:19

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas ;) ,

Bruno, não ouves barulho só com um tubo não por ele ser largo mas por a bomba de retorno ser fraca.

Se mais tarde trocares por outra maior vais ver que tens problemas com isso.

Entretanto para segurança essa torneira que colocaste mete-lhe um tubo de ar de modo a que a outra ponta fique dois mm acima do nível da água na coluna seca.

Em caso de desastre esse tubo fica submerso e então sim esse durso passa a funcionar como sifão!

Com o sistema Bean Animal simplificado ainda por cima não são precisos furos largos ... posso mostrar-vos que por um tubo de 25mm consigo circular muita água. Neste momento tenho uma DC 12.000l/h e se não meto torneira não consigo encher a coluna seca! :D

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 11/ago/2014, 13:20

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
é verdade ... gosto muito do layout! Parabéns.
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 11/ago/2014, 14:13

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
... posso mostrar-vos que por um tubo de 25mm consigo circular muita água. Neste momento tenho uma DC 12.000l/h e se não meto torneira não consigo encher a coluna seca! :D
Rui


Comprovo!!!

Pedro, estás de parabens, o sistema parece estar muito bem planeado e gosto tambem desse layout, boa sorte daqui para a frente ;)

Próximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron