Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Aquário Rsilva

Aquário Rsilva

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 21/nov/2014, 19:22

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
A minha experiência com cyanos (tanto em água doce como salgada) resume-se a 2 pontos:

1 - Há muitas formas de remover cyanos rapidamente do aquário.
2 - Nenhuma delas resolve o problema.


Quer isto dizer que tive cyanos em todos os aquários que tive e em todos, elas acabam por desaparecer. Demoram é muito tempo, mas desaparecem. Neste aquário atual demoraram cerca de 3 meses, mas foram por sí só.

Mensagem 21/nov/2014, 22:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 249
Idade: 36
Localização: Almeirim
Hugo Figueiredo Escreveu:
A minha experiência com cyanos (tanto em água doce como salgada) resume-se a 2 pontos:

1 - Há muitas formas de remover cyanos rapidamente do aquário.
2 - Nenhuma delas resolve o problema.


Quer isto dizer que tive cyanos em todos os aquários que tive e em todos, elas acabam por desaparecer. Demoram é muito tempo, mas desaparecem. Neste aquário atual demoraram cerca de 3 meses, mas foram por sí só.



Boas Hugo

Obrigado pela ajuda..

Então o que aconselhas e deixar estar e fazer a manutenção normal (tpas).
Cump
Rui Silva

Mensagem 14/dez/2014, 01:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 249
Idade: 36
Localização: Almeirim
Mais uma vez, venho aqui com as mesmas duvidas.
Que posso eu fazer para desaparecer com este tipo de ´´alga``.
Aparece no areão, nas rochas e nos vidros..
So da vontade de desmontar tudo e voltar a montar..

Existe algum produto ou algo que possa adicionar para aos poucos a ´´alga `` desaparecer..

Fico a espera das vossas sugestões...

Imagem 3813

Imagem 3814
Cump
Rui Silva

Mensagem 14/dez/2014, 02:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 57
Idade:
Localização: feira
Boas rui,
Como sabes eu tive e tengo problemas com algas castanhas...o k me aconselharam esperar e outros diminuir o numero de horas. O k fiz foi diminuir o nr de horas para depois aumentar progressivamente.
Se o teu problema é cyanos aquilo que li neste forum e em alguns foruns....é que a natureza como no teu aquário chegam ao ponto de equilíbrio....com mais ou menos tempo. ..não se pode é desesperar....temos é que esperar, fazendo tpas, para que o ponto de equilíbrio do nosso ecossistemas ocorra o mais breve possível. ...
Com calma, trabalho e dedicação teremos sucesso.

Mensagem 14/dez/2014, 13:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 161
Idade:
Localização: lisboa
Rui,

Sobre as ciano, estou com o mesmo problema e pelo que tenho lido as razoes podem ser uma das seguintes:
- falta de maturidade do aquario
- agua de reposicao / TPA (caso não seja de osmose ou sítio de colecta seja mau)
- excesso de carga orgânica (populacao a mais ou escumador a menos)
- circulacao insuficiente

Tendo em conta que não tens grande população e um escumador forte diria que esse ponto esta excluído.

Abraco

Mensagem 14/dez/2014, 16:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 249
Idade: 36
Localização: Almeirim
AJF44 Escreveu:
Rui,

Sobre as ciano, estou com o mesmo problema e pelo que tenho lido as razoes podem ser uma das seguintes:
- falta de maturidade do aquario
- agua de reposicao / TPA (caso não seja de osmose ou sítio de colecta seja mau)
- excesso de carga orgânica (populacao a mais ou escumador a menos)
- circulacao insuficiente

Tendo em conta que não tens grande população e um escumador forte diria que esse ponto esta excluído.

Abraco



Boas.
Obrigado pela ajuda.
Pegando nas tuas sugestões só mesmo a maturidade..
Agua e de osmose, circulação já mudei as bombas de toda as formas..
Carga orgânica, tenho poucos peixes e escumador limpa bem, testes a zero..

O que queria saber e se havia alguns produtos que ajuda.se a estabilizar...

Marfas Escreveu:
Boas rui,
Como sabes eu tive e tengo problemas com algas castanhas...o k me aconselharam esperar e outros diminuir o numero de horas. O k fiz foi diminuir o nr de horas para depois aumentar progressivamente.
Se o teu problema é cyanos aquilo que li neste forum e em alguns foruns....é que a natureza como no teu aquário chegam ao ponto de equilíbrio....com mais ou menos tempo. ..não se pode é desesperar....temos é que esperar, fazendo tpas, para que o ponto de equilíbrio do nosso ecossistemas ocorra o mais breve possível. ...
Com calma, trabalho e dedicação teremos sucesso.



Pois, acho que e mesmo o ponto de equilíbrio, queria saber se havia produtos para o estabilizar..
Já me aconselharam desligar as luzes, mas tenho receio dos vivos..
Cump
Rui Silva

Mensagem 14/dez/2014, 17:04

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Há produtos, sim. Vários até! DIY até!

Mas continuo a sugerir que o melhor é retirar (porque é fácil) e tentar perceber qual é o problema, que muitas vezes é simplesmente algum desbalanceamento momentâneo que ocorreu. Há aquários com 3 meses que têm cyanos como há aquários com 10 anos que têm cyanos. Eu por exemplo tenho cyanos na sump. Porquê? não faço ideia, mas como a água é a mesma só vejo que seja a iluminação...

Vai retirando com mangueira que isso acaba por passar. ;)

Mensagem 14/dez/2014, 18:53

Grupo: Utilizadores Mensagens: 308
Idade:
Hugo Figueiredo Escreveu:
Há produtos, sim. Vários até! DIY até!

Mas continuo a sugerir que o melhor é retirar (porque é fácil) e tentar perceber qual é o problema, que muitas vezes é simplesmente algum desbalanceamento momentâneo que ocorreu. Há aquários com 3 meses que têm cyanos como há aquários com 10 anos que têm cyanos. Eu por exemplo tenho cyanos na sump. Porquê? não faço ideia, mas como a água é a mesma só vejo que seja a iluminação...

Vai retirando com mangueira que isso acaba por passar. ;)

É isto, tive alguns e desapareceram em parte a aspirar e troca de t5 para led.. ha alguns mas uns 10% do que tinha...

Mensagem 14/dez/2014, 19:36

Grupo: Utilizadores Mensagens: 249
Idade: 36
Localização: Almeirim
Andre Eufrasio Escreveu:
Hugo Figueiredo Escreveu:
Há produtos, sim. Vários até! DIY até!

Mas continuo a sugerir que o melhor é retirar (porque é fácil) e tentar perceber qual é o problema, que muitas vezes é simplesmente algum desbalanceamento momentâneo que ocorreu. Há aquários com 3 meses que têm cyanos como há aquários com 10 anos que têm cyanos. Eu por exemplo tenho cyanos na sump. Porquê? não faço ideia, mas como a água é a mesma só vejo que seja a iluminação...

Vai retirando com mangueira que isso acaba por passar. ;)

É isto, tive alguns e desapareceram em parte a aspirar e troca de t5 para led.. ha alguns mas uns 10% do que tinha...


Hugo Figueiredo Escreveu:
Há produtos, sim. Vários até! DIY até!

Mas continuo a sugerir que o melhor é retirar (porque é fácil) e tentar perceber qual é o problema, que muitas vezes é simplesmente algum desbalanceamento momentâneo que ocorreu. Há aquários com 3 meses que têm cyanos como há aquários com 10 anos que têm cyanos. Eu por exemplo tenho cyanos na sump. Porquê? não faço ideia, mas como a água é a mesma só vejo que seja a iluminação...

Vai retirando com mangueira que isso acaba por passar. ;)



Obrigado pelas dicas e pela atenção

Bem vou continuar com a mesma manutenção que fazia.. aspirar os cyanos..
Cump
Rui Silva

Mensagem 14/dez/2014, 19:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 308
Idade:
No areao cuidado a aspirar, se levantares muita areia é pior ainda

Mensagem 14/jan/2015, 18:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 249
Idade: 36
Localização: Almeirim
Boas

Atualizando o sistema :

Material:
Mais uma bomba de circulação jebão rw-4


Vivos:
2 - ocellaris
3 - chromis
1 - Six line wrasse

Entradas:
1 Hepatus
1 Yellow tang
1 Kole Yellow Eye Tang
---------------------------------

Perdas de vivos:
Antes das novas entradas tinha perdido duas estrelas da areia (2 Archaster typicus), encontrei ambas uma vez sem os membros e a desfazerem-se. Já no outro sistema que tive nunca consegui manter as estrelas por muito tempo. Sempre apareciam com as membros a desfazer-se.

Perdi também apos a entrada dos novos peizes o Kole Yellow Eye Tang, aqui foi uma situação não controlada.
Foi me oferecido no aniversario e não vi o peixe como vinha.

Como andei uns dias ausente de casa e quanto o peixe morreu foi no dia que ia fazer a manutenção verifiquei que tinha a temperatura a 22º e 23º, nesse dia todos os deixes que entraram de novo tinha pontos brancos, o que morreu não tinha nenhum ferida. Parecia também ter pontos brancos. Os restantes estavam com bom aspeto.

De momento ainda tem uns pontos brancos o yellow e o hepatus, mas comem bem, a temperatura esta nos 25º a 26º..
Pelo que li pode ser ictio, estava a pensar em colocar num aquário em quarentena, mas de momento não tenho tempo de estar a vigiar os peixes e nem os consigo apanhar.

Existe alguma forma de os tratar sem os tirar do aquario.?

--------------------------------------

Continuo com o mesmo problema dos cyanos, já li diversas teorias, mas no geral, os cyanos aprecem por desequilíbrios.

Testes feitos

Salinidade – 1.023
Ph – 8,2
Kh- 6,7
Nh3 nh4- 0 mg/l
No2- 0mg/l
No3- 0 mg/l
Po4- 0,01 mg/l
Ca- 38º mg/l
Mg- 1200mg/l
Temperatura- 25º a 26º

Continuando, o que estive a ler nas pesquisas, pode ser pelo facto de ter baixos níveis de no3 e po4.
Sera.? Então devo adicionar mais carga orgânica.

Mas os cyanos também consomem no3 e po4, certo?

Aqui e que tenho duvidas, porque queria perceber onde esta a causa dos cyanos.
O que faço de manutenção e aspirar os cyanos do areão e da rocha.

------------------------

Outra questão:

Os corais em modo gera não estão com mau aspecto, como vem ai nas fotos, só existe dois ou três que estão maneiras pálidos /com cor um pouco branca.
São umas pytoas, caulastrea e um sps (não sei o nome).
O que posso adicionar para dar com e crescimento aos mesmos e aos restantes (eles em modo geral ate estão a crescer, mas podiam ter um cor mais viva).
Essa cor branca e derivada a falta de nutrientes .?
----------------------

Obrigado pela atenção
Cump
Rui Silva

Mensagem 14/jan/2015, 19:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Idade: 39
Localização: Charneca de Caparica
Boas Rui,

Quanto aos peixes, para nos livrar-nos de vez do parasita quando está no aquário, é necessário tanto os peixes como o aquário estar em quarentena.
Somos muitos os que temos o parasita no aqua, eu tenho quase de certeza porque no inicio tive uns pontinhos num ou noutro peixe, e nunca tratei, eles sempre continuaram a alimentar-se bem e isso aliado a boas condições para eles, acaba por passar.
Os pontos apareceram por stress. Tiveste a introdução de novos vivos, morte de outros, oscilação de temperatura...
Se eles estão a comer bem, mantém a tua rotina habitual de manutenção do aquário de maneira a que as boas condições continuem a existir.

Quanto ás cyanos, para já há parâmetros que tens de corrigir e que podem influenciar.
Aumenta a densidade para 1.025-1.026 g/L. Uma das melhores formas é repor a água evaporada com água salgada até atingires o valor. Desta forma subirá progressivamente durante uns dias evitando mudanças repentinas. Vai vendo a densidade ao longo do processo.
O cálcio está a 380 ppm? Se sim, deves aumentar para 410 ppm. Mais uma vez e se for esse o valor, podes dissolver 28g de cloreto de cálcio em um pouco de água de osmose (o suficiente para dissolver tudo) e dosear, metade de manhã e o resto à noite.

Em relação à cor dos corais, não colocaste fotos.
Abraço
Ricardo Santos


www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Mensagem 14/jan/2015, 22:00

Grupo: Utilizadores Mensagens: 249
Idade: 36
Localização: Almeirim
Ricardo Santos Escreveu:
Boas Rui,

Quanto aos peixes, para nos livrar-nos de vez do parasita quando está no aquário, é necessário tanto os peixes como o aquário estar em quarentena.
Somos muitos os que temos o parasita no aqua, eu tenho quase de certeza porque no inicio tive uns pontinhos num ou noutro peixe, e nunca tratei, eles sempre continuaram a alimentar-se bem e isso aliado a boas condições para eles, acaba por passar.
Os pontos apareceram por stress. Tiveste a introdução de novos vivos, morte de outros, oscilação de temperatura...
Se eles estão a comer bem, mantém a tua rotina habitual de manutenção do aquário de maneira a que as boas condições continuem a existir.

Quanto ás cyanos, para já há parâmetros que tens de corrigir e que podem influenciar.
Aumenta a densidade para 1.025-1.026 g/L. Uma das melhores formas é repor a água evaporada com água salgada até atingires o valor. Desta forma subirá progressivamente durante uns dias evitando mudanças repentinas. Vai vendo a densidade ao longo do processo.
O cálcio está a 380 ppm? Se sim, deves aumentar para 410 ppm. Mais uma vez e se for esse o valor, podes dissolver 28g de cloreto de cálcio em um pouco de água de osmose (o suficiente para dissolver tudo) e dosear, metade de manhã e o resto à noite.

Em relação à cor dos corais, não colocaste fotos.


Boas Ricardo
Obrigado pelas dicas.

Em relação aos peixes continuam a comer bem, vou dando comida com alho.

Sobre os cyanos, vou subindo como dizes aos poucos para não haver grandes mudanças..
Mas achas que a salinidade pode um fator.? foi um dos fatores que não mencionaram por onde andei a pesquisar.
Mencionaram de tratamento, desligar a luz durante os 3 dias, mas como tenho corais e peixes acho que não seria o indicado. E falavam em um antibiotico, mas não o queria fazer.

Em relação ao cálcio, de momento não tenho lá cloreto de cálcio.
So tenho hidróxido de cálcio.

Amanha a noite coloco as fotos, não estou perto do aquario.
O coral abre, só que esta a perder a cor..

Cump.
Cump
Rui Silva

Mensagem 15/jan/2015, 12:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
em relaçao aos testes tu podes ter o teste a dar no3 e po4 a zero porque as cyanos te estao a consumir. outro ponto quanto tempo tem as tuas lampadas ?

Mensagem 15/jan/2015, 12:41

Grupo: Utilizadores Mensagens: 249
Idade: 36
Localização: Almeirim
Bruno Escaleira Escreveu:
em relaçao aos testes tu podes ter o teste a dar no3 e po4 a zero porque as cyanos te estao a consumir. outro ponto quanto tempo tem as tuas lampadas ?


Boas Bruno

Sim tens razão o facto dos testes estarem a zero por estarem a ser consumidos pelos cyanos..
As lampadas tem 1 mes.
Tenho duas calhas.
Uma de 1 x t5 39w blue plus ---- 9h00 ligada
outra 4x t5 39w 2 coral plus, 1 blue plus, 1 purple plus ---- ligadas 7h30 horas
Cump
Rui Silva

Mensagem 15/jan/2015, 20:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Oi Rui,

O problema das cyanos certamente surgiu por desiquilibrio no sistema. Apesar de teres aproveitado tudo do aquario anterior, com excepção do areao, houve o reinício do ciclo. Ao seres obrigado a introduzir todos os vivos no aquario desde o início e este não ter maturação "suficiente" para a carga orgânica produzida/ introduzida no sistema, criou-se as condições ideais para as cyanos proliferarem. Certamente são elas as principais responsáveis pelos valores de nitrato e fosfato estarem "zerados", por sua vez este pode ser o motivo da palidez dos corais.

Já li em alguns locais que uma das formas de combater as cyanos é obrigá-las a competir pelos nutrientes com as restantes bactérias beneficas ao sistema. Na minha opinião aproveitava o potencial da tua sump, introduzia spiromax ou outra matéria que permita a fixação das bactérias e introduzia bactérias que compitam com as cyanos. Fora isto é manter as TPA's e a aspiração das cyanos.

Como sabes também sou novato nestas andanças, mas certamente alguém poderá dar uma opinião que confirme ou corrija a minha opinião.
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 16/jan/2015, 02:55

Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Idade: 39
Localização: Charneca de Caparica
Rui Silva Escreveu:
Boas Ricardo
Obrigado pelas dicas.

Em relação aos peixes continuam a comer bem, vou dando comida com alho.

Sobre os cyanos, vou subindo como dizes aos poucos para não haver grandes mudanças..
Mas achas que a salinidade pode um fator.? foi um dos fatores que não mencionaram por onde andei a pesquisar.
Mencionaram de tratamento, desligar a luz durante os 3 dias, mas como tenho corais e peixes acho que não seria o indicado. E falavam em um antibiotico, mas não o queria fazer.

Em relação ao cálcio, de momento não tenho lá cloreto de cálcio.
So tenho hidróxido de cálcio.

Amanha a noite coloco as fotos, não estou perto do aquario.
O coral abre, só que esta a perder a cor..

Cump.

Boas Rui,

Sim, pode ser um influenciar indirectamente.
Quanto ao cálcio, hidróxido de cálcio não serve porque aumenta principalmente o kh e com valores muito elevados causando precipitações de outros elementos quando entra em contacto com a água do aquário.
Em tempos apareciam-me umas "slime algae" pretas no meu aquário de propagação apenas, e sabia sempre quando apareciam que o Ca tinha chegado ou baixado de 380 ppm. Subia o Ca para valores equilibrados e elas desapareciam.
A questão que o Bruno Escaleira colocou sobre as lâmpadas também pode ser um factor a ter em conta. Mas tendo em conta que são praticamente novas, de boa marca (são ATI certo?) e num espectro que não parece desajustado.
Procura corrigir a densidade/salinidade e o Cálcio antes de partires para outro lado.
Abraço
Ricardo Santos


www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Mensagem 16/jan/2015, 22:58

Grupo: Fundadores Mensagens: 590
Idade:
Localização: Lisboa
Cyanos um flagelo para qualquer Reef!

Um link interessante sobre Cyanobactérias :

http://www.ipaq.org.br/vb/content.php?1 ... act%E9rias
Cumprimentos.

Ricardo Prata

Mensagem 17/jan/2015, 20:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 249
Idade: 36
Localização: Almeirim
Ricardo Prata Escreveu:
Cyanos um flagelo para qualquer Reef!

Um link interessante sobre Cyanobactérias :

http://www.ipaq.org.br/vb/content.php?1 ... act%E9rias



Boas Ricardo

Obrigado pela partilha, o questionário explica muita coisa, ate o facto de ter alguns corais a ficar brancos.
Também esta um link numa questão que leva para uma tabela onde explica o facto de ter os valores baixos em no3 e po4.


Ricardo Santos Escreveu:
Rui Silva Escreveu:
Boas Ricardo
Obrigado pelas dicas.

Em relação aos peixes continuam a comer bem, vou dando comida com alho.

Sobre os cyanos, vou subindo como dizes aos poucos para não haver grandes mudanças..
Mas achas que a salinidade pode um fator.? foi um dos fatores que não mencionaram por onde andei a pesquisar.
Mencionaram de tratamento, desligar a luz durante os 3 dias, mas como tenho corais e peixes acho que não seria o indicado. E falavam em um antibiotico, mas não o queria fazer.

Em relação ao cálcio, de momento não tenho lá cloreto de cálcio.
So tenho hidróxido de cálcio.

Amanha a noite coloco as fotos, não estou perto do aquario.
O coral abre, só que esta a perder a cor..

Cump.

Boas Rui,

Sim, pode ser um influenciar indirectamente.
Quanto ao cálcio, hidróxido de cálcio não serve porque aumenta principalmente o kh e com valores muito elevados causando precipitações de outros elementos quando entra em contacto com a água do aquário.
Em tempos apareciam-me umas "slime algae" pretas no meu aquário de propagação apenas, e sabia sempre quando apareciam que o Ca tinha chegado ou baixado de 380 ppm. Subia o Ca para valores equilibrados e elas desapareciam.
A questão que o Bruno Escaleira colocou sobre as lâmpadas também pode ser um factor a ter em conta. Mas tendo em conta que são praticamente novas, de boa marca (são ATI certo?) e num espectro que não parece desajustado.
Procura corrigir a densidade/salinidade e o Cálcio antes de partires para outro lado.



Sim as lâmpadas são ati.
Vou tentar corrigir esses valores..


Obg pelos comentários..
Cump
Rui Silva

Mensagem 29/jan/2015, 17:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 249
Idade: 36
Localização: Almeirim
Boa tarde a todos..


Fazer uma breve atualização do sistema.
Vivos:
Perdi os dois tangs, o hepatus e o yellow tang. Como não fui eu que coloquei os vivos no aquário e foi uma supressa, quase de certeza que já vinham com alguma doença ou manifestaram no meu aquário, depois não consegui combater a mesma.
Restante dos vivos estão ótimos.

Material:

- Adquiri uma bomba para o meu escumador, adquiri o kit de substituição do nac 9.
Vem com uma bomba rock sp 4000. Diferenças que achei foi o barulho (muito menos barulho) e o desempenho (melhor desempenho).

Testes:
Salinidade : 1,025
Ph- 8,0 a 8,5
Kh – 7,7
Nh3 nh4- 0
No2 – 0
No3 – 0
Cálcio – Amanha vou analisar
Po4 – 0,01
Mg – Analisar
Temperatura – 25 º

A nível de sistema:

-Os cyanos já começaram a desaparecer e a ficar menos fortes (notava-se que ao aspirar soltavam-se melhor)
- Resolvi fazer uma limpeza geral, aspirar as rochas ao máximo e o areão ate ficar tudo limpinho.
- Também resolvi mudar o layout, não gostava como tinha.
- Agora e continuar com as TPA e verificar se os cyanos não voltam e se os corais começam a ganhar cor..

Aqui fica os vários laytout que ja estive e a ultima foto que tirei.. So que na ultima foto os corais estão meios fechados derivado a limpeza..

De cima para baixo do 1º para o ultimo.
Imagem 4047

Ultima foto do estado do aquario, após a limpeza.

Imagem 4046

Espero que esteja bom e que se mantenha assim..

:ymhug:
Cump
Rui Silva

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros