Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Aquário de parede

Aquário de parede

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 29/set/2014, 10:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 320
Idade: 44
Localização: evora
Olá a todos

Resolvi fazer um novo projecto com um aquário com estas dimensões 200/65/65.
A minha ideia é aproveitar uma parede que aqui tenho na sala e colocar o aquário lá.
O pedreiro vem está semana e eu estou com dúvidas acerca da medida que vou pedir para ele partir, estava a pensar nas seguintes medidas para o pedreiro 210/70/70 a estrutura tb vai ser feita por ele.
Alguém que já fez este tipo de projecto pode me dar uma ajuda para eu não cometer mts erros.

Mensagem 29/set/2014, 10:19

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Nuno Vinha Escreveu:
Olá a todos

Resolvi fazer um novo projecto com um aquário com estas dimensões 200/65/65.
A minha ideia é aproveitar uma parede que aqui tenho na sala e colocar o aquário lá.
O pedreiro vem está semana e eu estou com dúvidas acerca da medida que vou pedir para ele partir, estava a pensar nas seguintes medidas para o pedreiro 210/70/70 a estrutura tb vai ser feita por ele.
Alguém que já fez este tipo de projecto pode me dar uma ajuda para eu não cometer mts erros.



Boas ... eu estou a fazer o meu que tem 200 x 80 x 60 ...

Para mim um aquário de parede é para ver só a água. Assim fiz as medidas de modo a esconder a linha de água e o silicone.

Ficou a abertura com 194 x 50 visiveis.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 29/set/2014, 10:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 320
Idade: 44
Localização: evora
Olá rui

Como estás a pensar fazer? Abres a parede e na parte de trás encostas o aquário ao buraco que fizeste?
Eu estava com a ideia de por o aquario em cima mesmo buraco que vou abrir, mas dessa maneira acontece aquilo. Que dizes, aparece o silicone e essas cenas

Mensagem 29/set/2014, 10:52

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Nuno Vinha Escreveu:
Olá rui

Como estás a pensar fazer? Abres a parede e na parte de trás encostas o aquário ao buraco que fizeste?
Eu estava com a ideia de por o aquario em cima mesmo buraco que vou abrir, mas dessa maneira acontece aquilo. Que dizes, aparece o silicone e essas cenas


Epá, vê o meu tópico "Solar dos Frades Reef II"

Eu fiz uma parede falsa ...

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 29/set/2014, 12:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 320
Idade: 44
Localização: evora
Eu já vou ver o tópico com atenção.
Quando o pedreiro fizer a estrutura em tijolo e cimento convém por esferovite para depois colocar o aquário por cima? Ou já se usa outra coisa diferente

Mensagem 29/set/2014, 14:06

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Nuno Vinha Escreveu:
Eu já vou ver o tópico com atenção.
Quando o pedreiro fizer a estrutura em tijolo e cimento convém por esferovite para depois colocar o aquário por cima? Ou já se usa outra coisa diferente


Eu vou usar em vez de esferovite ... Roofmate!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 29/set/2014, 21:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Viva a todos,

Exelente projecto, daqueles que nos fazem sonhar em ter igual!!

Força ai!!

Mensagem 30/set/2014, 01:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 249
Idade: 36
Localização: Almeirim
Muito boa idea, fica sem um aquario maravilhoso..
Agora e mostrares as tuas ideias e iniciares o projeto..

Cump
Cump
Rui Silva

Mensagem 30/set/2014, 08:53

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 59
Localização: Seixal
:) Bom dia, Nuno

Eu tenho e já fiz vários projectos com essas dimensões para alguns clientes, por isso tenho alguma experiencia ao longo destes anos na matéria. Gostava de ver algumas duvidas esclarecidas: Vives num apartamento ou numa vivenda? Construção recente? Projecto com base nos novos regulamentos? Que conhecimento tens da construção do edificio e do projectista responsável caso este tenha existido?
Tudo isto tem uma razão simples de ser, estás a falar de um aquário com cerca de 1250Kg só de água salgada, com uma incidência de 850Kg por M2 de taxa de esforço sobre a lage. Nenhum edificio está preparado para isto a menos que tenha sido planeado para o efeito. Sendo assim tens de avaliar a planta e de preferencia com um técnico credenciado na matéria para te ajudar na decisão, qualquer Eng. Cívil consegue dar-te uma opinião válida e eventualmente ajudar-te a escolher o melhor local para colocares o aquário. E já agora em relação á estrutura de suporte do aquário tem tembém atenção á distribuição do peso e quantos pontos de carga são aplicados no pavimento.

De qualquer forma boa sorte com o projecto, e não facilites na segurança ;) Um grande aquário não tem necessáriamente de ser um aquário grande.
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil

Mensagem 30/set/2014, 13:10

Grupo: Utilizadores Mensagens: 320
Idade: 44
Localização: evora
Olá Joaquim

Olha eu vivo numa quinta e a casa foi recentemente remodelada, por acaso a parede que vou partir foi a única parede que eu não alterei, a casa e toda do de 1 piso por isso acho que não deve haver grande problema.
A estrutura que estou a pensar é em tijolo, viga e cimento, acho que isso chega para suportar o peso, mas lá está eu como nunca fiz nada deste género não tenho bem a noção.

Mensagem 30/set/2014, 15:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 59
Localização: Seixal
Olá, Nuno

Sendo a casa de piso terreo tens de assegurar que a lage (piso) suporta uma carga de esforço igual ou superior a 1000kg/M2
isto para poderes instalar aquário e sump sem risco de movimento. Caso tenhas duvidas sobre a carga suportável da lage deves fazer fundações para reforçar a zona de implementação. Convém perceber que este tipo de cargas provocam cortes tangenciais e facilmente provocam danos estruturais nos edificios, não estou a dizer para não fazeres o teu projecto só estou a chamar a atenção porque pedis-te ajuda.
Conheço casos em que os resultados foram terriveis e os danos causados ainda hoje tem consequências, por vezes a ignorância na matéria leva a que corramos riscos desnecessários. Já agora e pelo que li pensas em fazer a estrutura de apoio do aquário em alvenaria, aconselho-te a pensar bem nesse ponto porque o mais acertado é ser feita em madeira, a partir de determinados pesos a madeira é a melhor opção para estruturas duráveis e estáveis.
Se precisares de ajuda diz, é para isso que servem estes forum´s.
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil

Mensagem 30/set/2014, 15:35

Grupo: Utilizadores Mensagens: 320
Idade: 44
Localização: evora
Obrigado Joaquim realmente pensava que era mais fácil a execução deste projecto.
Obrigado pelas os conselhos

Mensagem 01/Oct/2014, 09:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 320
Idade: 44
Localização: evora
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas,

Nuno Vinha Escreveu:
Eu já vou ver o tópico com atenção.
Quando o pedreiro fizer a estrutura em tijolo e cimento convém por esferovite para depois colocar o aquário por cima? Ou já se usa outra coisa diferente


Eu vou usar em vez de esferovite ... Roofmate!

Abraços,
Rui



ola rui

ontem tive a ver uma placa de roofmate e achei aquilo mt largo e mt maleável , o que achas de por uma placa de cortiça?

Mensagem 01/Oct/2014, 12:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 25
Idade: 38
Localização: Queluz
Placa de cortiça pode ser usada sem problema! :)

Tanto uma como outra oferecem segurança :)

Mensagem 01/Oct/2014, 13:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 320
Idade: 44
Localização: evora
Acho que prefiro a placa de cortiça, já agora aonde a compro? AKi?

Mensagem 02/Oct/2014, 19:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 320
Idade: 44
Localização: evora
ola a todos

hoje estive a falar com o pedreiro e ele achou que a bancada feita com umas vigas mais uma pedra marmore fica mt mais seguro , voces o que acham?

Mensagem 03/Oct/2014, 10:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Impecável.
Assim até podes por o automóvel aí em cima :)


Enviado de tlm usando o Tapatalk
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 03/Oct/2014, 11:03

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Nuno Vinha Escreveu:
ola a todos

hoje estive a falar com o pedreiro e ele achou que a bancada feita com umas vigas mais uma pedra marmore fica mt mais seguro , voces o que acham?


Boas,

O meu aquário vai ter 2.30m x 80 x 60 para um total de 1100 litros brutos. Se somares a isto o areão e a rocha devo mais o peso do vidro devo ter cerca de 1.5T de peso.

Vou fazer a bancada em tijolo de cimento e viga de betão. Gastas em 4 vigas + 8 tijolos + cimento, etc ... cerca de 50€

Em madeira a muito longo prazo é preferível mas só se fôr muito bem tratada e deves gastar uns 300€ ou mais.

Podes sempre na alvenaria depois meter um isolante (recomendo) e azulejo por cima para impermeabilizar o cimento.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 03/Oct/2014, 13:00

Grupo: Utilizadores Mensagens: 320
Idade: 44
Localização: evora
Actualização do projecto

Buraco feito e descoberta que até acaba por ajudar, uma viga cheia de cimento no meio.

Imagem

Imagem

Imagem

O pedreiro acha que como o aquário vai ficar em cima da parede e com mais 2 vigas apoiadas em tijolo e cimento é capaz de ser suficiente para aguentar o peso.

Mensagem 03/Oct/2014, 16:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 308
Idade:
Eu não usava tijolo, a qualidade do mesmo anda cada vez pior, por pouco mais metes blocos de cimento e aguenta o triplo só peso, o tijolo pode te começar a apodrecer...

Próximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron