Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Gonça Reef

Gonça Reef

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 29/jan/2015, 22:25

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Gonçalo Rebelo Escreveu:
Já tenho o aquário no sitio e lavado , sistema bean animal montado e penso q amanha devo receber o equipamento q falta.
Assim q o tempo deixar vou recolher agua natural e enche-lo.
Em relação á areia posso lava-la com a gua da torneira ou tem q ser com osmose?


Boas,

Convinha que fosse com osmose, mas eu lavo sempre com água da torneira.

Só que depois ponho durante 15 dias em água de osmose trocando diariamente ou de dois em dois dias.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 29/jan/2015, 23:04

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Gonçalo Rebelo Escreveu:
Já tenho o aquário no sitio e lavado , sistema bean animal montado e penso q amanha devo receber o equipamento q falta.
Assim q o tempo deixar vou recolher agua natural e enche-lo.
Em relação á areia posso lava-la com a gua da torneira ou tem q ser com osmose?


Boas,

Convinha que fosse com osmose, mas eu lavo sempre com água da torneira.

Só que depois ponho durante 15 dias em água de osmose trocando diariamente ou de dois em dois dias.

Abraços,
Rui


Isto!

Vê llá se arranjas alguem que te ajude a colonizar o siporax senão vale bem a pena a viagem a casa do Joaquim Galinhas!
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 30/jan/2015, 02:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 51
Idade: 42
Localização: Cascais
Pedro quand fala nisso é só em termos de ser mais rápido p ciclo do aquário ,certo? Se durante o processo eu juntar o Siporax á rocha viva ele irá colonizar também, embora possa demorar mais tempo?
Em relação á areia se a lavar com água do mar , necessito passá-la por água de osmose na mesma?

Mensagem 30/jan/2015, 10:10

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
Eu sou a favor de quanto mais melhor mas é certo que a rocha viva vai acabar por colonizar o siporax. Como normalmente a malta não quer esperar muito e acaba sempre por exagerar é melhor prevenir que remediar.
A ideia de lavar bem com agua de osmose é livrar a areia dos fosfatos antes de a meter no aqua. Não me parece que a água do mar tenha 0 fosfatos. Vai limpar a areia que é importante mas não evitas a entrada de fosfatos logo no início e isso é de evitar.
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 31/jan/2015, 18:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 51
Idade: 42
Localização: Cascais
Pedro em principio já consegui quem me mature o siporax , quanto tempo aconselha a deixar a maturar?
Eu adquiri um Koralia5600 (5200l/h) , acham q com esta bomba e com o retorno feito com uma DC6000, claro q não vai estar no caudal maximo, consigo ter uma boa circulação no aquario? Ou por ventura será circulação a mais?

Mensagem 02/fev/2015, 16:08

Grupo: Utilizadores Mensagens: 51
Idade: 42
Localização: Cascais
Alguma opinião?!

Mensagem 14/fev/2015, 15:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 51
Idade: 42
Localização: Cascais
ImagemImagem

Boas , não tenho tido tempo de actualizar o tópico , mas já tenho o aqua a ciclar á cerca de uma semana.
O q acham deste layout?
Agora tenho algumas dúvidas. Tudo parece estar a correr dentro do normal , só não consigo fazer chegar a temperatura aos 25 graus. Só tenho um termostato de 150w , deve ser pouco pra combater o frio q tem estado(nos próximos dias vou tratar disso).
Hoje medi a amônia e pareceu estar quase zerado, no teste da Salifert a água ficou um esbranquiçado opaco. Mas quase q não consigo ter leitura de nitratos.
ImagemImagem

Ontem de noite achei este habitante numa das rochas. Só aparece de noite, pois quando liguei as luzes ele recolheu e hoje de manhã nem se via , estava todo dentro do buraco(q parece ter sido furado por ele).
Alguém sabe dizer o q é?


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Mensagem 14/fev/2015, 18:04

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
Em relação ao bicharoco não te posso ajudar.
A circulação parece-me bem mas o retorno parece demasiado para o teu aqua. Eu tenho uma 6000 no meu a trabalhar a 70% mas depende do que queres manter de vivos
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 14/fev/2015, 18:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 51
Idade: 42
Localização: Cascais
Eu sei q é uma 6000 mas está a trabalhar na segunda posição, ou seja deverá estar a debitar cerca de 2400l/h.

Mensagem 15/fev/2015, 21:59

Grupo: Utilizadores Mensagens: 51
Idade: 42
Localização: Cascais
O bicharoco poderá ser um Peanut Worm?

Mensagem 17/fev/2015, 16:13

Grupo: Utilizadores Mensagens: 51
Idade: 42
Localização: Cascais
Uma outra questão, eu tenho ligado um reactor de kalk ao sistema de reposição de água desde o início do ciclo. Só q á cerca de 2 dias reparei, q na divisão da sump ou está o retorno e a mangueira de reposição de água de osmose, a água apresenta á superfície uma espécie de película q penso ser kalk.
Estarei a fazer alguma coisa errada? Será melhor retirar o reactor de kalk do sistema nesta fase inicial. Não tenho teste de Kd , será melhor comprar um para ver se está algo fora de parâmetros?

Em relação á amônia , tem baixado a olhos vistos de dia para dia e já consigo ter leituras de nitratos, pelo q penso q o ciclo está a realizar-se.
E o Bicharoco continua vivo e a chupar tudo o q é rocha ao seu redor.
Alguém me pode elucidar em relação a estas questões?
Em relação a TPA's ainda não fiz nenhuma(estou na segunda semana de ciclo), sugerem proceder a alguma? De quanto?

Mensagem 17/fev/2015, 16:41

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Pedro N Torres Escreveu:
Em relação ao bicharoco não te posso ajudar.
A circulação parece-me bem mas o retorno parece demasiado para o teu aqua. Eu tenho uma 6000 no meu a trabalhar a 70% mas depende do que queres manter de vivos



Ao ler isto fiquei com uma duvida, eu tenho uma DC 9000 a trabalhar no minimo, numa aqua de 520L 150x60x60, terei pouco caudal?

Mensagem 18/fev/2015, 01:32

Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Idade:
Localização: Condeixa a Nova
Pedro Alves Escreveu:
Pedro N Torres Escreveu:
Em relação ao bicharoco não te posso ajudar.
A circulação parece-me bem mas o retorno parece demasiado para o teu aqua. Eu tenho uma 6000 no meu a trabalhar a 70% mas depende do que queres manter de vivos



Ao ler isto fiquei com uma duvida, eu tenho uma DC 9000 a trabalhar no minimo, numa aqua de 520L 150x60x60, terei pouco caudal?


Boas,

Ao ler a tua questão, posso dizer-te que a tubagem manda muito no caudal final. Eu tinha a minha tubagem feita com tubo de 25mm toda ela com curvas de 90º. Para eu ver movimento na sump, tinha que ter a bomba, uma DC9000, a 80%. Depois de ler umas coisas à cerca de tubagens, decidi alterar as curvas para 45º e neste momento tenho a bomba a trabalhar a 40%. Se a colocar a 60% tenho problemas de injecção de micro bolhas.
O meu aquário é de 400L. Em relação ao teu, no minimo parece-me pouco caudal.

Mensagem 19/fev/2015, 00:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
epa aquilo esta muito direto...

E que tenho tido sempre aqui a funcionar no minimo ou seja dos 9000Lh na posição 1 da bomba, devo estar a fazer uns 1500lh, secalhar é pouco nao?

Aumentei para o nivel medio, em teoria 4500lh.

Tou aqui a fazer um ganda filme ou estou a fazer bem?

E que realmente reparava que a agua na sump era muito parada.

Isto nao podia estar a interferir com o bailing etc?

cumps

Mensagem 19/fev/2015, 10:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Boas,
É porque não pões isso no máximo?



Enviado de tlm usando o Tapatalk
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 19/fev/2015, 13:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Porque faz um grande cagacal :p

Mensagem 19/fev/2015, 14:28

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Pedro Alves Escreveu:
Porque faz um grande cagacal :p


Boas,

A circulação de água pela sump deverá estar relacionada com a capacidade de escumação e aquecimento.

Tem que dar tempo à água para ser escumada e ser aquecida antes de ser devolvida ao aquário.

O máximo nem sempre é o melhor ...

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 19/fev/2015, 15:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Idade:
Localização: Condeixa a Nova
Boas,

Existe alguma relação directa Sr. Rui?

Mensagem 20/fev/2015, 23:41

Grupo: Utilizadores Mensagens: 51
Idade: 42
Localização: Cascais
Tenho o aqua a ficar invadido por Cianos , há algo q tenha q fazer ou deixo estar?

Mensagem 20/fev/2015, 23:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 193
Idade: 41
Localização: Odivelas
Verifica a circulação, o tempo de luz.. Quais os valores dos testes?
Abc


Sent from my iPhone using Tapatalk

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros