Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Reeffresh de volta as origens!!

Reeffresh de volta as origens!!

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Eu também usei o dino x para combater as algas mas não me correu muito bem.

O único efeito notório foi os corais e todos eles terem ficado mirrados etc..

Sentiram se ...

Isto com tpas vai lá?


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Sim experimentei tudo

Apagão
Aumento de pH
Produto da fauna
E todas as mesinhas caseiras existentes na net

Nada fez nem bem nem mal excepto o produto da fauna.

A água oxigenada resolveu sem perdas e ainda uso nos meus aquários dose de manutenção semanalmente.

Há várias vantagens ... Para redução de algas, manter as tubagens limpas, etc ...


Sent from my iPhone using Tapatalk
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Sim experimentei tudo

Apagão
Aumento de pH
Produto da fauna
E todas as mesinhas caseiras existentes na net

Nada fez nem bem nem mal excepto o produto da fauna.

A água oxigenada resolveu sem perdas e ainda uso nos meus aquários dose de manutenção semanalmente.

Há várias vantagens ... Para redução de algas, manter as tubagens limpas, etc ...


Sent from my iPhone using Tapatalk


A dose que fazes de manutenção é de 1mL / 40L?
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Sim
Duas vezes por semana


Sent from my iPhone using Tapatalk
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 256
Idade: 53
Localização: Perafita

Ricardo Santos Escreveu:
Olá Carlos,

Carlos Basaloco Escreveu:
Olá Rui,

Não se trata de atenção, agua oxigenada é velho, mas não invalida de testares outros produtos para saberes quais os resultados. Por isso é que evoluímos e não ficamos sempre no mesmo patamar.

Mas pelos vistos o Rui até experimentou o produto da FM.


Carlos Basaloco Escreveu:
Marco Madeira Escreveu:
Boas Carlos,
mesmo com essa instabilidade toda o aqua está com bom aspecto.
Que tal os leds... finalmente já te habituaste? Qual a tua opinião sobre a experiencia com eles até agora?



Oi Marco,

A instabilidade é normal, acho que o produto é eficaz , temos que estar atentos. Agora aqueles corais que já estão meios doentes não aguentam o impacto, pelo menos aqui assim foi, 2 frags de batunai foram a vida, mas ambos já estavam muito no limbo!!

Em relação as calhas LEDS, é nim!! Nem digo sim nem digo não!! Ainda é um pouco estranho, ainda estou a aprender a gostar.

Como é que tens agora as calhas, altura do nível de água e % dos canais?
O que notas nos corais, alguma diferença no crescimento? diferença em ganhar cor? no geral ou em alguma(s) cor(es) em particular?


Olá Ricardo,

Tenho ideia de o Dino-X estar no mercado a cerca de 1 ano, não 2 como diz o Rui, podemos estar a falar de outro produto, digo eu. De qualquer das maneiras o Rui tem toda a razão no que disse anteriormente, e sem duvidas que o Dino-X é um produto agressivo para os nossos aquários. Para quem realmente quiser usar, aconselho apenas 25% da dose recomendado, mas existe sempre risco. Agua oxigenada continua a ser o mais seguro dos tratamentos a dinoflagelados.

Em relação aos LEDS!! É realmente diferente de T5, tem os seus encantos como nas T5. Noto que tenho bons níveis de crescimento em alguns corais, principalmente nos de prato , mas no geral não me posso queixar, acho que estão todos a crescer. O único problema que noto em alguns casos, é uma certa precipitação de crescimento, crescem muitas pontinhas ao longo de um ramo de acropora valida, e não tanto no coral em si. Pode ser noia minha. Estes Leds são fixe, preenchem as minhas exigências, tenho crescimentos e cores: azuis, roas ,verdes,roxo, castanho.....

Decidi tirar as lentes as 2 OR, por isso tenha as calhas a 80% de azul e branco.Estão a 30cm da agua.
Foto período: Azul das 17H30 as 03H00, brancos das 19H00 as 02H00.


Pedro Alves Escreveu:
Eu também usei o dino x para combater as algas mas não me correu muito bem.

O único efeito notório foi os corais e todos eles terem ficado mirrados etc..

Sentiram se ...

Isto com tpas vai lá?


TPA semanal, aspirar o substrato, soprar as rocha viva quinzenal, vais lá!
Carlos Basaloco


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Epa. Com dinos nada de TPA. Quanto mais tpa fazem pior fica. Eles alimentam-se de carbono, elementos traço e luz ...


Sent from my iPhone using Tapatalk
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Idade: 39
Localização: Charneca de Caparica
Carlos Basaloco Escreveu:
Olá Ricardo,

Tenho ideia de o Dino-X estar no mercado a cerca de 1 ano, não 2 como diz o Rui, podemos estar a falar de outro produto, digo eu. De qualquer das maneiras o Rui tem toda a razão no que disse anteriormente, e sem duvidas que o Dino-X é um produto agressivo para os nossos aquários. Para quem realmente quiser usar, aconselho apenas 25% da dose recomendado, mas existe sempre risco. Agua oxigenada continua a ser o mais seguro dos tratamentos a dinoflagelados.

Boas,

Confesso que é daquele tipo de produtos que me passam ao lado...e também por isso posso estar errado, mas salvo erro Dino-x era anteriormente o Algae-x ou algo assim que a FM mudou o nome... :-\
Abraço
Ricardo Santos


www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook


Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
Ricardo Santos Escreveu:
Confesso que é daquele tipo de produtos que me passam ao lado...e também por isso posso estar errado, mas salvo erro Dino-x era anteriormente o Algae-x ou algo assim que a FM mudou o nome... :-\


Boas
Segundo a FM, o produto é o mesmo, apenas mudaram o nome.

Durante 4 meses tive dinoflagelados como nunca vi, devido a excesso de comida que me vi obrigado a dar por causa de um certo peixe. Tentei aspirar, retirei parte da areia mais afetada, aumentei a escumação, nao fiz trocas de agua, etc...

Tentei o apagão durante 4 dias, nada resultou.
Das 3 uma, ou desmontava tudo e comecava do 0, ou experimentava o Dinox, ou tentava retirar as anenomas e doseava agua oxigenada, mas sabia que nao seria facil, pois estas estavam bem agarradas e em locais dificeis.

Optei pelo Dinox, utilizei a dose recomendada, e à 4 utilizaçao voilà...fiquei sem dinoflagelados, de seguida fiz uma tpa de 40%.
Jà lá vão duas semanas e os dinos ainda não voltaram, mas também ainda não voltei a fazer nenhuma tpa, por falta de oportunidade.

Os corais perderam uma pouco de cor, uns mais que outros, uns chegaram a ficar castanhos, mas ja estao a ganhar cor, uns ja estao a crescer de novo.

Entretanto perdi uma acropora, mas esta ja nao esta a grande coisa, e talves por estar mais fragil ressentiu-se mais.
Perdi tambem uma lysmata e um ourico. Ao ler as instrucoes do Dinox dizia que nao afetava a vida, mas se formos ao site da FM e apesar de dizer o mesmo, bem no fim do manual, tem uma nota relativamente a tridacnas, ouricos e camaroes.

Foi um custo que tive é certo, mas da forma como estava o aquario, nao estou nada arrependido de ters utilizado o Dinox.

Pelo que considero que o Dinox é eficaz, mas como ultima opcao e em caso de desespero :D .

Abraco


Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Epa. Com dinos nada de TPA. Quanto mais tpa fazem pior fica. Eles alimentam-se de carbono, elementos traço e luz ...


Sent from my iPhone using Tapatalk

O que é que a Tpa tem a ver com luz, elementos traço e carbono? Não consegui acompanhar.
Eu diria que é precisamente o contrário. Se o aquário tiver algum desequilíbrio que esteja a causar problemas, o melhor será fazer Tpa's.
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L


Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
Ricardo Pinto Escreveu:
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Epa. Com dinos nada de TPA. Quanto mais tpa fazem pior fica. Eles alimentam-se de carbono, elementos traço e luz ...


Sent from my iPhone using Tapatalk

O que é que a Tpa tem a ver com luz, elementos traço e carbono? Não consegui acompanhar.
Eu diria que é precisamente o contrário. Se o aquário tiver algum desequilíbrio que esteja a causar problemas, o melhor será fazer Tpa's.


Ricardo, estou de acordo com o Rui, tanto pelo que sempre li, como pela própria experiência.
Mantendo ad tpas, não verifiquei qualquer regressão, quando parei com as mesmas, a proliferação estagnou.
Coincidencia, pois não sei, mas vai de encontro ao que se lê por aí fora.
Mas nisto, as vezes cada um tem resultados positivos com metodos diferentes.

E agora?
Abc


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Ricardo Pinto Escreveu:
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Epa. Com dinos nada de TPA. Quanto mais tpa fazem pior fica. Eles alimentam-se de carbono, elementos traço e luz ...


Sent from my iPhone using Tapatalk

O que é que a Tpa tem a ver com luz, elementos traço e carbono? Não consegui acompanhar.
Eu diria que é precisamente o contrário. Se o aquário tiver algum desequilíbrio que esteja a causar problemas, o melhor será fazer Tpa's.



Pela minha experiência e leituras (e acredita que li muito sobre dinos) eles não aparecem com desiquilibrios como as cyanos.

Mais uma vez eles alimentam-se de luz, elementos traço e carbono.

Assim cada vez que fazes uma TPA estás a repôr elementos traço e consequentemente a alimentá-los.

Por isso se aconselha redução do foto-periodo, paragem imediata de adição de qualquer fonte de carbono e parar as TPA!
Aspirar para um filterbag na sump exactamente para não retirar água ao sistema.

Tenho um tópico aqui no recife sobre isto com várias referências de leitura.

Mas mais uma vez isto é a minha experiência. Posso dizer-te que cada vez que fazia a TPA no dia seguinte apareciam com mais força. E olha que o surto que eu tive foi mesmo violento que até a água estava côr de ferrugem.

Agora o que muitas vezes acontece é confundir-se dinoflagelados com cyanos ... Mas isso são outros quinhentos.
Para mim identificá-los agora é muito simples. Esfregas entre os dedos. Se se desfizerem num pó côr de ferrugem ... então são dinos. Senão é outra coisa!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 256
Idade: 53
Localização: Perafita

Viva malta,

Obrigado pelas respostas!! Este assunto já foi debatido 500 mil vezes !! Mas continua a ser um assunto de alto interesse, parece sempre a primeira vez!!

Não sei, sempre ouvi dizer que TPA faz milagres, mas terei de colocar o que o Rui disse em cima da mesa, pois após uma TPA de 40% voltei a ter um surto de Dino no dia seguinte!!

Tentar não custa, por isso não vai haver TPA nas próximas semanas, apenas limpeza e manutenção. A ver vamos!!
Carlos Basaloco


Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Eu não digo que fazer TPA's de 40% seja a solução ou TPA's de 10% todos os dias seja a solução para combater os dinoflagelados. Acho que não é.
Eu discordo é da afirmação "Deve-se parar de fazer TPA's". Eu acho que não se deve parar com a rotina "normal" de fazer uma TPA de 10% a cada 8 ou 15 dias. Especialmente porque não percebo a justificação para não o fazer. E não é por estar escrito em imensos sítios que passa a fazer sentido para mim. Eu tenho de encontrar uma lógica. E tenho muitas dúvidas da frase que TPA's provocam aumento de elementos traço ou aumento de carbono (até relativamente ao carbono acho o contrário).

Numa coisa eu concordo convosco.... À semelhança do que se passa com as cianobactérias, nos dinoflagelados é muito igual - Não é por fazer mais ou menos TPA's que vamos resolver o problema.
Eu só não concordo é que o contrário da afirmação é verdadeira - " Parar de fazer TPA's ajuda o problema a resolver-se" - eu tenho muitas dúvidas disso.

Carlos, acho que devias experimentar a ideia da água oxigenada, parece ser aquilo que melhor funcionou com o pessoal.

Se me permitem o palpite... Tenho a impressão que este problema surge sobretudo por 3 motivos: 1) falta de maturação do aquário, 2) Camada de areão fina, com uma camada apenas de 1-2cm de espessura. Nestas condições parece que o areão não "respira", não consegue ganhar "vida" e acaba por facilitar o aparecimento de cianos ou dinos; 3) Utilização de métodos pro-bióticos (bactérias + fonte de carbono)

Mas como em tudo nos aquários .... este palpite vale o que vale. :-
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Ricardo Pinto Escreveu:
Eu não digo que fazer TPA's de 40% seja a solução ou TPA's de 10% todos os dias seja a solução para combater os dinoflagelados. Acho que não é.
Eu discordo é da afirmação "Deve-se parar de fazer TPA's". Eu acho que não se deve parar com a rotina "normal" de fazer uma TPA de 10% a cada 8 ou 15 dias. Especialmente porque não percebo a justificação para não o fazer. E não é por estar escrito em imensos sítios que passa a fazer sentido para mim. Eu tenho de encontrar uma lógica. E tenho muitas dúvidas da frase que TPA's provocam aumento de elementos traço ou aumento de carbono (até relativamente ao carbono acho o contrário).

Numa coisa eu concordo convosco.... À semelhança do que se passa com as cianobactérias, nos dinoflagelados é muito igual - Não é por fazer mais ou menos TPA's que vamos resolver o problema.
Eu só não concordo é que o contrário da afirmação é verdadeira - " Parar de fazer TPA's ajuda o problema a resolver-se" - eu tenho muitas dúvidas disso.

Carlos, acho que devias experimentar a ideia da água oxigenada, parece ser aquilo que melhor funcionou com o pessoal.

Se me permitem o palpite... Tenho a impressão que este problema surge sobretudo por 3 motivos: 1) falta de maturação do aquário, 2) Camada de areão fina, com uma camada apenas de 1-2cm de espessura. Nestas condições parece que o areão não "respira", não consegue ganhar "vida" e acaba por facilitar o aparecimento de cianos ou dinos; 3) Utilização de métodos pro-bióticos (bactérias + fonte de carbono)

Mas como em tudo nos aquários .... este palpite vale o que vale. :-


Boas Ricardo,

Geralmente os piores surtos de dinos aparecem em aquários demasiado estereis. Isto começou em força e onde se vê mais problemas é em aquários que usam o método Zeovit.

Quando fazes TPA repões os elementos traço. Isso vai alimentar os Dinoflagelados. Não é empirico nem por estar escrito ... é mesmo um facto.

Quando digo parar as TPA é enquanto dura o surto. Se usares água oxigenada o tratamento demora entre 7 a 10 dias e durante esse tempo não fazer TPA. Não estou a sugerir a ninguém que pare as TPA até porque eu sou apologista de 10% semanalmente enquanto o aquário não estabiliza e depois (1 ano ou mais) passar a 5% semanal.

Mas se não fizer uma TPA numa semana para poder resolver o surto de dinos ... acho que não estou a dizer nenhum disparate.

Aliás a morte dos dinoflagelados liberta imensas toxinas na água pelo que deve ser feita uma TPA três dias após o desaparecimento.

A falta de maturação do aquário geralmente provoca diatomáceas e há quem confunda as duas (mas isto é só a minha experiência)

Abraço,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Olá Carlos...
obrigado por nos teres recebido em tua casa! O aqua embora esteja numa fase menos boa está muito bem conseguido.
Sump arrumadinha e limpinha, tudo bem projectado e arrumado e um layout bem mais bonito do que as fotos mostram!
Não tenho duvidas nenhumas que o aqua em breve voltara ao seu rumo e ficará ao nivel do que nos tens habituado!

Abraço e quando vieres cá a baixo dá um toque!! ;)


Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Boas amigo... Assino o que o marco disse... Tudo muito bem pensado e arrumado... Muito obrigado por nos receberes, aqueles 2 dedos de conversa fazem sempre bem..

Aquele abraço e espero pela tua visita...

Enviado do meu SM-N910F através de Tapatalk
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt


Grupo: Utilizadores Mensagens: 65
Idade: 54
Localização: Leiria
Viva!

Carlos, parabéns pelo projeto.

A minha sugestão quanto ás algas:

O velhinho Kalkwasser nem que seja num garrafão em sistema de pinga pinga;
Mantém a luz no período normal;
Afina a circulação;
Mudas de água 5%, sem aspirar areão;
Evita colocar produtos;
Uns ermitas ajuda bastante.

Abraço.
Fiquem bem!
Heitor

"o apendiz"


Grupo: Utilizadores Mensagens: 15
Idade:
Localização: Funchal
Olá viva malta!
Há quem diga que dia de Natal é para estar em família! Não é mentira nenhuma.............. :)
Mas os viciados deste hobby, quase esquecessem dos dias em questão, é o meu caso. :ymhug:
Quero fazer um ghost overflow para o meu aquário, e esta pergunta vai mais precisamente para o Carlos Basaloco, o homem dos diy, segundo consta nas leituras que por cá fiz!
Uma vez que tenho um aquário com 120cm x 55cm x 55cm, um total de 363Litros, quais as medidas ideias para o projecto??
A espessura do acrílico?
O pente é colado juntamente com a tampa e fica uma peça única?
Fico a aguardar respostas vossas,
Desejando um Feliz Natal a todos os aquariofilistas extensível ás vossas famílias! ^:)^

Subscrevo-me atenciosamente:
Valério Teixeira


Grupo: Utilizadores Mensagens: 268
Idade:
Localização: Coimbra, Portugal
Onde arranjo um overflow desses ?


Grupo: Utilizadores Mensagens: 15
Idade:
Localização: Funchal
Olá viva João Machado, um bom ano, para você e toda a sua família.
O overflow supostamente tem de ser mandado cortar numa gráfica, digo eu............

Enviado do meu A0001 através de Tapatalk

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron