Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Reeflax

Reeflax

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.
Mensagem 25/jan/2015, 19:10

Grupo: Utilizadores Mensagens: 254
Idade:
Boas

Já frequento este fórum a algum tempo mesmo antes de montar o meu primeiro reef
Há mais de 15 anos que mantenho aquários em casa inicialmente água doce ... Os plantados sempre foram a minha perdição , cheguei a ter 3 plantados ( 350 l / 180 l/ 120l) em simultâneo , 1 malawi com sump de 400 l e alguns 20 cubos vodafone com bettas , entre outros Aquas pequenos de 10 a 20 litros . Aos poucos fui reduzindo e resolvi ficar só com um malawi e fazer um salgado
Depois de tantos anos a ler e pesquisar , cheio de ideias e pre-conceitos e muitos mitos e tabus desfeitos e outros nem por isso , aproveitando o facto de um amigo que quis vender tudo ( rocha viva , escumador , areao ) , aproveitei e fiquei com tudo pra um arranque
Inicialmente num aquário de 100x40x50 com uma calha de 4 pll de 36w ( meia actinica, meia branca)

Imagem

Imagem


Este aqua tinha um overflow feito por mim em pvc de colar pra sump



Até que resolvi terminar Tb o malawi e resumir me a um só AQUARIO .... Logo toca a desmontar vidros do malawi , descola los e corta los a minha medida :) ficou assim com 114x60x 43 cxlxa
Depois de azelhice dum sapateiro que se diz vidreiro ficou assim com estas medidas


Imagem

Imagem

Imagem


O móvel foi Tb feito por mim todo em madeira e 5 tubos de aço pra aguentar o peso ...depois de muitos kg de parafusos muita madeira muitos cortes nas mãos, muitas horas e por di fora voilaa ...

Imagem
Porreiro não? Alguns 80 kg madeira e um trambolho gigante pra carregar que por milímetros entrou pela porta lol

Aqui já com água em testes

Imagem.

Tudo ok e dias depois foi colocar tudo pro novo vidro que ficou assim

Imagem


Inicialmente vi logo que a iluminação não era o que eu pretendia ;( pois já algum tempo que tinha descoberto os leds e sempre fui defensor dos mesmos , logo .... 2 calhas de leds de 120 w cada para iluminar esta experiência :)
Ora o escumador um turboflutor blue 1000 sendo este hang on retirava me espaço no móvel e fazia imensas micro bolhas mesmo na dump , logo investir Tb num escumador e Nac7 foi a opção ;) ...

Aqui com os leds fresquinhos ;)

Imagem

Durante o tempo que mantive os primeiros vidros ) 100x40x50) o meu objectivo foi limpar s rocha e mente lo o mais estável possível , sempre tive problemas de nitratos e fosfatos , alguedo a monte porque de onde as pedras vieram era um ninho de fosfatos nitratos e afins indesejáveis ;)
Com ajuda e dicas dum amigo e depois de pesquisar mos por biopellets eis que entra em acção o diy de biopellets e com o passar do tempo bye bye fosfatos e nitratos ;)


Entretanto iniciei somente com corais moles E aos poucos fui colocando alguns duros e cá estamos ;)


A ver se encontro fotos de modo a sua evolução até hoje e irei colocar


Setup actual

Aquario
114x60x43 vidro 8 mm com 2 travessas
Vidro furado com queda de água em triângulo à direita do aquario

Sump. Com 3 divisórias , em breve leva outra divisória pra ficar água reposição dentro da sump



Nac 7

Reactor diy biopellets

Retorno enheim 3000

3 tunze6015

1 sicce 5000lts/h

Iluminação 2x120w/h

Bomba peristaltica para agindo água evaporada

Água osmose e sal sintético

Reactor cálcio otp 500 da Blau salvo erro ;) ( só hoje ficou a funcionar em pleno depois de uma má cara que veio todo partido e com bomba lixada)


Rocha viva deve tar a vez dos 30 ou 40 kg

Siporax 6 litros




Fauna

3 cromis viridis

4 donzela ( azul de rabo amarelo)

1 peixe palhaço

1 hepatus

1 Yellow tang

Alguns ermitas

1 ofiur gigante da nossa Costa

6 a 8 turbou

Lismatta seticaudattas não consigo contar




Trocas de água nada rigoroso e o menos possível , prai dd 2 em / 2 ou 3 em 3 meses



Não uso aditivos nem outros químicos nem para corais nem para peixes nem para água

Comida congelada variada

Imagem

Imagem

Imagem



Mas não ficou por aqui , nova sump foi feita e mais pedra adquirida , mas isso fica pra depois ;) por agora é tudo ;)

Um bem haja a todos

Nelsom Dias
Editado pela última vez por Nelsom Dias em 25/jan/2015, 20:38, num total de 2 vezes.

Mensagem 25/jan/2015, 19:59

Grupo: Utilizadores Mensagens: 254
Idade:
Nova fase , dezembro de 2014 com nova sump e adição de 6 litros de syporax e mais tocha viva logo novo reciclo calculado



Sump.

Imagem


Imagem

Entretanto irei colocar algumas outras fotos até esta data , para mais tarde Tb eu poder acompanhar e recordar , e assim que tirar algumas de jeito coloco aqui fotos de todo o sistema

Imagem

Imagem
Imagem

Imagem

Imagem


Imagem

Imagem


Imagem

Mensagem 25/jan/2015, 21:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 266
Idade: 51
Localização: Vila do Conde
Neste forum é assim....
Surpresas quase diárias :D

Muuuuuito bom aspecto

Parabéns
Cumprimentos

Paulo Cunha

Mensagem 26/jan/2015, 01:13

Grupo: Utilizadores Mensagens: 249
Idade: 36
Localização: Almeirim
Muito bom..
Bonitos corais e peixes..
Esta com bom aspecto ...
Cump
Rui Silva

Mensagem 26/jan/2015, 14:36

Grupo: Utilizadores Mensagens: 254
Idade:
Obrigado
Realmente Tb gostei mais do layout do último post que dó actual , mas estava a ficar com pouco espaço pra corais quando sites crescessem e mudei tudo , a ver vamos daqui a uma semana ou duas se já estabeleceu ...

Mensagem 09/fev/2015, 02:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 254
Idade:
Boas
Depois de alguns problemas com o fórum , ainda não consigo entrar via página internet , só consigo aceder via tapatalk , e esta hein ;)?
Lá consegui chegar de novo até aqui ... Fica uma geral de longe


Imagem

Mensagem 02/mar/2015, 23:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 254
Idade:
Boas
Esta aberta a guerra anti algas :) espero dentro de um mês estar sem algas que vinham maioritariamente da osmose que já tinha caducado à imensos litros atrás
Somente de referir que das montiporas , a roxa esta descolorida. ... e a digitais vermelha pólipos vermelhos tb já foi mais vermelha .....


Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagem

Mensagem 16/mar/2015, 22:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 254
Idade:
Boas
Pouco a acrescentar
Limpeza da sump , tpa, e lembro me que tenho rocha a mais .... seca la pra ficar com espaço na sump ? Hummm
Em breve nas duas separações da sump , irei fazer dsb e acrescentar chaetomorpha ....A ver como corre
Cumps


Imagem

Mensagem 16/mar/2015, 23:04

Grupo: Utilizadores Mensagens: 251
Idade:
Localização: Algarve
Gosto;)
Cumprimentos
Ana Lúcia da Costa

Mensagem 16/mar/2015, 23:52

Grupo: Utilizadores Mensagens: 254
Idade:
Obrigado :)

Mensagem 29/mar/2015, 23:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 254
Idade:
Boas
Acrescentei 2/3 cm de areao, 1 dose de chaetomorpha e 20 lysmata seticaudata. ...
E uma ténue arrumação na sump. ...

Tá para breve um novo móvel , pois este está a inchar por baixo ... móvel em madeira e da nisto ....
O novo tb será em madeira mas desta vez mais protegido ....
Só me aborrece passar de novo por um semi ciclo no aquário .....

Mensagem 17/mai/2015, 00:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 254
Idade:
Boas
O tempo não tem sido muito mas resolvi alterar algumas coisas.
As biopelets estavam no fim e antes de comprar mais a bomba do reactor resolveu dar o berro e encostei o por opção , optando por arrumar a sump
A siporax passou para dentro dum balde cheio de furos de modo a haver circulação mas pouca
Nas divisórias onde estava a siporax passei a colocar areao aí com uns 15 cm altura ( e 14 de largura X 60 de profundidade ) com chaetomorpha .
Já à uns 3 ou 4 meses que tenho feito tpas com água natural quinzenal ai a volta dos 60 litros . A opção até aqui tinha sido tpas o mínimo possível 2 ou 3 meses sem tpas) e com osmose e sal .
A semana passada levou limpeza profunda na sump e hoje aspire o areao , nunca fui de aspirar o areao praia não mexer na carga orgânica e bicha que lá mora ;) mas esta sera outra mudança de direcção.
A ver vamos daqui a uns meses ;)
Até aqui tive pouca algas , algumas filamentos as verdes somente em zonas altas tipo atrás das bombas circulação ou na área superior do tubo de retorno , e as minhas algas de estimação as diatomaceas ; ) no areao onde tenho menir circulação ....

Em breve mudarei tb a iluminação na sump com as calhas de leds já adquiridas .
Por hoje chega ;)

Cumprimentos

Mensagem 25/mai/2015, 02:24

Grupo: Utilizadores Mensagens: 254
Idade:
Olá
não consigo colocar aqui fotos , nem clicando na barra que diz carregar fotos nem do modo anterior por browser nem pelo tapatalk !!!!
Será erro meu ou alguma opção no telefone e fórum que não me permite ??
O telefone é um s5

Mensagem 28/jun/2015, 04:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 254
Idade:
[url][/url]Boas e más notícias
A má é que este aquário irá ser desmontado , a boa é que outro de outras dimensões vira pro seu lugar
O móvel esta a sofrer com sequências da água na zona da sump o que pode ser perigoso .
Assim sendo obrigado a fazer novo móvel , aproveito e faço novos vidros de modo a aproveitar toda a área disponível , a diferença não será muita mas será o máximo possível
Assim sendo a dúvida mantém se entre vidros de 120x80x50 ou 120x70x50
terei sempre 2 frentes daí optar por ser ou 70 ou 80 largura ... só receio que 120x80x50 pareça demasiado " quadrado " .....
Alguém por aí com estas dimensões ?
Pelo que tenho visto pela net com estas medidas , são todos encostados a parede ficando com uma única frente ... no meu caso as frentes serão a lateral esquerda e à frente....
e é isto ... estou a aguardar orçamentos e em breve haverá água no chão e pedras e baldes espalhados pela casa...

Esta montagem levará tubagens novas , o layout será um desafio pois envolverá pvc , epoxy , acrílicos e claro rocha viva deste actual aquário :)

Algumas duvidas ainda se irei usar filter bag ou continuo com queda Directa pro escumador. .....
E claro continuo sem conseguir por fotos pelo telefone :)

e consoante o tempo disponível veremos como corre .... até fim de Agosto deve tá com água pois não há tempo pra nada. ..
Cumps

Mensagem 28/jun/2015, 23:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 471
Idade:
Localização: Lisboa
3 frentes 115x80x55cm

Imagem




RF

Mensagem 28/jun/2015, 23:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
3 frentes
Imagem

Enviado do meu SM-N910F através de Tapatalk
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 29/jun/2015, 02:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 254
Idade:
Boas
Ricardo , tem outra foto de longe onde se tenha a mesma perspectiva , mas de mais longe sff ? E Paulo quais são as medidas ?
Obrigado pelas fotos e esses tanques estão um must :)
Nelsom Dias

Mensagem 29/jun/2015, 02:36

Grupo: Utilizadores Mensagens: 254
Idade:
Já vi as medidas do seu aquário Paulo 150x70 ... da pra ter uma ideia do fundo . Obrigado

Mensagem 29/jun/2015, 03:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Nao amigo ... 180 x 70 ;) :)

Enviado do meu SM-N910F através de Tapatalk
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 29/jun/2015, 08:20

Grupo: Utilizadores Mensagens: 471
Idade:
Localização: Lisboa
Trata-me por tu por favor.

Faco a foto qd chegar a casa.




RF

Próximo

Voltar para Aquários dos Membros



cron