Fórum Aquariofilia Marinha Aquários dos Membros Mota"s Reef III (remontagem)

Mota"s Reef III (remontagem)

Partilhe aqui o seu aquário e todos os pormenores da montagem.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 253
Idade: 57
Localização: leiria
Boas Carlos.
Experimenta aumentar a circulação.
as 2 MP 60 para esse comprimento????? e essa largura.
Sem areia tudo bem não tens atrito. mas com areia não me parece ser suficiente, só a minha opinião.
Vale o que vale.
Um Abraço.

Mensagem 10/set/2012, 23:45

Grupo: Fundadores Mensagens: 234
Idade: 39
Localização: Penafiel
Na minha opinião só quem tem um aquário abaixo dos 2 metros de comprimento 60 de largura e 60 de altura tem paciência e tempo para isso.quando tinha o pequeno havia tempo para tudo demorava 30minutos a respirar a areia, agora com o meu e tu com o teu se calhar num dia não fica aspirada como devia...
Areia fica fantástica mas temos que pensar que deve ser das coisas que mais dores de cabeça pode vir a dar...
Editado pela última vez por Nuno Moreira em 11/set/2012, 11:32, num total de 1 vez.

Mensagem 10/set/2012, 23:50

Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Idade: 46
Localização: Lousada
nunomoreira Escreveu:
Na minha opinião só quem tem um aquário abaixo dos 2 metros de comprimento 60 de largura e 60 de altura tem paciência e tempo para isso.quando tinha o pequeno havia tempo para tudo demorava 30minutos a respirar a areia, agora com o meu e tu com o teu se calhar num 1 não fica aspirada como devia...
Areia fica fantástica mas temos que pensar que deve ser das coisas que mais dores de cabeça pode vir a dar...


Concordo contigo Nuno. Areia se não for devidamente "mantida" é um acumulador constante de detritos e problemas.

Eu tinha o meu sem areia mas ficava muito despido, demasiado estéril... E o meu fundo é grande, tenho muita superficie.. Adicionei o suficiente para apenas cobrir o fundo e aspiro-a sempre com as TPAs. Mas como o meu tem apenas 150cm é relativamente fácil...
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

I like to glue animals to rocks and put disturbing amounts of electricity and saltwater next to each other.

My reef: viewtopic.php?f=7&t=531


Grupo: Utilizadores Mensagens: 314
Idade: 48
Localização: Quinta do Conde
Boas!

Também já estou convencido que no maxímo até ao proximo verão, terei de retirar a minha areia toda!!!!!

Tenho cerca de 200Kg no meu.....sim eu sei foi um autêntico disparate!!!!

Acho que o aquario sem areia irá acabar por ficar interessante, pois o fundo irá ser coberto por coralina e até com zoanthus, actinodiscos e outros corais (para que gosta é claro), danto um aspeto ainda mais natural ao aquario em si!


Agora, sem areia ficamos sem zonas anaérobicas.....como podemos substituir isso?

Siporax? A rocha viva também tem zonas anaérobicas?

Cumps


Grupo: Utilizadores Mensagens: 253
Idade: 57
Localização: leiria
Bom dia. anaerobicas e aerobicas. Ainda não consegui entender bem. será que há alguém que me explica. Conheço os ciclos de atp e adp. mas isso ...
Como dedução lógica dentro da agua salgada o ar vem à superfície. o único oxigénio existente são as moléculas dissolvidas na agua que se agregam quimicamente na reação que possa ocorrer no escumador.
Fora isto todas as outras reações que ocorrem dentro do aqua fraca possibilidade tem para aumentar o oxigénio na coluna de agua do aqua.
logo a meu ver todo o sistema é mais propenso a falta de oxigénio. A existir algum ciclo será sempre anaerobico. A não ser que estejamos a falar dentro do organismo dos peixes, algas, corais ...
Por favor gostaria de compreender melhor este assunto.
A meu ver o que se cria, no manto de areia, e que deve ser evitado a tudo o custo é uma zona de putrefação de dejetos de peixes e restos de matéria orgânica (resulta da comida que para lá pomos).
"Se evitarmos esta situação e aumentarmos o nível de oxigénio na coluna de agua os seres vivos pode viver em vez de sobreviver." in Hernani Esteves thoughts. hehehehe....


Grupo: Fundadores Mensagens: 745
Idade: 52
Localização: rua dr.mota pinto 633 4505 495 lobão

boas

"os seres vivos pode viver em vez de sobreviver


pensando nessa frase eu cada vez mais, tenho a sensação que nenhum ser vivo, vive realmente num aquario.....apenas tentam sobreviver aos nosso desejos e caprichos, onde tentamos fazer mix de tudo que existe e nada é natural

(in Carlos Mota thoughts. hehehehe.... =)) =)) =)) )
O valor das coisas não está no tempo que eles duram,mas na intensidade com que acontecem.
"por isso,existem momentos inesquecíveis ,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

"Fernando Pessoa"

Cumprimentos

Carlos Mota


Grupo: Fundadores Mensagens: 234
Idade: 39
Localização: Penafiel
Entrando na "onda":
in Nuno Moreira thoughts, acho que quanto mais leio e procuro menos sei e encontro...
E aproveito para informar que mais uma vez vou tirar toda a minha areia.... =)) e colocar corais a cobrir o fundo....e como sou rápido com as minha decisões vou fazer isso hoje sem falta nem que seja ate ás tantas da noite, a mulher vai ter de dormir sozinha. =))
E já agora observando bem as coisas se calhar um dos teus grandes sucessos no fragário é não teres areia em nenhum dos aquarios, porque se pensares nisso já desmontaste mais vezes o teu aqua da sala do que mexeste nos do fragário, e os sps no fragario têm se mantido incriveis sem pinta de areia....


Grupo: Utilizadores Mensagens: 314
Idade: 48
Localização: Quinta do Conde
Boas!

As Bacterias aeróbias são as que fazem uso do oxigênio.
As anaeróbias (obrigatórias e facultativas) vivem na ausência desse gás, e são encontradas principalmente no sedimento (fundo) de ambientes aquáticos.


Bactérias anaeróbicas obrigatórias não efetuam a fosforilação oxidativa. Além disso, elas são mortas pelo oxigênio. Essas bactérias não expressam certas enzimas tais como a catalase [que quebra peróxido de hidrogênio, H2O2, em água e oxigênio], a peroxidase [pela qual NADH + H2O são convertidos a NAD e O2] e a superóxido dismutase [pela qual o superóxido, O2-, é convertido a H2O2]. Estas enzimas detoxificam os radicais livres de peróxido e de oxigênio produzidos durante o metabolismo na presença de oxigênio.

Bactérias anaeróbicas facultativas podem realizar tanto fermentação quanto respiração. Na presença de oxigênio, a respiração anaeróbica é geralmente desligada e esses microrganismos respiram aerobicamente. Bactérias microaerófilas crescem bem em baixas concentrações de oxigênio, mas são mortas em altas concentrações.

As bactérias facultativas que participam do processo de denitrificação precisam de uma fonte de oxigênio (doador de elétroes) e um composto orgânico, geralmente açúcares e derivados, que será o aceptor* de elétroes no processo de obtenção de energia do organismo.
A bactéria utiliza preferencialmente o processo que seja mais produtivo do ponto de vista energético. Nesse sentido o processo com oxigênio é o que vai gerar mais energia. Na falta de oxigênio ela usa o oxigênio presente no nitrato (NO3), na falta deste o nitrito (NO2), depois o sulfato (SO4---) e assim por diante.
Então as bactérias facultativas em condiçòes anaeróbicas usam o nitrato como fonte de oxigênio e compostos orgânicos como nutrientes. e as bactérias aeróbicas que transformam MOD** em amônia, amônia em nitrito e nitrito em nitrato.
:(
*Aceptor de elétroes é qualquer substância que receba elétroes em uma reação química, funcionando como agente oxidante. Se umas substância é boa aceptora vai depender de quando a doadora gosta de seus elétroes. Isto é chamado de potencial redutor, quanto maior o potencial redutor mais a substância vai doar elétroes. O oxigênio possui um dos menores potencial redutores conhecidos, por isso, ele funciona como um ótimo oxidante, mas outros oxidantes são conhecido, como dicromato de potássio.

** - MOD - Matéria Orgânica em Decomposição

Retirado de vários links!!!
Editado pela última vez por Pedro Chouriço em 11/set/2012, 12:56, num total de 1 vez.


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
E fotos disso sem areia, há?

Bota aí! ;)


Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Idade: 47
Boa tarde

Há cerca de 1 ano que convivo com cyanos no meu aquário...

Que fiz eu para resolver...
Recentemente retirei 6 Cardinais de Bangai do sistema...
Passei de 3 cubos de comida, para 2 cubos...
Passei de alimentação diária, para dia sim/dia não...

Há poucos dias, por sugestão do 'Rui Manuel Gaspar', passei a aspirar as cyanos para um filter bag, sem fazer TPA.
Cansado da minha mangueira de 6mm, passei a usar uma mangueira de 22mm :)

Prosseguindo... queixava-me que o meu foco de leds chineses estaria a ficar mais fraco pois não estaria a fazer o efeito de shrimming...
As cyanos têm vindo a reduzir... e enquanto as aspiro, vem alguma areia também, mais cinzenta... hoje de manhã notei que afinal tinha shrimming... sintoma de que a areia estaria agora mais limpa...

Recordo-me que no passado, no início do aqua, cheguei a ter manchas escuras no areão... nessa altura, sempre que mexia nas rochas, morria-me um peixe...
Também nessas manchas, era onde nessa altura, as cyanos se instalavam...

Já há muito que defendo o bare bottom disfarçado com uma placa de acrilico... talvez faça no novo projecto...

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Pedro Ferrer Escreveu:
Boa tarde

Há cerca de 1 ano que convivo com cyanos no meu aquário...

Que fiz eu para resolver...
Recentemente retirei 6 Cardinais de Bangai do sistema...
Passei de 3 cubos de comida, para 2 cubos...
Passei de alimentação diária, para dia sim/dia não...

Há poucos dias, por sugestão do 'Rui Manuel Gaspar', passei a aspirar as cyanos para um filter bag, sem fazer TPA.
Cansado da minha mangueira de 6mm, passei a usar uma mangueira de 22mm :)

Prosseguindo... queixava-me que o meu foco de leds chineses estaria a ficar mais fraco pois não estaria a fazer o efeito de shrimming...
As cyanos têm vindo a reduzir... e enquanto as aspiro, vem alguma areia também, mais cinzenta... hoje de manhã notei que afinal tinha shrimming... sintoma de que a areia estaria agora mais limpa...

Recordo-me que no passado, no início do aqua, cheguei a ter manchas escuras no areão... nessa altura, sempre que mexia nas rochas, morria-me um peixe...
Também nessas manchas, era onde nessa altura, as cyanos se instalavam...

Já há muito que defendo o bare bottom disfarçado com uma placa de acrilico... talvez faça no novo projecto...

Abraço
Pedro Ferrer



Boas,

Põe a placa de acrílico por baixo do aquário (ou pinta de branco) em vez de dentro do aquário.
Fica muito fixe.

Disse-te logo quando estive aí que tinhas o areão muito compactado. Zonas pretas / escuras no areão é para tirar fora. E com muito cuidado.

Bare bottom não vou fazer. Vou meter um pouco de areão mas muito pouco e será aspirado pelo menos quinzenalmente.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 314
Idade: 48
Localização: Quinta do Conde
Boas!

A meu ver o acrilico só terá alguma utilidade para apoiar as rochas!

No resto do aquario irá ficar cheio de coralina e eventualmente alguns corais moles....portanto se ficaro vidro o efeito será o mesmo!

Mas eu não sou entendido, só curioso!

Cumps


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Pedro Chouriço Escreveu:
Boas!

A meu ver o acrilico só terá alguma utilidade para apoiar as rochas!

No resto do aquario irá ficar cheio de coralina e eventualmente alguns corais moles....portanto se ficaro vidro o efeito será o mesmo!

Mas eu não sou entendido, só curioso!

Cumps


Boas,

Mas acho que a ideia do pedro é "colar" areia à placa de acrílico.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Utilizadores Mensagens: 314
Idade: 48
Localização: Quinta do Conde
Boas!

Areia colada fica igual À rocha...logo vai ficar cheia de coalina!

Cumps


Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Idade: 45
Localização: Sarilhos Grandes, Montijo
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Pedro Chouriço Escreveu:
Boas!

A meu ver o acrilico só terá alguma utilidade para apoiar as rochas!

No resto do aquario irá ficar cheio de coralina e eventualmente alguns corais moles....portanto se ficaro vidro o efeito será o mesmo!

Mas eu não sou entendido, só curioso!

Cumps


Boas,

Mas acho que a ideia do pedro é "colar" areia à placa de acrílico.

Abraços,
Rui

Era o que eu pretendia fazer no meu, não fosse o fact odo aquário ter travamento no fundo :((


Grupo: Utilizadores Mensagens: 253
Idade: 57
Localização: leiria
bom dia Pedro.
Falando então em oxidação, concordas então que o melhor oxidante na agua salgada dos aquas é o próprio oxigénio. É aproveitado em todos os ciclos do sistema e em nada o prejudica.


Grupo: Fundadores Mensagens: 745
Idade: 52
Localização: rua dr.mota pinto 633 4505 495 lobão

boas

chegou a minha nova eluminação

como sempre, não descanso quando meto uma coisa na cabeça b-(

Imagem 925

Imagem 926




.-
O valor das coisas não está no tempo que eles duram,mas na intensidade com que acontecem.
"por isso,existem momentos inesquecíveis ,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

"Fernando Pessoa"

Cumprimentos

Carlos Mota


Grupo: Moderador Global Mensagens: 1048
Idade: 39
Localização: Loulé / Algarve
Não é isso que agente quer ver.... a caixa é igual a todas as outras... mete isso la em cima do aquário.... :D
Cump.
Anthony


Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Sim mete la isso no sitio e faz um filme.... Hehehe


Sent from my iPad using Tapatalk HD
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt


Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
Grande Carlos!

:ymapplause:

Mais uma vez na linha da frente!
A Malta pensa, pensa e o Mota faz!

Está prometida uma sessão fotográfica para breve!

Abraço
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

AnteriorPróximo

Voltar para Aquários dos Membros